O retornar a viver se chama ‘constância’



O retornar a viver se chama ‘constância’

Wu Jyh Cherng



Cada um deles pode retornar à sua raiz
O regresso à raiz se chama ‘quietude’
Quietude se chama ‘retornar a viver’


A pessoa volta a viver o infinito, a vinda infinita que volta ao Vazio e passa a abraçar o universo inteiro dentro de si.

O universo, segundo o Taoísmo, não tem princípio nem fim.  O universo é a própria infinitude dentro do Absoluto. 


Abraçar a vida e retornar a viver


O retornar a viver se chama ‘constância’


A constância não tem princípio nem fim - é constância.  Constância significa viver a infinitude, viver todos os seres como um só, viver todos os lugares com um só.  Viver todos os momentos como um só.  Viver o universo como a si próprio.  Isso é constância.  Isso é infinito.


Conhecer a constância se chama ‘Iluminação’  - A pessoa passa a ser Iluminada.


Desconhecer a constância é a impropriedade
Que provoca o infortúnio


Uma pessoa que não consegue compreender e não consegue alcançar a infinitude do ser, todo o tempo estará se debatendo contra mil coisas.

Quando vivemos a infinitude, percebemos que a vida e a morte são mera ilusão, são infinitos pontos, são infinitos acontecimentos simultâneos que existem abraçados a um grande Vazio que é o Absoluto.  Essa é a grande libertação.

O Taoísmo é uma Tradição que traz em si duas características: ao mesmo tempo que é uma tradição mística é também uma tradição existencial. 

Existem religiões que se ligam mais às questões que surgem a partir de uma crise existencial: de onde viemos?  O que acontecerá conosco, com nossas vidas?  Por que estamos aqui?...  As pessoas não suportam as próprias crises existenciais e são levadas a uma busca metafísica ou a solução de suas angústias de vida.  isso pode gerar um caminho religioso.

Outras Tradições - as místicas - são aquelas que querem compreender a vida: a vida é maravilhosa e por detrás dessa vida maravilhosa devem existir universos maravilhosos... É preciso compreender, viver não apenas o mundo físico como também o mundo paralelo, o mundo das luzes, dos anjos e dos arcanjos... Isso é a busca do místico.

O Taoísmo trabalha com esses dois aspectos juntos.  O misticismo significa os infinitos universos e a necessidade da busca existencial é exatamente a de romper esses universos para se alcançar o Vazio.  Dessa maneira, o Taoísmo trabalha com ambos os aspectos.

Aquele que atinge o Vazio, abraça o mistério do universo, abraça o misticismo mas ao mesmo tempo, rompe a barreira da crise existencial através da viagem da quietude.

Nós estamos dentro da vida.  apenas que não temos o domínio da vida.  Podemos ter o domínio da vida quando estamos fóra dela.  Aí então é possível tornar a ter domínio da vida.  Não se pode carregar uma xícara se estivermos dentro dela.  Se somos limitados pelos fenômenos do mundo que para nós é ilusoriamente representado pelo  início, o durante e o fim - e não temos domínio sobre o anterior, ao início e sobre o depois do fim - nos iludimos, nos sentimos limitados e não dominamos o destino.  Só teremos o domínio sobre o destino se  estivermos fóra dele.  E se estivermos fóra do destino, perceberemos que não existe um destino e sim uma infinitude e se o fim não existe, é mesmo o infinito.  Então, passaremos a possuir de verdade a vida que é a própria infinitude.

Para o Taoísmo, a vida é igual e infinita.  A infinitude é igual, é constante, é eterna.  A vida é eterna.  Queiramos ou não, conseguindo sentir isso ou não.


Quem conhece a constância é abrangente


Existe uma frase em outro texto Taoísta que diz assim:  O homem que é capaz de viver a constante quietude e transparência,  tanto o céu quanto a terra retornarão a ele.

Quando o homem possui uma quietude interior, uma transparência interior, ele é tão abrangente que é capaz de abraçar o mundo inteiro.  Até o céu e a terra cabem dentro dele, simbolicamente.

Na prática mística, uma pessoa que possui a transparência e  a quietude interior, tanto a força do céu quanto a força da terra podem penetrá-la e movimentá-la e essa pessoa não será limitada. 


Quando o Espírito do homem não é limitado pelo corpo físico, o Espírito e a Energia do céu e da terra podem penetrá-lo e então acontecerá uma grande transmutação.  Esse é o Recolhimento da Matéria-Prima: esvaziar para receber.


Capítulo 16

Alcançando o extremo Vazio e
Permanecendo na quietude da extrema quietude
Os dez mil seres se manifestam simultaneamente
E, através disso, contemplamos o seu retorno

Apesar da diversidade dos seres,
Cada um deles pode retornar à sua raiz
O regresso à raiz se chama ‘quietude’
Quietude se chama ‘retornar a viver’
O retornar a viver se chama ‘constância’
Conhecer a constância se chama ‘Iluminação’
Desconhecer a constância é a impropriedade
Que provoca o infortúnio.

Quem conhece a constância é abrangente
Quem é abrangente pode ser coletivo
O coletivo tem o poder da criação
A criação tem o poder do céu
O céu tem o poder do Tao
O Tao tem o poder do eterno
Assim,
Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer


...............

Foto: Sítio das Estrelas, Janine



TAO TE CHING

O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE

Lao Tse, o Mestre do Tao

Tradução e Interpretação do Capítulo 16
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG

Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 27 de setembro de 1994

Transcrição e Síntese de Janine Milward

A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng


 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching