O Caminho é o Vazio
Lao
Tse, Capítulo 4 do Tao Te Ching
Janine Milward
O
Caminho do Céu é o caminho que vai da Terra ao Céu, de K’un a Ch’ien, do Vazio à
Plenitude da Iluminação, da Não-Luz à Luz, do Inconsciente ao Consciente, do
Céu Anterior ao Céu Posterior.
O Caminho da Terra é o caminho
que vai do Céu à Terra, de Ch’ien à K’un,
da Plenitude da Iluminação ao Vazio, da Luz à Não-Luz, do Consciente ao
Inconsciente, do Céu Posterior ao Céu Anterior.
Ao trilhar o seu Caminho do Céu,
K’un, A Terra, A Grande Mãe, O Vazio, O Receptivo, A Não-Luz Manifestada, vai tecendo todos os seus
encontros, consigo mesma, com seus Filhos até encontrar Ch’ien, O Céu, O Pai, O
Criativo, A Luz... Também seus Filhos vão se encontrando entre si e com A
Mãe e O Pai... Finalmente Ch’ien, O Pai, também se encontra com K’un, A Mãe, e com cada um de seus Filhos para finalmente encontrar-se
consigo mesmo, terminando o ciclo de encontros da Família do Céu e da Terra...
e certamente trazendo o começo da Luz Manifestada para fazer um novo ciclo
acontecer..... E esse ciclo se renova a partir de Ch’ien, O Céu, trilhando o Caminho da Terra, percorrendo o caminho
ao inverso.
Esse é o Caminho do Céu e da
Terra na Seqüência dos Hexagramas do Céu Anterior, do Mundo da
Não-Manifestação, aquilo que dá início a um novo universo manifestado.
Alcançando
o extremo Vazio e
permanecendo
na quietude da extrema quietude
os
dez mil seres se manifestam simultaneamente
e,
através disso, contemplamos o seu retorno
Lao
Tse, Tao Te Ching, Capítulo 16
O Mundo da Não-Manifestação e o Mundo da Manifestação
Janine Milward
O Mundo da Manifestação é advindo do Mundo da Não-Manifestação –
que por sua vez, advém do Tao. Do Vazio. O Caminho é o Vazio.
O Caminho é o Vazio
E seu uso jamais o esgota
(como nos diz Lao Tsé em seu
Capítulo 4 do Tao Te Ching)
Lao Tsé nos aponta a lei única de interação entre os dois mundos: a
eterna mutação e a constância.
Dentro do Mundo da Não-Manifestação existe apenas Constância, ou
seja, apenas o Tao é verdadeiramente constante, imutável. A única não
mutabilidade é o próprio Tao em sua constância.
Dentro do Mundo da Manifestação existe constante mutação. a única
não mutabilidade é a própria eterna mutação. E a mutação pressupõe a duração,
não a constância.
No Capítulo 7 do Tao Te Ching, Lao Tsé nos fala mais claramente
ainda sobre a constância e a duração:
O céu é constante, a terra é duradoura
O que permite a constância e a duração do céu e da
terra
É o não criar para si
Por isso são constantes e duradouros
Dentro do ato da Eterna Mutação do Mundo da Manifestação, existe a
constância do céu e existe a duração da terra. E ambos fazem a eterna mutação
acontecer através do fato de que ‘não criam para si’.
Sendo assim, o Mundo da Não-Manifestação pode ser espelhado pelo
Mundo da Manifestação – sendo apenas espelhado, surgem Maya, o princípio
criativo e Prakrti, a energia cósmica que realiza esta Criação. (Maya e Prakrti são termos em
sânscrito)
Algumas Palavras sobre o I Ching do Mundo da Não-Manifestação
e o I Ching do Mundo da
Manifestação
Janine Milward
O retorno é o movimento do
Caminho
A suavidade é a atuação do
Caminho
Os seres nascem da existência
E a existência nascem da
não-existência
Lao Tse, Capítulo 40 do Tao
Te Ching
I Ching do Caminho do Céu ou Mundo da Não-Manifestação
No I Ching do Caminho do Céu é seguido o conceito do Mundo da
Não-Manifestação, ou seja, ainda tudo deverá ser manifestado... ainda tudo deverá ser realmente criado. Essa criação acontecerá entre o Pai, O
Criativo, sempre doando sua Linha contínua de vida infinita e iluminada e mente
infinita e iluminada; e a Mãe, O Receptivo, sempre doando suas Linhas vazadas,
a multiplicidade da forma da Criação!
Sendo assim, tudo começará a partir da formação dessa
multiplicidade da Criação, advindo de K’un, A Mãe, A Terra, O Receptivo, o
Sublime Yin... até finalmente encontrar Ch’ien, o Pai, O Criativo, O Céu, o
Sublime Yang.
Os Caminhos
do Céu e da Terra
O Portal
entre os Mundos da Não-Manifestação e da Manifestação
A Criação
É bom que nos recordemos que existe a Linha Yang e Contínua e que
traz consigo o conceito da Constância; e que existe a Linha Yin e Vazada e que
traz consigo o conceito da Duração.
Esses conceitos também podem ser compreendidos enquanto Tempo e Espaço -
Tempo eterno e Espaço transmutante), Espírito e Alma (sendo que a Alma é
adentrada na matéria). A Vida advém do
Espírito do Tao da Criação enquanto o Tecimento desta Vida advém da Alma
encarnada na matéria: a Não-Luz do Sublime Yin é acolhida pela Luz do Sublime
Yang.
Assim como acontece em toda a Criação - com o Caminho do Céu sendo
percorrido por K'un, a Não-Luz, realizando os Encontros com seus Filhos até
encontrar-se com Ch'ien, a Luz e com o Caminho da Terra sendo percorrido por
Ch'ien, a Luz, realizando os Encontros com seus Filhos até encontrar-se com
K'un, a Não-Luz - tudo acontece sempre e primordialmente no Céu Anterior, no
Mundo da Não-Manifestação para então tudo poder ser manifestado através o Céu
Posterior, o Mundo da Manifestação através o enlace entre o Sublime Yang e o
Sublime Yin formando o Tai Chi.
Sendo assim, ao serem concluídos os Caminhos do Céu e da Terra....
Big Bang!!!!!!!!! Nosso Universo tem seu
início, saído do Vazio e adentrando a Luz e tecendo Tempo e Espaço até que,
finalmente, um dia o Espaço dá lugar ao Vazio da Não-Luz e a Luz dá
continuidade ao Tempo, porém sendo acolhido pelo Vazio... até que novamente, os
Caminhos do Céu e da Terra sejam novamente percorridos por K'un, A Terra, o
Espaço, e Ch'ien, o Céu, o Tempo e um novo Universo surja advindo da Constância
do Tempo e da Duração do Espaço.
É como se pudéssemos dizer que Os Caminhos do Céu e da Terra são
como um ‘Ensaio Geral’ da Criação propriamente dita, antevendo e antecriando
suas manifestações porém ainda dentro do Mundo da Não-Manifestação de forma
que, ao atravessar o Portal entre esses dois Mundos, toda a Criação possa
efetivamente atuar sua materialização plena já dentro do Mundo da Manifestação:
a Grande Peça Teatral da Vida sendo atuada no Palco do Universo e trazendo o
entrelaçamento entre Sublime Yang e Sublime Yin - a Luz e a Não-Luz - através o
Tempo e o Espaço realizados ao longo da vida deste mesmo Universo - os dois
principais protagonistas, Ch'ien, a Luz, e K'un, a Não-Luz!
A verdade é que somos todos Poeira de Estrelas. E por estarmos materializados em um Planeta -
nossa Mãe-Gaia -, temos a estrutura desta Terra para nos posicionar, ao mesmo
tempo que temos a abobada celeste para nos cobrir com seu manto estelar: por
tudo isso, é o Homem, somos nós, que realizamos a ligação entre Terra e Céu, o Religare.
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Sabemos que hoje nosso Universo já conta 13.7 bilhões de anos! No entanto, esse ainda é um universo jovem,
ainda adolescente.... tendo, portanto, bilhões e bilhões de anos ainda a serem
percorridos em mesclagem de Tempo e de Espaço... até que a última estrela acabe
de produzir seu combustível de Luz e de Vida e tudo se torne um grande
Vazio... A Vida, porém, jamais termina e
continua infinitamente existindo no Criativo acolhido por este Vazio... até
que, desta Semente do vir-a-ser de um novo universo possa alcançar sua
maturação plena e realizar o Retorno da Luz!
Do Vazio à Luz e da Luz ao
Vazio
Este é o Eterno Retorno que pode ser realizado entre o dia e a
noite.... e entre a gestação e o começo e o final de um universo. Não importa o Tempo e o Espaço - sempre tudo
é contido dentro da interiorização absoluta do Tao. Somente o Tao é absolutamente interiorizado e
não transmuta.
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Vemos, portanto, que toda a Vida manifestada através o Tempo e o Espaço,
através a Constância e a Duração, pode caber, inicialmente, na Mandala do Tai
Chi, mesclando o Sublime Yang ao Sublime Yin; para depois fazer acontecer os
Filhos do Céu e da Terra a partir do Sublime Pai e da Sublime Mãe (apresentando
as Imagens do Tesouro do Espírito, do Mestre e do Tao Primordial - o Trigrama
Primordial, as Três Linhas) e, em continuidade, o entrelaçamento de cada um dos
componentes da Família do Céu e da Terra, realizando-se em Trigrama da Terra e
em Trigrama do Céu para, finalmente, acontecerem todos através a Criação dos 64
Hexagramas (as Seis Linhas que são traduzidas em Tesouro do Espírito da Terra e
do Céu, em Homem da Terra e do Céu e em Tao da Terra e do Céu), ou seja, todas
as possíveis combinações para dar conta de todas as possíveis situações da
Vida!
Com um abraço estrelado,
Janine Milward
Foto: Sítio das Estrelas, Janine