A Tradição do Mistério



A Tradição do Mistério

Wu Jyh Cherng


Na China, a Tradição Taoísta é também chamada de Tradição do Mistério.

A Tradição do Mistério é a tradição que busca uma vivência através de uma prática mística que nos leva, que nos conduz a um universo mais profundo, a um universo onde não há limitação, não há linguagem, não há forma... porém é um universo que abraça todas as linguagens e todas as formas.

Essa vivência, esse caminho, se realiza através do alcance do extremo Vazio e a permanência nesse estado - mesmo que a pessoa esteja em estado de lucidez. 

Devemos entrar no Vazio da extrema quietude e permanecer nesse estado de extrema quietude mesmo que estejamos em atividade.

 É fácil estar na quietude quando estamos fóra da atividade; difícil é estar em atividade e ao mesmo tempo permanecendo na quietude. 

Didaticamente, portanto, é necessário primeiro renunciar à atividade para se poder entrar na quietude e só então retornar à atividade sem perder a quietude que foi conquistada quando estávamos quietos.

É esse exatamente o processo do efeito da meditação.


O que é a meditação?  Fechamos as portas e as janelas, desligamos o telefone e colocamos um aviso de ‘não perturbe’ na porta.  O que então acontece?  Estamos nos isolando da atividade para entrarmos na quietude.  Através do processo da quietude, alcançamos o Vazio.  E, conquistada a calma da quietude, do Vazio, saímos da meditação, voltamos a abrir portas e janelas, religamos o telefone e começamos a trabalhar e a falar com as pessoas.  Ainda, porém, permanece dentro de nós aquele efeito da quietude que foi conquistado através do isolamento.

Dessa maneira, uma pessoa que diariamente encontra um tempo para se isolar e entrar na meditação, quando volta ao mundo, carregará consigo aquela quietude enquanto exercer suas atividades cotidianas.

Para o iniciante, esse efeito não dura tanto tempo.

Para um mestre de nível mais elevado, é possível entrar em meditação e sair da meditação e continuar permanecendo com a mesma calma e quietude até a próxima meditação.  Para o mestre, a quietude não é alterada durante o seu dia: algumas horas ele pode passar em quietude, até mesmo numa quietude física.  Em outras horas, ele estará trabalhando, conversando, agindo e seu corpo físico também estará agindo mas ele terá sempre a sua mente quieta.  Sua mente é igualmente quieta durante a meditação ou fora dela.  Se houver alguma oscilação, será mínima.

Mesmo sendo um grande mestre, enquanto ainda estiver encarnado, ele estará carregando seu corpo e possui, portanto, as limitações desse corpo.  Não terá limitações do espírito e assim pode ter um grande poder para transmutar as limitações do corpo físico.  Essas limitações são as doenças, o cansaço.  O estágio onde as limitações do corpo físico são transmutadas é um estágio difícil de ser alcançado.

Deve-se alcançar um estágio onde o espírito não seja mais limitado e o corpo físico esteja dentro de uma razoável conservação.  Para tanto, existem inúmeras práticas de manutenção física - o Tai-Chi, o Chi Kun, a Yoga, etc. - e cuidados com a dieta, em relação ao que se ingere; cuidados com a saúde de todas as maneiras.

Na verdade, não se encontra um Mestre Taoísta com a cabeça boa e o corpo sedentário.  A Tradição Taoísta dá um imenso valor à saúde física.  Saúde física significa que a pessoa tem uma estrutura material que sustenta o espírito para que essa consciência iluminada encarnada no corpo físico possa trabalhar no mundo, possa ajudar as pessoas, divulgar trabalhos e beneficiar a passagem da Tradição para frente.

O Taoísmo gerou grandes terapias: os grandes mestres da medicina chinesa, da acupuntura, vieram todos do Taoísmo.

Na China, portanto, o Taoísmo é chamado de Tradição do Mistério.




Capítulo 16

Alcançando o extremo Vazio e
Permanecendo na quietude da extrema quietude
Os dez mil seres se manifestam simultaneamente
E, através disso, contemplamos o seu retorno

Apesar da diversidade dos seres,
Cada um deles pode retornar à sua raiz
O regresso à raiz se chama ‘quietude’
Quietude se chama ‘retornar a viver’
O retornar a viver se chama ‘constância’
Conhecer a constância se chama ‘Iluminação’
Desconhecer a constância é a impropriedade
Que provoca o infortúnio.

Quem conhece a constância é abrangente
Quem é abrangente pode ser coletivo
O coletivo tem o poder da criação
A criação tem o poder do céu
O céu tem o poder do Tao
O Tao tem o poder do eterno
Assim,
Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer


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Foto: Sítio das Estrelas, Janine



TAO TE CHING

O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE

Lao Tse, o Mestre do Tao

Tradução e Interpretação do Capítulo 16
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG

Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 27 de setembro de 1994

Transcrição e Síntese de Janine Milward

A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng
 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching