O Oráculo
Janine Milward
O I Ching é o Mestre e nós somos o Discípulo que procura seu
Mestre, seu inconsciente, para que suas verdades sejam reveladas ao nosso
consciente.
Então, sempre que consultamos o I Ching como um oráculo, estamos
nos dirigindo ao mestre que existe dentro de cada um de nós. Dessa forma, o
momento da consulta ao nosso mestre interior, ao I Ching, deve ser um momento
de reverência, de plena paz e interiorização. É certamente um momento de
receptividade às revelações da mestria de nosso inconsciente e ao mesmo tempo
de abertura à essas revelações bem como de ampliação da nossa consciência no
sentido de compreender, apreender e analisar mais profundamente aquilo que nos
está sendo revelado.
É importante sabermos que o I Ching nunca erra.... possivelmente
erramos nós – ou o subestimamos ou não o compreendemos - ao interpretá-lo.... O
inconsciente sempre sabe.... O consciente tem que aprender a aprender a
saber...
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Existem mestres do I Ching que usam as 49 + 1 varetas de mileofólio
ou bambu – ritual herdado dos sábios chineses da antigüidade...
As 49 varetas são manuseadas sempre levando em consideração O Céu,
A Terra e o Homem. A única vareta que fica sem ser usada corresponde ao Tai Chi, Ao Tao do Mundo da
Manifestação, como inspiração e reverência.
Também a construção das seis linhas do hexagrama pode acontecer
através de, por exemplo, 3 moedas ou desenhos ou conchas ou algo similar que
sempre possuam idênticos tamanho, peso e forma.
Por que 3?
Se usarmos moedas, teremos uma moeda para a Terra, uma para o Homem
e uma para o Céu. Ao lançarmos essas 3 moedas por sobre uma mesa, poderemos
então perceber
Três moedas podem cair mostrando uma mesma face para cima.
Duas moedas podem mostrar
uma mesma face para cima.
Sendo assim, daremos a cada face da moeda um valor:
O valor de 3 será dado para o Supremo Yang
O valor de 2 será dado para o Supremo Yin
Ao obtermos, num lançamento de moedas:
Três moedas com o valor do
Supremo Yang (3 + 3 + 3 = 9) teremos então uma linha Yang
e Mutável..
Três moedas com o valor do
Supremo Yin (2 +2 +2 = 6), teremos então uma linha Yin e Mutável.
Duas moedas com o valor de Yin (2 + 2 = 4) mais uma moeda com valor
de Yang (3), teremos então o valor de
7 – o que não caracteriza uma linha
mutável. No entanto, essa é uma linha Yang e Contínua porém não mutável.
Duas moedas com o valor de Yang (3 +3 = 6) mais uma moeda de valor Yin (2), teremos então o valor de 8 – o que não caracteriza uma linha
mutável. No entanto, essa é uma linha Yin e Vazada porém não mutável
A linha aparece como mutável num Hexagrama revelado quando o Yang ou o Yin atingiram sua culminância, dando vida, então, para seu oposto
complementar. É por isto que essa linha ou essas linhas são importantes e nos
trazem uma mensagem para ser lida, compreendida e vivenciada...
É importante observamos que sempre estruturaremos o hexagrama
a-vir-a-ser de baixo para cima, iniciando com a primeira linha, a Linha da
Terra do Trigrama da Terra, depois a segunda linha, a Linha do Homem do
Trigrama da Terra... e assim até alcançarmos a sexta linha e revelarmos o
hexagrama a nós presenteado pela sincronicidade da relação céu e terra no
momento da consulta oracular e imajado através dos arquétipos realizados dentro
das 64 possíveis combinações entre os 8 Trigramas Primordiais do I Ching, O
Livro das Mutações.
Lao Tse nos diz, em seu Capítulo 47:
Sem sair da porta
Pode-se conhecer o mundo
Sem ver através da janela
Pode-se conhecer o Caminho do
céu
Quanto mais longe saímos
Tanto menos conhecemos
Por isso, o Homem Sagrado
Conhece sem caminhar
Reconhece sem ver
Realiza sem agir