... o Buda disse: Todos os seres são Budas adormecidos.
E todos os Budas são homens despertados
Wu Jyh Cherng
E as Rodas de Moinho acontecem em três etapas e tudo isso abrirá os três níveis de realização espiritual:
O Sopro
O Espírito
E o Espírito Coletivo.
E, ao final de cada etapa, consegue-se o resultado chamado A Pérola da Imortalidade ou Elixir da Imortalidade.
O primeiro Elixir chama-se Elixir do Sopro.
O segundo Elixir chama-se Elixir do Espírito
O terceiro Elixir chama-se Elixir do Espírito Coletivo
Essas etapas levam anos e começam a partir da Iniciação.
Esse Elixir é o que Lao Tse diz na última frase do primeiro verso:
O bom nó não necessita de corda para ser atado
E não pode ser desatado
O Elixir é coagulado. A Coagulação do Elixir é fazer o nó, é concentrar uma força energética e espiritual e espiritual coletiva como resultado dessa prática. Apenas que esse nó não é feito de nenhuma matéria do Céu Posterior - portanto, não é uma corda.
Numa escala mais inferior, explica-se que a Verdadeira Alquimia não é feita de nenhuma matéria além do próprio Espírito e o Sopro do Céu Anterior. É uma Consciência anterior à criação do universo, uma energia.
A aquisição dessa matéria-prima é o que faz o verdadeiro Elixir. Por isso, não se chega ao Elixir forjando-se minerais ou metais nobres ou ervas ou luzes ou cálculos astrológicos, veia do dragão, etc. Todos estão fóra da realidade porque são impermanentes, são linguagem, são matéria - sutil ou densa. Tudo isso são portas.
Somente algo que esteja completamente fora da linguagem é que realmente pode ser a verdadeira, a autêntica matéria-prima para a construção da imortalidade: a Vida e a Consciência Infinitas.
Essas são as últimas palavras da Alquimia.
O universo do misticismo é muito complexo. No Grande Caminho da Sublime Alquimia quase tudo é ilusório - porque tudo fica dentro da limitação do Céu Posterior. Somente ao rompermos a barreira do Céu Posterior e conseguirmos chegar ao Céu Anterior, conseguiremos alcançar a Vida Infinita e a Consciência Pura.
Não havendo a união dessas duas, não encontraremos a Grande Iluminação e a Grande Imortalidade. Não encontrando a Imortalidade, com a Vida e a Consciência Infinitas, não estaremos livres da transmigração, dos 3 caminhos, das 3 fronteiras, dos 3 mundos.
Ainda seremos aqueles que transmigram mesmo se formos para o Reino Celestial, numa condição melhor do que a nossa. E não rompemos essa grande casca de ovo que se chama Universo. Não alcançaremos a absoluta libertação.
O que o Taoísmo propõe?
O Taoísmo propõe que o homem alcance a absoluta libertação..... para que possamos nos libertar do próprio universo, par que possamos nos libertar da própria condição humana.... e para que não se precise renunciar à condição humana e universal, mas sim abraçar tudo isso com a absoluta naturalidade.
Libertar-se do mundo na significa afastar-se do mundo. Abraçar o mundo não significa ser aprisionado pelo mundo. Entrar e sair sem ser prisioneiro de nada e ao mesmo tempo, estar em toda parte.
É uma viagem ousada, grande. Esse é exatamente o propósito de Lao Tse.
Para a cultura cristã, tudo isso pode parecer prepotente. Para o Taoísta, isso é natural.
Portanto, fazer isso não é ousadia. Fazer isso é natural. Isso é grande.
No Taoísmo, é importante se pensar que a grande realização espiritual não é ousadia. A grande realização espiritual é praticamente um dever, é algo natural.
Portanto, não existem culpa ou temor diante da nossa vontade de nos realizarmos e de alcançarmos a libertação.
Somos livres, essencialmente.
Somos imortais, essencialmente.
Mestre Maa nos diz que no Taoísmo não precisamos ter medo de usar frases e conceitos existentes em outras religiões. Isso não significa fusão ou sincretismo. Significa ouvir e pensar, sem perdermos nosso Caminho.
Bem, o Buda disse: Todos os seres são Budas adormecidos. E todos os Budas são homens despertados.
Todos nós somos um Buda, um grande iluminado, um grande esplendor.
E todos os grandes esplendores, grandes avatares e mestres espirituais, são homens comuns como nós, que despertaram.
Nós, estamos dormindo.
Para o Taoísmo, todos nós somos imortais. Todos nós temos a Vida e a Consciência Infinitas. Apenas que precisamos despertá-las, tirar as cascas e os laços que nos amarram, para que alcancemos a liberdade.
Capítulo 27
A boa caminhada não deixa rastros ou pegadas
A boa palavra não deixa imperfeição para críticas
O bom cálculo não utiliza medida nem número
A boa porta não necessita de ferrolho para ser fechada
E não pode ser aberta
O bom nó não necessita de corda para ser atado
E não pode ser desatado
Assim, o Homem Sagrado
É constante e bondoso
Salva homens e não abandona homens
É constante e bondoso
Salva coisas e não abandona coisas
Isso se chama herdar a luz
O homem bom é mestre daquele que não é bom
O homem que não é bom é o recurso daquele que é bom
Quem não valoriza seu mestre e quem não ama seu recurso
Mesmo inteligente, permanece enormemente desorientado
A tudo isso denomina-se Maravilha e Essência
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Foto: Sítio das Estrelas, Janine
TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o Mestre do Tao
Tradução e Interpretação do Capítulo 27
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 17 de janeiro de 1995
Transcrição e Síntese de Janine Milward
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Nesta mesma Editora, encontra-se
a realização da publicação das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching