É a não-existência que permite a existência
Wu Jyh Cherng
O retorno é o movimento do Caminho
A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres sob o céu nascem da existência
E a existência nasce da não-existência
Este Capítulo é muito conhecido devido
à sua primeira frase:
“O retorno é o movimento do Caminho”.
Existe um Capítulo do Tao Te Ching que
diz assim:
“O Tao gera o Um
O Um gera o Dois
O Dois gera o Três
E o Três gera os dez mil seres”.
Quer dizer, do Três criam-se todas as
coisas.
Se o Um cria o Dois, se o Dois cria o
Três, e se o Três cria todas as coisas, então o Tao é o Zero.
O zero é a não-existência. E a existência é a existência de todas as
cosias, como Unidade, como algo indivisível, inseparável - que é o Um.
Existência é o Um.
Não-existência é o Zero
O Um é o que o I Ching chama de Tai
Chi.
O Zero, é o Wu Chi.
A existência é o Vazio, a Abrangência.
A existência é - num exemplo -, como se
fosse uma representação teatral que tem seu começo, seu durante e seu fim.
Porém, o espaço, o Vazio, que dispõe o
Teatro para que possa haver cenário, palco, espetáculo, trama, atores - isso é
a não-existência.
Essa não-existência é o Vazio que
permite a forma existir. É o silêncio do
teatro que permite a voz e o som dos atores serem ouvidos.
Igualmente, em nossa vida, se tivermos
um espaço em nosso coração, podemos abrigar as expressões da vida. Se existir um silêncio em nossa mente,
podemos ouvir e expressar a sabedoria da vida.
Por isso, no Taoísmo, nós enfatizamos
como maior prioridade, o trabalho da meditação.
O que é o trabalho da meditação?
É o trabalho do silêncio, o trabalho do
Vazio. Fechamos os olhos, trazemos a
consciência para o interior, tentamos reduzir os pensamentos e diálogos
interiores para podermos ter o silêncio dentro de nós.
Quanto maior silêncio temos, maior
percepção desenvolvemos. Quando estamos
no silêncio, podemos observar e perceber muitos mais sons e vozes. Analogicamente, isto significa que quanto
maior quietude interior temos, maior capacidade de observar, pensar e de
discernir as coisas teremos.
O silêncio interior é essencial.
Quando temos muito barulho interior,
temos menos capacidade de discernir o que deve ser feito, o que é correto, o
que é oportuno, o que é inoportuno. E
devido ao tumulto interior acabamos
tomando decisões erradas e entramos em atividades no momento inadequado. Por isso, o silêncio é prioritário.
É a não-existência que permite a
existência.
Capítulo 40
O retorno é o
movimento do Caminho
A suavidade é
a atuação do Caminho
Os seres sob
o céu nascem da existência
E a
existência nasce da não-existência
...............
Foto: Sítio das Estrelas, Janine
TAO TE CHING
O LIVRO DO
CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o
Mestre do Tao
Tradução e
Interpretação do Capítulo 40
do Tao Te
Ching, de Lao Tse,
por WU JYH
CHERNG
Transcrição e
Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de
Janeiro, em 25 de abril de 1995
Transcrição e
Síntese de Janine Milward
A tradução
dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês
para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora
Ursa Maior,
sendo
hoje publicada pela Editora Mauad, São
Paulo, Brasil
Nesta mesma
Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização
da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao
Tse, o Tao Te Ching