Consciente e Inconsciente, Mestre e Discípulo



Consciente e Inconsciente, Mestre e Discípulo

Janine Milward


O que eu tenho dentro de mim, aquilo que faz parte da eternidade, da historia original do tempo e do espaço - é o meu inconsciente.

O que eu tenho exterior a mim, que são o próprio tempo e espaço representados como o universo do aqui e agora - é o meu consciente.

Ao consultar o Livro das Mutações em busca de uma resposta para uma questão importante, eu estou, conscientemente, à procura das verdades contidas em meu inconsciente, verdades estas que serão traduzidas através de um Hexagrama ou dois, de nenhuma ou de alguma ou algumas linhas a serem compreendidas e analisadas.

Assim é o oráculo: através da sincronicidade da relação céu e terra, os arquétipos que imajam essa relação surgem para traduzir, em linguagem, o inconsciente para o consciente.

O inconsciente é o Mestre O consciente é o Discípulo.

O I Ching, O Livro das Mutações , é o Mestre. O Discípulo, sou eu. Dessa forma, em mim existem o Mestre e o Discípulo – desde que todas as verdades do universo contidas no I Ching estão dentro de mim....

Como já vimos anteriormente, existem linhas designativas para o Mestre e para o Discípulo, a quinta (Trigrama do Céu) e a segunda (Trigrama da Terra) linhas do Hexagrama, respectivamente.

Vimos também que o Homem se encontra, em todos os momentos do I Ching, realizando o religare entre o Céu e a Terra:: O Princípio Primordial é o próprio Tao; Te. O Tesouro do Espírito, é O Conhecimento, A Sagrada Leitura; e o Mestre é aquele que se situa entre o Céu e a Terra, realizando o Tao e o Te, O Caminho e A Virtude.

O Mestre é aquele que encarna homem, vive o Tao e o Te, O Caminho e a Virtude, ao longo de sua vida, e ao sair da encarnação, já é o Homem Sagrado, aquele que atingiu a Iluminação, pronto para o alcance da Imortalidade.

Lao Tse nos diz, em seu Capítulo 20:

........, quem segue e realiza através do Caminho
adquire o Caminho
Quem se iguala à Virtude

adquire a Virtude


Com um abraço estrelado,
Janine Milward

Foto: Sitio das Estrelas, Janine