O retornar a viver se chama ‘constância’
Wu Jyh Cherng
Cada um deles pode retornar à
sua raiz
O regresso à raiz se chama
‘quietude’
Quietude se chama ‘retornar a
viver’
A pessoa volta a viver o infinito, a vinda infinita que volta ao
Vazio e passa a abraçar o universo inteiro dentro de si.
O universo, segundo o Taoísmo, não tem princípio nem fim. O universo é a própria infinitude dentro do
Absoluto.
Abraçar a vida e retornar a viver
O retornar a viver se chama
‘constância’
A constância não tem princípio nem fim - é constância. Constância significa viver a infinitude,
viver todos os seres como um só, viver todos os lugares com um só. Viver todos os momentos como um só. Viver o universo como a si próprio. Isso é constância. Isso é infinito.
Conhecer a constância se chama ‘Iluminação’
- A pessoa passa a ser Iluminada.
Desconhecer a constância é a
impropriedade
Que provoca o infortúnio
Uma pessoa que não consegue compreender e não consegue alcançar a
infinitude do ser, todo o tempo estará se debatendo contra mil coisas.
Quando vivemos a infinitude, percebemos que a vida e a morte são
mera ilusão, são infinitos pontos, são infinitos acontecimentos simultâneos que
existem abraçados a um grande Vazio que é o Absoluto. Essa é a grande libertação.
O Taoísmo é uma Tradição que traz em si duas características: ao
mesmo tempo que é uma tradição mística é também uma tradição existencial.
Existem religiões que se ligam mais às questões que surgem a partir
de uma crise existencial: de onde viemos?
O que acontecerá conosco, com nossas vidas? Por que estamos aqui?... As pessoas não suportam as próprias crises
existenciais e são levadas a uma busca metafísica ou a solução de suas
angústias de vida. isso pode gerar um
caminho religioso.
Outras Tradições - as místicas - são aquelas que querem compreender
a vida: a vida é maravilhosa e por detrás dessa vida maravilhosa devem existir
universos maravilhosos... É preciso compreender, viver não apenas o mundo
físico como também o mundo paralelo, o mundo das luzes, dos anjos e dos
arcanjos... Isso é a busca do místico.
O Taoísmo trabalha com esses dois aspectos juntos. O misticismo significa os infinitos universos
e a necessidade da busca existencial é exatamente a de romper esses universos
para se alcançar o Vazio. Dessa maneira,
o Taoísmo trabalha com ambos os aspectos.
Aquele que atinge o Vazio, abraça o mistério do universo, abraça o
misticismo mas ao mesmo tempo, rompe a barreira da crise existencial através da
viagem da quietude.
Nós estamos dentro da vida.
apenas que não temos o domínio da vida.
Podemos ter o domínio da vida quando estamos fóra dela. Aí então é possível tornar a ter domínio da
vida. Não se pode carregar uma xícara se
estivermos dentro dela. Se somos
limitados pelos fenômenos do mundo que para nós é ilusoriamente representado
pelo início, o durante e o fim - e não
temos domínio sobre o anterior, ao início e sobre o depois do fim - nos
iludimos, nos sentimos limitados e não dominamos o destino. Só teremos o domínio sobre o destino se estivermos fóra dele. E se estivermos fóra do destino, perceberemos
que não existe um destino e sim uma infinitude e se o fim não existe, é mesmo o
infinito. Então, passaremos a possuir de
verdade a vida que é a própria infinitude.
Para o Taoísmo, a vida é igual e infinita. A infinitude é igual, é constante, é
eterna. A vida é eterna. Queiramos ou não, conseguindo sentir isso ou
não.
Quem conhece a constância é
abrangente
Existe uma frase em outro texto Taoísta que diz assim: O homem que é capaz de viver a constante
quietude e transparência, tanto o céu
quanto a terra retornarão a ele.
Quando o homem possui uma quietude interior, uma transparência
interior, ele é tão abrangente que é capaz de abraçar o mundo inteiro. Até o céu e a terra cabem dentro dele,
simbolicamente.
Na prática mística, uma pessoa que possui a transparência e a quietude interior, tanto a força do céu
quanto a força da terra podem penetrá-la e movimentá-la e essa pessoa não será
limitada.
Quando o Espírito do homem não é limitado pelo corpo físico, o Espírito
e a Energia do céu e da terra podem penetrá-lo e então acontecerá uma grande
transmutação. Esse é o Recolhimento da
Matéria-Prima: esvaziar para receber.
Capítulo 16
Alcançando o extremo Vazio e
Permanecendo na quietude da extrema quietude
Os dez mil seres se manifestam simultaneamente
E, através disso, contemplamos o seu retorno
Apesar da diversidade dos seres,
Cada um deles pode retornar à sua raiz
O regresso à raiz se chama ‘quietude’
Quietude se chama ‘retornar a viver’
O retornar a viver se chama ‘constância’
Conhecer a constância se chama ‘Iluminação’
Desconhecer a constância é a impropriedade
Que provoca o infortúnio.
Quem conhece a constância é abrangente
Quem é abrangente pode ser coletivo
O coletivo tem o poder da criação
A criação tem o poder do céu
O céu tem o poder do Tao
O Tao tem o poder do eterno
Assim,
Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer.
...............
Foto: Sítio das Estrelas, Janine
TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o Mestre do Tao
Tradução e Interpretação do Capítulo 16
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 27 de setembro de 1994
Transcrição e Síntese de Janine Milward
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching