a quietude é conquistada através da prática da meditação



... a quietude é conquistada através da prática da meditação

Wu Jyh Cherng

Na prática da Alquimia, a quietude é conquistada através da prática da meditação.  Dentre as infinitas técnicas, em todas as escolas taoístas sempre se considera fundamental a meditação pura.

O que é a meditação pura?  Simplesmente sentar-se com as pernas cruzadas, de olhos fechados e deixar-se entrar no silêncio.  E através do silêncio, penetrar no Mistério.  Através do Mistério, abrir, romper a barreira que limita o universo com o universo.  A partir daí, se terá acesso à vivência do Tao para abrir a grande biblioteca sagrada do universo que revelará os sagrados conhecimentos e se entrará em contato direto com os grandes mestres.

A meditação é fundamental, ela é parte do conhecimento, mesmo sendo o mais simples de todos os conhecimentos.  No Taoísmo, os mais altos níveis de técnica são os mais simples, os mais altos conhecimentos são os mais simples.  O próprio Tao Te Ching deixa muito claro que o Sublime Tao está no Vazio, na quietude, na simplicidade.  Não está na complexidade.  Mesmo as coisas complexas têm que ser vividas de maneira simples.  Se temos qualquer conhecimento complexo, complicado, devemos usá-lo de forma simples, com naturalidade.

O mecanismo do automóvel pode ser complicado mas o espírito do mecânico que realiza o trabalho pode e deve ser simples para poder melhor atuar no momento da feitura ou do conserto.  Assim, igualmente acontece para todas as coisas.


Podemos também estar encarnados como um homem ou como um animal, podemos estar no mundo das almas ou podemos ser uma divindade de luz ou uma divindade de obscuridade, podemos estar em qualquer condição - mas a essência permanece a mesma. 


Por isso, Lao Tse diz:
Os dez mil seres se manifestam simultaneamente
E, através disso, contemplamos o seu retorno


Como retornar? 

No Taoísmo, tecnicamente, colocamos o Espírito dentro do Sopro e o Sopro dentro de um ponto que chamamos de Portão Negro ou Orifício do Mistério.  Ambos significam aquele buraquinho por onde surge o universo e por onde desaparece o universo: uma espécie de buraco negro, onde tudo nasce e onde tudo desaparece.

Através de um processo de meditação profunda, quando se atinge o nível que é chamado de Fixação - quando não mais se tem respiração, pulsação ou pensamento - em qualquer ponto pra frente, chega uma hora em que se atinge uma dimensão onde se encontra esse buraquinho.  Esse é o Orifício do Mistério ou Portão Negro.  O Espírito está unido ao Sopro, o Sopro segura a Consciência e a Energia vai conduzindo a Consciência até uma espaçonave que entra dentro de um buraquinho onde exatamente nasce, inicia e termina todo o universo.  Nesse ponto, iniciamos nosso mergulho no Mistério.

Também o Orifício do Mistério ou Portão Negro pode ser chamado de “Cova”.  O Sopro entrando dentro do buraco é acompanhado pelo Espírito - porque o Espírito já estava dentro do Sopro - e o Sopro se instala dentro da cova que não é um buraco e sim um ponto vazio.  Um ponto vazio que é infinito.  Essa cova se revela após o atingimento do nível de Fixação: é o próprio Absoluto.  O Absoluto é o ponto que se abre.

Essa grande viagem é a viagem do Mistério.  Como entrar nessa viagem?  Através do extremo Vazio e da extrema quietude, todos os seres podem retornar ao princípio.


Assim, Ele diz:

Apesar da diversidade dos seres,
Cada um deles pode retornar à sua raiz


Apesar da personalidade, da cultura, da raça, da característica pessoal, apesar de tudo

Cada um deles pode retornar à sua raiz
O regresso à raiz se chama ‘quietude’
Quietude se chama ‘retornar a viver’


A pessoa volta a viver o infinito, a vinda infinita que volta ao Vazio e passa a abraçar o universo inteiro dentro de si.

O universo, segundo o Taoísmo, não tem princípio nem fim.  O universo é a própria infinitude dentro do Absoluto. 


Abraçar a vida e retornar a viver



Capítulo 16

Alcançando o extremo Vazio e
Permanecendo na quietude da extrema quietude
Os dez mil seres se manifestam simultaneamente
E, através disso, contemplamos o seu retorno

Apesar da diversidade dos seres,
Cada um deles pode retornar à sua raiz
O regresso à raiz se chama ‘quietude’
Quietude se chama ‘retornar a viver’
O retornar a viver se chama ‘constância’
Conhecer a constância se chama ‘Iluminação’
Desconhecer a constância é a impropriedade
Que provoca o infortúnio.

Quem conhece a constância é abrangente
Quem é abrangente pode ser coletivo
O coletivo tem o poder da criação
A criação tem o poder do céu
O céu tem o poder do Tao
O Tao tem o poder do eterno
Assim,
Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer


...............

Foto: Sítio das Estrelas, Janine



TAO TE CHING

O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE

Lao Tse, o Mestre do Tao

Tradução e Interpretação do Capítulo 16
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG

Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 27 de setembro de 1994

Transcrição e Síntese de Janine Milward

A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng


 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching