É a não-existência que permite a existência.






É a não-existência que permite a existência

Wu Jyh Cherng

O retorno é o movimento do Caminho
A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres sob o céu nascem da existência
E a existência nasce da não-existência

Este Capítulo é muito conhecido devido à sua primeira frase:

“O retorno é o movimento do Caminho”.


Existe um Capítulo do Tao Te Ching que diz assim:

“O Tao gera o Um
O Um gera o Dois
O Dois gera o Três
E o Três gera os dez mil seres”.

Quer dizer, do Três criam-se todas as coisas.


Se o Um cria o Dois, se o Dois cria o Três, e se o Três cria todas as coisas, então o Tao é o Zero.
O zero é a não-existência.  E a existência é a existência de todas as cosias, como Unidade, como algo indivisível, inseparável - que é o Um.

Existência é o Um.
Não-existência é o Zero

O Um é o que o I Ching chama de Tai Chi.
O Zero, é o Wu Chi.

A existência é o  Vazio, a Abrangência.

A existência é - num exemplo -, como se fosse uma representação teatral que tem seu começo, seu durante e seu fim.

Porém, o espaço, o Vazio, que dispõe o Teatro para que possa haver cenário, palco, espetáculo, trama, atores - isso é a não-existência.

Essa não-existência é o Vazio que permite a forma existir.  É o silêncio do teatro que permite a voz e o som dos atores serem ouvidos.


Igualmente, em nossa vida, se tivermos um espaço em nosso coração, podemos abrigar as expressões da vida.  Se existir um silêncio em nossa mente, podemos ouvir e expressar a sabedoria da vida.

Por isso, no Taoísmo, nós enfatizamos como maior prioridade, o trabalho da meditação.


O que é o trabalho da meditação?

É o trabalho do silêncio, o trabalho do Vazio.  Fechamos os olhos, trazemos a consciência para o interior, tentamos reduzir os pensamentos e diálogos interiores para podermos ter o silêncio dentro de nós.

Quanto maior silêncio temos, maior percepção desenvolvemos.  Quando estamos no silêncio, podemos observar e perceber muitos mais sons e vozes.  Analogicamente, isto significa que quanto maior quietude interior temos, maior capacidade de observar, pensar e de discernir as coisas teremos.

O silêncio interior é essencial.

Quando temos muito barulho interior, temos menos capacidade de discernir o que deve ser feito, o que é correto, o que é oportuno, o que é inoportuno.  E devido ao  tumulto interior acabamos tomando decisões erradas e entramos em atividades no momento inadequado.  Por isso, o silêncio é prioritário.


É a não-existência que permite a existência.




Capítulo 40

O retorno é o movimento do Caminho
A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres sob o céu nascem da existência
E a existência nasce da não-existência

...............

Foto: Sítio das Estrelas, Janine

TAO TE CHING

O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE

Lao Tse, o Mestre do Tao

Tradução e Interpretação do Capítulo 40
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG

Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 25 de abril de 1995

Transcrição e Síntese de Janine Milward


A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng
 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching