A Alquimia Taoísta
Aula Ministrada e Gravada
Por WU JYH CHERNG
Lü Tzu
Uma das maiores obras de Lü Tzu - e não é a mais importante - é
muito conhecida do Ocidente, traduzida como “O Segredo da Flor de Ouro”. A tradução é de Richard Wilhelm e
posteriormente foi comentada por Carl. Gustav Jung que inspirou-se nessa obra
para desenvolver uma série de trabalhos sobre a Psicologia.
Portanto, Lü Tzu é uma pessoa extremamente importante, tanto para o
Taoísmo como para os primeiros
intercâmbios culturais que ligam o Taoísmo aos estudos da modernidade.
Lü Tzu é considerado um dos mestres imortais que está presente até
hoje. Nasceu há aproximadamente 1.200
anos atrás e o consideramos ainda vivo e presente. Obviamente, ele não está vivo do mesmo modo que vivemos porque seu corpo já
foi transformado, transmutado, bem como seu espírito. De qualquer maneira, não aconteceu um
processo de morte durante sua vida. ele
simplesmente se transformou através de um processo chamado Alquimia. Assim, ele tem a continuidade da vida uma vez
que sua vontade foi a de permanecer aqui na Terra. Ele é um dos poucos mestres que fizeram o
voto de não ascensionar. Isto quer dizer
que, depois dele, basta que haja ainda algum ser humano com chances de se
realizar através da Alquimia e alcançar sua imortalidade, que Lü Tzu estará
acompanhando esta pessoa em sua transformação e ascensão.
Dessa maneira, Lü Tzu permanece aqui na Terra e suas aparições
materializadas vêm sendo constantemente registradas.
Ele foi o iniciador de grandes mestres espirituais e todos
ascensionaram.
Dentro do Taoísmo, encontramos três classificações das práticas
espirituais: o Tao, o Fa e o Su.
Assim, dentro da prática espiritual do Taoísmo, existem as pessoas
que realizam o Tao, as que realizam o Fa e as que realizam o Su. Caminho, Lei e Arte.
Tao significa Caminho.
Tecnicamente falando, a pessoa que se identifica como realizando o Tao é
aquela que se dedica às puras práticas espirituais da iluminação ou da busca da
imortalidade.
A pessoa que segue o Fa - a Lei - é aquela que se dedica aos
conhecimentos, que proõe a restauração da ordem natural do universo no mundo
humano. Isso inclui as técnicas de
magia, os rituais, etc.
O Tao se refere à meditação e à prática da Alquimia. O Fa refere-se às práticas mágicas - como
recuperação da ordem da natureza e não como alteração. Esse é o conceito de magia segundo o Taoísmo.
Su
significa Arte. Todos aqueles que estão de
acordo com os fundamentos do Taoísmo - que são técnicas que podem trazer
benefícios aos seres humanos - são chamados Su.
A ma tradicional chinesa, a astrologia, os oráculos do I Ching, a
geomancia e outros, todos são artes taoístas.
Dentro da tradição do Tao (principalmente esta) e da tradição do
Fa, temos duas grandes ramificações de linhagens patriarcais mais
importantes. Todas essas duas linhagens
partem de Lao Tse que já aproximadamente
3.000 anos atrás, tinha dois discípulos brilhantes e destacados que iniciaram
essas duas linhagens fundamentais do Taoísmo dentro da pura prática
espiritual. Formaram-se, assim, duas
correntes: uma escola chama-se
_________ (não foi possível
transcrever a palavra em chinês) que literalmente significa “Princípio
da Palavra”, que seriam as primeiras palavras sobre a tradição de Lao Tse. A outra escola ________________ (não foi
possível transcrever a palavra em chinês), Fome do Yang (??!! Não creio que
tenha sido possível bem compreender o que foi dito e por esta razão, a
transcrição pode conter engano), a escola do leste e _______________, a escola
do oeste. Esta última iniciou o oficial
da fronteira que recepcionou Lao Tse
quando ele resolveu se dirigir para o ocidente.
Lao Tse é um dos três mais importantes patriarcas do Taoísmo nesses
últimos 7 mil anos de Tradição. É o mais
importante patriarca, o iniciador de todas as linhagens atuais. Filosoficamente falando, Ele é um dos mais
importantes pensadores da história chinesa.
Segundo a tradição taoísta, do nascimento até seu desaparecimento,
Lao Tse viveu cerca de 800 anos.
Estudos chamados “Tradição dos Imortais” acreditam que poucas
pessoas conseguem alcançar este estágio de longevidade.
Lao Tse, no final de sua vida, resolveu afastar-se do continente
chinês, se dirigindo para o ocidente.
Um dos astrônomos do Palácio Real viu no céu uma energia, um sopro
púrpuro vindo do leste em direção ao oeste e entendeu que um grande sábio
estaria a caminho do ocidente. Ele pediu
então ao imperador para ser transferido para o posto de oficial da fronteira na
última fronteira entre a China e o Deserto de Cobi.
Lá ficou longos anos
esperando o mestre espiritual.
Finalmente, Lao Tse lá chegou e o iniciou, deixando para ele duas obras,
sendo uma delas o Tao Te Ching.
O Tao Te Ching é um dos mais importantes textos do Taoísmo. Seu outro texto chama-se “Tratado de
_________________ do Ocidente” (não foi
possível ao transcritor compreender todo título, infelizmente).
Essa Escola ____________, essa linhagem, partiu desse
astrólogo-astronômo, oficial da fronteira Oeste da China e por isso se chama a
Escola Linhagem do Ocidente, ou seja, escola que iniciou no oeste da China.
O Patriarca da Escola Oeste é o Mestre Celestial, que é um dos três
mais importantes mestres taoístas, desde os tempos imemoriais.
Voltando a Lü Tzu, ele concedeu inúmeras iniciações e ajudou
inúmeras pessoas a se realizarem espiritualmente. Assim, surgiram as quatro escolas taoístas
mais importantes que são as Escola do Leste, Escola do Oeste, Escola do Norte e
Escola do Sul.
Lü Tzu nasceu no ano 798, casou-se em 817 e somente no ano 846
recebeu sua primeira iniciação. Em 859,
encontrou-se com o Mestre _____________, foi iniciado na Alquimia em 868 (?)
por ____________. A partir daí,
retirou-se e ficou um longo tempo afastado.
Quando retornou, já era um mestre imortal. Fez o voto de não ascensionar e começou a
peregrinar na Terra.
Entre os anos de 924 e 936, ele iniciou a primeira escola
descendente dele, que é a Escola do Sul.
Depois, no ano 1.159, apareceu novamente e iniciou a segunda escola, que
é a Escola do Norte. Mais tarde, em
1.547, iniciou a terceira escola, que é a Escola do Leste. Entre 1.830 e 1.835, iniciou a quarta escola,
a Escola do Oeste.
Depois disso, ele não deu mais nenhuma grande iniciação.
Hoje em dia, dentro do Taoísmo, existem quatro grandes Tradições
descendentes de Lü Tzu e, como vimos, cada escola foi iniciada uma muito
distante da outra, temporalmente falando.
Nós somos descendentes da Escola do Oeste. Nosso Mestre Maa é o Patriarca da 7a.
geração dessa Escola. Nós, da Sociedade
Taoísta do Brasil trabalhamos com o Mestre __________ da Ordem Ortodoxa
Unitária e com o Mestre Maa, da Escola do Oeste.
Precisamos saber mais sobre a história de Lü Tzu, o que tornou
possível para ele todas essas idas e vindas, o início das escolas, tanto tempo
de vida. isso é a Alquimia.
Antes disso, porém, contarei uma pequena história do encontro de Lü
Tzu com ___________.
Lü Tzu nasceu de uma família tipicamente confucionista. Dentro da concepção confucionista, uma pessoa
ideal, qualificada, respeita seus pais, ama seus filhos, trata fraternalmente
seus amigos, segue uma carreira, estuda para ser erudito, sobe na vida
socialmente e politicamente, escreve um livro, planta uma árvore, etc.
E assim, ele sempre foi preparado para cumprir esse papel. Era extremamente inteligente, aos 3 anos de
idade já escrevia poesia, aos 7 já decorava o I Ching e o Tao Te Ching.
Por ser uma pessoa extremamente bem dotada - e por isso mesmo tinha um livre pensamento muito ativo - Lü
Tzu não conseguia passar em nenhuma prova na Universidade. Vivia de dar aulas para crianças. Casou-se aos 20 anos de idade, obrigado pelos
pais. Aos 50 anos, sua esposa já havia
morrido e seus filhos já haviam crescido e Lü Tzu estava bastante decepcionado
com sua vida e com sua carreira que não davam certo.
Um dia, encontrou-se com um imortal taoísta, Mestre _________, que
era famoso na cura e na Alquimia, especializado numa prática chamada de
Alquimia da Espada.
O que é Alquimia da Espada?
Na prática de Alquimia, se propõe que, através de um trabalho
interior, a pessoa consiga fusionar a consciência com a energia - de tal modo
que isso se torne uma espécie de aglomeração de forças interiores.
Essa aglomeração de forças é como o Mercúrio, o metal líquido. É uma força metálica e muito forte
energeticamente que pode ser transformada - tal como o Mercúrio pode ser
transformado em sua composição.
A isso chamamos de Elixir.
Quando o Elixir é construído, a pessoa guarda dentro de si uma força
muito grande.
Os imortais que praticam a Alquimia da Ordem da Espada, conseguem
locomover este Elixir para fóra do corpo de uma maneira muito rápida e muito
ativa. No exterior, esse Elixir é
chamado de Espada, porque é t~/ao forte que é capaz de cortar qualquer coisa.
Lü Tzu foi iniciado por um grande mestre Imortal da Espada e mais
tarde, ele mesmo conseguiu adquirir este poder - com o qual ele podia tanto
curar como tirar a vida.
A partir daí, ele entrou no processo de peregrinação. Seu pai estava velho e ainda vivo. E foi no ano de 859 que ele encontrou-se
finalmente com ____________, que foi seu mais importante mestre e que modificou
sua vida.
Seu encontro com __________ foi muito interessante:
Ele estava viajando e hospedou-se numa hospedaria. Lá apareceu um velho que se sentou próximo a
ele, no lugar onde serviam bebidas e comida.
Enquanto Lü Tzu bebia, cantava suas próprias poesias, ele dizia que sua
vontade era de ascensionar e dedicar-se integralmente ao caminho espiritual,
mas que não podia deixar de agradar a seu pai e à sua família...
O velho disse-lhe para acompanhá-lo e cozinhou algo para
comerem. Enquanto isso, Lü Tzu dormiu e
sonhou um sonho longo que lhe pareceu uma história real, de alguma vida sua num
período de 30 anos quando tinha sido bem-sucedido, chegando a ser um homem
poderoso e rico, casando-se com a filha do Primeiro Ministro e que, no final,
foi banido para os confins das fronteiras.
E acordou. Quando acordou, o
velho lhe disse que seu sonho de 30 anos tinha durato tanto tempo que ele
pudera cozinhar toda a refeição. Lü
Tzu então percebeu que o
velho era um homem muito especial.
Pediu então para que o velho o orientasse e o iniciasse.
Mas o mestre ainda não o aceitou como discípulo dizendo que o corpo
de Lü Tzu ainda não estava pronto e que sua vontade ainda era fraca para ser um
alquimista.
No dia seguinte, Lü Tzu recebeu a notícia que havia sido
bem-sucedido em suas provas de aceitação na Universidade. E pensou “Agora será o começo dos próximos 30
anos de minha vida”. e, apesar de ocupar
um cargo governamental, ele não se descuidou de seu trabalho espiritual
interior.
Mais tarde, o Mestre ____________ reapareceu para ele. Lü Tzu, apesar de seu cargo de funcionário,
já era um mestre bastante procurado por sua prática de Alquimia da Ordem das
Espadas. O Mestre _____________ lhe
ensinou outras práticas.
Lü Tzu renunciou então ao seu cargo público, foi para uma montanha
e retirou-se por mais de vinte anos, trabalhando e exercendo sua prática
espiritual até conseguir transmutar todo o seu corpo físico, seu corpo
energético, e se tornar um Imortal.
Começou uma longa peregrinação e acreditamos que até hoje ela ainda
faz suas aparições. Ele é um mestre
importante para todos aqueles que seguem o Caminho da Restauração do Tao.
Lü Tzu é o mais importante patriarca de todas as quatro Escolas até
hoje, o que chamamos de “Tradição Viva”.
O Taoísmo é uma Tradição Viva porque é uma tradição que nunca foi
interrompida.
Existem a Tradição Viva e a Tradição Restaurada.
Na Tradição Taoísta, todos os rituais, todas as práticas, vêm sendo
mantidos vivos desde Lao Tse até hoje, sem nenhuma interrupção. Em todas as
Escolas tradicionais, se virmos o mestre do mestre do mestre do
mestre...., sempre acabaremos chegando a Lao Tse.
Para se entender essa tradição, devemos praticar o que chamamos de
O Caminho da Imortalidade.
O que é Imortalidade?
Qual a diferença entre Caminho da Imortalidade e Caminho da
Iluminação?
O Caminho da Iluminação é uma caminho de extração da essência. Da flor, extraímos a essência e os resíduos
são jogados fóra.
O Caminho da Iluminação é como extrairmos o espírito mais iluminado
que existe dentro de nós, fazendo com que esse espírito se torne cada vez mais
iluminado. É uma expansão da
consciência.
Quando através de uma prática espiritual alcançamos a plenitude da
consciência, nos tornamos uma pessoa iluminada.
O Caminho da Imortalidade é um pouco diferente. Propõe que superemos as limitações da vida e
da morte, que superemos as limitações da transmigração, a limitação da
consciência, as limitações do corpo - sem que nenhuma dessas partes seja
abandonada.
É como se, em vez de extrairmos a essência e deixarmos o resíduo da
flor, transformemos a flor inteira em essência, incluindo os resíduos e tudo
será transmutado para uma matéria mais sutil.
Portanto, uma pessoa iluminada morre mas seu espírito
ascensiona. o corpo físico fica
enterrado na Terra.
O Imortal não morre deixando o corpo físico. Ele transmuta seu corpo físico junto com a
iluminação da consciência e ascensiona.
Dessa maneira, os grandes patriarcas da linhagem dos Imortais, não
deixam marcas, não são encontrados seus túmulos.
O fundamento da Alquimia se apóia em dois pontos:
-
a vida
-
a consciência infinita
o Caminho da Iluminação é o caminho que enfatiza a infinitude da
consciência, a plenitude da consciência.
o Caminho da Imortalidade enfatiza não apenas a infinitude da
consciência mas também a infinitude da vida.
A Alquimia Taoísta
O Taoísmo é uma Tradição Viva porque é uma tradição que nunca foi
interrompida.
Existem a Tradição Viva e a Tradição Restaurada.
Na Tradição Taoísta, todos
os rituais, todas as práticas, vêm sendo mantidos vivos desde Lao Tse até hoje,
sem qualquer interrupção. Em todas as
Escolas tradicionais, veremos o mestre do mestre do mestre, do mestre, do
mestre, do mestre... e sempre acabaremos chegando a Lao Tse.
Para entendermos esta Tradição, devemos praticar o que chamamos de
O Caminho da Imortalidade.
O que é O Caminho da Imortalidade?
Qual a diferença entre Caminho da Imortalidade e Caminho da
Iluminação?
O Caminho da Iluminação é um caminho de extração da Essência.
O que é Extração da Essência?
Nas flores das rosas, temos a essência e os resíduos. Os resíduos são jogados fóra mas a essência
permanece lá. O perfume da flor é um
perfume. Ao macerarmos suas pétalas, o
perfume será bem maior.
O Caminho da Iluminação é como extrairmos o espírito mais iluminado
que existe dentro de nós fazendo com que esse espírito se torne cada vez mais
iluminado. Devemos fazer com ele
sobressaia e irradie para fóra. É como
se extraíssemos a essência da flor para que a essência seja espargida mais amplamente. É uma expansão da consciência.
A partir do momento, através de uma prática espiritual, que se alcança
a plenitude da consciência, nos tornamos uma pessoa iluminada.
A iluminação é como uma flor de lótus que, apesar de ter raízes,
nasce dentro da lama, e cresce através de sua força ascendente, sai da lama,
chega ao ar e abre em flor. Por isso, a
flor de lótus é o símbolo da iluminação.
O Caminho da Imortalidade é um pouco diferente, propõe que
superemos a limitação da vida e da morte.
Que superemos a limitação da transmigração e a limitação da
consciência. e a limitação do corpo, sem
que nenhuma dessas partes seja abandonada.
É como se, em vez de extrairmos a essência e deixarmos o resíduo da
flor, transformemos a flor inteira em essência, incluindo os resíduos, e tudo
será transmutado para uma matéria mais sutil.
Portanto, uma pessoa iluminada morre mas seu espírito
ascensiona. O corpo físico fica
enterrado na Terra.
O Imortal não morre deixando o corpo físico. Ele transmuta seu corpo físico junto com a
iluminação da consciência e ascensiona.
Dessa maneira, grandes patriarcas da linhagem dos Imortais, não
deixam marcas, não são encontrados seus túmulos.
O fundamento da Alquimia se apóia em dois pontos:
-
a vida
-
a consciência infinita
O Caminho da Iluminação é o caminho que enfatiza a infinitude da
consciência, a plenitude da consciência.
O Caminho da Imortalidade enfatiza a não apenas infinitude da
consciência mas também a infinitude da vida.
Uma pessoa iluminada pode atuar no mundo manifestado de uma maneira
mais invisível, se tornando uma espécie de força invisível que está presente em
todos os lugares e, uma vez invocada, pode sensibilizar e corresponder às
pessoas. Nem sempre, porém, tem a
capacidade de atuar diretamente no mundo mais denso.
Enquanto o Imortal, Ele consegue se transformar por inteiro e pode
tanto se manifestar no mundo mais denso como no mundo mais sutil.
Tecnicamente falando, para o Taoísmo, o Caminho da Imortalidade é
um caminho um pouco mais difícil de ser realizado do que o Caminho da
Iluminação.
No Caminho da Imortalidade existem mais coisas a serem transmutadas. Não apenas a consciência mas também a energia
e o corpo físico têm que ser transmutados.
Para se realizar isso, precisamos de dois elementos que na
linguagem da Alquimia são chamados de Fogo e Água, ou chamados de mercúrio e
chumbo; também de Dragão e Tigre e muitos outros termos simbólicos.
A Alquimia procura fazer a fusão da consciência com a vitalidade
que existe em nós, tanto energética quanto física.
Todos nós temos uma consciência - uma consciência mais iluminada ou
menos iluminada.
A Alquimia propõe que a consciência e a vitalidade sejam fundidas
num só elemento. Através de uma técnica
específica de processamento, dois ingredientes dentro de um caldeirão são
misturados e já não mais são a matéria inicial composta de dois ingredientes e
sim formam um terceiro elemento. Esse
terceiro elemento - que é o resultado da fusão da consciência com a energia
vital -, se chama de Elixir.
Esse Elixir, ao ser usado exteriormente, através da força de
vontade, é dirigido como uma espada.
Interiormente, é uma enorme força que atua como uma cirurgia dentro
da pessoa.
O Elixir pode ser usado tanto interiormente como exteriormente -
dependendo da intenção da pessoa.
Esse Elixir, quando está pronto, ainda é perecível, podendo ser
perdido. Assim, é preciso estarmos
continuamente trabalhando-o, e esse trabalho é chamado de Reprocessamento ou
Reventilação.
Somente depois da Reventilação - que é feita através de um processo
mais rigoroso, no retiro de uma floresta, utilizando a força da natureza como
ajudante para processar essa força do Elixir dentro de nós, somente depois da
Reventilação é que passamos a ter esse Elixir em sua forma imperecível. Não mais perdemos esse Elixir, não mais
perdemos o resultado de nossa prática espiritual.
Esse Elixir - após um longo tempo de trabalho -, começa a
crescer. Quando fica mais maduro, passa
a ser chamado de Feto Sagrado.
Quando o Elixir se torna o Feto Sagrado, ele se torna um veículo da
consciência, ou seja, ele passa a ter uma certa autonomia. Então, nos tornamos outro pequeno ser dentro
de nós mesmos, interiormente. Nós nos
engravidamos de nós mesmos. Dentro de
nós existe uma criança que é a fusão da consciência com a vitalidade. O Feto Sagrado começa a se tornar maduro.
Quando o Feto Sagrado está totalmente pronto, ele se chama Espírito
Solar.
Para a maioria das escolas de Alquimia, o nascimento do Feto
Sagrado é como o inverso do nascimento de um bebê normal. Quer dizer, o Feto Sagrado nasce da cabeça,
sai de dentro da pessoa feito um homenzinho.
Chama-se Espírito Solar porque é um corpo de luz solar muito forte.
A diferença do corpo astral para o Corpo Solar é que o primeiro não
é visível e o segundo, sim.
O Corpo Solar é visível. Os
Mestres de Alquimia com o Espírito Solar pronto têm que começar a recolher a
luz interior. As luzes podem vazar
através dos orifícios do corpo.
Existem fenômenos como o mestre conseguindo iluminar um ambiente
com a luzo que sai do seu corpo. Luz,
literalmente luz.
Depois que o Corpo Solar se descola do corpo físico, é preciso que
seja trazido de volta para dentro do corpo físico e é preciso continuar
trabalhando até que esse mesmo Corpo Solar se torne maduro.
Quando estiver maduro, vai adquirir o poder de multiplicação, ou
seja, o Corpo Solar pode se tornar 2, 2 em 4, 4 em 8...
Todos esses infinitos Corpos Solares ou o único Corpo Solar são
sempre a mesma pessoa.
O Corpo Solar pode se materializar em forma de corpo físico. Portanto, além de se multiplicar, o Corpo
Solar tem a capacidade de materializar-se na forma do corpo físico.
Isso faz a diferença entre o Iluminado e o Imortal.
O Imortal normalmente tem esse poder de multiplicação e de
materialização. Ele não precisa
adormecer para deixar sua consciência sair do corpo. Sua consciência chega a um ponto de multiplicidade,
e o mestre pode aparecer através de cinco pessoas iguais, conversando assuntos
diferentes, em cinco lugares diferentes, e tudo isso estará dentro de uma única consciência.
Isso é o que chamamos de Sagração do Homem.
Esse é o estado que deveria ser o estado primordial da espécie
humana. O ser humano deve ter sido
assim, apenas que ele perdeu essa capacidade.
E o Caminho da Alquimia é o Caminho da Restauração desse estado de
ser.
Quando o mestre atinge um nível alto, ele normalmente parte para um
novo retiro - o mais importante. Nesse
retiro, o Corpo Solar se descola por inteiro da pessoa e traz o antigo corpo
físico para dentro do Corpo Solar.
Inverteu-se então a situação.
Isso se chama Troca do Caldeirão.
Antes, o corpo físico era o Caldeirão usado para processar a
matéria prima - a consciência e o sopro.
Quando a consciência é fusionado ao sopro - e do Elixir ao Feto
Sagrado e do Feto Sagrado ao Corpo Solar - e quando tudo ficou maduro e saiu do
corpo, pega-se o antigo Caldeirão - o corpo físico - e o coloca dentro do Corpo
Solar.
O Corpo Solar se torna um novo Caldeirão que irá processar o corpo
físico.
Depois de um longo tempo de trabalho, o corpo físico é diluído e
também transformado em Corpo Solar.
A partir daí, não há mais morte.
Nesse momento, se alcança o estado de Imortal..
Esse é, sinteticamente, o processo da prática da Alquimia.
PERGUNTA: (inaudível)
RESPOSTA: O mestre que tenha
o Corpo Solar pronto, mesmo que o corpo físico não tenha dissolvido, pode estar
aqui conversando conosco e pode estar em outro lugar, fazendo outra coisa.
O Imortal, dependendo do tempo da realização e do nível da
realização, pode ter uma potencialidade maior ou menor.
A qualidade, no entanto, é sempre igual. Quantativamente, porém, entre eles, serão
diferentes, uns dos outros.
Podemos dizer, portanto, que existem os seguintes níveis de
Imortais:
- Existe o Imortal Humano,
que basicamente está num nível mais baixo.
São as pessoas que têm o Corpo Solar pronto mas que ainda mantêm o corpo
físico e ainda estão aqui, na Terra.
Ainda continuam trabalhando mas já são considerados Imortais.
Com o Corpo Solar pronto, mesmo que o corpo físico não tenha sido
transformado, o Imortal já não mais está sujeito à lei da transmigração. A Lei da Natureza já não pode mais fazer
morrer seu corpo físico para nascer novamente como outra pessoa, etc. A lei da natureza não tem poder sobre o Corpo
Solar - porque a qualidade do Corpo Solar é a qualidade do Absoluto. O Imortal Humano está no nível do Wu Chi.
A Lei da Transmigração funciona no mundo do Tai Chi e não funciona
no mundo do Wu Chi. Funciona no nível do
manifestado e não funciona no mundo do não-manifestado.
A qualidade do Corpo Solar é do nível do Não-Manifestado. Dessa maneira, uma lei não poderá dominá-lo.
- O segundo nível chama-se
Imortal Terrestre.
- O terceiro nível chama-se
Imortal Celestial.
- O quarto nível chama-se
Imortal de Ouro.
- O quinto nível chama-se
Sublime Harmonia.
- O Imortal Terrestre é
aquela pessoa que alcançou o grau de imortal mas sua força ainda não é
suficiente para deixar de sujeitar-se ao ambiente terrestre. Ainda não pode voar no espaço com sua
absoluta vontade. É como se fosse uma
potência menor, um caminho pequenino para fazer ainda uma viagem muito
longa. O Imortal Terrestre mora num
mundo paralelo chamado Abrigo Celestial da Terra.
O Abrigo Celestial é uma espécie de mundo paralelo que podemos
entrar dentro dele. Lá não existe
tempo. é como se abrisse - dentro do
mundo manifestado - um buraco e esse buraco tem a qualidade do Absoluto.
Imaginemos que essa folha de papel seja o mundo manifestado e o
vazio que está dentro é o Absoluto. O
Universo é esse papel que está dentro do Absoluto. Quando eu faço um furinho nesse papel, um
buraquinho, o Vazio desse buraco é justamente igual ao Vazio do Absoluto.
O Imortal consegue abrir um buraquinho dentro do mundo manifestado,
dentro do Planeta Terra, um pequeno espaço que tem a qualidade do Absoluto, que
abrange e abraça o Universo.
Esse pequeno mundo chama-se Abrigo Celestial. Existem inúmeros abrigos celestiais
espalhados pelo Planeta Terra. E neles
vivem os Imortais.
Normalmente, as entradas destes abrigos são cavernas ou grandes
rochas. Atravessando-as, estaremos num
ambiente aparentemente físico, parecido com o nosso apenas que lá o tempo não é
o mesmo que temos aqui. Se houver algum
tempo, é um tempo muito lento. Deste a
antiguidade, existem histórias de pessoas que entram em cavernas e de repente,
se encontram num mundo maravilhoso.
Depois, voltado através dos lugares que entraram, voltam para seus
mundos habituais.
Os Imortais Terrestres ainda vivem dentro do universo do
manifestado.
Dentro desse nível, pode-se também abrir um buraco para onde vivem
os Imortais Celestiais.
- Os Imortais Celestiais
são imortais com uma potência maior e que conseguiram ascensionar até lá.
- O Imortal de Ouro é um
nível muito alto, um nível de luz mais alta do universo. Sua luz é dourada, por isso, Imortal de
Ouro. O Imortal de Ouro tem a capacidade
de sair do universo e voltar para o universo.
Ou seja, não mais está sujeito à lei da Transmigração como também não
está sujeito às três fronteiras e aos três mundos: o mundo do desejo, o mundo
da forma ou o mundo da não-forma.
- Existe um outro nível
ainda mais alto, chamado de Sublime Harmonia.
Este nível é alcançado por aqueles que atingiram o estado de Tríplice
Transparência. São os Imortais que
chegaram à própria manifestação do Absoluto, Três Vezes Absoluto. Esses Imortais podem criar dentro de si o
próprio universo.
Aí está a ‘ousadia’ da Alquimia perante as teologias comuns que não
admitem que o ser humano possa chegar a esse ponto.
A Alquimia diz que não existe limite, todos os que trabalham podem
chegar ao estado do Absoluto.
Tecnicamente falando, a Alquimia divide-se em três princípios e em
três categorias.
Os três princípios são:
-
Alquimia do Princípio Celestial
-
Alquimia do Princípio Humano
-
Alquimia do Princípio Terrestre
As três categorias são:
-
Inferior
-
Mediana
-
Superior
O Princípio Terrestre é a Alquimia que começa seu processamento a
partir das matérias terrestres. São
práticas que realmente constroem um Caldeirão, com matérias químicas, vegetais
e minerais, horários calculados astrologicamente, até se conseguir, se forjar,
um Elixir da Imortalidade. Ao se beber
este Elixir, seu poder de penetrar no corpo vai purificando-o e transmutando
corpo e alma e a pessoa se torna Imortal.
Comumente, alquimistas falharam e morreram por intoxicação, apenas
uma pequena minoria foi bem-sucedida.
Este grande estudo gerou a química e a farmacopéia.
A Alquimia Humana é o que hoje chamamos de Alquimia Inferior. São práticas de Alquimia trabalhadas no
interior da pessoa, no Caldeirão, a matéria prima não é composta de coisas
externas, nem de mercúrio nem de chumbo, nem enxofre, nem zinabre, nada
disso. Nem ervas, nem raízes. Não se bebe nada. Trabalha-se com a energia, com a consciência
interior e se forja assim um Elixir interior.
É a Alquimia mais praticada - pelo menos, na China.
Seu nível mais rasteiro deu lugar às práticas de terapia de saúde.
Muitos desses alquimistas não se tornaram Imortais mas tanto que
trabalharam esses canais de energia e a consciência interior que se tornaram
grandes mestres.
A Alquimia do Princípio Celestial é uma parte secreta, a mais
secreta entre as três categorias ou os 3 princípios. Ela pressupõe que exista uma maneira de se
extrair do macrocosmo as forças imortais para injetá-las dentro da pessoa e
transmutá-la por inteiro, de uma só vez.
Não dá para explicar muito como é.
Dá para entender que a Alquimia Terrestre usa matéria comum como
matéria prima para fazer o Elixir da Imortalidade. A Alquimia Humana usa a energia como
matéria-prima que se transmuta em Elixir.
A Alquimia Celestial extrai algo do macrocosmo e traz pra dentro da
pessoa e é formado o Elixir, transmutando totalmente a pessoa.
Esses são os três princípios.
Na China, ainda hoje, muita gente ainda pratica o Princípio Humano. Raríssimas pessoas praticam o Princípio
Terrestre. A Alquimia Celestial é
pratica por uma pequena minoria de mestres de alto nível, que possuem esses
segredos.
Em termos das três categorias veremos que:
A Categoria Inferior começa o trabalho a partir do nível físico
subindo para o nível mais energético e finalmente atingindo um nível mais
espiritual.
A palavra ‘inferior’ não quer expressar que essa Alquimia seja de
pouca expressão. Na verdade, para a
pessoa atingir o estágio da Alquimia em si já é um grande avanço.
A Alquimia Inferior coloca a transformação primeiramente em nível
físico, depois energético e por último, espiritual.
A Alquimia Mediana enfatiza a primeira transformação que já se dará
em nível mais energético. Uma vez esse
nível é transmutado, o nível físico, conseqüentemente, também é transmutado. E mais tarde, o nível espiritual.
A Alquimia Superior considera que o mais importante é a
transformação da consciência, agindo diretamente no espírito. Uma vez conseguindo-se transmutar o espírito,
conseqüentemente a energia estará transmutada e o corpo físico também.
Na Alquimia Inferior, a mais comumente conhecida entre a maioria
dos estudiosos, em seus primeiros passos, trabalha-se diretamente com os 8
vasos energéticos que existem em nosso corpo.
(Nosso corpo possui 8 vasos energéticos e 12 meridianos).
Através da concentração da consciência com a energia em
determinados centros energéticos de nosso corpo, passarmos a criar um
Elixir. Esse Elixir é uma espécie de
energia misturada com fluido e consciência juntos. Quando está pronto e perfeito, torna-se
vibrante e essa energia vibrante começa a percorrer o corpo como se fosse um
“roto-rooter”, desentupindo os nossos canais fechados ou contraídos.
Normalmente, na maioria das Escolas, quando se trabalha essa
energia, surge algo na região do baixo abdômen.
Cada Escola tem um fenômeno diferente e uma técnica diferente. Essa referência se faz em relação ao primeiro
estágio da Alquimia Inferior.
Esse algo é uma ‘bola’ que se chama Elixir. Esse Elixir não é pura energia, é uma mistura
de energia com fluido. Ou seja, meio
material, meio energético e meio consciencial.
Uma mistura de fluidos que é uma coisa energética e uma consciência
juntos, formando um só elemento.
Essa ‘bola’ passa a vibrar dentro do baixo abdômen e normalmente ao
evacuarmos - tendo os canais inferiores mais abertos, ligados à uretra ou ao
reto - essa energia desce pelo canal do meio, o vaso despertador e vai até o
________________ e se não se tomar cuidado, será expelida pelo órgão genital ou
pelo ânus.
Ao perder essa energia, a pessoa sente uma prostração muito
grande. Normalmente, existem técnicas
específicas para se deter essa perda e a energia inverte para cima, começando a
subir pelo meio do corpo de uma maneira efervescente, como se fosse uma coisa
meio líquida, meio vapor, que tem uma
consciência - que é a nossa consciência - que está dentro dessa ‘bola’.
Essa subida dá uma sensação de que o corpo é uma montanha, a
energia vai subindo, subindo, atingindo normalmente a altura da garganta, para
depois descer. Faz-se a quietude,
então. E no dia seguinte, começa tudo
novamente.
Esse fenômeno pode se repetir por vários dias.
Ao se iniciar a prática, essa energia vai limpando os canais,
primeiramente o canal do eixo do corpo, vai para trás, entra para dentro da
coluna vertebral e sobe. Parece um
líquido morno subindo a coluna e indo até o topo da cabeça. Posteriormente, essa energia desce pela
frente. Nessa hora, se corre o risco de
que o Elixir escape pelas narinas ou pela boca.
Novamente, existem técnicas para esse controle.
A energia desce então pela frente, através do vaso de concepção e
volta ao interior do corpo.
Esse primeiro estágio concluído chama-se O Pequeno Círculo
Celestial.
Posteriormente, trabalha-se até que todos os 8 vasos energéticos do
corpo sejam desbloqueados.
Na Alquimia Taoísta, o Elixir tem três qualidades:
-
é fluido, ou seja, uma matéria física
-
é energético, feito um vapor
-
e ao mesmo tempo, é uma consciência.
quando acontece, a consciência, nós, estaremos dentro dessa
‘bola’. A partir desse momento, não
existe qualquer emoção no corpo físico.
Nos sentimos como se estivéssemos dentro de um grande caminho, e
flutuando.
Para que tudo isso aconteça, é preciso que haja a prática da
meditação.
E também essa prática tem que ser trabalhada nessa vida, porque
trazemos muito pouca energia da encarnação anterior. Podemos ter tido uma consciência bastante
desenvolvida, mas não trazemos essa força junto conosco.
Existe, dentro da Alquimia, uma técnica que se chama “Tomada da
Residência”. É para uma pessoa que já
tenha o Elixir pronto, mas não reprocessado, ainda perecível. Essa pessoa já tem a idade bastante avançada
e o corpo físico não mais agüenta ser utilizado como Caldeirão. Então, com a ajuda de alguns mestres de
níveis superiores, pode-se transferir o Elixir adquirido para outro corpo. Normalmente, se escolhe uma outra pessoa que
já esteja morrendo por causa de alguma doença, mas que noventa por centro de
seu corpo ainda esteja em bom estado. Na
hora que a alma da outra pessoa sai, toma-se seu corpo. Isso se chama Tomada da Residência.
O Autêntico Despertar começa com a existência do Elixir. O Elixir é a união da energia com a
consciência e com o fluido, ou seja, é um elemento que ao mesmo tempo é a
consciência, ao mesmo tempo é uma energia e, ao mesmo tempo, é um fluido.
-
consciência que pensa, que sabe das coisas
-
energia que pensa, o pensamento com energia
-
fluido, matéria que pensa, que sente, que é energia, tudo ao mesmo
tempo.
Porém, o Elixir não é isoladamente uma energia
não é
isoladamente uma consciência
não é
isoladamente um fluido
é um outro elemento mais potente.
Existem grandes diferenças entre o elixir e as práticas de Chi Kun,
Hatha Yogae outras quando a consciência está de fóra, olhando tudo.
No Elixir, a consciência está dentro dele. A consciência é o próprio Elixir.
Nessa hora, espiritualmente falando, o macrocosmo e o microcosmo
estão no mesmo ponto. A sensação é que
estamos flutuando num grande espaço, num grande Caminho.
Esse é o verdadeiro despertar do Elixir. É o primeiro passo e é um fenômeno físico que
pode proporcionar inúmeros resultados como rejuvenescimento, revitalização, os
cabelos brancos voltam a ficar pretos, o tecido do corpo revitaliza-se.
Na Alquimia Inferior, o primeiro passo é a transmutação
física. Depois que a transformação
física acontece, entra-se no segundo processamento onde deverá ser transmutada
grande quantidade de matéria física em matéria energética.
Antes, era fluido associado com a energia e a consciência. esses fluidos também serão transmutados em
energia: chega-se a um ponto onde o fluido torna-se a própria energia. O corpo fica mais Yang, mais energético.
Depois disso, existe a Grande Circulação e mais tarde se transmutam
os fluidos somados com a consciência em pura consciência. a partir desse momento, se consegue o Elixir
no nível do Corpo de Luz.
Esse Corpo de Luz, quando estiver maduro, torna-se o Feto
Sagrado. O Feto Sagrado, ao sair do
corpo, torna-se o Corpo Solar.
O Corpo Solar traz o que restou do corpo físico e o incorpora para
si. Processando esse corpo físico,
restará apenas uma luz. A matéria é pura
luz.
PERGUNTA: (inaudível)
RESPOSTA: inúmeras religiões
pregam a importância da abstinência sexual para a pessoa poder transmutar a
energia sexual em energia espiritual.
A Alquimia não prega a abstinência sexual. Na própria transformação, a necessidade
sexual desaparece. E como conseqüência,
o prazer sexual que é normalmente sentido, é sentido interiormente.
Quando toda a energia está dentro da pessoa, todo o prazer sexual é
incomparavelmente menor do que o prazer espiritual. Normalmente, quando a pessoa chega neste
ponto, ela não tem mais a necessidade sexual de fazer sexo com outra pessoa.
Essa é a diferença entre a transmutação e a abstinência.
A pessoa se transforma, ela muda suas necessidades, muda sua
consciência, muda sua emoção, muda seu corpo físico, energético, etc.
Ou seja, no final da obra, nós seremos outra pessoa. Não somos mais a nossa antiga pessoa, mesmo
que continuemos com uma aparência semelhante, parecida com a anterior.
PERGUNTA; (inaudível)
RESPOSTA; No Taoísmo, tanto
existem homens mestres como mulheres mestres.
Considera-se que tanto o Yin como o Yang, ou seja, tanto a mulher como o
homem, ambos fazem parte do Tai Chin, que é a união do Yin e do Yang.
E a união do Yin e do Yang nasce do Absoluto, que é Wu Chi.
Da dualidade, nasce a Unidade.
A Unidade veio do Absoluto, que é o zero. Portanto, se ambos nascem da mesma Unidade,
são expansão da mesma Unidade - então ambos têm a mesma igual condição para
retornar à Unidade.
Quem alcança o nível do Imortal não é homem nem é mulher. Alcança a androgenia, alcança o estado
Uno. Portanto, não é homem nem é
mulher. A aparência não muda muito mas a
energia interior, a consciência, já não mais tem polarização.
PERGUNTA; (inaudível)
RESPOSTA; a Iluminação é
contemplar a realidade do Universo com uma lucidez e uma transparência interior
plenas.
Na Sagração, se alcança a plenitude de tudo, da consciência, do
corpo, da energia. A pessoa se
transforma.
O Caminho da Imortalidade é o que chamamos de Sublime Caminho.
O Taoísmo oferece os mais diversos caminhos, dos mais difíceis aos
menos difíceis. Nem todas as pessoas fazem
votos iguais.
De qualquer maneira, todos os caminhos funcionam dentro de um mesmo
princípio filosófico, dentro do mesmo princípio de trabalho, a maneira de
conduzir a vida.
Para isso, uma pessoa que não tenha tanta ambição espiritual, pode
achar que o Caminho da Imortalidade seja um caminho longo demais, como se fosse
uma grande carga para uma pequena caminhonete...... mas se for começado com passos bem iniciais
e ao se seguir os passos iniciais, simplesmente caminhando, um dia acabamos
chegando lá, queiramos ou não.
Esse é o Caminho do Tao.
Existem muitas coisas a serem feitas que representam a preparação
do território para a Alquimia. No
caminho espiritual, vive-se mais solto, mais feliz, com maior tranqüilidade,
com paz interior. Morre-se com
tranqüilidade e se nasce para a próxima vida com felicidade.
PERGUNTA; (inaudível)
RESPOSTA; O Taoísmo trabalha
com três elementos:
-
trabalha com nossa transformação em nós próprios: melhorando nossos costumes, minorando nossos
apegos, trabalhando nossa loucura, nos trabalhando. Isso é a transformação interior.
-
Trabalha com a devoção, isto é, devemos nos ligar aos mestres
superiores para que tenhamos mais luz, mais ensinamentos, mais ajudas
espirituais.
-
Trabalha com a doação ao próximo, a fraternidade.
Dessa forma, trabalhando-se com a transformação em si próprio, com
a devoção ao superior e a doação ao próximo, já se tem um Caminho Espiritual.
Esse Caminho Espiritual pode ser trabalhado tanto pelo alquimista
quanto pelo não-alquimista.
Para se fazer esses Três Caminhos, existem outros três princípios
que Lao Tse no Tao Te Ching chama de Três Tesouros:
-
a afetividade
-
a simplicidade
-
a humildade
A afetividade é a própria compaixão. Saber tratar as coisas e todas as pessoas com
afeto, ser atencioso, cuidar bem de nossa vida e da vida que está em torno de
nós. Isso nos torna felizes e os outros
também.
A simplicidade torna a vida mais simples, sem complicações.
A humildade é saber se colocar humildemente perante qualquer outro,
para aprender, para respeitar.
Esses três princípios - Os Três Tesouros - dentro de os nos
transmutam aos poucos, em nosso comportamento, em nossos costumes, em nossa
vida, dentro daquilo que é possível.
Na prática, pode-se trabalhar com o Canto Sagrado, com a meditação
simples que traz a paz interior, recitar os Mantras que criam forças interiores
e de proteção.
Todas essas técnicas são mais simples do que praticar a Alquimia.
E se trabalharmos bem o simples, estaremos prontos para
trabalharmos a Alquimia.
Mestre Maa, nosso mestre, conseguiu forjar seu Elixir com
aproximadamente 30 anos de idade e conseguiu reprocessar esse Elixir entrando
na floresta e ficando por lá durante um longo tempo. reprocessou o Elixir e teve o Corpo Solar
pronto antes dos quarenta anos.
E nós ainda estamos engatinhando!
PERGUNTA; (inaudível)
RESPOSTA: Para se fazer a
verdadeira Alquimia, é preciso que tenhamos uma iniciação. Essa iniciação segue vários pontos:
-
a iniciação da Alquimia só pode ser dada por um mestre em Alquimia
Realizada - uma pessoa que já tenha o Elixir processado ou reprocessado.
-
O mestre tem que ser correto.
-
Tem que haver um método de emergência em caso de algum incidente.
-
Tem que haver estudo teórico.
-
Tem que ter recurso financeiro para se possuir um local próprio.
A partir daí, pode-se entrar na prática da Alquimia.
PERGUNTA; (inaudível)
RESPOSTA; chega-se a um
certo estágio quando se medita por muitas horas.
Qualquer meditação, seja da Alquimia ou não, começa com 15
minutos. Depois, entramos em estágios
onde consegue-se “fixar” por aproximadamente duas horas, sem esforço, sem
angústia, sem mal-estar físico.
Naturalmente, uma pessoa que alcança um estado avançado de
meditação, medita de seis a oito horas por dia.
É a prática.
Depois disso, entra-se num estado mais avançado, onde se precisa de
recursos financeiros, acompanhantes que cuidem da vida da pessoa porque ela vai
meditar sem parar, direto. E se retira
para o reprocessamento. Seu corpo ainda
é um Caldeirão. Ela ainda precisa do
corpo físico, mortal, para fazer a obra do Imortal.
Para isso, existem as práticas espirituais, as práticas místicas.
PERGUNTA; (inaudível)
RESPOSTA; O tempo para isso
acontecer depende de cada pessoa.
Engatinhando, quando a máquina começar a andar sozinha, entra-se em
automação.
No princípio da meditação, o corpo dói, coça, não se consegue ficar
parado, não se consegue entrar naquele estado de êxtase, não se consegue entrar
no que chamamos de Fixação.
Sem entrar na Fixação, não se faz a obra.
E quando começa a obra?
No momento em que somos ‘o pilôto automático’. Aí então podemos considerar que estamos
fazendo a Alquimia.
Antes disso, toda a luta é para tentar proporcionar uma condição
mínima para que a Alquimia se instale.
A partir daí, se tem o Corpo Solar instaurado num período de cinco
a dez anos. A partir da Fixação.
PERGUNTA; (inaudível)
RESPOSTA: Bem, se falarmos
de Destino e Livre-Arbítrio, ficaremos horas e horas discutindo sobre isso.
Chegarei apenas às conclusões:
O Taoísmo considera que tudo o que existe na vida está marcado no
Destino. Então, onde está o
Livre-Arbítrio?
O Livre-Arbítrio, aparentemente, não existe. Até mesmo qualquer direito nosso de escolher
se vamos para a direita ou para a esquerda, está dentro do Destino.
O Livre-Arbítrio é tentar fazer o melhor possível de nossas vidas,
dentro do possível. E isso é exatamente
a transmutação de nossa qualidade de ser.
Qualquer um pode ser um mendigo ou um presidente, rico ou pobre,
homem ou mulher, branco ou preto, não
importa.
Obviamente, variam as chances de uma pessoa saber de coisas e
outras, não. Teoricamente, todos, pelo
menos uma vez na vida, têm chance de
ouvir alguma coisa para que se dediquem ao processo de transformação.
A questão é que todos ouvem mas 99.999 por cento não se interessar
em transformar.
Ou até se interessam, mas não querem fazer, porque requer muita
dedicação. Porque mudar é difícil, mais
ainda mudar sentimentos, mudar pensamentos, mudar comportamentos, mudar nosso
espírito, nossos apegos.
Tudo isso é muito difícil.
PERGUNTA: (inaudível)
RESPOSTA: Quando o Taoísmo
fala de naturalidade, Ele diz que não se luta contra o Destino. Tenta-se fazer uma transformação no Destino.
Para se transformar o Destino, é preciso primeiramente aceitar esse
Destino.
Todas as imperfeições da nossa vida são exatamente os recursos a
serem transformados. Se não os
aceitarmos, não transmutaremos nada.
A primeira coisa é procurar ver a vida como ela é.
A partir daí, se faz alguma coisa.
...............
foto: sítio das estrelas, Janine
A Alquimia Taoísta
Aula Ministrada e Gravada
Por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese da Aula
ministrada e gravada
na Sociedade Taoísta do
Brasil, Rio de Janeiro, em 24 de maio de 1994
Esta Aula foi dividida em duas
partes:
A Primeira Parte trata sobre a
Comemoração do Aniversário de Lü Tzu
A Segunda Parte trata sobre A
Alquimia Taoísta
Transcrição e Síntese de
Janine Milward