Essência Primordial: o Sopro do Céu Anterior



Essência Primordial: o Sopro do Céu Anterior

Wu Jyh Cherng



O Caminho enquanto existência é indistinguível e indescritível


Este Caminho não pode ser definido.

Mestre Maa diz:  Devemos fluir de acordo com o Tao até nos tornarmos o próprio Tao como a Virtude.

Quando uma pessoa se une ao Tao e se torna o próprio Tao, tudo o que existe nesta pessoa se torna, conseqüentemente, a Virtude.

O Caminho é a Virtude, um é complemento do outro.

O Caminho é o Absoluto e a Virtude é a manifestação do Absoluto.

Se uma pessoa consegue se unir com o próprio Caminho, com o Tao, tudo o que existe nela se torna materialmente a manifestação do Tao.  Então, naturalmente, essa pessoa é a própria Virtude.

A melhor maneira de viver virtuosamente não é encontrar a Virtude do Tao e vivê-la.  A melhor maneira de viver virtuosamente é tentar encontrar o próprio Tao e se tornar o Tao.  Então, naturalmente, se terá a Virtude sem querer possuir a Virtude.

A melhor maneira de viver a Virtude não é tentar descobrir o que é a Virtude como manifestação do Tao para tentar vivê-la.

É tentar encontrar o Tao e vivê-lo, nos tornando o próprio Tao, nos integrando com o Tao.  Dessa maneira, tudo o que existe em nós será Virtude.  São as Virtudes.

Não buscando a Virtude, encontramos a Virtude.

Esse é o famoso conceito do Wu Wei, mal traduzido como Não-Ação.  Seria mais corretamente traduzido como Ação do Não.  Ação-Não.  Ação da Não-Ação.  Ou Ação-não-Intencional, ação não premeditada, etc.


E, dentro desse estado, principalmente na pratica da experiência mística, quem consegue encontrar o Tao, se integrar com o Tao, perde a forma.  Quem perde a forma, entra no caos primordial.  Dentro desse caos primordial existe algo que não pode ser detectado, mas que é uma existência maravilhosa.  Essa existência tem o poder de criar todas as coisas, todas as formas.  Também tem o poder de diluir todas as coisas, todas as formas.  Também tem o poder de diluir todas as coisas, todas as formas e fazer com que todas as coisas e formas retornem a ser o caos primordial.

Dentro desse estado de caos primordial, encontra-se uma força.  Essa força, quando se manifesta, pode criar pessoas, animais, pensamentos, inteligência.  Igualmente, não apenas pode criar como pode dissolver.  Pode pegar todas as formas, imagens, pensamentos e idéias e transformá-los todos de volta para o caos.

O segredo da Alquimia Taoísta é abrir a porta para que esse Sopro do Céu Anterior entre dentro de nós.  E provoque uma nova criação como também possa dissolver os vícios, apegos, loucuras, complexos instalados dentro de nós.

É por um lado como o fermento que faz o pão crescer .... e por outro lado, o ácido que dissolve o pão.

É algo que tem o poder da criação  e de dissolução ao mesmo tempo.  Se a criação é a vida e a dissolução é a morte, é algo que pode proporcionar simultaneamente, a criação da vida e a dissolução da vida.

Esse algo poderoso que pode ser encontrado e experimentado nos caos primordial (na prática da meditação é o Estado de Fixação), é exatamente o que na Alquimia chamamos de Sopro do Céu Anterior.

O Sopro do Céu Anterior é chamado de Autêntico Sopro.

Por que Autêntico?
Porque tudo o que é falso, é temporário, é impermanente.

Uma energia que existe hoje e não existe mais amanhã, não é autêntica porque não é permanente.

O Autêntico Sopro é permanente porque pode criar todas as coisas como pode dissolver todas as coisas e nada pode dissolvê-lo.

Dessa forma, corresponde, simbolicamente, ao ouro, na Alquimia.

O ouro é um metal que pode ser derretido, pode ser transformado em jóia, mas que, no entanto, sua qualidade é sempre a mesma.

Também assim é o Sopro do Céu Anterior - apesar de estar no fundo do homem, no fundo do universo, invisível ou visível, escondido ou através de alguma forma que se pode ver.  É uma imperecível matéria-prima a ser trabalhada pela Alquimia Espiritual.

Como alcançar o ouro através a alquimia espiritual?
Através da meditação.

É na meditação, na extrema quietude, que se sente que se está escorregando, escorregando......
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Quando se chega a uma profundidade, percebe-se que a consciência está num estado de caos primordial, onde não há forma, não há linguagem, não há imagem.  O que existe é uma absoluta quietude.  E dentro desse estado, sentimos que somos algo que não pode ser definido, que está unido ao todo e que não está unido a nada.  Nesse estado, existe uma força efervescente, algo pulsante dentro de nós, mesmo que não mais tenhamos a forma física.

Nessa hora, o que existe, é o que chamamos Essência. 


Por isso, Ele diz:
Dentro do indistinguível e indescritível há uma existência
Dentro do indistinguível e indescritível há uma imagem
E dentro dessa profunda obscuridade há uma essência
Essa essência é absolutamente autêntica


É algo  tão verdadeiro que somente a própria pessoa sabe que existe.


E dentro dela há uma prova.

Essa Essência Primordial - o Sopro do Céu Anterior - só pode ser encontrada dentro do caos primordial.

Uma vez a consciência não entre em caos primordial, não pode encontrar a Essência.  Uma vez a consciência consiga encontrar o caos primordial, a Essência aparece.
Quando aparece, sabe-se.


Como saber que a Consciência está em estado de quietude, onde não mais se pensa, não mais se distingue, não mais se analisa?

O Sopro do Céu Anterior só pode ser identificado pela Consciência do Céu Anterior.

Ou seja, somente o Espírito Puro pode identificar o Sopro do Céu Anterior.

Quando o nosso espírito comum entra em adormecimento, o Sopro aparece.  A consciência em adormecimento não tem a capacidade de detectá-lo.  Nessa hora, a Consciência verdadeira surge, aparece e identifica.

Temos uma consciência racional, egóica.  Através de um profundo estado de desligamento, a consciência do ego começa a desaparecer.  Quando a consciência finalmente entra em quietude, o Sopro começa a aparecer.  Esta consciência comum - que já está quieta - começa a sentir algo.  Só que essa consciência não tem condições de detectar mais nada.  Por isso, não consegue descrever mais nada.

O Sopro do Céu Anterior tem o poder de chamar aquilo que é o único que O conhece.

Quando o Sopro Primordial aparece, ele faz com que sobressaia uma Consciência que estava até então adormecida.

A entrada do Sopro do Céu Anterior é responsável para a ressurreição da Consciência Pura que é o Espírito Puro que encarnou em nós desde o princípio da fecundação e que, desde que o ego entrou, esse espírito foi nocauteado. 

Quando da entrada do Sopro do Céu Anterior, o Espírito ‘acorda’ e reconhece o Sopro Primordial e imediatamente se une a ele.  Esse Espírito Primordial ressuscita e é alimentado por esse Sopro do Céu Anterior, engrandece e não fica fraco como antes.

Dessa maneira, é possível se saber e reconhecer e adquirir essa Prova do Sopro Primordial.


O que acontece na nossa prática?

Usamos uma profunda meditação para que nosso ego chegue a um ponto de absoluto nocaute.

No absoluto nocaute do ego, o Sopro do Céu Anterior aparece. O Sopro aparece e chama o Espírito Primordial que havia sido ‘esquecido’ e que se levanta e se une ao Sopro.

A cada meditação que fazemos e entramos na profunda Fixação, ressuscitamos nosso Espírito Primordial e a cada vez que este se manifesta, vai se fortificando e o ego vai enfraquecendo.  Depois de um longo tempo de prática, o Espírito Primordial fica mais forte e o ego, mais fraco.

Assim, cada vez mais nos aproximamos da Iluminação, com uma lucidez cada vez maior e as loucuras e os complexos vão ficando menores.

Essa é a utilização do Sopro Primordial para  ‘pescar’ o Espírito e ser reconhecido por  ele - não através do racional mas através da Pura Consciência.
Assim é o processo que deve acontecer.


Por isso, Ele diz:
E dentro dela há uma prova


Só podemos descobrir essa prova reconhecendo o Sopro do Céu Anterior através do Espírito do Céu Anterior.


Capítulo 21


 A abrangência da Virtude do Orifício é seguir apenas o Caminho
O Caminho enquanto existência é indistinguível e indescritível
Dentro do indistinguível e indescritível há uma existência
Dentro do indistinguível e indescritível há uma imagem
E dentro dessa profunda obscuridade há uma essência
Essa essência é absolutamente autêntica
E dentro dela há uma prova.

Desde a antiguidade até hoje o seu nome nunca foi esquecido
E pode observar a beleza e a bondade de tudo

Como posso saber a causa da beleza e da bondade de tudo?
É através da prova.

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Foto: Sítio das Estrelas, Janine



TAO TE CHING

O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE

Lao Tse, o Mestre do Tao

Tradução e Interpretação do Capítulo 21
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG

Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 22 de novembro de 1994

Transcrição e Síntese de Janine Milward


A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng
 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching