As Sete Etapas a serem cumpridas na Alquimia Taoísta
Wu Jyh Cherng
Na Alquimia Taoísta da Escola Oeste do Mestre Maa, existem várias
etapas a serem cumpridas:
A primeira etapa chama-se Construção da Base
A segunda etapa chama-se Recolhimento da Matéria Prima
A terceira etapa chama-se Coagulação do Elixir
A quarta etapa chama-se Destilação do Eu
A quinta etapa chama-se Reprocessamento do Elixir
A sexta etapa chama-se Nascimento do Feto Sagrado
A sétima etapa chama-se Sagração - quando o Corpo Solar está
pronto.
Onde se situa a Fixação?
A Fixação se situa na primeira fase. Está na Construção da Base. Não atingindo a Fixação, não entrando no Caos
Primordial, não atingimos a grande transmutação.
Não quero fazer parecer que o Taoísmo seja mais profundo do que as
outras práticas. Mas, realmente, a
concepção do Taoísmo sobre a pratica da meditação vai muito fundo.
Na maior parte das Escolas de Meditação, quando se atinge o momento
de não mais pensamentos nem respiração nem pulsação, isso já é a grande
realização.
Para o Taoísmo, isso significa apenas o começo da viagem. E esse começo se chama Construção da Base.
A viagem é longa.
Mestre Maa sempre diz:
“E quando se atinge a sétima etapa, o que se faz?
Reinicia-se um novo Caminho”.
Tudo o que foi forjado até ali deve ser jogado num novo Caldeirão
Cósmico e tudo começa de novo, numa dimensão bem maior.
A partir daí, não está mais na dimensão de Mestre Maa.
Não precisamos nos preocupar muito com isso porque - para se chegar
lá - são poucos entre milhões e milhões que conseguem.
Aquele que resguarda este
Caminho não tem desejo de se enaltecer
E, justamente por não se
enaltecer, mesmo envelhecido, pode voltar a criar.
A pessoa que não quer possuir mais do que o outro, que não quer ser
mais do que o outro, tem constantemente simplicidade e humildade,
naturalmente. É constantemente
renovado. É muito simples.
Aquilo que encontra o Vazio, pode estar constantemente
possibilitado de tornar-se pleno. Isso é
o que Lao Tse chama de Constante Criação.
Mesmo chegando a ser velho, pode voltar a criar.
O Vazio traz a renovação e a criação.
Nesse ponto, o Taoísmo é muito otimista. Uma pessoa pode estar muito envolvida em
hábitos, costumes, apegos. Uma vez tenha
abertura para uma nova inspiração, ela estará dando chance para se renovar e
modificar, até por inteiro.
Não existe uma pessoa ‘incurável’ mentalmente, espiritualmente ou
fisicamente.
Mestre Maa diz:
“Basta que uma pessoa ainda esteja respirando, ela pode voltar a
criar uma vida renovada”.
Essa abertura é fundamental.
É preciso se ter essa consciência para que a renovação seja
possível. Sem Consciência, a pessoa
fecha as portas para si mesma.
Havendo uma pequena esperança para a modificação, isso já é
suficiente para que a pessoa possa se modificar completamente e se tornar outra
pessoa completamente renovada.
Pergunta: Qual seria o Hexagrama do I Ching
correspondente à sétima etapa?
Resposta
de Cherng:
Começamos
assim: uma pessoa normal, agitada, é
representada pelo Yang Criativo, interpretado de uma maneira pejorativa:
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Ao
começar a trabalhar interiormente, vai começando a se esvaziar:
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Em
seguida, vai se esvaziando mais um pouquinho:
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.... E
mais um pouquinho vai se esvaziando.
Este é um momento perigoso que gera uma ruptura com o exterior. Seu mundo externo ainda está ativo e seu
mundo interno já está passivo. Esse é o
Hexagrama Estagnação. Nessa hora, a
caminhada deve ser cautelosa.
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Na
próxima etapa, vai melhorando:
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Em
seguida, mais um passo à frente:
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Quando
chega a sexta etapa, o que se atinge?
O
Caos. Interiormente, chegou-se ao Caos
Primordial e exteriormente, chegou-se à Fixação. Por absolutamente passivo, este Hexagrama
pode durar um tempo infinito, podendo a pessoa ficar neste estágio um momento,
uma hora, um dia, um mês, um ano, dez anos....
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Mas, se
esperar, em algum momento, de repente, surge o primeiro Yang. Este é o sétimo retorno, o retorno da sétima
etapa. Isso se chama o Retorno do Sete.
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Daí
surgem uma nova Consciência e uma nova Força Criativa.
O Ponto
do Retorno não é o retornar ao mesmo ponto.
Esse ponto de retorno é retornar à uma nova vida. É a nova vida que retorna.
Pergunta: O Mestre Taoísta é considerado Mestre quando
atinge esse ponto?
Reposta
de Cherng:
Não. Ele começa a ser considerado um Iniciado que
realmente começou sua Caminhada. Antes
disso, estamos tentando ser um aprendiz.
Até um
ponto somos aprendizes. Depois, somos
realizadores.
Primeiramente
aprendemos o Tao. Depois, realizamos o
Tao.
E, mais
tarde, conquistamos o Tao.
Pergunta: E a continuação do processo se dá da mesma
maneira?
Reposta
de Cherng:
Sim. até finalmente se alcançar a Plenitude. A partir daí, teremos nosso Corpo Solar
pronto.
Capítulo 15
Os bons realizadores da antiguidade eram sutis,
Maravilhosos, misteriosos e despertados.
Eram profundos e não podiam ser compreendidos
E, justamente por não poderem ser compreendidos,
É preciso esforçar-se para ilustrá-los.
Eram receosos como quem atravessa um rio no inverno
Eram cautelosos como quem teme seus vizinhos
Eram reservados como o hóspede
Eram solúveis como gelo fundente
Eram genuínos como a madeira bruta
Eram vazios como os vales
Entorpecidos como a água turva.
O turvo, através da quietude, torna-se gradualmente límpido
O quieto, através do movimento, torna-se gradualmente criativo
Aquele que resguarda este Caminho não tem desejo de se enaltecer
E, justamente por não se enaltecer, mesmo envelhecido, pode voltar a criar.
Foto: Sítio das Estrelas, Janine
TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o Mestre do Tao
Tradução e Interpretação do Capítulo 15
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 20 de setembro de 1994
Transcrição e Síntese de Janine Milward
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Chin