Isso é o que Ele chama de ‘eternizar’
Wu Jyh Cherng
Quem não perde a sua residência, perdura
Quem morre mas não perece, se eterniza.
Essas duas frases são importantes e basicamente definem dois conceitos essenciais da realização espiritual taoísta. É muito comum as pessoas conhecerem sobre a longevidade, sobre a saúde física e psíquica, sobre Chi Kun, terapias corporais, etc. Tudo isso para manter nosso espírito sadiamente dentro de sua residência, o corpo físico.
Por isso, Ele diz:
Quem não perde a sua residência, perdura
A residência da Alma, do Espírito, é o corpo. Numa escala mais ampla, é o céu e a terra.
Qual é a diferença entre o Homem Superior e o homem inferior?
O homem inferior é a pessoa que vive dentro de seu corpo. Sua morada é seu corpo.
Todos nós vivemos as duas coisas ao mesmo tempo. nossa alma, em primeiro lugar, vive dentro do nosso corpo. Em seguida, junto com o corpo, habita entre o céu e a terra. Apenas que, normalmente, não temos consciência dessa morada maior, que é o céu e a terra.
Se temos que cuidar bem do nosso corpo para a nossa alma poder viver sadiamente e então se iluminar - a residência é o ambiente que protege a alma e o espírito -, então o céu e a terra são os grandes provedores, o Grande Corpo que nos permite nossa realização, nossa iluminação.
A saúde física é importante para a saúde espiritual e assim, temos que tratar bem do nosso corpo. Ao mesmo tempo, temos que bem tratar o céu e a terra, o ar, a natureza, o ambiente.
O Taoísmo é essencialmente ecológico. Isso é um conceito fundamental.
Quem não perde a sua residência, perdura
Numa visão mais estreita, quem não perde seu corpo, terá longevidade, por isso ‘perdura’.
Numa visão mais ampla, a humanidade - que é o homem coletivo - não perde seu corpo - que é o seu Planeta - e assim, poderá ter longevidade.
Quando o homem não cuida bem de seu corpo, deixa que a alma perca a sua residência, porque o corpo morre.
Do mesmo modo, se o homem coletivo não cuidar bem do céu e da terra, perderá o lugar da espécie humana.
Lao Tse nos fala da importância da residência para a manutenção da longevidade. A longevidade é um dos valores que os taoístas buscam.
Mas a segunda sentença antagoniza com a primeira:
Quem morre mas não perece, se eterniza.
Lao Tse está falando daquele que alcança a longevidade em sua magnitude. Longevidade é a vida constante. Vida constante é a unidade da vida. Nesta sentença, Ele já fala da transcendência da longevidade...
O Taoísmo trabalha em escalas.
Lao Tse nos diz para buscarmos a longevidade com saúde física e espiritual. Depois, nos diz que é preciso transcendermos a longevidade para alcançarmos aquela plenitude de quanto até na morte não existe morte.
Antes, com a longevidade, não há morte. Se se vive, não se está morto.
Depois, temos que alcançar o estágio quanto até na morte, não há morte.
Aí se rompe a barreira da longevidade.
Lao Tse nos diz que valorizar a vida não é apegar-se à vida. É dar qualidade à vida, podendo transcender a vida. Ir para além da vida.
Isso é o que Ele chama de ‘eternizar’.
Capítulo 33
Quem conhece os homens é inteligente
Quem conhece a si mesmo é iluminado
Vencer os homens é ter força
Quem vence a si mesmo é forte
Quem sabe contentar-se é rico
Agir fortemente é ter vontade
Quem não perde a sua residência, perdura
Quem morre mas não perece, se eterniza.
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Foto: Sítio das Estrelas, janine
TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o Mestre do Tao
Tradução e Interpretação do Capítulo 33
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 07 de março de 1995
Transcrição e Síntese de Janine Milward
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Nesta mesma Editora, encontra-se
a realização da publicação das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching