As Sete Etapas a serem cumpridas na Alquimia Taoísta



As Sete Etapas a serem cumpridas na Alquimia Taoísta

Wu Jyh Cherng


Na Alquimia Taoísta da Escola Oeste do Mestre Maa, existem várias etapas a serem cumpridas:

A primeira etapa chama-se Construção da Base

A segunda etapa chama-se Recolhimento da Matéria Prima

A terceira etapa chama-se Coagulação do Elixir

A quarta etapa chama-se Destilação do Eu

A quinta etapa chama-se Reprocessamento do Elixir

A sexta etapa chama-se Nascimento do Feto Sagrado

A sétima etapa chama-se Sagração - quando o Corpo Solar está pronto.


Onde se situa a Fixação?

A Fixação se situa na primeira fase.  Está na Construção da Base.  Não atingindo a Fixação, não entrando no Caos Primordial, não atingimos a grande transmutação.

Não quero fazer parecer que o Taoísmo seja mais profundo do que as outras práticas.  Mas, realmente, a concepção do Taoísmo sobre a pratica da meditação vai muito fundo.

Na maior parte das Escolas de Meditação, quando se atinge o momento de não mais pensamentos nem respiração nem pulsação, isso já é a grande realização.

Para o Taoísmo, isso significa apenas o começo da viagem.  E esse começo se chama Construção da Base.

A viagem é longa.

Mestre Maa sempre diz:

“E quando se atinge a sétima etapa, o que se faz?
Reinicia-se um novo Caminho”.

Tudo o que foi forjado até ali deve ser jogado num novo Caldeirão Cósmico e tudo começa de novo, numa dimensão bem maior.

A partir daí, não está mais na dimensão de Mestre Maa.

Não precisamos nos preocupar muito com isso porque - para se chegar lá - são poucos entre milhões e milhões que conseguem.



Aquele que resguarda este Caminho não tem desejo de se enaltecer
E, justamente por não se enaltecer, mesmo envelhecido, pode voltar a criar.

A pessoa que não quer possuir mais do que o outro, que não quer ser mais do que o outro, tem constantemente simplicidade e humildade, naturalmente.  É constantemente renovado.  É muito simples.

Aquilo que encontra o Vazio, pode estar constantemente possibilitado de tornar-se pleno.  Isso é o que Lao Tse chama de Constante Criação.  Mesmo chegando a ser velho, pode voltar a criar.

O Vazio traz a renovação e a criação.

Nesse ponto, o Taoísmo é muito otimista.  Uma pessoa pode estar muito envolvida em hábitos, costumes, apegos.  Uma vez tenha abertura para uma nova inspiração, ela estará dando chance para se renovar e modificar, até por inteiro.

Não existe uma pessoa ‘incurável’ mentalmente, espiritualmente ou fisicamente.

Mestre Maa diz:

“Basta que uma pessoa ainda esteja respirando, ela pode voltar a criar uma vida renovada”.

Essa abertura é fundamental.  É preciso se ter essa consciência para que a renovação seja possível.  Sem Consciência, a pessoa fecha as portas para si mesma.

Havendo uma pequena esperança para a modificação, isso já é suficiente para que a pessoa possa se modificar completamente e se tornar outra pessoa completamente renovada.


Pergunta:  Qual seria o Hexagrama do I Ching correspondente à sétima etapa?

Resposta de Cherng:


Começamos assim:  uma pessoa normal, agitada, é representada pelo Yang Criativo, interpretado de uma maneira pejorativa:

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Ao começar a trabalhar interiormente, vai começando a se esvaziar:

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Em seguida, vai se esvaziando mais um pouquinho:

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.... E mais um pouquinho vai se esvaziando.  Este é um momento perigoso que gera uma ruptura com o exterior.  Seu mundo externo ainda está ativo e seu mundo interno já está passivo.  Esse é o Hexagrama Estagnação.  Nessa hora, a caminhada deve ser cautelosa.

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Na próxima etapa, vai melhorando:

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Em seguida, mais um passo à frente:

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Quando chega a sexta etapa, o que se atinge?

O Caos.  Interiormente, chegou-se ao Caos Primordial e exteriormente, chegou-se à Fixação.  Por absolutamente passivo, este Hexagrama pode durar um tempo infinito, podendo a pessoa ficar neste estágio um momento, uma hora, um dia, um mês, um ano, dez anos....



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Mas, se esperar, em algum momento, de repente, surge o primeiro Yang.   Este é o sétimo retorno, o retorno da sétima etapa.  Isso se chama o Retorno do Sete.

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Daí surgem uma nova Consciência e uma nova Força Criativa.

O Ponto do Retorno não é o retornar ao mesmo ponto.  Esse ponto de retorno é retornar à uma nova vida.  É a nova vida que retorna.


Pergunta:  O Mestre Taoísta é considerado Mestre quando atinge esse ponto?

Reposta de Cherng:

 Não.  Ele começa a ser considerado um Iniciado que realmente começou sua Caminhada.  Antes disso, estamos tentando ser um aprendiz.

Até um ponto somos aprendizes.  Depois, somos realizadores.

Primeiramente aprendemos o Tao.  Depois, realizamos o Tao.

E, mais tarde, conquistamos o Tao.


Pergunta:  E a continuação do processo se dá da mesma maneira?

Reposta de Cherng: 

Sim.  até finalmente se alcançar a Plenitude.  A partir daí, teremos nosso Corpo Solar pronto.



Capítulo 15


Os bons realizadores da antiguidade eram sutis,
Maravilhosos, misteriosos e despertados.
Eram profundos e não podiam ser compreendidos
E, justamente por não poderem ser compreendidos,
É preciso esforçar-se para ilustrá-los.

Eram receosos como quem atravessa um rio no inverno
Eram cautelosos como quem teme seus vizinhos
Eram reservados como o hóspede
Eram solúveis como gelo fundente
Eram genuínos como a madeira bruta
Eram vazios como os vales
Entorpecidos como a água turva.

O turvo, através da quietude, torna-se gradualmente límpido
O quieto, através do movimento, torna-se gradualmente criativo
Aquele que resguarda este Caminho não tem desejo de se enaltecer
E, justamente por não se enaltecer, mesmo envelhecido, pode voltar a criar.



Foto: Sítio das Estrelas, Janine

TAO TE CHING

O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE

Lao Tse, o Mestre do Tao

Tradução e Interpretação do Capítulo 15
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG

Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 20 de setembro de 1994

Transcrição e Síntese de Janine Milward

A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng



 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Chin