O Caminho do Céu e O Caminho da Terra



O Caminho do Céu
e
O Caminho da Terra

Janine Milward


O I Ching do Caminho do Céu e da Terra é ainda pertencente ao Céu Anterior no sentido de que, em Primeira instância - ainda dentro do Caminho do Céu - , a Semente que contém o universo, a expressão da vida, indo desde K'un, a Terra, até Ch'ien, o Céu, é representante de todas as possíveis manifestações do Wu Chi, do Mundo da Não-Manifestação que irão se tornar o Tai Chi, o Mundo da Manifestação, através a Luz do Sublime Yang e a Não-Luz do Sublime Yin em seus 64 Encontros ou Hexagramas.

No momento em que K'un encontra-se com Ch'ien, após ter realizado todos os Encontros com seus Filhos e seus Filhos entre si e com seu Pai e com sua Mãe, acontece o Hexagrama T’ai, Paz, o Céu estruturando a Terra: Terra no Trigrama do Céu e Céu no Trigrama da Terra, em doce fusão..., e ainda fazendo com que o Céu realize seus Encontros com seus Filhos e finalmente, consigo mesmo, entra em cena a representação do Céu Anterior já dentro do Caminho da Terra, ou seja, a Segunda instância do Céu Anterior fazendo acontecer Ch'ien, o Céu, realizando todos seus Encontros e fazendo todos seus Filhos realizarem seus Encontros entre si e também com o Pai e com a Mãe, até finalmente alcançar a Terra, K'un, perfazendo o Hexagrama Estagnação, Terra no Trigrama da Terra e Céu no Trigrama do Céu e depois, ainda K'un, a Terra, perfazendo seus Encontros com seus Filhos e consigo mesmo, novamente trazendo a Não-Luz, o Vazio.

Tanto dentro da Semente a vir-a-ser do universo quanto dentro da representação do próprio universo advindo desta semente, ainda estaremos dentro das imagens do Céu Anterior, ou seja, a expressão do desejo da Criação já projetando a representação de todos os possíveis Encontros das Seis Linhas Yang com as Seis Linhas Yin - dos Hexagramas do Pai e da Mãe, do Criativo e do Receptivo, do Vazio, da Luz e da Não-Luz, do Céu e da Terra, de Ch'ien e de K'un.

Esta  projeção de vida dentro da semente quanto dentro do universo é ainda uma representação da Criação - um ensaio geral da Criação, digamos assim, principalmente em termos do momento em que Ch'ien entra em cena para perfazer O Caminho da Terra, ou seja, o universo propriamente dito, pronto para ser materializado e já, antecipadamente e representativamente, contando sua história desde seu Big Bang até seu Vazio pleno, através de todas as possíveis imagens formadas entre as Linhas Yang e Yin, ao longo dos Hexagramas todos, a revelação do Universo.

Sintetizando:

O Caminho do Céu é o trajeto que K'un, a Mãe, a Terra, vai realizando através todos os Encontros que vai estruturando enquanto Trigrama da Terra e acolhendo seus Filhos e o Céu, Ch'ien, e que depois vai permitindo que cada um de seus Filhos vá realizando estes mesmos Encontros até que finalmente entre em cena Ch'ien, o Céu, o Pai e seus Encontros com a Mãe e com seus Filhos até encontrar-se consigo mesmo. 

Ou seja, tudo começa com o Hexagrama de K'un, a Terra, A Mãe, O Receptivo e tudo se conclui com o Hexagrama de Ch'ien, o Céu, o Pai, 

Ainda dentro do Mundo da Não-Manifestação, todo o processo que vai do Vazio da Não-Luz, em K'un, a Terra, até a Plenitude da Luz, em Ch'ien, o Céu, cabe dentro do Caminho do Céu


K'un, A Mãe          Ch'ien, O Pai
___  ___                     _______
___  ___                     _______
___  ___                     _______
___  ___                     _______
___  ___                     _______
___  ___      os Filhos      _______



E, em movimento inverso e de acordo com a necessidade de reafirmação arquetípica de todo o processo também sendo acionado a partir do Pai, tendo que ir da Luz até a Não-Luz, e ainda dentro do Mundo da Não-Manifestação, estaremos encontrando o Caminho da Terra, que vai da Plenitude da Luz, em Ch'ien, o Céu, até o Vazio da Não-Luz, em K'un, a Terra.

Ch'ien, o Pai                  K'un, a Mãe

_______                      ___  ___
_______                      ___  ___
_______                      ___  ___
_______                      ___  ___
_______                      ___  ___
_______      Os Filhos      ___  ___



O Caminho do Céu e da Terra
sendo representado através a Mandala do Tai Chi, acolhendo o Sublime Yang,
em sua Plenitude de Luz, e o Sublime Yin, em sua Plenitude de Não-Luz:








O Caminho do Céu e da Terra
Sendo representado através o Oito do Sol, o Revirão do Sol, O Analema, o Rio Amarelo - Caminhada Aparente do Sol -
Perfazendo o Caminho entre o Limite da Não-Luz, do Inverno, e o Limite da Lua, do Verão
Esta é a maior lição que Céu proporciona à Terra - ou seja, ao Homem com sua ampliação de consciência para apreender sobre este Religare, ou seja, a ligação entre Céu e Terra:




A partir do momento em que é possível que estes Caminhos do Céu e da Terra sejam apresentados através alguma forma de Linguagem, é certo então que atravessam o Portal entre o Mundo da Não-Manifestação e o Mundo da Manifestação!


Assim acontecendo, entra em cena o I Ching do Mundo da Manifestação, o Livro das Mutações que estará apresentando o Pai, o Céu, o Criativo, Ch'ien, enquanto o Primeiro Hexagrama e a Mãe, a Terra, o Receptivo, K'un, enquanto o Segundo Hexagrama.  A partir de então, todos os demais Hexagramas são introduzidos, perpassando pelas demais 62 representações de todas as possíveis circunstâncias a-virem-a-ser na Criação sob o Tao!

No momento em que adentra o Mundo da Manifestação,
é também possível que o Oráculo do Mestre do I Ching, o Livro das Mutações,
tenha tomado sua forma,
através o tecimento dos Textos do Julgamento, da Imagem e das Linhas

 

Da Imagem e da Representação para a Materialização,
do Wu Chi para o Tai Chi,
do Céu Anterior para o Céu Posterior,
do Mundo da Não-Manifestação para o Mundo da Manifestação:
I Ching do Mundo da Manifestação

O retorno é o movimento do Caminho
A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres nascem da existência
E a existência nascem da não-existência

Lao Tse, Capítulo 40 do Tao Te Ching


Sabemos que tudo aquilo que faz parte do Mundo da Não-Manifestação não faz parte da linguagem.  Sendo assim, de forma que possamos nos manifestar acerca o entrelaçamento das Linhas Yang com as Linhas Yin formando os 64 Hexagramas, as 64 Imagens Representativas da Vida, entre em cena o Tai Chi, o Céu Posterior, o Mundo da Manifestação.

Dentro do I Ching do Mundo da Manifestação - que é aquele que normalmente encontramos nas Livrarias -, vamos ver o começo do Livro das Mutações acontecendo através a figura do Sublime Yin morando nas Seis Linhas do Hexagrama, e assim formando Ch’ien, o Céu, O Pai, O Criativo.  Depois, encontraremos a figura do Sublime Yin morando nas Seis Linhas do Hexagrama, e assim formando K’un, A Terra, A Mãe, O Receptivo.  Esses são então considerados os Hexagramas Um e Dois.

Os demais Hexagramas vão seguindo, sempre acontecendo através a inversão de suas  imagens estruturadas em suas Linhas.  Finalmente, o I Ching do Mundo da Manifestação, termina com os representantes mais diretos do Pai e da Mãe - O Fogo e A Água - formando entre si, sempre em inversão das imagens estruturadas nas Linhas, os Hexagramas Após a Conclusão, de número 63, e Antes da Conclusão, de número 64.

.........  para que tudo possa recomeçar a partir dos Hexagramas 1 e 2, O Criativo e O Receptivo. 

O Eterno Retorno dentro do Mundo da Manifestação no I Ching, o Livro das Mutações, estará sempre acontecendo a partir da Luz e da Não-Luz, Ch'ien e K'un, Pai e Mãe,  como introdutores do Tai Chi, do entrelaçamento entre as Linhas Yang e as Linhas Yin e estará sempre terminando através as expressões realmente manifestadas do Espírito e da Alma encarnados, em Li e K’an, Fogo e Água, herdeiros encarnados do Criativo e do Receptivo.


Vemos, portanto, que O I Ching, o Livro das Mutações, do Mundo da Manifestação, é apresentado através Dois Livros, sendo que o Primeiro começa com os Hexagramas do Pai e da Mãe e conclui-se com os Hexagramas da Água Repetida e do Fogo Repetido, ou seja, os dois Filhos do Meio e que são herdeiros diretos do Sol advindo da Luz de Ch'ien, o Sublime Yang, e da Lua advinda da Não-Luz de K'un, o Sublime Yin.  O Segundo Livro começa com a interação entre os demais irmãos, através os Dois Filhos Mais Novos, Montanha e Lago, seguidos dos Dois Filhos Mais Velhos, Chen e Sun.  O Segundo Livro termina com a interação entre Água e Fogo, entrelaçados entre si dentre os Trigramas da Terra e do Céu, o Sol e a Lua, o Espírito e a Alma, os herdeiros diretos de Ch'ien e de K'un, do Pai e da Mãe, do Céu e da Terra.

No momento em que adentra o Mundo da Manifestação, é também possível que o Oráculo do Mestre do I Ching, o Livro das Mutações, também tenha tomado sua forma, através o tecimento de suas Linhas e seus textos respectivos.

 

A Fusão entre o Wu Chi e o Tai Chi,
Os Mundos da Não-Manifestação e da Manifestação
Em O Fio da Meada

O livro O Fio da Meada é estruturado sobre os conceitos do I Ching do Caminho do Céu ou Mundo da Não-Manifestação - e ainda dentro do Caminho da Terra, com suas imagens atuando representativamente o vir-a-ser da Criação sob o Tao - porém todo o tempo estará tratando também do I Ching do Mundo da Manifestação bem como da boa fusão que pode acontecer entre esses dois Mundos, certamente.

Para tanto, O Fio da Meada é baseado em dois livros deveras importantes:

1.     Para uma compreensão sobre as bases mais profundas do I Ching do Caminho do Céu na Seqüência dos Hexagramas do Céu Anterior ou Mundo da Não-Manifestação:

I Ching, Alquimia dos Números
Wu Jyh Cherng
Editora Objetiva - Rio, Brasil

2.     Para uma compreensão sobre as bases mais profundas do I Ching na Seqüência dos Hexagramas do Céu Posterior ou Mundo da Manifestação e, fundamentalmente, para basear e estruturar toda a Segunda Parte de o Fio da Meada onde eu descrevo toda a Família do Céu e da Terra e sua formação em 64 Hexagramas, com considerações, textos e Linhas e entreLinhas:

O I Ching, O Livro das Mutações
Tradução do chinês para o alemão, introdução e comentários de Richard Wilhelm
Tradução para o português de Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Correa Pinto
Editora Pensamento – São Paulo, Brasil


No Prólogo de O Fio da Meada, eu dizia:

 O Fio da Meada – O I Ching do Caminho do Céu – se propõe a contar simplesmente sobre aquilo que os sábios chineses da antigüidade faziam: a observação da natureza e conseqüente compreensão da mesma e registro dessa compreensão. Dessa forma, as raízes do I Ching, O Livro das Mutações, remontam à astronomia, à mecânica celeste, à observação da natureza do céu e da terra.

O Fio da Meada se propõe, fundamentalmente, a ajudar o paciente e perseverante e estudioso leitor, a compreender o I Ching, O Livro das Mutações, por si mesmo, a ter em sua mente um instrumento de compreensão e manejo da Família do Céu e da Terra, dos Hexagramas e seus textos, das Linhas e seus textos e fundamentalmente, como tudo isso foi estruturado e organizado.

É também importante mencionar o fato de que O Fio da Meada foi realizado tanto para o leitor que já conhece e estuda o I Ching como para o leitor que ainda não conhece o I Ching, o Livro das Mutações..... Da mesma forma, tanto para aquele que procura o I Ching apenas como oráculo como para aquele que procura o I Ching como fonte de sabedoria e conhecimento da natureza do Céu e da Terra.

O I Ching, O Livro das Mutações, é a conscientização de nossa sabedoria inconsciente... Nosso inconsciente é um reservatório de sabedoria universal. Essa sabedoria foi revelada e estruturada através dos tempos pelos sábios e mestres. Dessa forma, deve ser sempre com muito respeito e elevação espiritual que devemos nos aproximar e nos fusionar com nosso mestre interior, O I Ching.
           
Como diz Wu Jyh Cherng, em seu livro abaixo mencionado, o I Ching é considerado as raízes do pensamento taoísta na China. O tronco dessa frondosa árvore é estruturado pelo Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude, que contém 81 Capítulos ou poemas de Lao Tsé, o imortal mestre iluminado do Tao.
           
Ao longo de todo O Fio da Meada, o leitor encontrará fragmentos da sabedoria de Lao Tsé (extraídos do livro Tao Te Ching, O Livro do Caminho e da Virtude, Editora Ursa Maior - hoje publicado pela Editora Mauad , com tradução do chinês para o português de Wu Jyh Cherng).

Dessa forma, raízes e tronco do Tao são abordados para que nós possamos nos tornar um galho dessa árvore espiritual, nos fusionando com a sabedoria do universo e buscando a realização de nosso Caminho e de nossa Virtude.

                                                                       A Autora
Janine Milward de Azevedo


foto: Sítio das Estrelas, Janine