O Absoluto E o Rei Celeste ou Deus Onipotente





O Absoluto
E o Rei Celeste ou Deus Onipotente


Wu Jyh Cherng


Não sei de quem sou filho

Lao Tse está falando do homem que alcança o estado da Sagração: não tem princípio nem fim, seu corpo é o corpo de todos os seres, sua Consciência é uma espécie de Vazio que abraça todas as coisas.  A partir desse momento, ele não tem ego e por isso ele não sabe de quem é filho.  Se uma pessoa não sabe de quem é filho, significa que ela não tem o antecessor.  O Absoluto não pode ter um antecessor.  Se o Absoluto tiver um antecessor, ele deixa de ser o Absoluto.  O homem que alcança o estado da Sagração, alcança o estado do Absoluto.  Ele perde o ego; perdendo o ego, ele não é mais filho de ninguém.  ele é a própria essência do Absoluto encarnado num corpo ainda vivo.


Por isso, Lao Tse diz:
Venho de antes do Rei Celeste.


Rei Celeste é uma Consciência que governa todas as coisas que existem na Terra, no universo.  Isso mais ou menos equivale ao conceito de Deus Onipotente da religião cristã-judaica.  O Rei Celeste seria anterior a esse Deus Onipotente por ser exatamente uma espécie de Vazio que abraça todas as consciências. 

Para o Taoísmo, o Deus Onipotente, a consciência onipotente, é o Tao em estado manifestado.  A manifestação vem atrás da não-manifestação - que seria o Deus Absoluto, a soma do Deus Absoluto com o Deus Onipotente.  A soma do zero com o um que forma o Tao como totalidade. 

Dessa maneira, uma pessoa que alcança a Sagração, alcança a Consciência do zero e o corpo do um.  Para quem tem o corpo do Um, tudo em torno é seu corpo, o universo é seu corpo e cada pensamento ativo é o próprio pensamento do Deus Onipotente.  Porém, como identidade absoluta, Ele é aquele zero, aquele Vazio que está por detrás.  Atrás desse pensamento ativo e desse corpo universal.

Dá, então, para percebermos que o caminho do Taoísmo é uma coisa meio grandiosa.  Às vezes, na cultura ocidental, as pessoas ficam alertadas para não terem essa ousadia.  No Taoísmo, é exatamente o contrário.  No caminho espiritual, é preciso se ter uma proposta grande.  O melhor é se ter uma proposta tão grande que se chegue no ponto do Absoluto.

No conceito judaico-cristão, é muito comum se ouvir: Não ouse se comparar a Deus!   No Taoísmo, se ouve dizer que devemos ser anteriores a Deus.  Isso não é ousadia, é apenas uma pura questão de estado da consciência.  Não quer dizer que chegaremos lá.  Mas, quanto maior for o voto, maiores serão as chances.  Quem dá o voto pequeno, tem menos chances.  É preciso propor chegar a compreender tudo e abraçar o universo inteiro dentro de nós.  Talvez não cheguemos lá... mas, se conseguirmos alcançar dez por cento de nossa meta, já seremos os maiores iluminados do universo.



Capítulo 4

O Caminho é um Vazio
E seu uso jamais o esgota
É imensuravelmente profundo e amplo,
como a raiz dos dez mil seres.

Cegando-se o corte
Desatando-se o nó
Harmonizando-se à luz
Igualando-se à poeira

Límpido como a existência eterna
Não sei de quem sou filho
Venho de antes do Rei Celeste.


Foto: Sítio das Estrelas, Janine 

Este texto é extraído da transcrição da gravação da Aula ministrada por Wu Jyh Cherng, em 14 de junho de 1994,  sobre o Capítulo 4 do Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Virtude, de Lao Tse - com Tradução e Interpretação do Mestre Cherng.

Esta Aula foi transcrita e sintetizada por Janine Milward e o Título deste texto
O Absoluto e o Rei Celeste ou Deus Onipotente
 foi idealizado por Janine e não faz parte do texto original.
A foto é de Janine e retrata o Ashram do Sítio das Estrelas.


A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil

 Na Editora Mauad, São Paulo, Brasil,
encontra-se ainda no prelo a realização da publicação, em breve,
das interpretações de Wu Jyh Cherng
 acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching