Para Aqueles que ainda não sabem
Como Obter um Hexagrama:
explicações mais detalhadas
Janine Milward
Meu Livro sobre I Ching, o Livro das Mutações -
O Fio da Meada – O I Ching do Caminho do Céu –
se propõe a contar
simplesmente sobre aquilo que os sábios chineses da antigüidade faziam: a
observação da natureza e conseqüente compreensão da mesma e registro dessa
compreensão. Dessa forma, as raízes do I Ching, O Livro das Mutações, remontam
à astronomia, à mecânica celeste, à observação da natureza do céu e da terra.
Finalmente, O Fio da Meada se propõe, fundamentalmente, a ajudar o
paciente e perseverante e estudioso leitor, a compreender o I Ching, O Livro
das Mutações, por si mesmo, a ter em sua mente um instrumento de compreensão e
manejo da Família do Céu e da Terra, dos Hexagramas e seus textos, das Linhas e
seus textos e fundamentalmente, como tudo isso foi estruturado e organizado.
Para tanto, O Fio da Meada é baseado em dois livros deveras
importantes:
1. Para uma compreensão sobre as
bases mais profundas do I Ching do Caminho do Céu na Seqüência dos Hexagramas
do Céu Anterior ou Mundo da Não-Manifestação:
I Ching, Alquimia dos
Números
Wu Jyh Cherng
Editora Objetiva - Rio,
Brasil
2. Para uma compreensão sobre as
bases mais profundas do I Ching na Seqüência dos Hexagramas do Céu Posterior ou
Mundo da Manifestação e, fundamentalmente, para basear e estruturar toda a Segunda
Parte de o Fio da Meada onde eu descrevo toda a Família do Céu e da Terra e sua
formação em 64 Hexagramas, com considerações, textos e linhas e entrelinhas:
O I Ching, O Livro das Mutações
Tradução do chinês para o
alemão, introdução e comentários de Richard Wilhelm
Tradução para o português de
Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Correa Pinto
Editora Pensamento – São Paulo,
Brasil
É também importante mencionar o fato de que O Fio da Meada foi
realizado tanto para o leitor que já conhece e estuda o I Ching como para o
leitor que ainda não conhece o I Ching, o Livro das Mutações..... Da mesma
forma, tanto para aquele que procura o I Ching apenas como oráculo como para
aquele que procura o I Ching como fonte de sabedoria e conhecimento da natureza
do Céu e da Terra.
O I Ching, O Livro das Mutações, é a conscientização de nossa
sabedoria inconsciente... Nosso inconsciente é um reservatório de sabedoria
universal. Essa sabedoria foi revelada e estruturada através dos tempos pelos
sábios e mestres. Dessa forma, deve ser sempre com muito respeito e elevação
espiritual que devemos nos aproximar e nos fusionar com nosso mestre interior,
O I Ching.
Como diz Wu Jyh Cherng, em seu livro abaixo mencionado, o I Ching é
considerado as raízes do pensamento taoísta na China. O tronco dessa frondosa
árvore é estruturado pelo Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude, que
contém 81 Capítulos ou poemas de Lao Tsé, o imortal mestre iluminado do Tao.
Ao longo de todo O Fio da Meada, o leitor encontrará fragmentos da
sabedoria de Lao Tsé (extraídos do livro Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da
Virtude, Editora Ursa Maior (hoje publicado pela Editora Mauad, São Paulo,
Brasil), com tradução do chinês para o português de Wu Jyh Cherng).
Dessa forma, raízes e tronco do Tao são abordados para que nós
possamos nos tornar um galho dessa árvore espiritual, nos fusionando com a
sabedoria do universo e buscando a realização de nosso Caminho e de nossa
Virtude.
A Autora
Janine Milward de
Azevedo
O Oráculo
Explicações ainda mais detalhadas acerca de Como se Obter um
Hexagrama
o
Sublime Yang é representado pela linha Contínua
_______
o
Sublime Yin é representado pela linha Vazada
___ ___
Pois bem, a
linha Contínua Yang quer significar a constância da vida, a vida infinita e
iluminada, a Luz constante infinita e iluminada advinda do Tao da Criação, de
Deus. É o Criativo.
A linha
Vazada Yin quer significar a duração da vida, a vida finita e buscando sua
iluminação a cada vez que se materializa e por isso é chamada também de
Não-Luz, porque é uma Luz finita. É o
Receptivo.
A linha
Contínua Yang sempre vai nos trazer a idéia de vida infinita e iluminada, a
Luz. Ela nos traz a realidade do Uno, do
Absoluto, do Princípio Primordial.
A Linha
Vazada Yin sempre vai nos trazer a idéia de vida finita e buscando a sua Luz e
por isso podendo ser denominada de Não-Luz, ou Vazio, ou Sombra. Ela nos traz a realidade da Criação que é
múltipla, coletiva, plural.
A Criação é
criada a partir do Uno, da vida infinita e iluminada. E a Criação, em sua linha Vazada e plural,
traz a realidade da vida finita buscando por sua iluminação.
A partir das
próximas Aulas você haverá de compreender melhor sobre esses conceitos
absolutamente estruturais do I Ching - que é considerado a raíz do Taoísmo, não
se esqueça disso.
O Tao é o
Uno. A Criação advinda do Tao é
múltipla, plural, coletiva.
Portanto,
aquilo que mais representa a infinitude e a Unidade do Tao é a linha Yang e
Contínua, linha de Luz. É o Criativo.
Aquilo que
mais representa a Criação em sua finitude e em sua multiplicidade é a linha Yin
e Vazada, linha de Não-Luz. É o
Receptivo.
Sendo a
Criação plural, essa pluraridade irá partir de um mínimo de Dois, não é
verdade?
Sendo assim,
teremos o Sublime Yang e o Sublime Yin.
E vimos isso
acontecendo dentro da Lenda do Tao para a Criação desse nosso Universo:
restaram apenas na Terra o homem, o Sublime Yang, e a mulher, o Sublime
Yin. Enquanto o homem, o Criativo,
meditava se aliando à vida infinita - através sua Linha Contínua -, a mulher, o
Receptivo, ia dando vida, tecendo, criando, a própria vida em si materializada,
seus filhos e o resto da Criação, através a doação de vida infinita, da Luz,
que ia sendo atuada pelo homem, em sua Linha Contínua sempre trazendo o dom de
um pedaço dessa Luz para a Linha Vazada, a Não-Luz.
É mais ou
menos assim como pudéssemos pensar que a Linha Contínua é o Sol que nos traz a
vida e que a Linha Vazada é a Lua que reflete a Luz do Sol mas que na verdade,
é a Não-Luz.
Então, aquele
que tem a Luz contínua é chamado de O Criativo, o Sublime Yang; e aquele que
tem a Não-Luz é chamado de O Receptivo, o Sublime Yin. Esses são conceitos básicos e estruturais que
nos seguirão ao longo de nossa vida - e não somente de nossos estudos - acerca
do I Ching.
Por isso
mesmo, podemos inclusive pensar que o Sol é a imagem do Yang Sublime e a Lua é
a imagem do Yin Sublime. Podemos pensar
que o Sol é a imagem do Pai e que a Lua é a imagem da Mãe. Podemos pensar que o Sol é a Luz, o Criativo,
e que a Lua é a Não-Luz, O Receptivo.
Podemos pensar que o Sol é o Espírito, e que a Lua é a Alma. Podemos também pensar que o Sol é a imagem do
Fogo, na Terra, e que a Lua é a imagem da Água, na Terra.
Portanto, no
Céu, o Sol é a imagem do Pai, do elemento masculino, do Yang Sublime, do
Espírito ligado à Luz da vida infinita e contínua. É a imagem do próprio Céu, a imagem da
própria divindade, pertencente ao Céu. É
o Criativo.
No Céu, a Lua
é a imagem da Mãe, do elemento feminino, do Yin Sublime, da Alma ligada à Luz
através de sua Não-Luz - porque a Alma adentra a encarnação trazendo em seu
bojo o Espírito, A Luz. É a imagem da
Terra, a imagem da materialização, de tudo aquilo que pertence a Criação. É o
Receptivo.
Na Terra, o
Céu é a Imagem do Pai, do Criativo, do Yang Sublime.
Na Terra, a
Terra é a Imagem da Mãe, do Receptivo, do Yin Sublime.
Portanto,
veremos que o Yang Sublime e o Yin Sublime, formam, na Terra, a dualidade
mínima que pode vir a expressar o Tao, que é Uno, no Céu.
Essa dualidade
mínima vai formar, então, aquilo que denominamos de Tai Chi, a Mandala
essencial da Criação, advinda do Uno, do Absoluto - que não pode ser
representado:
A forma que
teremos para exemplificar essa Mandala do Tai Chi - do Sublime Yang sempre se
inter-agindo com o Sublime Yin, é através das Linhas Contínua e Vazada:
Sublime Yang
_______
Sublime
Yin ___
___
Você verá, ao
longo de nossas aulas, Caminhante do Céu e da Terra, que ao tecer seus filhos e
lhes doar a vida, acontece um verdadeiro entrelaçamento das Linhas Contínua e
Vazada, ou seja, tudo aquilo que era apenas uma dualidade primordial, na Terra,
advindo do Uno do Céu, acaba trazendo uma progressão geométrica que não somente
dá a vida aos Filhos - são Seis Filhos, como você irá ver -, como também à
união entre a Família em si - pai, mãe e os Seis Filhos - entre eles mesmos,
formando assim os chamados Hexagramas!
Portanto, por
enquanto, é bom que você tenha em mente que para consultarmos o Oráculo do I
Ching, o Mestre, estaremos trabalhando com as linhas Contínua e Vazada - Linha
Yin e Linha Yang - que se entrelaçarão e formarão um Hexagrama. Esse Hexagrama será então consultado no I
Ching, o Livro das Mutações, pois terá sua correspondência dentro das 64
Imagens, ou 64 Hexagramas possíveis formados a partir desse
inter-relacionamento familiar advindos da dualidade mínima do Sublime Yang e do
Sublime Yin.
Enfim,
estamos pulando uma série de conceitos, sintetizando os mesmos ao extremo, para
que você possa começar a consultar o Oráculo, porém já sabedor do que está
construindo, okey?
COMO OBTER UM
HEXAGRAMA:
Objetivamente,
para que possamos construir um Hexagrama que será posteriormente procurado no I
Ching, o Livro das Mutações e seu Oráculo, teremos que buscar por três
moedas de igual tamanho e peso e valor, de preferência.
Eu tenho
moedas simpáticas que comprei em lugar de antiguidades, moedas redondas com
furos quadrados ao meio, muito simpáticas.
Porém, você poderá buscar em sua bolsa três moedas de um real - que são
também extremamente simpáticas.
Pois bem,
limpe essa moedas, lave-as, seque-as ao sol... e as conserve em uma caixinha
somente para serem usadas para suas consultas ao Mestre, o Oráculo do I Ching,
okey?
Vamos então
dar nomes aos bois, nessas moedas. Toda
moeda tem seu lado chamado Coroa - aquele que mostra o valor da mesma - e tem
seu lado chamado de Cara - aquele que mostra algum tipo de imagem, de desenho,
pode ser um rosto, flores, animais, escritos, etc.
Vamos
denominar o lado Coroa com o valor 3
Vamos
denominar o lado Cara com o valor 2
E vamos
dizer que o lado Coroa vai refletir o Sublime Yang - ou seja, a Linha Contínua
_______
E vamos
dizer que o lado Cara vai refletir o Sublime Yin - ou seja, a Linha Vazada
___ ___
Vamos então
trazer essas moedas para nossa mão fechada e envolve-las com nossa energia e ao
mesmo tempo - se você quiser - pensar na pergunta que gostaria de fazer ao
Oráculo.
Então, diante
de uma mesa de bom tamanho e sem muito esforço, podemos deixar as moedas caírem
sobre a superfície plana da mesa.
Somamos,
portanto, o valor das moedas.
Pode ser um
valor de 9; Isso significa 3 moedas de valor 3.
pode ser um
valor 8; Isso significa 2 moedas de
valor 3 e uma moeda de valor 2.
pode ser um
valor 6; Isso significa 3 moedas de valor 2.
pode ser um
valor de 7. Isso significa 2 moedas de valor 2 e uma moeda de valor 3.
É sempre
assim.
O
valor 9 nos traz uma linha Contínua, Yang e Mutável. São três moedas iguais,
dentro do valor coroa.
O
valor 8 nos traz uma linha Vazada, Yin
O
valor 6 nos traz uma linha Vazada e Yin e Mutável. São três moedas iguais, dentro do valor cara.
O
valor 7 nos traz uma linha Contínua e Yang.
Escreva
então, sua pergunta - se quiser, ou se houver pergunta ou se não houver, não
importa, pois que o I Ching sempre estará apresentando um pedaço de conteúdo
advindo do seu inconsciente e trazendo-o à tona de sua consciência.
E dê um bom
espaço, mais para baixo, porque você haverá de cumprir com
SEIS LINHAS -
OU YIN OU YANG -
QUE FORMARÃO
O HEXAGRAMA E QUE SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, as linhas serão começadas de
baixo para cima!
Sexta linha
Quinta
linha
Quarta
linha
Terceira
linha
Segunda
linha
Primeira
linha
PRIMEIRA
JOGADA: a composição do valor da Primeira Linha:
Muito bem: as
moedas estão caídas sobre a mesa. É
hora, portanto, de a gente conferir qual é o valor que podemos trazer dessa
primeira jogada, digamos assim.
Vamos dizer
que o valor somado nos trouxe o número 9.
okey. Então, você está diante de
seu lindo caderninho e vai anotar essa linha, juntamente com o número que você
obteve, okey?
Primeira
linha: _______ 9
Linha Yang e Mutável
SEGUNDA
JOGADA: a composição do valor da Segunda Linha:
Novamente,
traga as moedas em suas mãos, um segundo de silêncio, e as jogue novamente
sobre a mesa e anote o valor dessa jogada.
Vamos dizer que o valor somado nos trouxe o número 8. vamos anotar?
Segunda
Linha: ___ ___
8 Linha Yin
Primeira
Linha: _______ 9 Linha Yang e Mutável
TERCEIRA
JOGADA: composição do valor da Terceira
Linha:
Vamos dizer
que o valor somado nos trouxe o número 6.
vamos anotar?
Terceira
Linha: ___ ___ 6 Linha Yin e Mutável
Segunda
Linha: ___ ___
8 Linha Yin
Primeira
Linha: _______ 9 Linha Yang e Mutável
QUARTA
JOGADA: a composição do valor da Quarta Linha:
Vamos dizer
que o valor somado nos trouxe o número 7.
vamos anotar?
Quarta
Linha: _______ 7 Linha Yang
Terceira
Linha: ___ ___
6 Linha Yin e Mutável
Segunda
Linha: ___ ___
8 Linha Yin
Primeira
Linha: _______ 9 Linha Yang e Mutável
QUINTA
JOGADA: a composição do valor da Quinta Linha:
Vamos dizer
que o valor somado nos trouxe o número 9.
vamos anotar?
Quinta
Linha: _______ 9
Linha Yang e Mutável
Quarta
Linha: _______ 7 Linha Yang
Terceira
Linha: ___ ___
6 Linha Yin e Mutável
Segunda
Linha: ___ ___
8 Linha Yin
Primeira
Linha: _______ 9
Linha Yang e Mutável
SEXTA E
ÚLTIMA JOGADA: a composição do valor da Sexta Linha:
Vamos dizer
que o valor somado nos trouxe o número 9, novamente! Vamos anotar!
Sexta
Linha: _______ Linha Yang e Mutável 9
Quinta
Linha: _______ Linha Yang e Mutável 9
Quarta
Linha: _______ Linha Yang
7
Terceira
Linha: ___ ___ Linha Yin e Mutável 6
Segunda
Linha: ___ ___ Linha
Yin 8
Primeira
Linha: _______ Linha Yang e Mutável 9
Portanto,
realizamos a composição do Hexagrama, que poderemos chamar de Inicial. Por que Inicial? Porque sempre que houver Linha Mutável o
Hexagrama se desdobrará em um novo Hexagrama, como se nos trouxesse mais uma
leitura, uma maior compreensão, digamos assim, em sua resposta, na resposta do
Mestre, do I Ching, do Oráculo.
E certamente,
sempre essa Linha Mutável - ou essas linhas Mutáveis - terão sua leitura dentro da parte do
Oráculo voltado para a interpretação de cada uma dessas linhas.
Mas, com o
tempo, e com o Livro do I Ching em mãos, você poderá compreender melhor sobre
tudo isso, okey?
Vamos então
olhar nosso Hexagrama Inicial? Céus, eu
fui inventando um Hexagrama cheio de Linhas Mutáveis!!!!!!
Trigrama do
Céu:
Sexta
Linha: _______ 9 Linha
Yang e Mutável
Quinta
Linha: _______ 9 Linha
Yang e Mutável
Quarta
Linha: _______ 7
Linha Yang
Trigrama da
Terra:
Terceira
Linha: ___ ___ 6 Linha Yin e Mutável
Segunda
Linha: ___ ___ 8
Linha Yin
Primeira
Linha: _______ 9
Linha Yang e Mutável
Bem, as Três
Linhas acima - quarta, quinta e sexta - estarão compondo o Trigrama do Céu, o
Pai, o Criativo.
E as Três
Linhas abaixo - primeira, segunda e terceira - estarão compondo o Trigrama do
Trovão, o Filho mais Velho, o Inesperado, a Primavera!
Podemos, já
longo pensar nessa formulação de imagens a nós apresentada: o Céu está no lugar
correto, a parte do Céu, o Trigrama voltado para o Céu. O Céu é expansivo, infinito, ilimitado e
estando nesse lugar pode exercer essa expansão, essa infinitude, essa
ilimitação. Então, tudo está certo.
Porém, o
Trovão também é extremamente expansivo, não é verdade? sabemos que ele nasce na Terra, sim -
portanto está em lugar correto... -, mas ele precisa se expandir para o Céu...
e de alguma forma, encontra um certo obstáculo... mas também isso não causa um
grande problema, sem dúvida alguma.
Então, já
nos foi possível perceber que esse é um Hexagrama que nos coloca diante de
questões voltadas para a expansão natural e essencial dos Elementos Céu e
Trovão que fazem parte desse Hexagrama.
Passamos
então ao nosso Livrão do I Ching e buscamos saber que Hexagrama é esse que o
Oráculo nos forneceu dentre seus possíveis 64 Hexagramas!
O I Ching nos
disse que o Hexagrama que responde ao nosso Inconsciente nesse momento e que
está agora disponível em nosso Consciente é:
O Hexagrama
25. Inocência, o Inesperado, o Inconsciente.
O Julgamento
nos diz, entre
outras coisas: supremo sucesso. A perseverança é favorável. Se o homem não é correto, terá infortúnio e
não será favorável empreender coisa alguma.
A Imagem nos
diz: todas as
coisas alcançam o estado natural da Inocência. Assim, os reis da antiguidade,
ricos em virtude e em harmonia com o tempo, cultivavam e alimentavam a todos os
seres.
As Linhas
Mutáveis nos dizem, entre outras coisas:
Primeira
Linha Mutável:
Conduta
inocente traz boa fortuna!
Terceira
Linha Mutável:
A vaca que
foi amarrada por alguém é o lucro do viajante, e a perda do cidadão.
Quinta
Linha Mutável:
Não utilize
medicamento algum caso tenha contraído uma doença sem ter culpa nisso. Ela passará por si mesma.
Sexta Linha
Mutável:
Ação
inocente traz infortúnio. Nada é favorável
Bem, como
você poderá ver, quando temos um Hexagrama com muitas linhas mutáveis - que foi
esse caso agora - ficamos, por vezes, meio confusos, não é verdade? A primeira linha diz que a conduta inocente é
bom mas a sexta diz exatamente ao contrário!
É certo que
em sabendo sobre a pergunta e a situação dada, a gente vai, aos poucos,
tentando sempre entender aquilo que o Mestre quer nos dizer, descascando o
palmito até encontrar seu cerne, chorando por vezes, rindo por outras vezes,
mas sempre conseguimos descascar o palmito, sempre - ou quase sempre. Tem vezes que a gente entende, tem outras
vezes, que não entende e deixa para que o tempo nos diga alguma coisa.
E também
aprenderemos que as seis linhas vão nos indicar posicionamentos diferentes
dentro das questões. Nesse caso, a
primeira linha pode significar você e a sexta linha, por exemplo, seu patrão,
seu Outro - ou podem indicar o começo de
uma situação e a previsão de conclusão da mesma, outra
possibilidade. Também poderemos
compreender que uma pessoa age inocentemente mas a outra pessoa não vê assim e
tudo isso traz conflitos de ações e de condutas, ações e reações.
Enfim, a
gente sempre acaba tendo um imenso volume de possibilidades de entender o
porquê das questões que foram geradas por nosso inconsciente e trazidas à nossa
consciência.
Outra questão
importante a ser vista nesse momento é que o Mestre
Cherng, que entendia muitíssimo sobre o I Ching, o monge taoísta, nos diz em seu Livro que quando temos um monte de Linhas Mutáveis -
que foi o nosso caso - a gente tem mesmo é que se sentir meio confuso pois pode
obter informações dicotômicas. Sendo assim, nesses casos, é bom que sejam lidas, de forma mais
fundamental, as Linhas que NÃO SÃO MUTÁVEIS!
Em nosso
caso, teriam sido as Linhas dois e quatro, que nos dizem:
Linha Dois: se não pensamos na colheita enquanto aramos, nem no uso do campo
quando o preparamos, então será favorável empreender algo.
Linha
Quatro: aquele que é capaz de perseverar
permanece sem culpa.
Nesse caso,
essas duas linhas que se mantiveram preservadas nos trazem um bom conteúdo de
compreensão da questão dada: por mais que nossa ação tenha sido natural e por
mais que a reação em relação a essa ação possa ter sido ou possa vir a ser
conflituosa - exatamente por causa dessa ação tão natural e simples, advinda do
Inconsciente e da Inocência, digamos assim -, o I Ching nos diz que são muitas
linhas Mutáveis e por isso mesmo existe um certo frenesi, uma agitação grande,
sem dúvida alguma, mas seu conselho é que a gente se mantenha perseverante
enquanto aramos o campo em nossa naturalidade de ação sem “armação” e que
devemos permanecer bem, sem qualquer sentimento de culpa - porque tudo está
certo.
COMO OBTER O HEXAGRAMA MUTANTE A PARTIR
DAS LINHAS MUTÁVEIS:
E agora,
podemos também fazer a Mutação, a MUTAÇÃO, cabíveis somente dentro das Linhas
Mutáveis - sejam Yin ou sejam Yang - e assim formaremos um novo Hexagrama, o
seguinte. Vamos?
A sexta
linha mudou de Yang para Yin, por ser Mutável dentro do Hexagrama Inicial:
___ ___
A quinta
linha muda de Yang para Yin, por ser Mutável:
___ ___
A quarta
linha não era Mutável e por isso mesmo, continua Yang:
_______
A terceira
linha muda de Yin para Yang, por ser Mutável
_______
A segunda
linha não era Mutável e por isso mesmo, continua Yin:
___ ___
Finalmente,
a primeira linha mudou de Yang para Yin, por ser Mutável:
___ ___
Assim, formamos
o Segundo Hexagrama:
Trigrama do
Céu:
Sexta
Linha: __ ___
Quinta
Linha: ___ ___
Quarta
Linha: _______
Trigrama da
Terra:
Terceira
Linha: _______
Segunda
Linha: ___ ___
Primeira
Linha: ___ ___
Veremos
então que mudaram as Linhas Primeira, Terceira, Quinta e Sexta. As duas Linhas que não eram mutáveis,
permaneceram iguais, intocáveis.
Aqui, teremos
o Trigrama do Céu
formado pelas
linhas quatro, cinco e seis perfazendo O Trovão, o Filho mais velho.
E teremos o
Trigrama da Terra
formado pelas
linhas um, dois e três perfazendo a Montanha, o Filho mais Jovem.
Veja você,
agora vemos que o Trovão - que no Hexagrama Inicial morava no Trigrama da Terra
-, agora está mais livre e solto e expansivo, sem dúvida alguma, ao se colocar
no Trigrama do Céu! Isso é bom.
E veremos
que a Montanha - que é uma energia bem voltada para seu bom assentamento na
Terra - colocou-se dentro do Trigrama da Terra.
Isso é bom.
Porém,
vemos que existe uma certa dicotomia de movimentação do Trovão e da
Montanha. Eles se distanciam entre si: o
Trovão se expande para o Céu, sem limites, e a Montanha cada vez mais se
assenta na Terra, bem pesadamente!
Mesmo que a
Montanha seja o lugar da Terra mais próximo ao Céu.... E NESSE HEXAGRAMA
ISSO FAZ UMA ENORME DIFERENÇA POIS QUE A MONTANHA SERÁ VISTA COMO O POUSO
TRANQUILO, O NINHO ACOLHEDOR DO PÁSSARO QUE É FORMADO PELAS LINHAS DO TRIGRAMA
E QUE TEM A INTENÇÃO DE VOAR MUITO AINDA MAIS ALTO QUE A PRÓPRIA MONTANHA -
POIS ESSE SEU DESEJO SERÁ VISTO ATRAVÉS A FIGURA DO TROVÃO QUE SE EXPANDE QUASE
ILIMITADAMENTE.... - existe uma necessidade vista através do Hexagrama de
que a situação seja mantida dentro do ponto de vista que existe uma dicotomia
de ações e reações e de movimentações e que não é prudente querer voar muito
alto, demais da conta, é melhor ficar sobrevoando a montanha..., perto do
ninho... para ter onde voltar.
É
importante que se mencione que o Pássaro mencionado nesse Hexagrama pode ser
visto através de sua composição de linhas, ou seja, temos duas linhas Yang, cheias
e contínuas, formando o corpo da ave e as duas linhas Yin, vazadas, de ambos os
lados formam as duas asas voando.
Passamos
então ao nosso Livrão e buscamos saber que Hexagrama Mutante é esse que o
Oráculo nos forneceu dentre seus possíveis 64 Hexagramas!
Esse
Hexagrama é o de número 62 e se chama A Preponderância do Pequeno.
No
Julgamento, se diz:
Sucesso. A
perseverança é favorável. Pequenas
coisas podem ser realizadas, grandes coisas não devem ser feitas. O pássaro, voando, nos traz a mensagem: não é
aconselhável o esforço em direção ao alto, é aconselhável permanecer
embaixo. Grande boa fortuna!
A Imagem nos
diz:
Assim, o
homem superior em sua conduta faz com que prepondere o respeito. Em casos de luto ele faz com que o fator
preponderante seja a tristeza. Em suas
despesas, faz com que prepondere a parcimônia.
Em relação às
linhas, não as leremos. Porém, Jung,
no Prefácio do Livro traduzido por Richard Wilhelm, nos diz que ele aprecia
ler também as linhas que foram usadas dentro da Mutação entre os Hexagrama
Inicial e o Seguinte. E eu penso que
ele, Jung, está certo, volta e meia eu também leio as linhas que foram
transmutadas.
É importante
que se mencione que o Pássaro mencionado nesse Hexagrama pode ser visto através
de sua composição de linhas, ou seja, temos duas linhas Yang, cheias e
contínuas, formando o corpo da ave e as duas linhas Yin, vazadas, de ambos os
lados formam as duas asas voando.
Mas todo o
tempo o Hexagrama nos avisa a nos mantermos voando baixo, na nossa, próximos ao
nosso ninho - nada de vôos distantes ou altos demais. É um Hexagrama que nos avisa para nos
mantermos em posição mais humilde, na nossa.
.......................
Síntese dos Dois Hexagramas:
Bem, não houve exatamente uma pergunta feita diretamente e conscientemente
ao Oráculo. Eu apenas fui inventando as
Linhas, digamos assim, para formatar o Modelo de Obtenção do Hexagrama.
E certamente, uma das questões que são aventadas no Hexagrama
Inocência - ou Inconsciente, em outra tradução -, é o fato de que algo
simplesmente surge... naturalmente surge.
De qualquer maneira, fica também bem claro que a continuidade da
Resposta, dentro do Hexagrama que foi transmutado, o Hexagrama Seguinte, nos
diz que existirá grande boa fortuna caso o pássaro não intente voar alto e se
mantenha próximo ao seu ninho.
Portanto, algo que foi realizado de forma simples e natural e
até inocente - e que pode ter encontrado problemas... em relação a outras
pessoas -, poderá vir a encontrar sua solução também de forma simples, talvez
um tanto que botando a viola no saco, como se diz por aí...
Assim eu penso. Mas se
tivéssemos tido uma pergunta anteriormente bem objetivada, certamente teríamos
mais material para podermos dirimir ambos os Hexagramas que nos foram dados
como respostas e suas Linhas!
.................
De qualquer forma, fica também claro que em sendo eu, Janine,
quem foi inventando essa composição de Linhas enquanto tecia o Modelo ....,
então penso também que esses Hexagramas devem estar representando alguma coisa
que esteja acontecendo em minha vida nesse momento - mesmo que eu não tenha
externalizado isso em uma pergunta objetivada.
.....................
A verdade é que me passa pela cabeça um episódio que aconteceu
antes-de-ontem, quando, em olhando numa
Comunidade de Astrologia do Orkut se havia alguma resposta para um texto meu
sobre Nosso Sistema Solar, eu me espantei em ver que o dono de uma das
Comunidades soltou os cachorros em cima de mim e de meu texto e foi grosseirão
e desrespeitoso e arrogante. Céus, eu levei um baita susto! Foi realmente o Inesperado caindo que nem um
meteorito em minha cabeça!
Primeiramente, ele deixou nas entrelinhas -e nas linhas - todo o
tempo um tom imensamento jocoso, deixando claro que não gostou do texto e fez
isso de forma bem prepotente, a meu ver, como se eu tivesse postado o texto
para ele dar os seus ditames, o que não é nada disso, as coisas funcionam de
outra maneira. Talvez ele ainda não
saiba bem como as coisas funcionam dentro das Comunidades do Orkut onde o
respeito e a democracia precisam imperar, senão não dá certo.
Ele teimava em dizer que
não tinha sido eu quem tinha escrito aquele texto imenso... coitado, mal sabe
que eu escrevo 30 páginas por dia, quase todos os dias!
Eu imediatamente respondi a ele, porém educadamente, e lhe disse
que em primeiro lugar, sempre sou eu quem escrevo meus textos que exponho ao
mundo.
Em segundo lugar, se eu tiver que apresentar algum crédito ou
alguma bibliografia - se for o caso - eu
faço isso, certamente, por que não?
E em terceiro lugar, se ele não suportava ver alguém
produzindo e produzindo material advindo de suas próprias conclusões de vida
pessoal e profissional ... que ele fosse se tratar e que parasse de
ficar destratando a quem quer que seja!
Tudo isso ficou registrado no Fórum de postagens da Comunidade,
para todo mundo ler e reler, e também enviei minha mesma mensagem para os
Recados dele e para as Mensagens dele, no Perfil pessoal dele.
E também espalhei essa troca de mensagens para o resto da
Comunidade, pequena Comunidade de cerca de trinta pessoas - afinal, tudo
aconteceu dentro da Comunidade de Astrologia Transpessoal - que aliás, essa
astrologia se pretende ser sempre extremamente expansiva em seus conceitos,
para ainda além dos conceitos astrológicos considerados por demais tradicionais
e pessoais e sociais, somente!
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Mas a verdade é que o I Ching - se é que estava respondendo a
essa minha questão.... - me diz, em Inocência, no Julgamento, que se eu
estou correto, tudo bem; se alguém não estiver correto, é melhor não seguir
adiante. E na Imagem, o I Ching nos diz
que os reis - aqueles que possuem a consciência mais ampliada - naturalmente
aram seus campos para colherem a boa alimentação que doam ao seu povo.
E também o
Hexagrama Inocência nos diz, nas linhas tantas e mutáveis, que alguém, eu,
digamos assim, fez algo simples e natural e que estava cultivando um terreno
porque é esse alguém é um alimentador das pessoas.
E menciona: infortúnio não merecido: a vaca
que foi amarrada por alguém é o lucro do viajante, e a perda do cidadão.
Me parece que essa linha diz que a Comunidade é como a Vaca e
pertence ao cidadão, que é dono da mesma.
O viajante é aquele que é o Membro dessa Comunidade. Nesse sentido, ali eu postei meu texto e me
parece que, em sendo de minha autoria o texto, o lucro é meu e não do dono da
Comunidade.
E diz mais: se por acaso algo não deu certo, não procure
medicamentos....
e foi aí que eu entendi que não devo levar adiante essa troca de
correspondência.... já foi de bom tamanho.
Não preciso ficar falando sobre essa questão para as demais Comunidades,
já foi de bom tamanho, assim espero. As
coisas se resolverão de forma natural, sem grandes “armações”.
E também o I Ching diz que para a outra pessoa, a sexta linha
que já está deixando o Hexagrama, essa ação natural e simples não foi aceita -
ou não consegue ser suportada, não consegue ser aceita, por questões talvez
advindas do inconsciente. Ou pode estar
dizendo a nós para que deixemos que a situação se dilua por si mesma - mesmo
que isso não tenha sido simpático.
Por outro lado, essa sexta linha - que está deixando o Hexagrama
- pode também significar que esse dono da Comunidade já tenha até me
defenestrado da mesma!
Enfim, coisas da vida.
Em tempo: em voltando hoje da Internet e do Orkut, fui dar uma
olhada para ver como as coisas ficaram: foi uma boa surpresa, esse senhor fez
uma resposta para mim meio que me pedindo desculpas pelo mau-jeito, estava
apenas iniciando seus passos no Orkut... etc e tal mas aproveitou ainda para
dar umas agulhadas em mim. Céus!
De qualquer forma, eu respondi a ele que Shakespeare nos diz que
tudo fica bem quando acaba bem, que aceitava as desculpas dele, enfim. E vamos começar uma nova jornada, não é
mesmo?
Novamente, eu enviei a todos da Comunidade o pedido de desculpas
e minha aceitação. E tudo bem.
Como nos diz o mestre Cherng que também devemos olhar as linhas
não mutantes - em caso de Hexagramas com tantas linhas Mutantes.... , eu diria
que elas realmente me trazem boas respostas:
Linha
Dois: Se não pensarmos na colheita
enquanto aramos..... então será favorável empreender algo.
Linha
Quatro: aquele que é capaz de perseverar
permanece sem culpa.
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Já o Hexagrama Mutante, Preponderância do Pequeno, nos
indica sucesso porém nos deixando claro que isso acontece porém dentro de
pequenas coisas e que as grandes coisas devem, no momento, ainda serem
dispensadas; não é aconselhável voar muito alto. E se esse conselho for aceito, grande boa
fortuna!
A Imagem nos diz que é para que o homem superior em sua conduta
faça com que prepondere o respeito.
Então, eu entendo que o I Ching me diz que é mesmo para eu ficar
na minha, já fiz o que tinha que fazer que era de responder educadamente à
grosseria do rapaz, fazendo com que preponderasse o respeito.
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Afinal, a gente aprende a consultar o Oráculo - coisa fácil de
se fazer, não é mesmo? - mas a gente tem que aprender também a respeitar
e acolher aquilo que o
Oráculo nos aconselha ou que nos traz seus comentários sobre uma situação
dada...
E ouça um outro conselho meu, Caro Aluno: nem sempre a gente
consegue entender bem quando a resposta se destina à nós mesmos. E sabe por que? Porque em nós é contido o desejo de a
situação ser delineada dessa e daquela X maneira. Nem sempre para nós é fácil entender ou mesmo
aceitar o Conselho do Mestre do I Ching.
E também nem sempre é fácil a gente compreender tudo aquilo que
o I Ching quer nos dizer. É certo que
compreender tudo é realmente impossível....
Mas, volta e meia, a ficha cai e a gente compreende mais coisas ou
outras coisas.
É por isso que eu, mesmo quando estou lendo e interpretando e
fazendo os comentários das Consultas oraculares dos meus alunos, jamais envio o
texto via internet no mesmo dia em que foi escrito. Eu tendo a consultar também o travesseiro,
grande conselheiro, descansar a mente, e deixar que outros pensamentos possam
também chegar.
Portanto, eu aconselho a sempre termos calma e tempo diante do I
Ching, o Mestre, o Oráculo.
E saiba que, mesmo que não façamos qualquer pergunta, sempre o I
Ching tem uma resposta, tem sempre algo a nos dizer.
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Atenção:
O I Ching, o primeiro momento, nos parece algo inteiramente
intraduzível, de difícil compreensão.
Num segundo momento, ele é tão Mestre em sua mestria, que a gente se
esforça para melhor compreende-lo. E num
terceiro momento, a partir de nosso processo literalmente arqueológico de busca
de compreensão, veremos que o I Ching, o Livro das Mutações, é um verdadeiro
Poço de Sabedoria!
Confuncio, antigo sábio chinês, era de tal maneira apaixonado pelo
estudo do I Ching que lamentava não ter uma vida ainda mais alongada para poder
ainda estudar o Mestre de forma mais aprofundada!
Tenha apenas boa paciência para ir desvelando seu Fio da Meada,
pouco a pouco, em nossas aulas teóricas e personalizadas.
NOVAMENTE ATENÇÃO:
Não se preocupe se você ainda não tem o bom livrão azul
escuro da Pensamento, com Prefácio de Jung e de tradução de Richard Wilhelm do
chinês para o alemão e de Gustavo Pinto do alemão para o português.
O que você precisa é jogar as 3 moedas e ir anotando direitinho as
Seis Linhas, sempre de baixo para cima, e fazendo da mesma maneira que eu fiz,
okey?
Sempre anotando o valor da Linha, please! E dizendo se é Mutável ou não, para ir já
decorando, sim?
Qualquer erro na anotação nos trará erro em nossa procura pelo
Hexagrama da resposta do Oráculo!
Não se esqueça também de me dizer qual foi sua pergunta para eu
poder melhor me orientar em comentários
sobre sua resposta, okey?
O resto, você deixa para eu resolver. Agora, quando sobrar um bom dinheirinho das
compras do supermercado, vá sim a uma livraria e saia com o livrão azul debaixo
do braço que você jamais irá lamentar, ao contrário, sempre irá se regozijar
por sua excelente compra!
Acredite, eu comprei meu livrão em 1984/5, por aí. Ele foi comigo para a Europa e retornou ao
Brasil e hoje ele está um caco, pobrezinho, de tanto ser manuseado!
Mas nesse meio tempo, minha irmã me deu o livro da filha dela que
apenas ficava na estante e não era usado... Adorei.
É bom que você possa se deixar ficar por algumas poucas horas
diante da prateleira dos livros sobre o I Ching, em uma livraria-café, bem
simpática. É que sempre alguns outros livros
que não tenham sido mencionados por mim também podem nos servir de boa ajuda.
Certamente, penso que o Livrão azul escuro da edição da Editora
Pensamento, com tradução do chinês para o alemão com tradução do Richard
Wilhelm é super fantástico - igualando em importância com as aulas do Mestre
Cherng, que infelizmente não foram publicadas, que pena.
Eu gosto muito do livro do Wu Jyh Cherng sobre o I Ching e suas
reflexões.
Eu gosto também do livro de James Legge.
É pena que o Cherng não tenha publicado seu Livro do I Ching sobre
suas Aulas e suas interpretações dos Hexagramas.
E eu gosto muito do meu livro - O Fio da Meada - é claro, por duas
razões: primeiramente, porque é meu filhote, nasceu de mim. E em segundo lugar, porque sei que é um livro
muito bom, e eu o consulto também várias vezes e é interessante, sempre que o
consulto meio que me esqueço que o livro foi escrito por mim!
Um abraço estrelado,
Janine
Foto: Sítio das Estrelas, Janine