O Grande Caminho:
Dentro da Alquimia Superior, existem três Rodas de Moinho
Wu Jyh Cherng
O efeito da Roda de moinho ainda é a primeira etapa da Alquimia Superior.
Dentro da Alquimia Superior, existem três Rodas de Moinho:
. Roda de Moinho do Sopro - que é a energia do Céu Anterior que entra dentro da pessoa como se fosse uma estrondosa tempestade.
. Roda de Moinho do Fogo Líquido
. Roda de Moinho Púrpura
Em todas essas Rodas de Moinho, quando acontecem, não se sabe por onde começam e por onde terminam. E é impossível descrevê-las. Mas existe uma diferença de qualidade entre elas..
Cada Roda de moinho representa um nível de realização alquímica atingida:
. Na primeira Roda, alcança-se a primeira realização da Alquimia, que se chama Abertura do Sopro.
. Na segunda Roda, alcança-se a Abertura do Espírito.
. Na terceira Roda, alcança-se a Abertura do Espírito Universal.
Na Primeira Roda, toda a energia vital se abre, o corpo se torna um canal aberto que faz com que as energias dentro e fóra do corpo se tornem uma só, a mesma. A energia do Céu Posterior e a energia do Céu Anterior do universo se tornam uma.
Na Segunda Roda, a Abertura do Espírito faz com que a consciência individual se conecte com a consciência coletiva. O espírito está aberto para toda a consciência interior que forma uma única Consciência. Nessa hora, não existem diferença individual ou exterior. É a unificação da consciência interior.
Cada um de nós tem vários espíritos dentro de nós. Inúmeras consciências. Nesse momento, temos uma consciência, e em outro momento, temos outra consciência predominante. E cada parte do nosso corpo tem um espírito: as articulações, a carne, os ossos, o sangue, os diversos tipos de emoção, diversos tipos de pensamento, cada célula tem uma consciência, cada território físico tem uma consciência.
Com a Abertura do Espírito, passamos a ter um único espírito, ou seja, todas as consciências são reunidas numa só. A partir desse momento, não temos mais consciente, inconsciente ou sub-consciente. Menos ainda sofreremos de neuroses ou esquizofrenias. Teremos apenas uma única Consciência. E isso acontece depois da Segunda Roda de Moinho - que é um fenômeno bastante forte.
Na Terceira Roda, a Roda de Moinho Púrpura, a consciência e todas as consciências são uma só. A Consciência e todas as Consciências são uma só. Nossa consciência estará na mente e no pensamento de todos os seres. Não existe o eu e o outro. Somos um só - todos estarão dentro de nós. Chegou-se, então, o Homem Universal.
São essas as Três Rodas de Moinho, sem início, sem fim.
Mestre Maa sempre nos diz que antes de aprendermos a ser Imortais, temos que aprendermos a ser mortais; ou seja, vivermos como uma pessoa normal e termos as virtudes plenas, sem mais criarmos Karmas negativos, com pureza de mente, com bondade interior.
Os mestres tradicionais dizem que temos três trabalhos principais a serem realizados ao mesmo tempo:
A doação - a devoção - a transformação
A Alquimia trabalha com a transformação, altera a circulação de energia, traz as Rodas de Moinho. Mas, se não houver doação não romperemos com as barreiras cármicas anteriores e dificilmente ingressaremos na segunda Roda de Moinho.
Sem devoção, sem nos ligarmos às Divindades e aos mestres, acumularemos ego e desenvolveremos um hiper ego. Sem reverência e devoção, podemos até chegar ao segundo nível mas nunca teremos um espírito universal. Não atingiremos o terceiro nível.
Essa Trilogia Taoísta no trabalho espiritual não é meramente uma doutrinação. É a técnica, a pura experiência dos mestres anteriores.
A Grande Abertura do Sopro
A Grande Abertura do Espírito
A Grande Abertura do Espírito Universal
Vêm através de 3 fenômenos:
A Roda de Moinho do Sopro
A Roda de Moinho do Fogo Líquido
A Roda de Moinho Púrpura, da Luz Púrpura
E acontecem através de uma meditação tipicamente da Alquimia Superior. Tudo sempre parte do puro conceito do Taoísmo que vem sendo acontecido desde o que se encontra no Tao Te Ching.
Por isso, Mestre Maa sempre diz: Não existe um Taoísmo autêntico que contradiga o que Lao Tse disse. Os ensinamentos de todas as linhagens e ordens e escolas taoístas, tudo, sempre veio de Lao Tse e sua obra fundamental, que é o Tao Te Ching. Portanto, qualquer ensinamento que seja completamente contraditório ao Tao Te Ching, esse ensinamento será questionável em sua autenticidade.
E o Tao Te Ching todo o tempo fala na transcendência da forma, da linguagem.
Ele fala do Grande Caminho que não tem nome, não tem forma, não tem sentimento.
É o Absoluto que abrange a Onipotência, é a Consciência Pura unida ao Sopro Puro.
Num Caminho de auto-realização - que é a Alquimia -, a grande transmutação tem que estar construída em cima desse conceito. Se estiver de acordo com esse conceito, é chamada de Alquimia Superior. Se não, é chamado de Alquimia Inferior ou Mediana. Sempre se transmuta - porque é uma Alquimia. Mas não é a Alquimia Superior. Ou seja, não é o Grande Caminho.
O Grande Caminho abre para as três Rodas e as três Aberturas - nos faz nos unir com todas as energias, possui uma única Consciência, que é Una com todas as Consciências e torna o homem onipotente.
Essa é a Sagração do Homem.
Para o homem alcançar o estado de Onipotência, ele precisa, em primeiro lugar, ter o zero, esse Vazio interior. A meditação. A meditação.
Para que isto aconteça, são precisos três instrumentos místicos que constituem a base da doutrina taoísta, que são:
A doação - a devoção - a transmutação
Devoção aos superiores. Transmutação de si próprio. Doação aos companheiros e aos inferiores, a ajuda, o respeito ao superior.
Trabalha-se sua própria transmutação, mudando a mente, a emoção, o corpo.
E assim, vem o Grande Caminho.
Parece fácil... mas não é.
É fácil de se compreender. É fácil, é simples, é sintético. O Caminho é único, Ele é simples. Quando o Caminho é fragmentado, ele é complicado; quando o Caminho é único, Ele é simples.
Mas.... torna-se difícil para nós. E por que? Porque somos muito viciados na vida fragmentada.
Vivemos nosso cotidiano atuando de maneiras diferentes com as diferentes pessoas.
Nossos conceitos sociais, morais, éticos, mudam - todo o tempo. Portanto, nós não temos uma única consciência, um único princípio. Ao mesmo tempo. Apesar disso, o Taoísmo fala que precisamos ter um único princípio. Mas esse único princípio não tem que ser rígido, absoluto, uma doutrina rígida.
Não. Nós temos que ter ao mesmo tempo o mesmo espírito interior para encararmos todas as coisas, mas também saber trabalhar cada coisa como uma coisa diferente da outra.
Dessa maneira, atuamos com a mesma consciência para tratar as diferentes pessoas.
Capítulo 27
A boa caminhada não deixa rastros ou pegadas
A boa palavra não deixa imperfeição para críticas
O bom cálculo não utiliza medida nem número
A boa porta não necessita de ferrolho para ser fechada
E não pode ser aberta
O bom nó não necessita de corda para ser atado
E não pode ser desatado
Assim, o Homem Sagrado
É constante e bondoso
Salva homens e não abandona homens
É constante e bondoso
Salva coisas e não abandona coisas
Isso se chama herdar a luz
O homem bom é mestre daquele que não é bom
O homem que não é bom é o recurso daquele que é bom
Quem não valoriza seu mestre e quem não ama seu recurso
Mesmo inteligente, permanece enormemente desorientado
A tudo isso denomina-se Maravilha e Essência
...............
Foto: Sítio das Estrelas, Janine
TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o Mestre do Tao
Tradução e Interpretação do Capítulo 27
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 17 de janeiro de 1995
Transcrição e Síntese de Janine Milward
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Nesta mesma Editora, encontra-se
a realização da publicação das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching