Alcançando o extremo Vazio




Alcançando o extremo Vazio

Wu Jyh Cherng


..... o Taoísmo é chamado de Tradição do Mistério.

Mistério é a entrada na dimensão que vai além da linguagem.

Como se faz essa entrada?

Através do alcance do extremo Vazio.  Esse Sublime Vazio, esse extremo Vazio, que é o sublime Vazio que abrange todas as coisas, que é o próprio Wu Chi do I Ching, que é o próprio Absoluto, que é o próprio zero da matemática.

É permanecendo na quietude da extrema quietude, da sublime quietude, que a pessoa consegue se realizar.

Alcançando o extremo Vazio e
Permanecendo na quietude da extrema quietude


Mestre Maa nos diz que para realizar o Caminho e a Virtude - Caminho é o Princípio e Virtude é aquilo que está de acordo com o Princípio -,  o Taoísta deve partir de dois pontos: viver o Tao do Céu Anterior e viver o Tao do Céu Posterior.

No livro do Tao Te Ching - Ching significa Tratado; Tao significa Caminho e Te significa Virtude: portanto o Tratado do Caminho e da Virtude - nos é ensinado que o Tao do Céu Anterior é a própria palavra Tao, o Caminho.  E o Tao do Céu Posterior é a Virtude.

Virtude é uma palavra que simboliza aquele que está de acordo com o Absoluto.  O Tao do Caminho significa o próprio Absoluto.  Uma vez que se esteja sintonizado com o Absoluto, tudo o que for feito estará dentro da normalidade e das Leis cósmicas do Absoluto.  Então, a pessoa será naturalmente virtuosa e mesmo que não tiver a intenção de fazer as coisas corretamente, sempre tomará a postura correta.

Quando uma pessoa consegue sintonizar com a grande natureza - viver, comer, caminhar, conviver seguindo a lei da natureza do universo -, tudo o que fizer naturalmente estará correto, sem que prejudique ninguém, sem que faça as coisas fóra do momento ou fóra da normalidade ou fóra do curso natural do universo.  Todos os seus atos serão virtuosos.

A Virtude é, então, aquilo que está de acordo com as leis  cósmicas, com a fluidez e a naturalidade do universo.

Esses não são preceitos e regras rígidas.  O Taoísmo diz que precisamos assimilar e compreender os conceitos através do processo de conscientização para então se poder tomar as decisões naturais e se modificar naturalmente.

 Capítulo 16


Alcançando o extremo Vazio e
Permanecendo na quietude da extrema quietude
Os dez mil seres se manifestam simultaneamente
E, através disso, contemplamos o seu retorno

Apesar da diversidade dos seres,
Cada um deles pode retornar à sua raiz
O regresso à raiz se chama ‘quietude’
Quietude se chama ‘retornar a viver’
O retornar a viver se chama ‘constância’
Conhecer a constância se chama ‘Iluminação’
Desconhecer a constância é a impropriedade
Que provoca o infortúnio.

Quem conhece a constância é abrangente
Quem é abrangente pode ser coletivo
O coletivo tem o poder da criação
A criação tem o poder do céu
O céu tem o poder do Tao
O Tao tem o poder do eterno
Assim,
Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer


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Foto: Sítio das Estrelas, Janine



TAO TE CHING

O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE

Lao Tse, o Mestre do Tao

Tradução e Interpretação do Capítulo 16
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG

Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 27 de setembro de 1994

Transcrição e Síntese de Janine Milward

A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng
 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching