TAO TE CHING
O Livro do Caminho e da Virtude
Lao Tse, o Mestre do Tao
Capítulo 7
O céu é
constante, a terra é duradoura
O que permite
a constância e a duração do céu e da terra
É o não criar
para si
Por isso são
constantes e duradouros
Assim,
O Homem
Sagrado deixa seu corpo para trás
e o Corpo
avança
Além do corpo,
o Corpo permanece
Através do
não-corpo, conclui o Corpo
Interpretação
O céu é constante, a terra é duradoura
O céu é o tempo e a terra é o espaço. O
tempo existe todo o tempo, o espaço vai se formando e desformando a partir do
tempo. A verdade é que tempo e espaço se cruzam e entrecruzam todo o tempo e
todo o espaço. Porém, quando o espaço termina de acontecer, permanece o tempo.
No entanto, tudo aquilo que restou do
espaço duradouro e do tempo constante, em algum momento, novamente fusionados
numa semente cósmica, explodem juntos dando vida a um novo universo de tempo e
espaço.
No I Ching, o tempo constante é
simbolizado pela linha Yang e contínua; e o espaço duradouro é simbolizado pela
linha Yin e vazada, nos trazendo, dessa maneira, a noção da constância do tempo
e da duração do espaço. O espaço é a matéria e a anti-matéria que, ao assumirem
e re-assumirem sua eterna mutação, vão adentrando o tempo, que já existe
anteriormente e posteriormente - por ser constante.
Ambos apenas existem e se existem
dentro da constância e da duração é porque apenas criam, criam todo o universo,
toda a natureza, todos os seres... mas não criam para si... apenas criam. E
porque apenas existem e criam são constantes e duradouros.
Em outro Capítulo (51) , Lao Tse nos
diz:
O Caminho gera, a Virtude cria
Fazem crescer, fazem nutrir
Fazem completar, fazem concluir
Fazem o sustento e fazem a cobertura
Geram, porém não se apossam
Agem, porém não retêm
Cultivam, porém não controlam
Isto chama-se Misteriosa Virtude.
O Caminho gera, a Virtude cria.... O
Tao gera, o Te cria.... O tempo corresponde ao Tao - por ser constante. O
espaço corresponde à Virtude - por ser duradoura, por se metamorfosear
eternamente. O céu corresponde, então ao tempo e ao Tao. A terra corresponde,
então, ao espaço (a matéria e a anti-matéria) e à Virtude.
Assim sendo, o que faz todo o universo
ser gerado e criado é a fusão do Tao e do Te, do Caminho e da Virtude, do céu e
da terra, do tempo e do espaço. E tudo pode assim existir simplesmente porque o
Tao da Criação assim é, por natureza.... Assim nos diz Lao Tse em seu Capítulo
25:
O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Caminho
O Caminho se orienta por sua própria
natureza.
Orientando-se por sua própria natureza,
o Tao gera e a Virtude cria - é a Misteriosa Virtude, o Mistério dos Mistérios.
Apenas podemos compreender a partir da geração e da criação.... para além
disso, encontra-se o Tao da natureza.
O Tao da natureza é impessoal - por
isso nada gera e cria para si mesmo, apenas cria. Gera por gerar e cria por
criar e exatamente por nada gerar nem criar para si mesmo, é constante e
duradouro, assim como o céu e a terra.
O que permite a constância e a duração
do céu e da terra
É o não criar para si
Por isso são constantes e duradouros
A segunda estrofe, no entanto, nos
recoloca no lugar do homem, da criação, daquilo que foi gerado e criado e que,
a partir da expansão de sua mente e da iluminação de sua consciência, consegue
compreender todas estas questões e a elas retornar - é a Criação quem re-cria o
Criador.
O retorno é o movimento do Caminho
A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres sob o céu nascem da existência
E a existência nasce da não-existência
Assim nos diz Lao Tse em seu Capítulo
40.
A existência é o Mundo da Manifestação
e a não-existência é o Mundo da Não-Manifestação. O homem é aquele que, através
da expansão infinita de sua mente e da iluminação de sua consciência, pode
transitar entre esses dois mundos, tornando-se de homem a Homem Sagrado. E é
sobre isso que Lao Tse nos fala na segunda estrofe do Capítulo 7:
Assim,
O Homem Sagrado deixa seu corpo para
trás
e o Corpo avança
Além do corpo, o Corpo permanece
Através do não-corpo, conclui o Corpo
Então, Lao Tse diz também ao homem que
ele, sendo parte da geração e da criação, pode também ser o co-regente do Tao
da Criação da natureza.... Como? Através de sua Sagração.
O que é a Sagração do Homem? Lao Tse
nos diz para nos assemelharmos ao tempo e ao espaço, ao céu e à terra, ao Tao e
ao Te, ao Caminho e à Virtude.
A consciência iluminada é aquela que
faz o homem aprender a "deixar seu corpo para trás"... ou seja, sendo
o corpo matéria e sendo matéria a correspondência da duração (por estar sendo
sempre transformada), a busca do Homem Sagrado é ser constante como o tempo
fusionado à duração do espaço.
Assim como acontece com as estrelas em
nosso universo, por exemplo.
...............
O Mundo da
Manifestação e o Mundo da Não-Manifestação
Quando uma estrela explode ejeta na
Galáxia gases e partículas que em algum tempo e em algum espaço se condensarão
e formarão outra estrela com seus planetas girando em torno de si e, quem sabe,
gerando vida... Assim, elementos leves e elementos pesados se fundem alquimicamente
fazendo e refazendo, criando e re-criando, numa re-encarnação quase eterna, a
natureza, os seres, nós.
Somos, então, poeira de estrelas. Em
nossos ossos, nossas veias, nossa carne, todo nosso corpo, estão re-encarnados
os elementos químicos provenientes de estrelas que viveram antes de nós e que
morreram e ao morrerem, nos proporcionaram a vida tal como a vivemos e
conhecemos.
Sendo poeira de estrelas, temos em
nosso corpo e consequentemente em nossa mente, guardados toda a herança deixada
pelas estrelas nossas antecedentes, como uma árvore genealógica da galáxia, do
universo em que vivemos. Assim, existe dentro de nós e em nós o passado, o
presente e o futuro, tudo dentro de nossa vida, numa mesma simultaneidade do
universo.
Assim é o nosso corpo dentro do tempo e
do espaço em que existimos. No entanto, sendo poeira de estrelas, podemos
voltar a ser uma estrela?
O que dentro de nós certamente pertence
à totalidade desse universo, que com ele junto nasceu, que anteriormente a ele
já existia e quando ele morrer, não morrerá e junto com a semente que restou do
universo que findou, explodirá em um novo universo?
O espírito do Tao.
O Espírito do Tao que gera o Tudo
dentro do Nada e que cria o Todo... esse espírito vive em cada tempo e espaço
do universo que conhecemos. Esse espírito vive na Terra, no Sol, na Lua, na
Galáxia, nas outras estrelas, nas outras Galáxias, em mim, em você.
A consciência expandida significa a
assunção do Espírito do Tao através do Caminho da Iluminação, inicialmente, e posteriormente
através do Caminho da Imortalidade ou Liberação.
Trilhar esses caminhos significa
trabalhar o corpo - herança da re-encarnação das estrelas do universo - para
nele conter não apenas uma parte do Todo do Universo mas também o Tudo e o Nada
gerados pelo Tao através do Espírito.
Assim,
O Homem Sagrado deixa seu corpo para
trás e o Corpo avança
Além do corpo, o Corpo permanece
Através do não-corpo, conclui o Corpo
O Homem Sagrado é aquele que já
alcançou a Iluminação, possuindo, portanto, consciência iluminada e infinita,
sabedora de sua herança da re-encarnação das estrelas do universo e contenedora
do Espírito do Tao.
O Homem Sagrado deixa seu corpo para
trás e o Corpo avança
Esse corpo feito de poeira de estrelas,
já contendo em si mesmo a consciência iluminada e infinita, busca trazer para
si mesmo a Luz dessas estrelas da qual faz parte - dentro da simultaneidade do
universo.
Luz é matéria. Trazer a Luz à matéria
do corpo é o trabalho realizado dentro do Caminho da Imortalidade ou Liberação.
O Homem Sagrado, ao se aproximar e se fusionar mais e mais com o Espírito do
Tao, gera e cria para si mesmo sua própria Luz, como se, pouco a pouco, fosse
se tornando uma estrela, voltando a ser uma estrela, fazendo seu corpo
acompanhar a Luz que já existe de forma subjetiva em sua consciência expandida,
infinita e iluminada pela Luz do Tao.
Além do corpo, o Corpo permanece
Este processo alquímico vai acontecendo
de forma que o corpo físico vai sendo "tomado" pela Luz que o
ilumina, fazendo-o então tomar a forma de um Corpo de Luz. Esse Corpo de Luz é
constante enquanto o corpo é duradouro.
Através do não-corpo, conclui o Corpo
Finalmente, o corpo físico, poeira de
estrelas, herdeiro da re-encarnação das estrelas do universo, já plenamente
fusionado à Luz do Espírito do Tao, deixa de ser corpo - agora é o não-corpo -
concluindo o Corpo, o Corpo de Luz, o Corpo Espiritual.
O Corpo de Luz do Homem Sagrado traz em
si mesmo O Tao, O Caminho, e A Virtude, o tempo e o espaço, o céu e a terra, a
constância e a duração e retorna à sua fonte primordial, volta a ser uma
estrela.
(Uma estrela espiritual, certamente,
pertencente ao Mundo da Não-Manifestação, pronta a ser materializada no Mundo
da Manifestação)
...............
Meditação: A
Alquimia do Tao
No Caminho da Iluminação o que se
pretende alcançar é a infinitude da consciência, a plena e total iluminação da
consciência, a expansão ilimitada da consciência.
Essa consciência já vem fusionada com o
Espírito que por sua vez já se fusionou com o Sopro Primordial e O Elixir da
Vida é uma energia concreta, objetivada – que pode, porém, ser perdida.
Dessa forma, com o Elixir da Vida
adquirido, o Caminhante parte, então, para o reprocessamento desse Elixir,
tornando-o mais e mais preservado e amadurecido.
O amadurecimento completo, através da
realização do Caminho e da Virtude, ou seja, do aprofundamento na meditação e
nas práticas espirituais, leva o Caminhante a, do Elixir da Vida
amadurecido, alquimizar sua transformação em Feto Sagrado, ou seja, dar
gestação a um ser de luz dentro de si mesmo. Esse sentimento de estar gestando
um Ser de Luz não é ilusório ou subjetivo, não, é real mesmo: começa a
surgir no ventre do Caminhante uma energia condensada extremamente poderosa.
Quando o Feto Sagrado se torna
totalmente amadurecido surge o Corpo Solar ou Corpo de Luz ainda
interiorizado dentro do Caminhante. Existem Mestres que são tão iluminados por
este Corpo Solar que iluminam qualquer lugar onde chegam!
Finalmente, este Corpo Solar é
exteriorizado e a partir desse momento, o Caminhante Iluminado passa a
trabalhar seu próprio corpo físico , seu Caldeirão, para torná-lo apto a se
interiorizar totalmente dentro do Corpo Solar – que passa a ser o
corpo real e alquimizado do Caminhante Iluminado e prestes a se tornar um
Imortal, O Homem Sagrado.
Essa é a Alquimia do Tao. Essa Alquimia
surge a partir da constância do Céu e da duração da Terra, ou seja, da fusão
dos elementos do Mundo da Não-Manifestação com os do Mundo da
Manifestação....isso traz a eternidade.
................
O Caminho da
Iluminação e o Caminho da Imortalidade
O Caminho da Imortalidade se dá quando,
ao morrer, o Iluminado não deixa seu corpo na terra para ser cremado ou
enterrado...ele ascende para o céu com seu Corpo de Luz exteriorizado e
seu corpo físico interiorizado e totalmente alquimizado – tudo é Corpo de
Luz - tornando-se, então, um Imortal. Mestre Jesus foi um claro exemplo de
Ascensão aos Céus.
Essa é a Sagração do Homem, esse é o
Homem Sagrado, mostrada por Lao Tse em seu Capítulo 16:
O Caminho tem o poder do eterno
Assim,
Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer
O Caminho da Imortalidade é muito mais
além do que O Caminho da Iluminação – desde que traz a Infinitude da
Consciência e da Vida, A Imortalidade, e não somente a Infinitude da
Consciência, A Iluminação.
O Iluminado ainda continua atado à Roda
da Vida, retornando à encarnação para continuar processando seu Elixir da
Vida. Ele possui a consciência infinita mas ainda não possui, em si mesmo,
a própria Luz. Luz é matéria. É somente dentro da encarnação que o
processamento da própria Luz pode ser realizado e a Alquimia do Tao pode ser
completada. Sobre isso, Lao Tse nos fala no Capítulo 9:
Concluir o nome, terminar a obra,
retirar o corpo
Este é o Caminho do Céu
O Imortal não mais continua atado à
Roda da Vida, não mais precisando retornar à encarnação.... No entanto, muitos
Imortais assumem o compromisso de retornar á encarnação e atuarem como mestres
até que o último ser alcance sua Iluminação e Imortalidade... Eis o Capítulo 77:
Mas quem pode possuir sobra para
oferecer ao mundo?
Somente aquele que possui o Caminho
Por isso, o Homem Sagrado
Age sem querer para si
Conclui a obra mas não se apega
E não deseja mostrar sua eminência
Lao Tse bem nos descreve o Iluminado e
o Imortal quando qualifica ambos de "Grande", sendo que o primeiro é
o "Ir" e o segundo o "Retornar" bem como ambos são "O
rei", ou seja, aquele que possui em si (o Iluminado) e é em si (O Imortal)
a Consciência do Tao: :O Espírito e O Sopro Primordial da Criação. Eis o
Capítulo 25:
Eu não conheço seu nome
Chamo-o de Caminho
Esforçando-me por denominá-lo, chamo-o
de Grande
Grande significa Ir
Ir significa Distante
Distante significa Retornar
O Caminho é grande
O céu é grande
A terra é grande
O rei é grande
Dentro do universo há quatro grandes,
E o rei é um deles.
O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
O Tao se orienta por sua própria
natureza
TAO TE CHING
O Livro do Caminho e da Virtude
Lao Tse, o Mestre do Tao
Capítulo 7
Interpretação de Janine Milward
Foto: Sítio das Estrelas, Janine
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada
por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior
e posteriormente publicada pela Editora Mauad, São Paulo.
Nesta mesma Editora, encontra-se
a realização da publicaçãodas interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching