Alcançar o Corpo de Consciência
Wu Jyh Cherng
Quem é abrangente pode ser
coletivo
Coletivo é aquilo que funciona para tudo e para todos. Não é verdade que o universo - o coletivo -
carrega todo mundo?
No misticismo chinês existe um conceito chamado de a Tradição do
Grande Veículo e do Pequeno Veículo.
No Pequeno Veiculo cabem duas, três, no Maximo, seis pessoas. No Grande Veículo, cabem cinqüenta, cem
pessoas.
Igualmente, no caminho espiritual, existem os grandes e pequenos
veículos.
As pessoas do Pequeno Veículo são pessoas que se preocupam com o
seu bem-estar, sua melhora espiritual, sua libertação, seu rompimento com o
sofrimento, meditando, praticando, tudo isso apenas para si mesmas, sem se
preocuparem com os outros.
No Grande Veículo, as pessoas que tentam buscar sua Iluminação o
fazem na intenção de abranger os outros.
Portanto, o conceito do caminho do Grande Veículo não é egoísta, é
constante e tem abrangência, é o coletivo que abraça todos os seres, ou pelo
menos, o máximo que puder atingir.
O coletivo tem o poder da criação... que abraça todos e pode levar
a vida para todos. É criador, traz o
poder da criação.
A criação tem o poder do céu
Esse é um poder cósmico e não é mais um poder individual: está em
toda parte e abraça todos os seres.
O céu, ou seja, o cosmos, contém dentro de si o poder do Tao, o
poder do Absoluto: O céu tem o poder do
Tao
O Tao tem o poder do eterno
- O Tao é o Absoluto e tem o poder do eterno.
Assim (quem alcança este estado)
Mesmo perdendo o corpo, não
irá perecer.
A diferença que existe entre o Homem Sagrado e nós é que o Homem
Sagrado um dia deixa seu corpo e quando isso acontece, ele está em toda a
parte. Quando nós deixamos nosso corpo,
nossa alma compacta transmigra para outro corpo e começa tudo novamente. Para o Homem Sagrado, a morte física lhe
aumenta a força, não reduz. Para quem
não é Iluminado, a morte física reduz a força porque resta apenas a alma que
precisa da força do espírito, que desapareceu.
É preciso então encarnar em outro corpo para se re-adquirir essa força e
dependendo do Karma de cada um, esse corpo poderá ser melhor ou pior e assim
segue o destino.
Por isso, Ele diz:
Mesmo perdendo o corpo, não
irá perecer.
Ao contrário, engrandecerá.
Esse é o conceito da Imortalidade.
É preciso não confundir Imortalidade com a tentativa de fazer
permanecer o corpo físico. Na
Imortalidade, o corpo imortal é outro corpo, é outra maneira de ser. Nós chamamos de Corpo Solar ou Espírito
Solar. Um corpo feito de luz irradiante,
um corpo de Consciência que quando concentra pode até se materializar e quando
se dissolve pode estar dentro de cada um de nós.
Dessa maneira, Lao Tse e todas as outras divindades estão dentro de
nós.
Quando olhamos para o altar, estamos olhando para o Sagrado que
existe dentro de nós, como um espelho que nos diz: Eu estou mostrando a você
quem você é realmente. Não se esqueça
que você é o Sagrado Guerreiro, que você é um Mestre Ascensionado, que você é a
própria Sabedoria, que você caminha na Virtude e na Imortalidade. Não se esqueça que todo o Sagrado está dentro
de você, para você despertar e renascer.
Capítulo 16
Alcançando o extremo Vazio e
Permanecendo na quietude da extrema quietude
Os dez mil seres se manifestam simultaneamente
E, através disso, contemplamos o seu retorno
Apesar da diversidade dos seres,
Cada um deles pode retornar à sua raiz
O regresso à raiz se chama ‘quietude’
Quietude se chama ‘retornar a viver’
O retornar a viver se chama ‘constância’
Conhecer a constância se chama ‘Iluminação’
Desconhecer a constância é a impropriedade
Que provoca o infortúnio.
Quem conhece a constância é abrangente
Quem é abrangente pode ser coletivo
O coletivo tem o poder da criação
A criação tem o poder do céu
O céu tem o poder do Tao
O Tao tem o poder do eterno
Assim,
Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer.
...............
Foto: Sítio das Estrelas, Janine
TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o Mestre do Tao
Tradução e Interpretação do Capítulo 16
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 27 de setembro de 1994
Transcrição e Síntese de Janine Milward
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching