Algumas Recomendações e Alguns Exemplos Ao Lidarmos com O Oráculo - Imagens - Textos do Julgamento e da Imagem



Algumas Recomendações e Alguns Exemplos

Ao Lidarmos com O Oráculo

Imagens - Textos do Julgamento e da Imagem 


Janine Milward

Imagens

Antes de mais nada, é preciso que olhemos as imagens reveladas pelos Hexagramas tanto com os nosso olhos da razão quanto com os da emoção e sentimento: isso nos trará a percepção mais interiorizada para desenvolver nossos insights, nossas compreensões que nos perpassam como um raio de luz....

Muitas das vezes, nossa resposta vem já transparecida através da própria imagem do Hexagrama, seja da superposição das duas imagens reveladas pelos Trigramas da Terra e do Céu, seja pelo próprio desenho que essas Linhas formam.... e nem sempre essas revelações estão textualizadas no Hexagrama!

Certa vez uma amiga minha me pediu para ver se O I Ching lhe dizia se estava grávida ou não.... Eu estava em uma cidade na serra e ela à beira mar e portanto, realizei a consulta longe da consultante... Obtive o Hexagrama Chung Fu, Verdade Interior; Tui, O Lago, recebendo a visita de Sun, O Vento. Neste Hexagrama, podemos ver duas Linhas Yang e contínuas nas duas extremidades e duas Linhas Yin e vazadas no interior: a idéia de que algo está contido, velado, ainda não revelado


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Chung Fu, Verdade Interior


Certamente este texto nos fala sobre o Ovo Cósmico que a tudo contém no universo.... Porém a própria forma das Linhas imajarem-se já nos traz a resposta... bem como o próprio nome do Hexagrama em questão: Verdade Interior. Sim, minha amiga estava realmente grávida!

Em outra vez, consultei o I Ching perguntando-lhe sobre onde seria o melhor lugar para a minha casa, para eu viver e enraizar... A resposta que me veio foi o Hexagrama Ta Yü, Grandes Posses, A Grande Conquista: Ch’ien, O Céu, recebendo a visita de Li, O Fogo.



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Ta Yü, Grandes Posses, A Grande Conquista

Esse Hexagrama, entre outras tantas coisas, nos diz que o lugar é longe, é distante da urbe, da cidade, dos grandes centros – isso porque o Céu está no Trigrama da Terra e o Fogo, O Aderir, no Trigrama do Céu; nos fala sobre reunião das pessoas em torno de uma idéia também relacionada às coisas do céu...

Quase uma mesma noção nos é trazida pela reunião desses mesmos Trigramas, do Céu e do Fogo, porém invertidos em suas posições dentro do Hexagrama, formando então T’ung Jen, Comunidade entre os Homens, Companheirismo, Li, O Fogo, recebendo a visita de Ch’ien, O Céu.
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Tung Jen, Comunidade entre os Homens

Em T’ung Jen, Comunidade entre os Homens, Companheirismoo Fogo, Li, O Aderir, encontra-se no Trigrama da Terra, tendo Ch’ien, O Céu, como Trigrama do Céu. Neste caso, a reunião se dá perto dos grandes centros, das grandes cidades....

A realidade é que, depois de alguns anos e de muitas buscas, eu me deparei com um lugarzinho bem longe dos grandes centros.... Esse lugar tornou-se o Sitio das Estrelas, no interior das Minas Geraes, onde vivo e compartilho meu espaço com as pessoas desejosas de conhecerem as estrelas do céu e as estrelas de seus corações, um lugar de paz e de meditação...

 

Textos do Julgamento e da Imagem
e Textos das Linhas

Obviamente, não apenas podemos nos apegar aos desenhos das Linhas que compõem o Hexagrama bem como à superposição das imagens, formando então, uma segunda ou terceira idéias.... Sempre os textos do Julgamento são essenciais à nossa leitura e compreensão da situação sendo "julgada" ao mesmo tempo que as Imagens também nos auxiliam enormemente na compreensão do Hexagrama como um todo.

Em relação ao texto das Linhas, em cada Hexagrama que obtivermos, a Linha ou Linhas a serem lidas serão aquelas indicadas pelas Linhas de Mutação, contínuas ou vazadas.

A Linha ou Linhas mutáveis serão aquelas que indicarão, de uma forma geral, a situação em si da questão bem como a forma de ação a ser empregada para dirimir a questão em foco.

A verdade é que, na imensa maioria dos casos, ao consultarmos o Oráculo, obteremos um Hexagrama com Linhas mutáveis, ou seja, não apenas nos enredaremos na apreensão da sabedoria revelada por esse mesmo Hexagrama como também teremos a Linha ou Linhas para nos indicar os caminho a serem tomados dentro da dita situação, e além de tudo, a Linha ou Linhas mutáveis nos levarão a engendrar um novo Hexagrama que nos trará uma lição de continuidade – anterior ou posterior - à situação obtida com o primeiro Hexagrama


 

Hexagrama Original e Hexagrama Complementar


A meu ver, existem duas grandes dificuldades quando estamos diante dos Hexagramas do I Ching:

A primeira delas é bem compreender os textos e suas essências e aquilo que está nos sendo reservado enquanto resposta do Mestre do I Ching - em termos do(s) Hexagramas recebidos em uma consulta oracular, de seu(s) Julgamento(s), de sua(s) Imagens e de suas possíveis Linhas Mutáveis.  

Em meu livro O Fio da Meada, minha intenção é a de ajudar os Caminhantes nesta empreitada... porque vejo que o bom caminho é ir aprofundando os conceitos que foram sendo percebidos pelos antigos filósofos chineses ao conceberem a estrutura fundamental do Tratado das Mutações.

Wu Jyh Cherng, ao interpretar o Capítulo 31 do Tao Te Ching, de Lao Tse, nos diz, quanto às suas seguintes frases:

O Homem Venerável, na residência, honra o esquerdo
Na utilização da arma, honra o direito

“No I Ching, o Homem Venerável é traduzido como o Homem Superior, o Homem Sábio, aquele que é respeitado e venerado.  A sabedoria é o reflexo da vivência do Tao.  O Homem Venerável é aquele que é capaz de seguir o Caminho da Realização através de uma consciência praticada em vida, no cotidiano, de uma maneira iluminada, lúcida, que faz com que a pessoa possa cada vez mais alcançar uma dimensão de compreensão mais ampla, mais sutil e mais perfeita.  E, como conseqüência dessa ampliação da consciência, desse aperfeiçoamento da consciência e da vivência prática, do cotidiano, todos os seus gestos são sábios, naturalmente.  E por isso, Ele é venerado e respeitado como Homem Superior.

“na residência” é o contrário da ‘utilização da arma’.  A utilização da arma é uma atitude que permite a ação clara e objetiva.  ‘na residência’ é uma atitude passiva.  Na residência, fica-se no interior.  Na utilização da arma, sai-se para fora.

O estado passivo, no recolhimento, na interiorização, honra-se o lado esquerdo.  O lado esquerdo de nosso corpo está relacionado com o lado direito do nosso cérebro.  O lado direito do cérebro é o lado intuitivo, contemplador, suave, Yin, da nossa vida.  O lado esquerdo é ligado ao racional, ao ativo, à ação, à objetividade.

Essas duas frases deixam bem claro que na hora da ação temos que ter objetividade.  Na hora da inação, temos que ter a subjetividade.  É preciso sabermos trabalhar as duas coisas. “


A segunda grande dificuldade que temos que lidar quando estamos diante dos Hexagramas obtidos em nossas Consultas oraculares ao Mestre do I Ching é o fato de que

 - Será quando o Hexagrama Inicial, Primordial, é realmente a base que nos traz a resposta à nossa indagação... e o Hexagrama Complementar ou Desdobrado é realmente a continuidade de nossa indagação?

-  Ou seja, será quando o presente é realmente presente e apenas passado - ou mesmo já uma antevisão do futuro?

-  Será que o Hexagrama Inicial está nos apresentando o Presente ou o Passado ou já uma preparação para o Futuro?

-  Será que o Hexagrama Inicial está simplesmente nos apresentando a situação como ela é e o Hexagrama Desdobra está, então, nos apresentando o cerne da questão em sua continuidade ou o ‘por causa de’ do Hexagrama Inicial?

-  Será que o Hexagrama Desdobrado é a continuidade do Passado ou do Presente apresentados no Hexagrama Inicial - ou mesmo a continuidade da preparação do Futuro já apresentado no Hexagrama Inicial?

-  Será que o Hexagrama Inicial vem nos apontar uma motivação mais oculta ou menos exposta, mais inconsciente ou menos consciente, e a verdadeira resposta à nossa indagação ao Oráculo encontra-se no Hexagrama Desdobrado?

-  Será que o Hexagrama Desdobrado é o verdadeiro porquê da nossa indagação oracular?


Enfim:  muitas das vezes - e fundamentalmente quando recebemos os dois Hexagramas que se unem à Montanha, o Mestre, em sua Quietude no Trigrama do Céu, Exterior, e nos apresentam a Clareza da Consciência no Trigrama da Terra, Interior, com Li, o Fogo; e a energia vital do Sopro, com K’an, a Água: em Graciosidade e Insensatez Juvenil - eu vejo que esses Hexagramas nos revelam uma motivação mais oculta e menos exposta, mais inconsciente ou menos consciente de nossa indagação oracular.  E mais:  muitas das vezes, penso que estes Hexagramas primeiramente nos dão uma certa puxada de orelha, sim, mas depois nos dizem aquilo que querem nos dizer - caso haja um Hexagrama Complementar ou Desdobrado, com Linhas Mutáveis no Hexagrama Original.


Um Exemplo de Hexagrama Original e seu Desdobramento

Continuarei a usar o exemplo acontecido comigo mesma, ou seja, do Hexagrama Ta Yü, Grandes Posses – quando a pergunta era: onde devo morar e viver? Não é muito comum se tirar cinco Linhas mutáveis dentro de uma mesma consulta oracular, porém, foi o resultado que eu obtive!

_______      Linha Yang e mutável
___ ___       Linha Yin e mutável
_______      Linha Yang e mutável
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_______      Linha Yang e mutável
_______          Linha Yang e mutável

Ta Yü, Grandes Posses

Em primeiro lugar, podemos observar que a única Linha que não foi mutável (e portanto não se transformou em sua oposta) foi a Terceira Linha do Trigrama da Terra.

Wu Jih Cherng, em seu Livro I Ching, Alquimia dos Números, traz em sua Chave da Interpretação, a questão das Linhas Mutáveis a serem lidas no Hexagrama.  Segundo ele, até duas Linhas, é bem possível que estas não estejam divergentes e podem ser consideradas em suas leituras e interpretações.  A partir de três Linhas Mutáveis, o conselho é ler inteiramente o Hexagrama Original e ir diretamente para o Hexagrama Complementar ou Desdobrado.

No entanto, eu penso que sempre todas as Linhas que sofrem a Mutação devem ser sempre consideradas como importantes e lidas e interpretadas, sim, bem fusionando os Hexagramas Original e Complementar enquanto verdadeiras Pontes que são as Linhas Mutantes!  E penso também que é o Tempo que nos dirá suas verdades em termos das Linhas Mutantes - fundamentalmente se acontecem Três ou mais Linhas Mutáveis no Hexagrama Original: tudo tem sua própria razão de ser e o dia virá em que esta  razão se apresentará em nossa vida.

Aconteceu, porém em relação à leitura das Linhas mutáveis no Hexagrama acima apresentado, por serem tantas e com textos tão diferenciados, o conselheiro que me ajudou nessa consulta e eu, não apenas consideramos tais textos como relevantes, mas sobretudo consideramos a única Linha que não se transformou como deveras importante por ser aquela que me manteria mais estruturada enquanto todas as outras desestruturariam o mundo e o reordenariam para uma situação mais ideal poder ter seu lugar...  A Terceira Linha nos diz, segundo o Livro de Wilhelm: Um príncipe o oferece ao Filho do Céu.  Um homem mesquinho não poderia fazê-lo.

Me permito lembrar ao Aluno/Caminhante/Leitor que minha pergunta ao Oráculo do Mestre do I Ching tinha sido relativo a onde seria o melhor lugar para a minha casa, para eu viver e enraizar...  Eu havia recém recebido uma pequena herança dos meus pais e podia custear a compra de um pedaço de chão onde eu pudesse realizar um Ashram - e naquela época da consulta eu estava bem entrelaçada ao Taoísmo, realizando as transcrições das Aulas de Cherng sobre os Capítulos do Tao Te Ching.  Mais tarde, já em meu lugar de raízes bem fincadas, eu vim a conhecer o Tantra Primordial, a escuridão da ignorância que tem que ser combatida com a força da realização da vida e através o conhecimento, através o Caminho da Bem-Aventurança, Ananda Marga.  Portanto, desde sempre, meu lugar de raízes já estava voltado para atuar enquanto Ashram, acolhendo os Filhos do Céu, certamente, os Mestres Iluminados que me guiassem em meu trabalho tanto no Trigrama da Terra quanto no Trigrama do Céu.  Daí, Grandes Posses, no Hexagrama Original.  Daí, Vicissitudes, Dificuldades, Obstruções, no Hexagrama Complementar.

Continuando......

Em segundo lugar, podemos observar que todas as outras Linhas mutáveis transformadas em suas complementares opostas – aquilo que era Yin tornou-se Yang e aquilo que era Yang, tornou-se Yin – e, juntamente com a Linha que não se transformou, todas as Linhas engendraram, construíram, um NOVO HEXAGRAMA!
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Chien, Obstrução, Dificuldade, Vicissitude


Neste caso, o novo Hexagrama é Chien, Obstruções, Dificuldades, Vicissitudes, onde Ken, A Montanha, O Mestre, A Quietude, recebe a visita de K’an, A Água, O Abismal....

Esse novo Hexagrama certamente tem um texto bastante diferente do Hexagrama original e não somente isto, ao longo de todas suas Linhas, em seus desenhos e imagens, vai mostrando as obstruções, os perigos, as vicissitudes, as dificuldades e como vivenciá-los e superá-los, tanto no caminho do desenho e imagem das Linhas de baixo para cima, como de cima para baixo.... Na verdade, Chien, Obstruções, é um Hexagrama de discipulado...

No Hexagrama Chian, Dificuldades, Vicissitudes, existem dois movimentos que acontecem através suas Linhas e suas Imagens: em primeiro lugar, sabemos que sempre as Linhas vão acontecendo de baixo para cima - e assim, estarão escalando a alta Montanha e estarão tendo que vencer os obstáculos para tanto.  Em segundo lugar, as Linhas indicadoras da Água têm que descer a Montanha, escalar o Hexagrama de cima para baixo, vencendo os obstáculos, da mesma forma.

Existe, portanto, a interpenetração dessas duas realidades em Chian, Obstrução, Dificuldades, Vicissitudes - as forças que vêm de baixo para cima e as forças que vêm de cima para baixo.  O encontro ou a conversão dessas forças acontecerão na Terceira Linha, aquela que faz a fronteira entre o Trigrama da Terra e o Trigrama do Céu, a Linha Yang que perfaz a cabeça, a mente do Mestre, que ‘volta-se para si mesmo e cultiva seu caráter’.

A mim me parece que essa consulta oracular indicava algo importante a ser alcançado mas que certamente haveria muita coisa a acontecer e ser vivenciada e superada antes, durante e depois da realização ideal da situação.... Passaram-se cerca de cinco anos (anos em que muitos obstáculos tiveram que ser contornados) entre a consulta e a realização aparentemente final da situação dada no Hexagrama original – desde que as obstruções, vicissitudes e dificuldades contidas no Hexagrama complementar continuam se apresentando e sendo vivenciadas e superadas!....

(Em tempo, hoje já se passaram cerca de 15 anos daquela consulta acima mencionada e ambos os Hexagramas continuam persistindo em minha vida, ambos. Aquela Terceira Linha não mutável realmente tem sido minha grande trabalheira de vida para poder bem realizar esse Ashram que é o Sítio das Estrelas... precisando concluir e atender ao Trigrama da Terra mas também tendo que estruturar o Trigrama do Céu! 

E o Hexagrama Vicissitudes continua ativamente ativo.  A verdade é que quando nos propomos a ampliar nossa consciência o que acontece é que muitos Karmas e Samskaras - ações e reações em potencial - que não deveriam se apresentar nessa encarnação, tomam à frente e se apresentam sim, em alto e bom som.  Sendo assim, a vida fica mais difícil, as vicissitudes se apresentam, é tempo de real discipulado.)

Ainda antes de eu chegar a este meu lugar de raízes, o Ashram no  Sitio das Estrelas, Wu Jyh Cherng foi imensamente gentil ao me receber para uma consulta ao I Ching - ainda com a mesma pergunta, porém já voltada para a compra de uma fazenda ou um sítio, algo assim...

O Oráculo que me foi apresentado foi  Opressão, Exaustão, Lago sobre Água, Tui sobre K’an, Alegria sobre Abismal, Perigo, Sabedoria.

A Água recebe o Lago,
formando Kuen, Dificuldades, Opressão (A Exaustão)

Um Um, em seu Capítulo 33 do Tao Te Ching nos diz:

Quem conhece os homens é inteligente
Quem conhece a si mesmo é iluminado.

Vencer os homens é ter força
Quem vence a si mesmo é forte
Quem sabe contentar-se é rico

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_______          Tui, o Lago, a Alegria
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___  ___          K’an, a Água, o Abismal



Opressão se expressa através do desenho de suas Linhas.  Podemos encontrar uma repetição de K’an, a Água, dentro deste Hexagrama: primeiramente pelo fato de que o Perigo, o Abismal, encontra-se no Trigrama da Terra.  E, em segundo lugar, pelo fato de que, se bem observarmos as Linhas três, quatro, cinco e seis, encontraremos outra K’an, Água, mesmo que mais subjetivamente apresentada:

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Por tudo isso, vemos que existe a Água, K’an, Repetida, fusionando-se com o Lago no Trigrama do Céu e conservando a Água, K’an, no Trigrama da Terra, ou seja, um aumento intenso de Água exterior indo em direção à Água interior.  Mesmo assim, a Exaustão, K’um, se dá através o fato de que a Água no Trigrama da Terra se esvai inteiramente - mesmo porque  acaba reconfirmando seu movimento descendente através o fato de se posicionar no Trigrama que possui, intrinsecamente, um movimento descendente.  Tanto mais Água adentra o Lago, no Trigrama do Céu, mais Água se esvai ao fundo abismal, em K’an, a Água, no Trigrama da Terra.

E Exaustão se expressa através da imagem fotográfica - no mundo manifestado - na água que se exaure para um abismo existente no fundo do lago.  Existe um tom de aprisionamento - Opressão - das Linhas Yang pelas Linhas Yin, da Luz pela Não-Luz.

Tudo isso expressa a Opressão.  No entanto, o I Ching diz, no Texto da Imagem, levando em conta os Atributos de Tui, o Lago, ao exteriorizar a Alegria, e de K’an, a Água, ao interiorizar o Perigo: Assim, o homem superior arrisca sua vida para seguir sua vontade.

A Alegria se encontra no Trigrama do Céu, o Lago.  O Mistério se encontra no Trigrama da Terra, a Água.  Tanto a Alegria pode estar sendo manifestada visivelmente - por estar no Trigrama Superior - quanto ela pode estar também se escondendo, velando o Abismal, o Mistério, o Perigo, o Insondável - que ronda sempre por perto - porque K’an, a Água, encontra-se no Trigrama Inferior.  A Alegria está exteriorizada e o Abismal se encontra interiorizado.  A Alegria pode estar velando, ocultando o Mistério, os Segredos, aquilo que não foi revelado.

Alguns dos Atributos de Tui, o Lago, são a Fala, a Boca, o Sorriso.  Tudo isso está exteriorizado.  Alguns Atributos de K’an, a Água, são o Ouvido, a Dor.

Neste Hexagrama estaremos encontrando a Exaustão e a Opressão e a Dificuldade na manifestação daquilo que está sendo falado e que está sendo ouvido.  O I Ching diz, no Texto do Julgamento:  Sucesso. Perseverança.  O grande homem promove a boa fortuna.  Nenhuma culpa.  Quando ele tem algo a dizer, não lhe dão crédito.

Apesar de todas as aparentes Vicissitudes, o grande homem consegue sucesso através da perseverança e por isso, promove a boa fortuna.  O homem superior sabe que - mesmo se encontrando em um momento de Opressão, de Exaustão -, esse momento há de passar - assim como tudo termina e novamente recomeça, um dia, dentro do Mundo da Manifestação.

O tom intenso encontrado enquanto Vicissitude, Opressão, Exaustão, acontece pelo fato de que Tui, o Lago, é o momento de Retirada, ocupando o Oeste, o Outono, enquanto K’an , a Água, é o momento da Dormência, ocupando o Norte, o Inverno.  Porém, a esperança de que tudo possa vir a ser afortunado surge a partir do posicionamento de Tui, o Lago, no Sudeste, logo após a Primavera de Li, o Fogo, já almejando a chegada do Verão, da plenitude da vida...., mas o posicionamento de Kan, a Água, será no Oeste, na Retirada, novamente avisando que tudo, tudo, no Mundo da Manifestação, encontra seu eterno retorno, finalizando e recomeçando...

Mais atrás, dissemos que existe um tom de Opressão, Exaustão, que é realizado através a composição das Linhas que apresentam as Linhas Yang como sendo aprisionadas pelas Linhas Yin, a Luz sendo oprimida pela Não-Luz, a iluminação sendo oprimida pela obscuridade, a Alegria podendo ser oprimida pelo Perigo.  Por estas razões, são consideradas as Linhas Governantes do Hexagrama K’un, Opressão, Exaustão, as Linhas Yang fortes e ativas e que podem combater esta Opressão, esta Exaustão, posicionadas nos lugares do Homem da Terra e do Homem do Céu, as Segunda e Quinta Linhas.

Os Trigramas Nucleares inseridos são Sun, o Vento, a Madeira, a Suavidade, o Penetrante, no Trigrama Superior e Li, o Fogo, o Aderir, no Trigrama Inferior.  Vemos que a Linha superior de Sun, o Vento, é a Linha do Rei, a Governante do Hexagrama, no Trigrama do Céu, e que a Linha inferior de Li, o Fogo, é a Linha do Homem da Terra, também Governante do Hexagrama.  Sendo assim, com Suavidade e com Lucidez e com boa movimentação ascensional, é possível que o homem superior possa promover a boa fortuna - assim como diz o I Ching no Texto do Julgamento.

Em termos do Hexagrama Nuclear inserido, encontraremos Sun, o Vento, a Madeira, sobre Li, o Fogo, o Aderir, realizando Chia Jên, a Família, onde são estabelecidas as questões voltadas para as atuações externas e as atuações internas - trazendo o tom masculino e Yang para a atuação externa e trazendo o tom feminino e Yin para a atuação interna.

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Bem, vimos que a tarefa realmente não seria nada fácil!  E podemos concluir que o Hexagrama Desdobrado ou Complementar foi K’an, a Água Repetida, o Abismal - porque no Hexagrama Original, K'un, Opressão, a Linha Mutável foi a Quarta Linha, que dizia:  Ele vem muito lentamente, oprimido numa carroça de ouro.  Humilhação, mas ainda assim a meta é atingida.  A Linha é Yang quando idealmente seria Yin, daí a humilhação que o texto menciona.  A carroça é um atributo de K’an, a Água, enquanto  ouro, o metal, é um atributo de Tui, o Lago.  Nos dias de hoje, a carroça é um veículo simples enquanto o ouro sempre foi um material nobre.  Portanto, pode haver uma divergência entre ação e custo da ação, algo assim.  E tudo isso acentua o tom de Opressão, Exaustão, Dificuldades, que vemos no Hexagrama Original.


O Hexagrama Complementar ou Desdobrado a partir da Mutação da Quarta Linha, de Yang para Yin, é:

A Água recebe a Água,
formando K’an, O Abismal
   

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___  ___          K’an, a Água, o Abismal
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___  ___          K’an, a Água, o Abismal



K’an, a Água, é a Alma.  Sendo assim, no Hexagrama da Água repetida, estaremos encontrando o surgimento da consciência da Alma encarnada - no Trigrama da Terra - e da Alma em suspensão - no Trigrama do Céu.  Também em K’an, a Água, estaremos encontrando a Roda, a Roda da Vida, entre vida e não-vida, entre morte e não-morte - e os posicionamentos de K’an, a Água, dentro dos Mapas da Não-Manifestação e da Manifestação apresentam  o Oeste, o lugar da Retirada bem como o Norte, o lugar da Dormência.

Neste Hexagrama, a Alma em descenso, pronta para a encarnação, tem a oportunidade de reconhecer quais as Vicissitudes que não poderá ser furtar de enfrentar: seus Karmas e seus Samskaras - ações e reações em potencial advindos de vivências sucessivas anteriores e que deverão ser vivenciados e resgatados na encarnação atual.

A própria Água, K’an, também nos ensina - em sua naturalidade em busca do seu Tao - como enfrentarmos os Perigos, as Vicissitudes: a Sabedoria conscientizada (isso também pode se chamar Tantra) e a movimentação contínua, em eterno retorno da Água sempre dentro de um de seus principais Atributos, a Humildade.

A Água vai contornando todos os obstáculos, vai escorrendo, enfrentando os Perigos expostos no Trigrama do Céu e aqueles que estão mais invisíveis, no Trigrama da Terra.  Tudo é sempre desconhecido e no entanto, a humildade e a limpidez de Alma fazem com que a Água vá, simplesmente e naturalmente, seguindo seu Caminho, em busca da realização do seu Tao.

O homem superior é assim como K’an, a Água, que segue o que o seu coração lhe dita - um dos Atributos de K’an, a Água, é o coração, é o sangue da Terra.  Assim, o homem superior segue seu Caminho em busca da liberação dos Perigos e dos Obstáculos que vai encontrando - sejam acumulados de encarnações anteriores, sejam aqueles que se apresentam na encarnação atual, sejam aqueles que estão sendo reservados para posteriores vivências sucessivas.

Em sendo K’an, a Água, a Virtude da Sabedoria, e em sendo K’an, a Água, Repetida, o I Ching diz, no Texto da Imagem:  assim, o homem superior caminha em constante virtude e exerce o magistério.

Existem duas Linhas Governantes no Hexagrama e são as duas Linhas Yang e centrais e fortes: a Segunda Linha, a Linha do Homem da Terra, no Trigrama da Terra, e a Quinta Linha, a Linha do Homem do Céu, no Trigrama do Céu.

Os Trigramas Nucleares inseridos são Ken, a Montanha, a Quietude, no Trigrama Superior e Chen, o Trovão, o Incitar, no Trigrama Inferior. 

Existe uma contradição de movimentação em relação a esses dois Trigramas pois que em Ken, a Montanha, o movimento é inteiramente descendente e este se encontra no Trigrama Superior; em Chen, o Trovão, bem ao contrário, o movimento é inteiramente ascendente e este se encontra no Trigrama Inferior: a contradição de movimentos faz com que a Água, K’an, no Trigrama da Terra Original, sofra um sentido de propulsão ascendente (criando outra contradição em termos de movimentação!), porém a Água, K’an, no Trigrama do Céu Original, acaba tendo a confirmação de seu movimento descendente através seu fusionamento com o Trigrama Nuclear Superior, em Ken, a Montanha.

De qualquer forma - mesmo que K’an, a Água, seja o Abismal e o Perigo -, encontraremos em Chen, o Trovão, uma propulsão ascendente intensa e renovadora de vida (assim como se apresenta o Atributo de Chen, o Trovão, o Incitar, o Novo Começo), ou seja, K’an, a Água, é também o Sangue, é o Coração, fazendo com que exista, portanto, o Coração da Terra e o Coração do Céu, o Sangue da Terra e o Sangue do Céu, e a missão de Chen, o Trovão, é fazer com que haja um intercâmbio de movimentação entre essas questões primordiais da Vida. 

Em ponto de vista de dimensão mais elevada, encontramos em K’an, a Água Repetida, a Alma do Trigrama do Céu e a Alma do Trigrama da Terra e a fusão do Hexagrama com os Trigramas Nucleares Ken, a Montanha e Chen, o Trovão, faz com que a Descida inexorável à encarnação seja necessária, sim, de forma que esta Alma possa ascender ao seu processo de evolução de Alma.

Esse ponto de vista acaba sendo confirmado através o Hexagrama Nuclear inserido: I, As Bordas da Boca, Prover Alimento, Montanha sobre Trovão, Hexagrama apresentando cinco Linhas Yin interiores sendo exteriorizadas através duas Linhas Yang, uma na Primeira Linha e outra na Sexta Linha - daí, as Bordas, os Limites.  Sendo assim, em K’an, a Água Repetida, encontraremos a encarnação no Planeta Terra enquanto limite imposto para a Alma trazendo em seu bojo o Espírito (K’an, a Água, e Li, o Fogo) no sentido de ambos realizarem os Caminhos da Iluminação e da Liberação ou Imortalidade, ou seja, a real alimentação espiritual.

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Eu bem me recordo da expressão facial do Mestre Cherng, ao me apresentar os Hexagramas por mim obtidos, em minha consulta oracular...  Ou seja, não exatamente são situações fáceis de serem contornadas, no mundo da manifestação, mas por outro lado, são situações que tratam do Discipulado, no mundo da não-manifestação, e fazem parte de minhas missões de vida, certamente.

Com um abraço estrelado,
Janine Milward