Paz e Lucidez




 Paz e Lucidez

Wu Jyh Cherng



“O que tem paz é fácil de manter
O que é anterior ao despertar é fácil de planejar
O que é frágil é fácil de quebrar
O que é pequeno é fácil de dissolver”

São quatro frases que falam do óbvio, das coisas óbvias da vida.

“O que tem paz é fácil de manter”

O que é paz?

A paz, no conceito do Taoísmo, é a tranqüilidade e a quietude do corpo e da mente.

Havendo a tranqüilidade e a quietude no corpo e na mente, naturalmente não seremos abalados, movidos, pelos fatores externos.

A paz também pode ser entendida como a não-criação dos desejos interiores.  Não criando o anseio interior, o desejo (o desejo vem de dentro) não existe.

Uma pessoa perde a quietude interior porque dentro dela nasce um desejo incontrolável que faz com que ela fique alterada.  Ou porque algo de fóra interfere, abalando a pessoa.  Normalmente as duas coisas co-existem.

Se conseguirmos manter a quietude em nosso interior, não criaremos o desejo interior em relação a algo externo, não criaremos ansiedade, nem um impulso interior.

A ansiedade é querer se fazer alguma coisa sem uma referencia definida.  Mas, por ser algo inquieto, buscamos esse algo fóra de nós para corresponder à nossa inquietação interior.

Então, com a inquietação interior ou a interferência exterior, ficamos abalados.  Tudo aquilo que balança, não permanece.  Uma opinião balançada, não permanece.  A confiança balançada, traz o descrédito.

Para podermos nos manter numa mesma situação, precisamos ter a paz interior.  E quem tem a paz interior, tem a quietude interior.  Quem tem a quietude interior, tem a paz interior.  Ambos se atraem.

Existindo a paz e a quietude interiores, não existem remorso ou culpa.

A consciência, a lucidez dos atos, não traz nem remorsos nem culpas.  Em paz consigo mesma, a pessoa alcança a quietude interior.  A paz permite a quietude interior.

Por outro lado, através da meditação, dos mantras, da oração, da doação no cotidiano - mesmo sem consciência suficiente, a plena lucidez dos atos -, ganha-se a quietude interior.

E a quietude interior faz com que a consciência se torne mais clara, a mente fica mais lúcida, mais nítida.

Essa nitidez permite a pessoa ver se seus atos, pensamentos, sentimentos são verdadeiros, se não são verdadeiros, se a pessoa está sendo sincera ou não, se estará fazendo o meu melhor ou não.

Essa lucidez acaba por nos disciplinar na consciência de nossos atos.

Por isso, a paz interior permite a quietude.  E a quietude interior permite a paz.  Uma coisa é a outra.

Tudo o que é feito com paz, se mantém - se mantém porque não é abalado por fatores interiores ou exteriores.  Mesmo com a destruição da estrutura externa, a convicção interior é capaz de superar os obstáculos.

Essa convicção é a força espiritual.  E o eixo do homem é a força espiritual.  É a força espiritual que faz com que ao perdermos a nós mesmos na vida - como aos outros - a convicção permaneça.

E para mantermos tudo isso é preciso que tenhamos a paz interior.

A paz interior se conquista basicamente de duas maneiras:

-          a sinceridade interior - sem remorsos, sem culpas.

-          A quietude, o silêncio - a contemplação, o aprofundamento da respiração; aprendendo a ouvir a ausência da  palavra, aprendendo a ouvir o silêncio.

Com a quietude, encontra-se a consciência.

Com a consciência, encontra-se a quietude.

Uma fortalece a outra.  Com isso, passaremos a ter lucidez naquilo que fazemos.  Naturalmente seremos pessoas compassivas, nos integrando com o mundo e com a natureza.

Esse resultado espiritual vem de dentro.  Dessa maneira, o Taoísmo trabalha com a consciência que surge dentro de nós.

Com o despertar de nossa consciência, conseguiremos nossa realização espiritual e teremos habilidade para ajudar o despertar das outras pessoas.

Não é verdade que os mestres espirituais conseguem despertar mais pessoas do que nós?  Com um simples toque, eles conseguem fazer com que as pessoas acordem.



“O que é anterior ao despertar é fácil de planejar”

A lucidez permite que a pessoa tome atitudes bem próximas daquilo que é correto, que é o ideal.

Sempre é bom sabermos planejar as coisas antes que elas aconteçam.  Mas Lao Tse também está dizendo que se a coisa já está acontecendo, é melhor saber solucioná-la enquanto for possível.

Inúmeros Hexagramas do I Ching falam sobre isso e mostram, em suas primeiras linhas, os obstáculos desde o início, mostrando as possibilidades para se reverter a situação.



“O que é frágil é fácil de quebrar
O que é pequeno é fácil de dissolver”

Podemos entender essas duas frases sob duas faces - a positiva e a negativa.

Do lado positivo, entendemos que tudo o que está começando é frágil, pequeno, fácil de ser quebrado e de ser dissolvido.  Portanto, deve ser fortalecido, deve ser alimentado, nutrido, para que se desenvolva.

Do outro ângulo, Lao Tse quer dizer que qualquer problema - em sua fase inicial - ainda é frágil e portanto pode ser interrompido.  Qualquer situação mais enraizada, é difícil de ser removida.  Aquilo que é leve e pequeno, é mais fácil de ser removido.

Todas as coisas boas, é melhor que sejam enraizadas.  Todas as coisas problemáticas, é melhor que sejam removidas.

Por isso, Ele diz:

“O que é anterior ao despertar é fácil de planejar”



 Capítulo 64



O que tem paz é fácil de manter
O que é anterior ao despertar é fácil de planejar
O que é frágil é fácil de quebrar
O que é pequeno é fácil de dissolver

Realiza-se a partir de antes da existência
Organiza-se a partir de antes da desordem

Uma árvore de grande abraço gera-se de uma fina muda
Uma torre de nove andares levanta-se de um acúmulo de terra
Uma viagem de mil léguas inicia-se debaixo dos pés

Quem age, fracassa
Quem se apega, perde

Assim, o Homem Sagrado não age, por isso não fracassa
Não se apega, por isso não perde
Os homens, na realização das atividades,
Sempre fracassam em suas quase-conclusões

Cautela tanto no fim como no princípio
Conduz à atividade sem fracasso

Assim, o Homem Sagrado deseja através do não-desejo
Não valoriza as coisas de difícil aquisição
Aprende através do não aprender
Possui o que ultrapassa a todos os homens
Para auxiliar a naturalidade dos dez mil seres
E não encorajar a ação.


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Foto: Sítio das Estrelas, Janine



TAO TE CHING

O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE

Lao Tse, o Mestre do Tao

Tradução e Interpretação do Capítulo 64
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG


Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 19 de setembro de 1995

Transcrição e Síntese de Janine Milward


A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng
 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching