TAO TE CHING
O Livro do Caminho e da Virtude
Lao Tse, o Mestre do Tao
Capítulo 12
As cinco cores
tornam os olhos do homem cegos
As cinco notas
tornam os ouvidos do homem surdos
Os cinco
sabores tornam a boca do homem insensível
Carreiras de
caça no campo tornam o coração do homem enlouquecido
Os bens de
difícil obtenção tornam a caminhada do homem prejudicada
Por isso, o
Homem Sagrado se realiza pelo ventre e não pelo olho
Assim, afasta
este e escolhe aquele
Interpretação
Neste Capítulo, Lao Tse nos ensina
sobre o Mundo da Manifestação e o Mundo da Não-Manifestação.
Ele nos diz que tudo aquilo que existe
no Mundo da Manifestação é importante sim, porém não deve ser a única
importância na vida do homem. E mais ainda, não deve ser considerado importante
mesmo...
O Mundo da Manifestação existe
fundamentalmente para que o homem tenha a oportunidade de se tornar Homem
Sagrado. Luz é matéria e é na matéria, dentro da materialização do Mundo da
Manifestação que a Alquimia do Caldeirão pode acontecer, ou seja, o homem
tornar-se Homem Sagrado através do Caminho da Iluminação e do Caminho da
Imortalidade ou Liberação.
Assim, mesmo pertencente ao Mundo da
Manifestação e colhido por suas belezas e benesses.... o homem não deve se
desviar de seu Caminho, não deve prejudicar sua caminhada.
O Mundo da Manifestação é de uma beleza
incomparável, não é mesmo? Porém, esse mundo preenche nossos olhos e nosso
coração por ser o mundo que vemos, que ouvimos, que tocamos, que desejamos, que
saboreamos, que lutamos, vencemos e perdemos.
As cinco cores tornam os olhos do homem cegos
As cinco notas tornam os ouvidos do homem surdos
Os cinco sabores tornam a boca do homem insensível
Carreiras de caça no campo tornam o coração do homem enlouquecido
Os bens de difícil obtenção tornam a caminhada do homem
prejudicada
O Mundo da Não-Manifestação não pode
ser visto, nem ouvido, nem tocado, nem desejado, nem saboreado, nem lutado,
vencido ou perdido. Ele apenas é. Ele está além do Mundo da Manifestação e não
pode ser percebido ou sentido ou compreendido através da linguagem ou da
compreensão que trabalha no mundo da manifestação.
Por isso, Lao Tse nos diz
Por isso, o Homem Sagrado se realiza
pelo ventre e não pelo olho
Assim, afasta este e escolhe aquele
O olho significa o Mundo da
Manifestação, o mundo do visível. O ventre significa o Mundo da Não-Manifestação,
o mundo do não-visível.
O ventre é o lugar interior que abriga
o Ch'i, a energia do Tao da Criação. É o lugar da ligação entre o homem
do Mundo da Manifestação com o Homem do Mundo da Não-Manifestação.
O Ch'i, a energia do Tao da
Criação, entra e sai de nosso corpo através, fundamentalmente, da expansão da
consciência realizada através do ato da Meditação contínua.
Na meditação, a respiração deve ser
bastante profunda e tranqüila, passando pelas narinas e indo até o ventre, o
lugar interior que abriga o Ch'i. E, na meditação, estamos de olhos
fechados, semi-cerrados, voltados para dentro, abrindo espaço para o terceiro
olho, o Ajna Chacra, o Chacra do Conhecimento.
Lao Tse, no Capítulo 5, nos fala sobre
a energia do Ch'i na meditação:
O espaço entre o céu e a terra
assemelha-se a um fole
É um vazio que não distorce
Seu movimento é a contínua criação
A contínua criação é a Alquimia do
Caldeirão conseguida através da Meditação. Primeiramente, o homem senta em sua
tranqüilidade, cerra os olhos para o mundo externo e volta-se para seu mundo
interior através da respiração que une o homem ao céu e à terra pelo Ch'i.
A respiração é considerada o Sopro Primordial, a Alma, que deverá ser fusionada
ao Espírito, à Consciência para em sua fusão fazerem nascer o Elixir da Vida
que proporciona o mergulho na verdadeira meditação. O Elixir da Vida garante a
Fixação do estado da meditação. Após isso, o homem passa por uma série de
questões que vão se apresentando ao longo do processo contínuo do ato de meditar
cotidianamente: no Caminho do Caminhante surgem as ilusões, desilusões,
cansaço, falta de perseverança, encontros e desencontros, as Rodas do
Moinho..... Para tanto, o tempo e a perseverança são importantíssimos
As Rodas do Moinho são energias que vão
limpando todo o corpo físico, aprontando o homem para sua limpeza profunda e
seu recebimento da Iluminação da Consciência, a mente infinitizada.
Assim, primeiramente dentro da Alquimia
do Caldeirão, para ser alcançado o estado de Iluminação, é preciso fechar a
porta do Mundo da Manifestação e deixar-se ingressar no Mundo da
Não-Manifestação, ou seja, realizar-se pelo ventre e não pelo olho....
Por isso, o Homem Sagrado se realiza
pelo ventre e não pelo olho
Assim, afasta este e escolhe aquele
A segunda etapa da Alquimia do
Caldeirão - e a mais difícil a ser alcançada - é a Imortalidade ou Liberação.
Para tanto, o Homem Sagrado deverá abandonar plenamente sua atenção para os
chamamentos do olho, do Mundo da Manifestação. A verdadeira Alquimia do
Caldeirão - entendendo-se Caldeirão como o corpo físico a ser transmutado em
Corpo de Luz - só pode acontecer dentro do Mundo da Não-Manifestação trabalhado
pela Consciência Iluminada no Mundo da Manifestação.
Lao Tse nos diz, então, que a escolha
do Homem Sagrado é pelo ventre e não pelo olho. Ele afasta o Mundo da
Manifestação e escolhe o Mundo da Não-Manifestação. Ele afasta o desejo e suas
multiplicidades de manifestações e escolhe o não-desejo em sua unicidade.
..............
O Mundo da
Manifestação é para ser vivido em sua plenitude, certamente. Porém, é sempre
bom lembrarmos que Luz é matéria e estamos encarnados no Planeta Terra
fundamentalmente para aqui podermos processar nosso corpo materializado, o
corpo físico, em Corpo de Luz.
TAO TE CHING
O Livro do Caminho e da Virtude
Lao Tse, o Mestre do Tao
Capítulo 12
Interpretação de Janine Milward
Foto: Sítio das Estrelas, Janine
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada
por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior
e posteriormente publicada pela Editora Mauad, São Paulo.
Nesta mesma Editora, encontra-se
a realização da publicaçãodas interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching