Alcançando o extremo Vazio
Wu Jyh Cherng
..... o Taoísmo é chamado de Tradição do Mistério.
Mistério é a entrada na dimensão que vai além da linguagem.
Como se faz essa entrada?
Através do alcance do extremo Vazio. Esse Sublime Vazio, esse extremo Vazio, que é
o sublime Vazio que abrange todas as coisas, que é o próprio Wu Chi do I Ching,
que é o próprio Absoluto, que é o próprio zero da matemática.
É permanecendo na quietude da extrema quietude, da sublime
quietude, que a pessoa consegue se realizar.
Alcançando o extremo Vazio e
Permanecendo na quietude da
extrema quietude
Mestre Maa nos diz que para realizar o Caminho e a Virtude -
Caminho é o Princípio e Virtude é aquilo que está de acordo com o Princípio
-, o Taoísta deve partir de dois pontos:
viver o Tao do Céu Anterior e viver o Tao do Céu Posterior.
No livro do Tao Te Ching - Ching significa Tratado; Tao significa
Caminho e Te significa Virtude: portanto o Tratado do Caminho e da Virtude - nos
é ensinado que o Tao do Céu Anterior é a própria palavra Tao, o Caminho. E o Tao do Céu Posterior é a Virtude.
Virtude é uma palavra que simboliza aquele que está de acordo com o
Absoluto. O Tao do Caminho significa o
próprio Absoluto. Uma vez que se esteja
sintonizado com o Absoluto, tudo o que for feito estará dentro da normalidade e
das Leis cósmicas do Absoluto. Então, a
pessoa será naturalmente virtuosa e mesmo que não tiver a intenção de fazer as
coisas corretamente, sempre tomará a postura correta.
Quando uma pessoa consegue sintonizar com a grande natureza -
viver, comer, caminhar, conviver seguindo a lei da natureza do universo -, tudo
o que fizer naturalmente estará correto, sem que prejudique ninguém, sem que
faça as coisas fóra do momento ou fóra da normalidade ou fóra do curso natural
do universo. Todos os seus atos serão
virtuosos.
A Virtude é, então, aquilo que está de acordo com as leis cósmicas, com a fluidez e a naturalidade do
universo.
Esses não são preceitos e regras rígidas. O Taoísmo diz que precisamos assimilar e
compreender os conceitos através do processo de conscientização para então se
poder tomar as decisões naturais e se modificar naturalmente.
Alcançando o extremo Vazio e
Permanecendo na quietude da extrema quietude
Os dez mil seres se manifestam simultaneamente
E, através disso, contemplamos o seu retorno
Apesar da diversidade dos seres,
Cada um deles pode retornar à sua raiz
O regresso à raiz se chama ‘quietude’
Quietude se chama ‘retornar a viver’
O retornar a viver se chama ‘constância’
Conhecer a constância se chama ‘Iluminação’
Desconhecer a constância é a impropriedade
Que provoca o infortúnio.
Quem conhece a constância é abrangente
Quem é abrangente pode ser coletivo
O coletivo tem o poder da criação
A criação tem o poder do céu
O céu tem o poder do Tao
O Tao tem o poder do eterno
Assim,
Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer.
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Foto: Sítio das Estrelas, Janine
TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o Mestre do Tao
Tradução e Interpretação do Capítulo 16
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 27 de setembro de 1994
Transcrição e Síntese de Janine Milward
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Nesta mesma Editora, encontra-se ainda no prelo
a realização da publicação, em breve, das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching