A Preservação da Consciência
Wu Jyh Cherng
Preservar a consciência e não deixar que a consciência se
transforme em pensamento, é uma das tarefas da meditação. A meditação nos propõe recuperar a
consciência. Quando a consciência é
racional, ela se torna mente. Quando a
mente deixa de ser pensamento, volta a ser consciência.
Na prática da meditação, quando se coloca a Consciência no ar que
se respira, chega um momento quando não se tem mais pensamentos. Isto não quer significar que nos desligamos
inteiramente; apenas que, nesse momento, nossa consciência volta a ser como ela
deveria ser: apenas uma consciência.
O Vazio não é o vazio da ausência das coisas mas o vazio da
potencialidade das coisas.
Uma pessoa que tem consciência e vive no nível da consciência,
quando ela pensa, pensa no nível da consciência, ou seja, seus pensamentos são
mais fluentes, mais diluídos, mais claros.
Enquanto que uma pessoa que vive
no nível do pensamento, possivelmente entra num labirinto da mente e passa a
ficar confuso. Mestre Maa sempre nos
alerta sobre essa questão. Ele diz que
uma pessoa que vive no mundo da consciência absolutamente não perde o
discernimento nem perde a noção das coisas - muito pelo contrário. Enquanto que as pessoas comuns que só vivem
no mundo da mente, ficam perdidas dentre as inúmeras informações que a mente
recolhe e ficam confusas por não saberem o que fazer e como fazer para se
relacionarem, para trabalharem, para atuarem nas mais simples coisas. Porém, quem tem a consciência, vai simplesmente
atuar nas coisas de forma direta, objetiva e clara, vai se relacionar com as
coisas de maneira clara, sem complicações.
Quando sentimos nossa cabeça cheia, não é de consciência, é de
pensamentos. Quando vivemos a
consciência, cada pensamento que brota dentro de nós é simples e preciso. Diferente das pessoas que estão cheias de
pensamentos, que vivem no mundo da mente.
Na prática espiritual, temos que ter essa lucidez num nível muito
mais profundo: é preciso ir fundo dentro dessa absoluta consciência. Quem age com a lucidez da consciência não tem
remorso, não tem culpa, não tem traumas.
Mestre Maa nos diz que a pessoa que procura o Tao deve cultivar
dentro de si a constância, a sinceridade, a humildade, o silêncio, a
naturalidade. Mesmo que tiver grande
sabedoria, deve aparentar ser ignorante.
Agir como uma pessoa que guarda a virtude do coração, que guarda a
virtude do homem. Este conceito é
basicamente o mesmo dentre as muitas escolas taoístas. Não é bom a pessoa chamar a atenção para si
mesmo, destacar-se entre os outros.
Não. A pessoa deve ser simples,
agir de forma simples. Tenta-se durante
toda uma vida transformar o ego em consciência pura, sem brilho, sem
carisma. Não se encontra um mestre
taoísta pela irradiação de seu brilho.
Pode-se encontrar um mestre taoísta com brilho, com personalidade forte,
com carisma: normalmente, ele não estará entre os maiores mestres porque ainda
é um tesouro muito polido, ainda precisa saber recuperar o estado anterior ao
de ser polido. Muitas pessoas,
inclusive, abandonam o Taoísmo pelo fato de não se cultivar o brilho pessoal.
O que é mantido cheio não permanece até o fim
O que é intencionalmente polido não é um tesouro eterno
Uma sala cheia de ouro e jade é difícil de ser guardada
Riqueza e nobreza somadas à arrogância
Fazem restar para si sua própria culpa
Concluir o Nome, terminar a Obra,
Retirar o Corpo - este é o Tao do Céu
Foto: Sítio das Estrelas, Janine
Este texto é extraído da transcrição da gravação da Aula ministrada por Wu Jyh Cherng, em 02 de agosto de 1994, sobre o Capítulo 9 do Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Virtude, de Lao Tse - com Tradução e Interpretação do Mestre Cherng.
Esta Aula foi transcrita e sintetizada por Janine Milward.
O Título deste texto
Sobre a Expansão da Consciência,
foi idealizado por Janine e não faz parte do texto original.
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Na Editora Mauad, São Paulo, Brasil,
encontra-se ainda no prelo a realização da publicação, em breve,
das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching