O Pequeno Recipiente e o Grande Recipiente





O Pequeno Recipiente e o Grande Recipiente



Wu Jyh Cherng



Mestre Maa diz que quando uma pessoa está cheia, repleta, ela se torna um pequeno  recipiente.  Quando não está cheia, torna-se um grande recipiente.  A palavra ‘recipiente’ quer significar literalmente ‘aquilo que recebe algo’.  Pode ser do tamanho de uma tigela como pode ser do tamanho de um estádio de futebol.  Não importa  qual o tamanho: quando o recipiente está cheio, torna-se pequeno e quando se torna pequeno, nele não cabe mais nada, está saturado.  Se se jogar um pouco fóra, poderá ainda ter uma tolerância, ainda aceitar alguma coisa.

Uma pessoa pode ser um grande recipiente ou um pequeno recipiente.  Uma vez cheio, sempre será um pequeno recipiente, mesmo que seja um grande recipiente.

Uma pessoa pode ser um pequeno recipiente; se não estiver cheio, sempre haverá a potencialidade de enchê-lo - por isso o recipiente torna-se grande.

Obviamente, o homem não é um recipiente feito uma cumbuca ou uma  tigela.  A capacidade humana, enquanto recipiente, é a de receber conhecimentos e tudo da vida.  Somos um recipiente que tem a capacidade de aumentar ou de reduzir de tamanho.  Se tivermos humildade - não encher até o máximo -, se não tivermos orgulho, o sentido de ‘especial destino’, ou arrogância, seremos aquele recipiente infinitamente grande onde sempre caberão mais conhecimentos e mais ensinamentos.

Se atingirmos o ponto de cheios, mesmo que sejamos altamente intelectualizados, altamente instruídos, com um imenso domínio das coisas, sempre seremos um pequeno recipiente.  Porque dentro de nós não cabe mais nada.

É realmente extremamente importante e fundamental que saibamos não ser cheios.  Uma pessoa que assim aja, conseguirá absorver infinitamente tudo aquilo que o universo pode dispensar.


O grande caminho do Taoísmo é exatamente uma realização infinita.  A infinitude se revela naqueles quinze a vinte por cento que não estão preenchidos.  Se um dia o caminho da infinitude alcançar a sua plenitude, a infinitude deixa de ser infinita e se torna finita.  O Caminho da Imortalidade termina quando um dia se morre.  O Caminho da Infinitude acaba no dia em que este caminho se torna finito.  Para ser infinitamente infinita, uma pessoa precisa nunca chegar ao máximo.  Para nunca se atingir o ponto máximo, é preciso conservar a humildade, a simplicidade.


Capítulo 9


O que é mantido cheio não permanece até o fim
O que é intencionalmente polido não é um tesouro eterno

Uma sala cheia de ouro e jade é difícil de ser guardada

Riqueza e nobreza somadas à arrogância
Fazem restar para si sua própria culpa

Concluir o Nome, terminar a Obra,
Retirar o Corpo - este é o Tao do Céu

Foto: Sítio das Estrelas, Janine


Este texto é extraído da transcrição da gravação da Aula ministrada por Wu Jyh Cherng, em  02 de agosto de 1994,  sobre o Capítulo 9 do Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Virtude, de Lao Tse - com Tradução e Interpretação do Mestre Cherng.

Esta Aula foi transcrita e sintetizada por Janine Milward.
O Título deste texto
 Sobre a Expansão da Consciência,
 foi idealizado por Janine e não faz parte do texto original.


A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

 Na Editora Mauad, São Paulo, Brasil,
encontra-se ainda no prelo a realização da publicação, em breve,
das interpretações de Wu Jyh Cherng
 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching