Algumas Palavras sobre o I Ching do Mundo da Não-Manifestação e o I Ching do Mundo da Manifestação

O Caminho é o Vazio

Lao Tse, Capítulo 4 do Tao Te Ching

Janine Milward

O Caminho do Céu é o caminho que vai da Terra ao Céu, de K’un a Ch’ien, do Vazio à Plenitude da Iluminação, da Não-Luz à Luz, do Inconsciente ao Consciente, do Céu Anterior ao Céu Posterior.

O Caminho da Terra é o caminho que vai do Céu à Terra, de Ch’ien à K’un, da Plenitude da Iluminação ao Vazio, da Luz à Não-Luz, do Consciente ao Inconsciente, do Céu Posterior ao Céu Anterior.

Ao trilhar o seu Caminho do Céu, K’un, A Terra, A Grande Mãe, O Vazio, O Receptivo, A Não-Luz Manifestada, vai tecendo todos os seus encontros, consigo mesma, com seus Filhos até encontrar Ch’ien, O Céu, O Pai, O Criativo, A Luz... Também seus Filhos vão se encontrando entre si e com A Mãe e O Pai... Finalmente Ch’ien, O Pai, também se encontra com K’un, A Mãe, e com cada um de seus Filhos para finalmente encontrar-se consigo mesmo, terminando o ciclo de encontros da Família do Céu e da Terra... e certamente trazendo o começo da Luz Manifestada para fazer um novo ciclo acontecer..... E esse ciclo se renova a partir de Ch’ien, O Céu, trilhando o Caminho da Terra, percorrendo o caminho ao inverso.

Esse é o Caminho do Céu e da Terra na Seqüência dos Hexagramas do Céu Anterior, do Mundo da Não-Manifestação, aquilo que dá início a um novo universo manifestado.

Alcançando o extremo Vazio e
permanecendo na quietude da extrema quietude
os dez mil seres se manifestam simultaneamente
e, através disso, contemplamos o seu retorno

Lao Tse, Tao Te Ching, Capítulo 16




O Mundo da Não-Manifestação e o Mundo da Manifestação

Janine Milward


O Mundo da Manifestação é advindo do Mundo da Não-Manifestação – que por sua vez, advém do Tao. Do Vazio. O Caminho é o Vazio.

O Caminho é o Vazio
E seu uso jamais o esgota

(como nos diz Lao Tsé em seu Capítulo 4 do Tao Te Ching)

Lao Tsé nos aponta a lei única de interação entre os dois mundos: a eterna mutação e a constância.

Dentro do Mundo da Não-Manifestação existe apenas Constância, ou seja, apenas o Tao é verdadeiramente constante, imutável. A única não mutabilidade é o próprio Tao em sua constância.

Dentro do Mundo da Manifestação existe constante mutação. a única não mutabilidade é a própria eterna mutação. E a mutação pressupõe a duração, não a constância.

No Capítulo 7 do Tao Te Ching, Lao Tsé nos fala mais claramente ainda sobre a constância e a duração:

O céu é constante, a terra é duradoura
O que permite a constância e a duração do céu e da terra
É o não criar para si
Por isso são constantes e duradouros

Dentro do ato da Eterna Mutação do Mundo da Manifestação, existe a constância do céu e existe a duração da terra. E ambos fazem a eterna mutação acontecer através do fato de que ‘não criam para si’.

Sendo assim, o Mundo da Não-Manifestação pode ser espelhado pelo Mundo da Manifestação – sendo apenas espelhado, surgem Maya, o princípio criativo e Prakrti, a energia cósmica que realiza esta Criação.  (Maya e Prakrti são termos em sânscrito)




Algumas Palavras sobre o I Ching do Mundo da Não-Manifestação
 e o I Ching do Mundo da Manifestação

 Janine Milward

O retorno é o movimento do Caminho
A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres nascem da existência
E a existência nascem da não-existência

Lao Tse, Capítulo 40 do Tao Te Ching


I Ching do Caminho do Céu ou Mundo da Não-Manifestação


No I Ching do Caminho do Céu é seguido o conceito do Mundo da Não-Manifestação, ou seja, ainda tudo deverá ser manifestado...  ainda tudo deverá ser realmente criado.  Essa criação acontecerá entre o Pai, O Criativo, sempre doando sua Linha contínua de vida infinita e iluminada e mente infinita e iluminada; e a Mãe, O Receptivo, sempre doando suas Linhas vazadas, a multiplicidade da forma da Criação!

Sendo assim, tudo começará a partir da formação dessa multiplicidade da Criação, advindo de K’un, A Mãe, A Terra, O Receptivo, o Sublime Yin... até finalmente encontrar Ch’ien, o Pai, O Criativo, O Céu, o Sublime Yang.




Os Caminhos do Céu e da Terra
O Portal entre os Mundos da Não-Manifestação e da Manifestação
A Criação


É bom que nos recordemos que existe a Linha Yang e Contínua e que traz consigo o conceito da Constância; e que existe a Linha Yin e Vazada e que traz consigo o conceito da Duração.  Esses conceitos também podem ser compreendidos enquanto Tempo e Espaço - Tempo eterno e Espaço transmutante), Espírito e Alma (sendo que a Alma é adentrada na matéria).  A Vida advém do Espírito do Tao da Criação enquanto o Tecimento desta Vida advém da Alma encarnada na matéria: a Não-Luz do Sublime Yin é acolhida pela Luz do Sublime Yang. 

Assim como acontece em toda a Criação - com o Caminho do Céu sendo percorrido por K'un, a Não-Luz, realizando os Encontros com seus Filhos até encontrar-se com Ch'ien, a Luz e com o Caminho da Terra sendo percorrido por Ch'ien, a Luz, realizando os Encontros com seus Filhos até encontrar-se com K'un, a Não-Luz - tudo acontece sempre e primordialmente no Céu Anterior, no Mundo da Não-Manifestação para então tudo poder ser manifestado através o Céu Posterior, o Mundo da Manifestação através o enlace entre o Sublime Yang e o Sublime Yin formando o Tai Chi.

Sendo assim, ao serem concluídos os Caminhos do Céu e da Terra.... Big Bang!!!!!!!!!  Nosso Universo tem seu início, saído do Vazio e adentrando a Luz e tecendo Tempo e Espaço até que, finalmente, um dia o Espaço dá lugar ao Vazio da Não-Luz e a Luz dá continuidade ao Tempo, porém sendo acolhido pelo Vazio... até que novamente, os Caminhos do Céu e da Terra sejam novamente percorridos por K'un, A Terra, o Espaço, e Ch'ien, o Céu, o Tempo e um novo Universo surja advindo da Constância do Tempo e da Duração do Espaço.


É como se pudéssemos dizer que Os Caminhos do Céu e da Terra são como um ‘Ensaio Geral’ da Criação propriamente dita, antevendo e antecriando suas manifestações porém ainda dentro do Mundo da Não-Manifestação de forma que, ao atravessar o Portal entre esses dois Mundos, toda a Criação possa efetivamente atuar sua materialização plena já dentro do Mundo da Manifestação: a Grande Peça Teatral da Vida sendo atuada no Palco do Universo e trazendo o entrelaçamento entre Sublime Yang e Sublime Yin - a Luz e a Não-Luz - através o Tempo e o Espaço realizados ao longo da vida deste mesmo Universo - os dois principais protagonistas, Ch'ien, a Luz, e K'un, a Não-Luz! 

A verdade é que somos todos Poeira de Estrelas.  E por estarmos materializados em um Planeta - nossa Mãe-Gaia -, temos a estrutura desta Terra para nos posicionar, ao mesmo tempo que temos a abobada celeste para nos cobrir com seu manto estelar: por tudo isso, é o Homem, somos nós, que realizamos a ligação entre Terra  e Céu, o Religare.

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Sabemos que hoje nosso Universo já conta 13.7 bilhões de anos!  No entanto, esse ainda é um universo jovem, ainda adolescente.... tendo, portanto, bilhões e bilhões de anos ainda a serem percorridos em mesclagem de Tempo e de Espaço... até que a última estrela acabe de produzir seu combustível de Luz e de Vida e tudo se torne um grande Vazio...  A Vida, porém, jamais termina e continua infinitamente existindo no Criativo acolhido por este Vazio... até que, desta Semente do vir-a-ser de um novo universo possa alcançar sua maturação plena e realizar o Retorno da Luz!

Do Vazio à Luz e da Luz ao Vazio

Este é o Eterno Retorno que pode ser realizado entre o dia e a noite.... e entre a gestação e o começo e o final de um universo.  Não importa o Tempo e o Espaço - sempre tudo é contido dentro da interiorização absoluta do Tao.  Somente o Tao é absolutamente interiorizado e não transmuta.
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Vemos, portanto, que toda a Vida manifestada através o Tempo e o Espaço, através a Constância e a Duração, pode caber, inicialmente, na Mandala do Tai Chi, mesclando o Sublime Yang ao Sublime Yin; para depois fazer acontecer os Filhos do Céu e da Terra a partir do Sublime Pai e da Sublime Mãe (apresentando as Imagens do Tesouro do Espírito, do Mestre e do Tao Primordial - o Trigrama Primordial, as Três Linhas) e, em continuidade, o entrelaçamento de cada um dos componentes da Família do Céu e da Terra, realizando-se em Trigrama da Terra e em Trigrama do Céu para, finalmente, acontecerem todos através a Criação dos 64 Hexagramas (as Seis Linhas que são traduzidas em Tesouro do Espírito da Terra e do Céu, em Homem da Terra e do Céu e em Tao da Terra e do Céu), ou seja, todas as possíveis combinações para dar conta de todas as possíveis situações da Vida!

Com um abraço estrelado,
Janine Milward

Foto: Sítio das Estrelas, Janine