o Buda disse: Todos os seres são Budas adormecidos. E todos os Budas são homens despertados



... o Buda disse:  Todos os seres são Budas adormecidos. 
 E todos os Budas são homens despertados

Wu Jyh Cherng

E as Rodas de Moinho acontecem em três etapas e tudo isso abrirá os três níveis de realização espiritual:

O Sopro
O Espírito
E o Espírito Coletivo.

E, ao final de cada etapa, consegue-se o resultado chamado A Pérola da Imortalidade ou Elixir da Imortalidade.

O primeiro Elixir chama-se Elixir do Sopro.
O segundo Elixir chama-se Elixir do Espírito
O terceiro Elixir chama-se Elixir do Espírito Coletivo

Essas etapas levam anos e começam a partir da Iniciação.


Esse Elixir é o que Lao Tse diz na última frase do primeiro verso:

O bom nó não necessita de corda para ser atado
E não pode ser desatado


O Elixir é coagulado.  A Coagulação do Elixir é fazer o nó, é concentrar uma força energética e espiritual e espiritual coletiva como resultado dessa prática.  Apenas que esse nó não é feito de nenhuma matéria do Céu Posterior - portanto, não é uma corda.

Numa escala mais inferior, explica-se que a Verdadeira Alquimia não é feita de nenhuma matéria além do próprio Espírito e o Sopro do Céu Anterior.  É uma Consciência anterior à criação do universo, uma energia.

A aquisição dessa matéria-prima é o que faz o verdadeiro Elixir.  Por isso, não se chega ao Elixir forjando-se minerais ou metais nobres ou ervas ou luzes ou cálculos astrológicos, veia do dragão, etc.  Todos estão fóra da realidade porque são impermanentes, são linguagem, são matéria - sutil ou densa.  Tudo isso são portas.

Somente algo que esteja completamente fora da linguagem é que realmente pode ser a verdadeira, a autêntica matéria-prima para a construção da imortalidade: a Vida e a Consciência Infinitas.

Essas são as últimas palavras da Alquimia.



O universo do misticismo é muito complexo.  No Grande Caminho da Sublime Alquimia quase tudo é ilusório - porque tudo fica dentro da limitação do Céu Posterior. Somente ao rompermos a barreira do Céu Posterior e conseguirmos chegar ao Céu Anterior, conseguiremos alcançar a Vida Infinita e a Consciência Pura.

Não havendo a união dessas duas, não encontraremos a Grande Iluminação e a Grande Imortalidade.  Não encontrando a Imortalidade, com a Vida e a Consciência Infinitas, não estaremos livres da transmigração, dos 3 caminhos, das 3 fronteiras, dos 3 mundos.

Ainda seremos aqueles que transmigram mesmo se formos para o Reino Celestial, numa condição melhor do que a nossa.  E não rompemos essa grande casca de ovo que se chama Universo.  Não alcançaremos a absoluta libertação.


O que o Taoísmo propõe?

O Taoísmo propõe que o homem alcance a absoluta libertação..... para que possamos nos libertar do próprio universo, par que possamos nos libertar da própria condição humana.... e para que não se precise renunciar à condição humana e universal, mas sim abraçar tudo isso com a absoluta naturalidade.

Libertar-se do mundo na significa afastar-se do mundo.  Abraçar o mundo não significa ser aprisionado pelo mundo.  Entrar e sair sem ser prisioneiro de nada e ao mesmo tempo, estar em toda parte.

É uma viagem ousada, grande.  Esse é exatamente o propósito de Lao Tse.

Para a cultura cristã, tudo isso pode parecer prepotente.  Para o Taoísta, isso é natural.

Portanto, fazer isso não é ousadia.  Fazer isso é natural.  Isso é grande.

No Taoísmo, é importante se pensar que a grande realização espiritual não é ousadia.  A grande realização espiritual é praticamente um dever, é algo natural.

Portanto, não existem culpa ou temor diante da nossa vontade de nos realizarmos e de alcançarmos a libertação.

Somos livres, essencialmente.

Somos imortais, essencialmente.


Mestre Maa nos diz que no Taoísmo não precisamos ter medo de usar frases e conceitos existentes em outras religiões.  Isso não significa fusão ou sincretismo.  Significa ouvir e pensar, sem perdermos nosso Caminho.

Bem, o Buda disse:  Todos os seres são Budas adormecidos.  E todos os Budas são homens despertados.

Todos nós somos um Buda, um grande iluminado, um grande esplendor.

E todos os grandes esplendores, grandes avatares e mestres espirituais, são homens comuns como nós, que despertaram.

Nós, estamos dormindo.

Para o Taoísmo, todos nós somos imortais.  Todos nós temos a Vida e a Consciência Infinitas.  Apenas que precisamos despertá-las, tirar as cascas e os laços que nos amarram, para que alcancemos a liberdade.


Capítulo 27

A boa caminhada não deixa rastros ou pegadas
A boa palavra não deixa imperfeição para críticas
O bom cálculo não utiliza medida nem número
A boa porta não necessita de ferrolho para ser fechada
E não pode ser   aberta
O bom nó não necessita de corda para ser atado
E não pode ser desatado

Assim, o Homem Sagrado
É constante e bondoso
Salva homens e não abandona homens
É constante e bondoso
Salva coisas e não abandona coisas
Isso se chama herdar a luz

O homem bom é mestre daquele que não é bom
O homem que não é bom é o recurso daquele   que é bom
Quem não valoriza seu mestre e quem não ama seu recurso
Mesmo inteligente, permanece enormemente desorientado

A tudo isso denomina-se Maravilha e Essência 

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Foto: Sítio das Estrelas, Janine



TAO TE CHING

O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE

Lao Tse, o Mestre do Tao

Tradução e Interpretação do Capítulo 27
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG

Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em 17 de janeiro de 1995

Transcrição e Síntese de Janine Milward


A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

Nesta mesma Editora, encontra-se
a realização da publicação das interpretações de Wu Jyh Cherng
 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching