Alguns Simbolismos, Imagens e Atributos Da Família do Céu e da Terra



Alguns Simbolismos, Imagens e Atributos
Da Família do Céu e da Terra


Janine Milward

Ch'ien, o Pai, o Céu:
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Posicionamento nos Mapas:
No Céu Anterior, encontraremos Ch'ien, o Pai, o Céu, o Criativo, realizando-se no ponto do Solstício do Verão, o lugar da Vida plenamente amadurecida!
No Céu Posterior, encontraremos Ch'ien, o Pai, retirando-se (pois que toda a Criação já estava pronta) para ocupar o lugar do Noroeste, entre o Outono e o Oeste de Tui, o Lago, o lugar da retirada, e o Inverno e o Norte de K’an, a Água, a Lua, o Abismal, o lugar da dormência, do revirão entre vida e não-vida.

Movimento:
As Linhas Yang são ativas e tendem ao movimento ascendente.  No Trigrama Ch'ien, o Céu, encontraremos atividade, força e movimento ascendente.

Alguns Atributos:
O Criativo, A Luz
Ch'ien, o Pai, é a Fortaleza, é a Liderança.
O cavalo, o dragão
A cabeça
O redondo; o príncipe,  jade, metal, frio, gelo, vermelho profundo, os frutos das árvores


K'un, a Mãe, a Terra:
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Posicionamento nos Mapas:
No Céu Anterior, encontraremos K'un, a Terra, a Mãe, o Receptivo, ocupando o lugar do Norte, do Inverno, da Não-Luz, em posição oposta e complementar a Ch'ien, o Céu, o Criativo, o Pai, a Luz, no Verão, no Sul.  São os Solstícios de Inverno e de Verão, ocupados por K'un e por Ch'ien, a Mãe e o Pai, a Não-Luz e a Luz.
No Céu Posterior, encontraremos K'un, a Mãe (juntamente com Ch'ien, o Pai) tendo realizado toda a Criação e por esta razão retirando-se e apresentando o lugar onde a Vida sempre terá que permanecer, mesmo que seja em sua preservação ou em orientação de sua semente, no Sudoeste, entre o Verão e o Sul de Li, o Fogo, o Sol, e o Outono e o Oeste, de Tui, o Lago, o espelho do Céu.

Movimento:
As Linhas Yin são receptivas e tendem ao movimento descendente.  No Trigrama K'un, a Terra, encontraremos receptividade, abnegação e movimento descendente.

Alguns Atributos:
O Vazio, A Não-Luz, A Obscuridade, A Devoção, O Receptivo, O Abranger, A Abnegação, A Humildade, A Paz, A Pureza, A Retidão, A Bondade, A Perseverança, A Docilidade, O Dedicado, O Povo, O Reino, O Coletivo, As Massas, A Planície, o Prado, a Cidade, o Estado.
K'un, A Mãe, é a Dedicação, é a Maleabilidade, é a Conservação, é a Modéstia, é a Obediência, é a Humildade, é a Maturidade - e também sempre demonstra Perseverança
A vaca
O ventre
A terra, o tecido, o jarro, o caldeirão, a frugalidade, a superfície plana, a vaca com um bezerro, uma grande carroça, a forma, a multiplicidade, o tronco, a terra negra


Ken, a Montanha, o Filho mais Moço:

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Posicionamento nos Mapas:
No Céu Anterior, Ken, a Montanha, a Quietude, o Mestre, ocupa o lugar do Noroeste, entre o Outono e o Oeste de K’an, a Água, a Lua, e o Norte e o Inverno de K'un, a Mãe, a Terra.
No Céu Posterior, Ken, a Montanha, a Quietude, o Mestre, ocupa o lugar do Nordeste, entre o Inverno e o Norte de K’an, a Água, a Lua, e a Primavera e o Leste de Chen, o Trovão, o Incitar.

Movimento:
Ken, a Montanha, a Quietude, o Mestre, possui movimento descendente, com suas duas Linhas Yin - as Linhas da Terra e do Homem - bem afixadas na Terra, em K'un, a Mãe, e com sua única Linha Yang - a Linha do Céu - já voltada para ser aglutinada ao Pai, Ch'ien, o Céu.

Alguns Atributos:
A Quietude, O Mestre
Ken, a Montanha, é a Imobilidade, é o Impedimento, é a Longevidade,
O cão
A mão
Uma via de contorno,as pequenas pedras, as portas e aberturas, frutas e sementes; os eunucos e os vigias, os dedos, o rato e os pássaros de bico preto; a porta, o porão, o palácio, o templo, o portal



K’an, a Água, o Filho do Meio:
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Posicionamento nos Mapas:
No Céu Anterior, K’an, a Água, a Lua, a Alma, ocupa o lugar do Outono, o Oeste, a Retirada, dentro dos quatro pontos cardeais - tendo Li, o Fogo, o Sol ocupando o lugar do Leste, da Primavera, o novo começo.
No Céu Posterior, K’an e Li, a Água e o Fogo, tomam os lugares anteriormente ocupados por seus pais, Ch'ien e K'un, Céu e Terra.  Kan, a Lua, ocupa o lugar do Norte enquanto Li, o Fogo, ocupa o lugar do Sul - formando ambos os pontos cardeais do Inverno e do Verão, respectivamente.
K’an, a Água, a Lua,  traz consigo duas Linhas Yin, em suas extremidades representativas da Linha da Terra e da Linha do Céu enquanto a única Linha Yang se posiciona ao centro do Trigrama, o lugar da Linha do Homem.
Li, o Fogo, o Sol e K’an, a Água, a Lua, são os dois Filhos mais representativos e herdeiros mais diretos de seus pais Ch'ien, o Pai, o Céu, e K'un, a Mãe, a Terra.  Li, o Fogo, o Sol, possui movimento ascendente enquanto K’an, a Água, a Lua, possui movimento descendente.
Movimento:
O movimento ascendente de Chen, o Trovão, o posiciona ao Leste (substituindo Li, o Fogo, que se muda para o Verão, o Sul, enquanto o movimento descendente de Tui, O Lago, o posiciona ao Oeste, o Outono (substituindo K’an, a Água, que se muda para o Norte, o Inverno).

Alguns Atributos:

O Abismal, A Lua, a Alma, o Profundo, a Noite
K’an, a Água, é o Perigo, é a Umidade, é o Mistério, é o Segredo, é a Armadilha, é a Emboscada, é o Sangue, é o Coração, é o Sem-Forma, é o Movimento Perene, é o Insondável, é o Desconhecido, é o Inconsciente, é a Escuridão, é o Vinho, é o Sono Profundo, é o Silêncio, é o Sombrio, é o Despenhadeiro
O porco
O ouvido
O fosso, a emboscada, o que se dobra e desdobra, o arco e a roda, a melancolia, o sofrimento do coração, dor de ouvido.  O sangue, o vermelho. A carroça, o ladrão, os   sulcos das árvores.  A roda, o carro, a carroça. Espinhos e Cardos, são os processos judiciais e as transgressões.



Sun, o Vento, a Madeira, a Filha mais Velha:

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Posicionamento nos Mapas:
No Céu Anterior, Sun, o Vento, a Suavidade, a Penetração, ocupa o lugar do Sudoeste, a preservação da vida sendo orientada para seu tempo de retirada, a acontecer no Oeste, no Outono, de K’an, a Água, a Lua. 
No Céu Posterior, Sun, o Vento, a Suavidade, a Penetração, ocupa o lugar do Sudeste, logo após a Primavera de Chen, o Trovão, no Leste e antes do Verão de Li, o Fogo, o Sol, no Sul.  Portanto, Sun, o Vento, a Madeira traz o tom de crescimento, de desenvolvimento.

Movimento:
Enquanto Sun, o Vento, a Suavidade, este Trigrama manifesta-se em movimento ascendente.  Porém, enquanto Sun, a Madeira, a Penetração, este Trigrama pode manifestar-se tanto em movimentação ascendente quanto em movimentação descendente: sempre Sun, o Vento, a Suavidade, a Penetração vai a todos os lugares!

Alguns Atributos:
A Suavidade
Sun, o Vento, a Madeira, é a Penetração, é a Dispersão
O galo
Coxas
A madeira, o vento, o fio condutor, o trabalho; o branco, o longo, as alturas, o avanço e o recuo, o indeciso, o odor, a corda



Chen, o Trovão, a Madeira, o Filho mais Velho:
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Posicionamento nos Mapas:
No Céu Anterior, encontraremos Chen, o Trovão, o Incitar, atuando enquanto a Semente a Desabrochar, ocupando o lugar do Nordeste, entre o Inverno e sua dormência, de K'un, a Terra, a Mãe, a Não-Luz, e a Primavera e seus novos começos, de Li, o Fogo, o Sol.
No Céu Posterior, encontraremos Chen, o Trovão, o Incitar, literalmente assumindo os novos começos, a Primavera, o Leste.
Tanto enquanto Semente (no Céu Anterior) quanto em real Desabrochar (no Céu Posterior), encontraremos em Chen, o Trovão, o sentido de O Retorno da Luz, com sua Linha Yang no lugar da Terra, e com suas duas Linhas Yin nos lugares do Homem e do Céu.  Existe a receptividade ampla em relação à Luz que chega ao Trigrama, que promete a vida e que, efetivamente, traz a vida!  E estaremos sempre encontrando em Chen, o Trovão, o movimento ascendente, impulsionado pela Linha Yang que traz imensa ação às duas Linhas Yin.

Movimento:
Porém, estaremos encontrando em Chen, o Trovão, a qualidade da Madeira - que é compartilhada com Sun, o Vento (sendo ambos os Filhos mais Velhos).  Quando em Atributo de Madeira, a movimentação de Chen pode também ser considerada enquanto descendente - pois que a Madeira traz o sentido da Penetração e nos falar lembrar Chen em seu posicionamento no Céu Anterior, ainda em vir-a-ser da vida, ainda em Semente.  No entanto, sempre Chen traz o tom do Desabrochar e por esta razão, o Desabrochar também traz o movimento ascendente!

Alguns Atributos:
O Incitar, O Inesperado, A Comoção
Chen, o Trovão, é o Movimento, é o Terror, é o Temor, é o Susto, é o Tremor, é o Imponderável, é o Inesperado, é o Irromper
O dragão
O amarelo escuro, é estender, uma grande estrada, é decisão e veemência, o bambu verde, o junco e a cana. As leguminosas e os brotos, aquilo que cresce em abundância. É atividade, abundância, vivacidade



Li, o Fogo, a Filha do Meio:
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Posicionamento nos Mapas:
No Céu Anterior, encontraremos Li, o Fogo, o Sol, realizando-se enquanto um dos quatro pontos cardeais e ocupando o lugar da Primavera, o Leste, os novos começos, enquanto K’an, a Água, a Lua, ocupa o lugar do Outono, o Oeste da retirada.  E sabemos que Ch'ien, o Céu, ocupa o lugar da Vida em sua plenitude de Luz, no Verão, no Sul, enquanto K'un, a Terra, a Não-Luz, ocupa o lugar da dormência, no Inverno, no Norte.
No Céu Posterior, encontraremos Ch'ien, o Pai, a Luz, doando seu lugar de Verão e de Sul para Li, o Fogo, o Sol, enquanto K'un, a Terra, a Não-Luz, doa seu lugar de Inverno e de Norte para K’an, a Água, a Lua.  Céu e Terra retiram-se e ocupam os lugares de Noroeste e de Sudoeste, respectivamente.
Li, O Fogo, o Sol, traz consigo duas Linhas Yang, em suas extremidades representativas da Linha da Terra e da Linha do Céu enquanto a única Linha Yin se posiciona ao centro do Trigrama, o lugar da Linha do Homem.

Movimento:
Li, o Fogo, o Sol e K’an, a Água, a Lua, são os dois Filhos mais representativos e herdeiros mais diretos de seus pais Ch'ien, o Pai, o Céu, e K'un, a Mãe, a Terra.  Li, o Fogo, o Sol, possui movimento ascendente enquanto K’an, a Água, a Lua, possui movimento descendente.

Alguns Atributos:
O Aderir, O Sol, A Lucidez, A Claridade, O Brilho, O Condicionado, A Clareza, Os Olhos
Li, o Fogo, é Luminoso ou Condicionado ou Dependente, é a Seca
O faisão
olho
o raio, as armaduras e os elmos, as lanças e as armas.  É o signo do seco.  Significa o jaboti, o caranguejo, o caracol, o molusco, a tartaruga, um jarro oco, a individualidade



Tui, o Lago, a Filha mais Moça:

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Posicionamento nos Mapas:
Tui, o Lago, tem movimento descendente... embora traga consigo a possibilidade do reflexo do Céu, de Ch'ien, do Pai - e isto a leva a tender a um movimento ascendente, da mesma forma.  No entanto, por ser a reunião das Águas, em Tui, o Lago, o movimento mais evidente é o movimento descendente.  Porém, esse movimento ascendente é mais visível quando se trata de seu posicionamento no Mundo da Não-Manifestação, no Céu Anterior, entre o Leste e o Sul, entre a Primavera e o Verão.  Quando se trata do Mundo da Manifestação, encontraremos Tui, o Lago, em movimento mais descendente, já posicionado no Oeste, no Outono, o lugar da retirada - ocupando o lugar de K’an, a Água, a Lua, no Céu Anterior.

Movimento:
O movimento descendente de Tui, o Lago, segue este mesmo movimento em K’an, a Água, que por sua vez, o segue ao imajar K'un, a Terra. 
O movimento ascendente de Chen, o Trovão, o posiciona ao Leste (substituindo Li, o Fogo, que se muda para o Verão, o Sul, enquanto o movimento descendente de Tui, O Lago, o posiciona ao Oeste, o Outono (substituindo K’an, a Água, que se muda para o Norte, o Inverno).

Alguns Atributos:

A Alegria
Tui, o Lago, é a Jovialidade, é o Contentamento, é a Comunicação, é a Flor de Lótus, é o Sorriso, é a Concubina
A ovelha. 
boca
uma feiticeira, é a boca e a língua.  Significa estragar e partir-se, cair e entreabrir-se.  Refere-se às terras duras e com alto teor de sal.  É a concubina, é o quebrar, a fraternidade.

Com um abraço estrelado,
Janine Milward

Extraído do meu Livro O FIO DA MEADA - Primeiro Volume - http://ichingdocaminhodoceu.blogspot.com

Foto: Sítio das Estrelas, Janine