O grande segredo da Alquimia
Wu Jyh Cherng
Na meditação, devemos ser abertos, receptivos, para colaborarmos
com o grande destino do universo, integrando-nos ao grande destino do universo
em vez de lutarmos contra.
Lutar contra o grande destino do universo é inútil. É preciso saber fluir, integrar.
Na prática da meditação, vamos nos integrando com essa grande
força. A partir do momento em que nos
integramos com ela, essa força entra dentro de nós.
Então, nos renovamos e nos purificamos.
Essa energia muda nossas células, nossa energia, nosso corpo
físico, nossa mente, nossa estrutura psíquica.
Então nos transformamos.
O grande segredo da Alquimia - segundo o Taoísmo - não é o
alquimista se colocar como o dono do destino contra o destino do universo. O grande segredo da transmutação é nos
integrarmos ao destino do universo fazendo com que a força do universo seja o
instrumento regente que nos modifica.
Não é “Eu Transmuto” e sim Ele (o dono do universo) Me Transmuta.
Por isso, Lao Tse fala do conceito da ação não-intencional: eu ajo não com a intenção de agir. Na não-intenção, eu colaboro para que a força
do universo me transmute.
Esse é o grande segredo da Alquimia.
A grande transmutação é saber usar a força do universo para nos
transformar. Isso não está nos
livros. Mestre Maa nos ensinou.
O turvo, através da quietude,
torna-se gradualmente límpido
O quieto, através do
movimento, torna-se gradualmente criativo
Lao Tse diz que, depois de termos alcançado a extrema quietude, no
estado da Fixação - dentro do Caos Primordial - , alcançamos a perfeição.
No Taoísmo, quem entra no caos primordial, ainda não se tornou um
Mestre. Apenas chegou ao Ponto Inicial
da verdadeira caminhada. Todas as
grandes caminhadas místicas acontecerão desse ponto em diante.
Somente a partir do ponto da Fixação - quando a Consciência e a
Energia estão no próprio Caos -, com paciência de esperar e não se
limitando ao colocar esse ponto como Sublime Realização...., com o tempo,
percebe- se que dentro desse Caos haverá
uma grande explosão de força. Aí é,
exatamente, o movimento que nasce da quietude.
É a limpidez que nasce do caos.
Esse caos é como uma água turva que nada se distingue. Dentro dele surgirá uma luz, uma luz
completamente diferente de qualquer luz anteriormente conhecida.
Surge uma Consciência que é completamente diferente de todas as
consciências que conhecíamos antes de entrarmos no Caos Primordial.
No I Ching, tudo isso corresponde ao Hexagrama Fu, o Retorno. É o Yang que retorna por debaixo da absoluta
quietude.
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Da
plenitude de atividades à absoluta quietude, os Hexagramas passam por 7 etapas:
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1 Linha
Yang tornando-se Yin ________
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2
Linhas Yang tornando-se Yin _______
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3
Linhas Yang tornando-se Yin _______
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4
Linhas Yang tornando-se Yin _______
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5
Linhas Yang tornando-se Yin _______
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Finalmente,
na sexta etapa, o Hexagrama se torna inteiramente Yin:
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A mesma
coisa acontece na prática da meditação.
Começamos a meditar e gradualmente nossa
ansiedade vai desaparecendo, até que tudo desaparece e nessa hora,
entramos no Caos Primordial.
Alcançou-se
a Plenitude?
Não.
Alcançou-se
o Caos Primordial de onde o universo novamente nasce dentro de nós. Parece uma bomba explodindo debaixo da terra.
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É uma força explosiva, como um trovão, como um big-bang espiritual
que surge dentro de nós. E essa grande
explosão vai trazer uma nova Consciência, surge uma grande Iluminação, ao mesmo
tempo em que aparece uma força altamente criativa, de onde um novo ciclo de
transformação começa. A Linha Yang que
surge por debaixo das Linhas Yin, em Fu, o Retorno.
Por isso, Ele diz:
O turvo, através da quietude,
torna-se gradualmente límpido
O quieto, através do
movimento, torna-se gradualmente criativo
É preciso entrar na Fixação para começar a Caminhar.
Capítulo 15
Os bons realizadores da antiguidade eram sutis,
Maravilhosos, misteriosos e despertados.
Eram profundos e não podiam ser compreendidos
E, justamente por não poderem ser compreendidos,
É preciso esforçar-se para ilustrá-los.
Eram receosos como quem atravessa um rio no inverno
Eram cautelosos como quem teme seus vizinhos
Eram reservados como o hóspede
Eram solúveis como gelo fundente
Eram genuínos como a madeira bruta
Eram vazios como os vales
Entorpecidos como a água turva.
O turvo, através da quietude, torna-se gradualmente límpido
O quieto, através do movimento, torna-se gradualmente criativo
Aquele que resguarda este Caminho não tem desejo de se enaltecer
E, justamente por não se enaltecer, mesmo envelhecido, pode voltar a criar.
Foto: Sítio das Estrelas, Janine
TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o Mestre do Tao
Tradução e Interpretação do Capítulo 15
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 20 de setembro de 1994
Transcrição e Síntese de Janine Milward
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Chin