Alguns Simbolismos, Imagens e
Atributos
Da Família do Céu e da Terra
Janine Milward
Ch'ien,
o Pai, o Céu:
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Posicionamento
nos Mapas:
No Céu
Anterior, encontraremos Ch'ien, o Pai, o Céu, o Criativo, realizando-se no
ponto do Solstício do Verão, o lugar da Vida plenamente amadurecida!
No Céu
Posterior, encontraremos Ch'ien, o Pai, retirando-se (pois que toda a Criação
já estava pronta) para ocupar o lugar do Noroeste, entre o Outono e o Oeste de
Tui, o Lago, o lugar da retirada, e o Inverno e o Norte de K’an, a Água, a Lua,
o Abismal, o lugar da dormência, do revirão entre vida e não-vida.
Movimento:
As
Linhas Yang são ativas e tendem ao movimento ascendente. No Trigrama Ch'ien, o Céu, encontraremos
atividade, força e movimento ascendente.
Alguns
Atributos:
O
Criativo, A Luz
Ch'ien,
o Pai, é a Fortaleza, é a Liderança.
O
cavalo, o dragão
A
cabeça
O
redondo; o príncipe, jade, metal, frio,
gelo, vermelho profundo, os frutos das árvores
K'un,
a Mãe, a Terra:
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Posicionamento nos Mapas:
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Posicionamento nos Mapas:
No Céu
Anterior, encontraremos K'un, a Terra, a Mãe, o Receptivo, ocupando o lugar do
Norte, do Inverno, da Não-Luz, em posição oposta e complementar a Ch'ien, o
Céu, o Criativo, o Pai, a Luz, no Verão, no Sul. São os Solstícios de Inverno e de Verão,
ocupados por K'un e por Ch'ien, a Mãe e o Pai, a Não-Luz e a Luz.
No Céu
Posterior, encontraremos K'un, a Mãe (juntamente com Ch'ien, o Pai) tendo
realizado toda a Criação e por esta razão retirando-se e apresentando o lugar
onde a Vida sempre terá que permanecer, mesmo que seja em sua preservação ou em
orientação de sua semente, no Sudoeste, entre o Verão e o Sul de Li, o Fogo, o
Sol, e o Outono e o Oeste, de Tui, o Lago, o espelho do Céu.
Movimento:
As
Linhas Yin são receptivas e tendem ao movimento descendente. No Trigrama K'un, a Terra, encontraremos
receptividade, abnegação e movimento descendente.
Alguns
Atributos:
O Vazio, A Não-Luz, A Obscuridade, A
Devoção, O Receptivo, O Abranger, A Abnegação, A Humildade, A Paz, A Pureza, A
Retidão, A Bondade, A Perseverança, A Docilidade, O Dedicado, O Povo, O Reino,
O Coletivo, As Massas, A Planície, o Prado, a Cidade, o Estado.
K'un, A
Mãe, é a Dedicação, é a Maleabilidade, é a Conservação, é a Modéstia, é a
Obediência, é a Humildade, é a Maturidade - e também sempre demonstra
Perseverança
A vaca
O
ventre
A
terra, o tecido, o jarro, o caldeirão, a frugalidade, a superfície plana, a
vaca com um bezerro, uma grande carroça, a forma, a multiplicidade, o tronco, a
terra negra
Ken, a Montanha, o Filho mais Moço:
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Posicionamento
nos Mapas:
No Céu
Anterior, Ken, a Montanha, a Quietude, o Mestre, ocupa o lugar do Noroeste,
entre o Outono e o Oeste de K’an, a Água, a Lua, e o Norte e o Inverno de K'un,
a Mãe, a Terra.
No Céu
Posterior, Ken, a Montanha, a Quietude, o Mestre, ocupa o lugar do Nordeste,
entre o Inverno e o Norte de K’an, a Água, a Lua, e a Primavera e o Leste de
Chen, o Trovão, o Incitar.
Movimento:
Ken, a Montanha, a Quietude, o Mestre, possui movimento
descendente, com suas duas Linhas Yin - as Linhas da Terra e do Homem - bem
afixadas na Terra, em K'un, a Mãe, e com sua única Linha Yang - a Linha do Céu
- já voltada para ser aglutinada ao Pai, Ch'ien, o Céu.
Alguns
Atributos:
A
Quietude, O Mestre
Ken, a
Montanha, é a Imobilidade, é o Impedimento, é a Longevidade,
O cão
A mão
Uma via
de contorno,as pequenas pedras, as portas e aberturas, frutas e sementes; os
eunucos e os vigias, os dedos, o rato e os pássaros de bico preto; a porta, o
porão, o palácio, o templo, o portal
K’an,
a Água, o Filho do Meio:
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Posicionamento nos Mapas:
No Céu Anterior, K’an, a Água, a Lua, a Alma, ocupa o lugar do
Outono, o Oeste, a Retirada, dentro dos quatro pontos cardeais - tendo Li, o
Fogo, o Sol ocupando o lugar do Leste, da Primavera, o novo começo.
No Céu Posterior, K’an e Li, a Água e o Fogo, tomam os lugares
anteriormente ocupados por seus pais, Ch'ien e K'un, Céu e Terra. Kan, a Lua, ocupa o lugar do Norte enquanto
Li, o Fogo, ocupa o lugar do Sul - formando ambos os pontos cardeais do Inverno
e do Verão, respectivamente.
K’an, a Água, a Lua, traz
consigo duas Linhas Yin, em suas extremidades representativas da Linha da Terra
e da Linha do Céu enquanto a única Linha Yang se posiciona ao centro do
Trigrama, o lugar da Linha do Homem.
Li, o Fogo, o Sol e K’an, a Água, a Lua, são os dois Filhos mais
representativos e herdeiros mais diretos de seus pais Ch'ien, o Pai, o Céu, e K'un,
a Mãe, a Terra. Li, o Fogo, o Sol,
possui movimento ascendente enquanto K’an, a Água, a Lua, possui movimento
descendente.
Movimento:
O movimento ascendente de Chen, o Trovão, o posiciona ao Leste
(substituindo Li, o Fogo, que se muda para o Verão, o Sul, enquanto o movimento
descendente de Tui, O Lago, o posiciona ao Oeste, o Outono (substituindo K’an,
a Água, que se muda para o Norte, o Inverno).
Alguns
Atributos:
O
Abismal, A Lua, a Alma, o Profundo, a Noite
K’an, a
Água, é o Perigo, é a Umidade, é o Mistério, é o Segredo, é a Armadilha, é a
Emboscada, é o Sangue, é o Coração, é o Sem-Forma, é o Movimento Perene, é o
Insondável, é o Desconhecido, é o Inconsciente, é a Escuridão, é o Vinho, é o
Sono Profundo, é o Silêncio, é o Sombrio, é o Despenhadeiro
O porco
O
ouvido
O
fosso, a emboscada, o que se dobra e desdobra, o arco e a roda, a melancolia, o
sofrimento do coração, dor de ouvido. O
sangue, o vermelho. A carroça, o ladrão, os
sulcos das árvores. A roda, o
carro, a carroça. Espinhos e Cardos, são os processos judiciais e as
transgressões.
Sun,
o Vento, a Madeira, a Filha mais Velha:
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Posicionamento
nos Mapas:
No Céu Anterior, Sun, o Vento, a Suavidade, a Penetração, ocupa o
lugar do Sudoeste, a preservação da vida sendo orientada para seu tempo de
retirada, a acontecer no Oeste, no Outono, de K’an, a Água, a Lua.
No Céu Posterior, Sun, o Vento, a Suavidade, a Penetração, ocupa o
lugar do Sudeste, logo após a Primavera de Chen, o Trovão, no Leste e antes do
Verão de Li, o Fogo, o Sol, no Sul.
Portanto, Sun, o Vento, a Madeira traz o tom de crescimento, de
desenvolvimento.
Movimento:
Enquanto Sun, o Vento, a Suavidade, este Trigrama manifesta-se em
movimento ascendente. Porém, enquanto
Sun, a Madeira, a Penetração, este Trigrama pode manifestar-se tanto em
movimentação ascendente quanto em movimentação descendente: sempre Sun, o
Vento, a Suavidade, a Penetração vai a todos os lugares!
Alguns
Atributos:
A
Suavidade
Sun, o
Vento, a Madeira, é a Penetração, é a Dispersão
O galo
Coxas
A
madeira, o vento, o fio condutor, o trabalho; o branco, o longo, as alturas, o
avanço e o recuo, o indeciso, o odor, a corda
Chen,
o Trovão, a Madeira, o Filho mais Velho:
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Posicionamento
nos Mapas:
No Céu
Anterior, encontraremos Chen, o Trovão, o Incitar, atuando enquanto a Semente a
Desabrochar, ocupando o lugar do Nordeste, entre o Inverno e sua dormência, de
K'un, a Terra, a Mãe, a Não-Luz, e a Primavera e seus novos começos, de Li, o
Fogo, o Sol.
No Céu
Posterior, encontraremos Chen, o Trovão, o Incitar, literalmente assumindo os
novos começos, a Primavera, o Leste.
Tanto
enquanto Semente (no Céu Anterior) quanto em real Desabrochar (no Céu
Posterior), encontraremos em Chen, o Trovão, o sentido de O Retorno da Luz, com
sua Linha Yang no lugar da Terra, e com suas duas Linhas Yin nos lugares do
Homem e do Céu. Existe a receptividade
ampla em relação à Luz que chega ao Trigrama, que promete a vida e que,
efetivamente, traz a vida! E estaremos
sempre encontrando em Chen, o Trovão, o movimento ascendente, impulsionado pela
Linha Yang que traz imensa ação às duas Linhas Yin.
Movimento:
Porém, estaremos encontrando em Chen, o Trovão, a qualidade da
Madeira - que é compartilhada com Sun, o Vento (sendo ambos os Filhos mais
Velhos). Quando em Atributo de Madeira,
a movimentação de Chen pode também ser considerada enquanto descendente - pois
que a Madeira traz o sentido da Penetração e nos falar lembrar Chen em seu
posicionamento no Céu Anterior, ainda em vir-a-ser da vida, ainda em
Semente. No entanto, sempre Chen traz o
tom do Desabrochar e por esta razão, o Desabrochar também traz o movimento
ascendente!
Alguns
Atributos:
O
Incitar, O Inesperado, A Comoção
Chen, o
Trovão, é o Movimento, é o Terror, é o Temor, é o Susto, é o Tremor, é o
Imponderável, é o Inesperado, é o Irromper
O
dragão
Pé
O
amarelo escuro, é estender, uma grande estrada, é decisão e veemência, o bambu
verde, o junco e a cana. As leguminosas e os brotos, aquilo que cresce em
abundância. É atividade, abundância, vivacidade
Li,
o Fogo, a Filha do Meio:
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Posicionamento
nos Mapas:
No Céu
Anterior, encontraremos Li, o Fogo, o Sol, realizando-se enquanto um dos quatro
pontos cardeais e ocupando o lugar da Primavera, o Leste, os novos começos,
enquanto K’an, a Água, a Lua, ocupa o lugar do Outono, o Oeste da
retirada. E sabemos que Ch'ien, o Céu,
ocupa o lugar da Vida em sua plenitude de Luz, no Verão, no Sul, enquanto K'un,
a Terra, a Não-Luz, ocupa o lugar da dormência, no Inverno, no Norte.
No Céu
Posterior, encontraremos Ch'ien, o Pai, a Luz, doando seu lugar de Verão e de
Sul para Li, o Fogo, o Sol, enquanto K'un, a Terra, a Não-Luz, doa seu lugar de
Inverno e de Norte para K’an, a Água, a Lua.
Céu e Terra retiram-se e ocupam os lugares de Noroeste e de Sudoeste,
respectivamente.
Li, O Fogo, o Sol, traz consigo duas Linhas Yang, em suas
extremidades representativas da Linha da Terra e da Linha do Céu enquanto a
única Linha Yin se posiciona ao centro do Trigrama, o lugar da Linha do Homem.
Movimento:
Li, o Fogo, o Sol e K’an, a Água, a Lua, são os dois Filhos mais
representativos e herdeiros mais diretos de seus pais Ch'ien, o Pai, o Céu, e
K'un, a Mãe, a Terra. Li, o Fogo, o Sol,
possui movimento ascendente enquanto K’an, a Água, a Lua, possui movimento
descendente.
Alguns
Atributos:
O
Aderir, O Sol, A Lucidez, A Claridade, O Brilho, O Condicionado, A Clareza, Os
Olhos
Li, o
Fogo, é Luminoso ou Condicionado ou Dependente, é a Seca
O
faisão
olho
o raio,
as armaduras e os elmos, as lanças e as armas.
É o signo do seco. Significa o
jaboti, o caranguejo, o caracol, o molusco, a tartaruga, um jarro oco, a
individualidade
Tui,
o Lago, a Filha mais Moça:
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Posicionamento
nos Mapas:
Tui, o Lago, tem movimento descendente... embora traga consigo a
possibilidade do reflexo do Céu, de Ch'ien, do Pai - e isto a leva a tender a
um movimento ascendente, da mesma forma.
No entanto, por ser a reunião das Águas, em Tui, o Lago, o movimento
mais evidente é o movimento descendente.
Porém, esse movimento ascendente é mais visível quando se trata de seu
posicionamento no Mundo da Não-Manifestação, no Céu Anterior, entre o Leste e o
Sul, entre a Primavera e o Verão. Quando
se trata do Mundo da Manifestação, encontraremos Tui, o Lago, em movimento mais
descendente, já posicionado no Oeste, no Outono, o lugar da retirada - ocupando
o lugar de K’an, a Água, a Lua, no Céu Anterior.
Movimento:
O
movimento descendente de Tui, o Lago, segue este mesmo movimento em K’an, a
Água, que por sua vez, o segue ao imajar K'un, a Terra.
O movimento ascendente de Chen, o Trovão, o posiciona ao Leste
(substituindo Li, o Fogo, que se muda para o Verão, o Sul, enquanto o movimento
descendente de Tui, O Lago, o posiciona ao Oeste, o Outono (substituindo K’an,
a Água, que se muda para o Norte, o Inverno).
Alguns
Atributos:
A
Alegria
Tui, o
Lago, é a Jovialidade, é o Contentamento, é a Comunicação, é a Flor de Lótus, é
o Sorriso, é a Concubina
A
ovelha.
boca
uma
feiticeira, é a boca e a língua.
Significa estragar e partir-se, cair e entreabrir-se. Refere-se às terras duras e com alto teor de
sal. É a concubina, é o quebrar, a
fraternidade.
Com um abraço estrelado,
Janine Milward
Extraído do meu Livro O FIO DA MEADA -
Primeiro Volume - http://ichingdocaminhodoceu.blogspot.com
Foto: Sítio das Estrelas, Janine