O grande segredo da Alquimia



O grande segredo da Alquimia

Wu Jyh Cherng


Na meditação, devemos ser abertos, receptivos, para colaborarmos com o grande destino do universo, integrando-nos ao grande destino do universo em vez de lutarmos contra.

Lutar contra o grande destino do universo é inútil.  É preciso saber fluir, integrar.

Na prática da meditação, vamos nos integrando com essa grande força.  A partir do momento em que nos integramos com ela, essa força entra dentro de nós.

Então, nos renovamos e nos purificamos.

Essa energia muda nossas células, nossa energia, nosso corpo físico, nossa mente, nossa estrutura psíquica.  Então nos transformamos.


O grande segredo da Alquimia - segundo o Taoísmo - não é o alquimista se colocar como o dono do destino contra o destino do universo.  O grande segredo da transmutação é nos integrarmos ao destino do universo fazendo com que a força do universo seja o instrumento regente que nos modifica.

Não é “Eu Transmuto” e sim Ele (o dono do universo) Me Transmuta.

Por isso, Lao Tse fala do conceito da ação não-intencional:  eu ajo não com a intenção de agir.  Na não-intenção, eu colaboro para que a força do universo me transmute.

Esse é o grande segredo da Alquimia.

A grande transmutação é saber usar a força do universo para nos transformar.  Isso não está nos livros.  Mestre Maa nos ensinou.



O turvo, através da quietude, torna-se gradualmente límpido
O quieto, através do movimento, torna-se gradualmente criativo


Lao Tse diz que, depois de termos alcançado a extrema quietude, no estado da Fixação - dentro do Caos Primordial - , alcançamos a perfeição.

No Taoísmo, quem entra no caos primordial, ainda não se tornou um Mestre.  Apenas chegou ao Ponto Inicial da verdadeira caminhada.  Todas as grandes caminhadas místicas acontecerão desse ponto em diante.

Somente a partir do ponto da Fixação - quando a Consciência  e a  Energia estão no próprio Caos -, com paciência de esperar e não se limitando ao colocar esse ponto como Sublime Realização...., com o tempo, percebe- se que  dentro desse Caos haverá uma grande explosão de força.   Aí é, exatamente, o movimento que nasce da quietude.  É a limpidez que nasce do caos.

Esse caos é como uma água turva que nada se distingue.  Dentro dele surgirá uma luz, uma luz completamente diferente de qualquer luz anteriormente conhecida.

Surge uma Consciência que é completamente diferente de todas as consciências que conhecíamos antes de entrarmos no Caos Primordial.

No I Ching, tudo isso corresponde ao Hexagrama Fu, o Retorno.  É o Yang que retorna por debaixo da absoluta quietude.

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Da plenitude de atividades à absoluta quietude, os Hexagramas passam por 7 etapas:

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1 Linha Yang tornando-se Yin               ________
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2 Linhas Yang tornando-se Yin             _______
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3 Linhas Yang tornando-se Yin             _______
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4 Linhas Yang tornando-se Yin             _______
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5 Linhas Yang tornando-se Yin             _______
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Finalmente, na sexta etapa, o Hexagrama se torna inteiramente Yin:

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A mesma coisa acontece na prática da meditação.  Começamos a meditar e gradualmente nossa  ansiedade vai desaparecendo, até que tudo desaparece e nessa hora, entramos no Caos Primordial.

Alcançou-se a Plenitude?

Não.

Alcançou-se o Caos Primordial de onde o universo novamente nasce dentro de nós.  Parece uma bomba explodindo debaixo da terra.

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É uma força explosiva, como um trovão, como um big-bang espiritual que surge dentro de nós.  E essa grande explosão vai trazer uma nova Consciência, surge uma grande Iluminação, ao mesmo tempo em que aparece uma força altamente criativa, de onde um novo ciclo de transformação começa.  A Linha Yang que surge por debaixo das Linhas Yin, em Fu, o Retorno.

Por isso, Ele diz:
O turvo, através da quietude, torna-se gradualmente límpido
O quieto, através do movimento, torna-se gradualmente criativo

É preciso entrar na Fixação para começar a Caminhar.


Capítulo 15


Os bons realizadores da antiguidade eram sutis,
Maravilhosos, misteriosos e despertados.
Eram profundos e não podiam ser compreendidos
E, justamente por não poderem ser compreendidos,
É preciso esforçar-se para ilustrá-los.

Eram receosos como quem atravessa um rio no inverno
Eram cautelosos como quem teme seus vizinhos
Eram reservados como o hóspede
Eram solúveis como gelo fundente
Eram genuínos como a madeira bruta
Eram vazios como os vales
Entorpecidos como a água turva.

O turvo, através da quietude, torna-se gradualmente límpido
O quieto, através do movimento, torna-se gradualmente criativo
Aquele que resguarda este Caminho não tem desejo de se enaltecer
E, justamente por não se enaltecer, mesmo envelhecido, pode voltar a criar.



Foto: Sítio das Estrelas, Janine

TAO TE CHING

O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE

Lao Tse, o Mestre do Tao

Tradução e Interpretação do Capítulo 15
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG

Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 20 de setembro de 1994

Transcrição e Síntese de Janine Milward

A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng



 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Chin