O Absoluto
E o Rei Celeste ou Deus Onipotente
Wu Jyh Cherng
Não sei de quem sou filho
Lao Tse está falando do homem que alcança o estado da Sagração: não
tem princípio nem fim, seu corpo é o corpo de todos os seres, sua Consciência é
uma espécie de Vazio que abraça todas as coisas. A partir desse momento, ele não tem ego e por
isso ele não sabe de quem é filho. Se
uma pessoa não sabe de quem é filho, significa que ela não tem o antecessor. O Absoluto não pode ter um antecessor. Se o Absoluto tiver um antecessor, ele deixa
de ser o Absoluto. O homem que alcança o
estado da Sagração, alcança o estado do Absoluto. Ele perde o ego; perdendo o ego, ele não é
mais filho de ninguém. ele é a própria
essência do Absoluto encarnado num corpo ainda vivo.
Por isso, Lao Tse diz:
Venho de antes do Rei Celeste.
Rei Celeste é uma Consciência que governa todas as coisas que existem na
Terra, no universo. Isso mais ou menos
equivale ao conceito de Deus Onipotente da religião cristã-judaica. O Rei Celeste seria anterior a esse Deus
Onipotente por ser exatamente uma espécie de Vazio que abraça todas as
consciências.
Para o Taoísmo, o Deus Onipotente, a consciência onipotente, é o
Tao em estado manifestado. A
manifestação vem atrás da não-manifestação - que seria o Deus Absoluto, a soma
do Deus Absoluto com o Deus Onipotente.
A soma do zero com o um que forma o Tao como totalidade.
Dessa maneira, uma pessoa que alcança a Sagração, alcança a
Consciência do zero e o corpo do um.
Para quem tem o corpo do Um, tudo em torno é seu corpo, o universo é seu
corpo e cada pensamento ativo é o próprio pensamento do Deus Onipotente. Porém, como identidade absoluta, Ele é aquele
zero, aquele Vazio que está por detrás.
Atrás desse pensamento ativo e desse corpo universal.
Dá, então, para percebermos que o caminho do Taoísmo é uma coisa
meio grandiosa. Às vezes, na cultura
ocidental, as pessoas ficam alertadas para não terem essa ousadia. No Taoísmo, é exatamente o contrário. No caminho espiritual, é preciso se ter uma
proposta grande. O melhor é se ter uma
proposta tão grande que se chegue no ponto do Absoluto.
No conceito judaico-cristão, é muito comum se ouvir: Não ouse se
comparar a Deus! No Taoísmo, se ouve
dizer que devemos ser anteriores a Deus.
Isso não é ousadia, é apenas uma pura questão de estado da
consciência. Não quer dizer que
chegaremos lá. Mas, quanto maior for o
voto, maiores serão as chances. Quem dá
o voto pequeno, tem menos chances. É
preciso propor chegar a compreender tudo e abraçar o universo inteiro dentro de
nós. Talvez não cheguemos lá... mas, se
conseguirmos alcançar dez por cento de nossa meta, já seremos os maiores
iluminados do universo.
Capítulo 4
O Caminho é um Vazio
E seu uso jamais o esgota
É imensuravelmente profundo e
amplo,
como a raiz dos dez mil seres.
Cegando-se o corte
Desatando-se o nó
Harmonizando-se à luz
Igualando-se à poeira
Límpido como a existência
eterna
Não sei de quem sou filho
Venho de antes do Rei Celeste.
Este texto é extraído da
transcrição da gravação da Aula ministrada por Wu Jyh Cherng, em 14 de
junho de 1994, sobre o Capítulo 4 do Tao
Te Ching, o Livro do Caminho e da Virtude, de Lao Tse - com Tradução e
Interpretação do Mestre Cherng.
Esta Aula foi transcrita e
sintetizada por Janine Milward e o Título deste texto
O Absoluto e o Rei Celeste ou
Deus Onipotente
foi idealizado por Janine e não faz parte do
texto original.
A foto é de Janine e retrata
o Ashram do Sítio das Estrelas.
A tradução dos Capítulos do
Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora
Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo,
Brasil
Na Editora Mauad, São Paulo, Brasil,
encontra-se ainda no prelo a
realização da publicação, em breve,
das interpretações de Wu Jyh
Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao
Tse, o Tao Te Ching