“Mestre, como encontrar esse Grande?”
Wu Jyh Cherng
Na terceira parte, imaginemos o discípulo ainda não satisfeito,
insistindo: “Mestre, como encontrar esse
Grande?”.
Lao Tse dá então exemplos concretos e aponta objetivamente:
O Caminho é grande
O céu é grande
A terra é grande
O rei é grande
Dentro do universo há quatro
grandes e o rei é um deles
Grande é ir longe e ir longe é estar presente.
Como encontrar esse grande?
Esse grande está no céu, está na terra, está no rei.
Dentro do universo há quatro
grandes e o rei é um deles
O que é o rei? Na
antiguidade, o rei era o dono de todas as coisas. Numa sociedade monárquica, tudo pertence ao
rei. Se o rei é o dono de todas as
cosias, é dono de si mesmo. rei é a
consciência. o Rei comanda tudo o que
acontece no reino. A consciênciaa
comanda tudo o que existe dentro de nós.
O rei é a consciência, a consciência verdadeira, a consciência pura
que é a consciência real.
Se prestarmos atenção, perceberemos aqui a trilogia de que nos fala
o I Ching: o céu em cima, a terra em baixo e homem no meio.
O homem que tem a consciência é o rei. O rei é aquele que caminha unindo o céu e a
terra.
Como se escreve o Trigrama do I Ching?
________ céu
________ homem
________ terra
________ homem
________ terra
A linha debaixo é a linha da terra.
A linha do meio é o homem. Alinha
de cima é a linha do céu. O homem vive
entre o céu e a terra. No I Ching, o
princípio e o fim se escrevem de baixo para cima.
(Nota da Transcritora: neste
ponto da Aula, Cherng escreveu no quadro alguns ideogramas em chinês indicando
rei, homem, céu e terra e a união de tudo isso.
Como esta Aula foi gravada em fita cassete, não foi possível saber e
transcrever esses ideogramas).
O Tao é grande, o céu é grande, a terra é grande. Tudo isso significa trabalho, fazer, ir,
praticar. O rei é grande e rei significa
consciência.
A consciência no Caminho que une o céu, o homem e a terra. Quem possui essa consciência é dono de si
mesmo: esse é o rei.
Ao unirmos o homem, o céu e a terra, o que se forma? Um círculo que não tem princípio nem
fim. Dentro do círculo estão o céu e a
terra. O céu, a terra, o homem e seu
caminho se encontram dentro do céu e da terra - como uma infinitude.
..........................
Na alquimia taoísta existe um termo chamado de Elixir. O Elixir é o plantio e significa
imortalidade. Onde se semeia
imortalidade se colhe imortalidade.
Aonde se semeia imortalidade?
No encontro do homem com o Caminho, no encontro da consciência com
o sopro. Por isso, Lao Tse ressaltou o
rei em importância, ou seja, a consciência.
CAPÍTULO 25
Há algo completamente entorpecido
Anterior à criação do céu e da terra
Quieto e êrmo
Independente e inalterável
Move-se em círculo e não se exaure
Pode-se considera-lo a Mãe sob o céu
Eu não conheço seu nome
Chamo-o de Caminho
Me esforçando por denominá-lo, chamo-o de Grande
“Grande” significa Ir
“Ir” significa Distante
“Distante” significa Retornar
O Caminho é grande
O céu é grande
A terra é grande
O rei é grande
Dentro do universo há quatro grandes e o rei é um deles
O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Caminho
O Caminho se orienta por sua própria natureza
...............
TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o Mestre do Tao
Tradução e Interpretação do Capítulo 25
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 03 de janeiro de 1995
Transcrição e Síntese de Janine Milward
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Nesta mesma Editora, encontra-se
a realização da publicação das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching