Linhas e Entrelinhas



Linhas e Entrelinhas

Janine Milward


Com a contribuição da única linha diferenciada de cada Trigrama Primordial dos Filhos do Céu e da Terra é formado o Hexagrama Chi Chi, Após a Conclusão, Água sobre Fogo, Alma sobre Espírito, Sopro Primordial sobre Consciência:

___ ___        Linha Yin, do Céu, de Tui, O Lago
_______        Linha Yang , do Homem, de K'an, A Água
___ ___         Linha Yin, da Terra, de Sun, O Vento
_______      Linha Yang, do Céu, de Ken, A Montanha
___ ___         Linha Yin, do Homem, de Li, O Fogo
_______      Linha Yang, da Terra, de Chen, O Trovão

Lao Tsé nos diz, em seu Capítulo 25:
O homem se orienta pela Terra
A Terra se orienta pelo Céu
O Céu se orienta pelo Tao
O Tao se orienta
Por sua própria natureza

A partir do Hexagrama Chi Chi, Após a Conclusão, que possui a composição ideal de linhas, podemos, então, descrever cada linha, em suas linhas e entrelinhas...

As linhas vão sendo formada a partir do rés do chão do Trigrama da Terra até alcançarem o alto dos céus no Trigrama do Céu. 

Lao Tsé nos diz, em seu Capítulo 64:
Uma torre de nove andares
levanta-se de um acúmulo de terra

Primeira Linha
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A primeira linha do hexagrama, a linha Yang da Terra, por pertencer ao rés do chão da Terra, o Trigrama da Terra ou Interior, é idealmente Yang ao nos revelar a Luz de Ch’ien, O Criativo, penetrando a Terra, K’un, A Não-Luz, e fecundando-a, trazendo a renovação da vida.

A primeira linha é a base da construção do hexagrama a vir-a-ser, é seu alicerce – sendo por isso nomeada de Linha da Terra do Trigrama da Terra. É a estrutura do hexagrama. Dessa forma, é idealmente Yang.

Dentro do hexagrama, existe a correspondência e inter-relação entre as linhas. A primeira linha se corresponde sempre com a quarta linha, já no Trigrama do Céu - por serem ambas as iniciadoras dos Trigramas.
Também a primeira linha se inter-relaciona com a sexta linha – por serem ambas pertencentes às fronteiras, aos limites do hexagrama, sendo que a primeira linha sempre fala dos primórdios do hexagrama enquanto a sexta linha sempre fala do término do mesmo.

De qualquer maneira, a primeira e a sexta linhas estarão sempre interligadas porque uma é fruto da outra, ou seja, quando um hexagrama termina, a sexta linha aparece novamente como primeira linha de um novo hexagrama – é a eterna mutação - I, mutação.


Segunda Linha
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A segunda linha do hexagrama, linha Yin do Homem do Trigrama da Terra ou Interior, nos traz a fecundidade de K’un, A Mãe, A Terra, mergulhando no centro de Ch’ien, O Céu, o Criativo. Assim nascem os olhos de Li, o Fogo, A Lucidez, A Clareza, A Compreensão.

Sendo a linha do Homem do Trigrama da Terra, essas qualidades mencionadas são agregadas às qualidades primordiais da linha Yin: Abnegação, Receptividade, Simplicidade, Humildade, Abrangência, Coletividade.

O Homem do Trigrama da Terra é o homem simples, o homem do povo... Sendo a segunda linha idealmente Yin, esse homem procura seguir seu Caminho de devoção, trabalho e humildade. Ao mesmo tempo, a Clareza e a Lucidez de Li, O Fogo, dotam esse homem de força e perseverança para alcançar o Trigrama do Céu, já trazendo consigo o Tesouro do Espírito adquirido na linha primeira.

Dentro da correspondência de linhas, a segunda linha, a do Homem do Trigrama da Terra se relaciona diretamente com a quinta linha, a do Homem do Trigrama do Céu. Neste caso, a segunda linha é o funcionário do reino e a quinta linha, o rei. A segunda linha é o discípulo perseverante e humilde, e a quinta linha é o mestre que lhe ensina o Caminho a ser realizado através do alcance do Princípio Primordial da Terra (terceira linha) e da estruturação em nível espiritualmente e conscientemente mais elevado com o Tesouro do Espírito do Trigrama do Céu (a quarta linha).

Idealmente, a segunda linha é Yin (o Homem da Terra) e almeja alcançar a quinta linha (o Homem do Céu) – idealmente Yang, como oposto complementar - e se tornar o Homem Sagrado.





Terceira Linha
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A terceira linha do hexagrama, linha Yang do Princípio Primordial do Trigrama da Terra, é a linha que nos revela a ponte entre o mundo da matéria e o mundo do espírito, entre o Trigrama da Terra ou Interior e Trigrama do Céu ou Exterior.

Por se encontrar na transição entre a Terra e o Céu, a terceira linha precisa ser Yang, forte, forte e determinada para poder superar todos os obstáculos inerentes a essa transição

A terceira linha, o Princípio Primordial do Trigrama da Terra, O Tao da Terra, corresponde-se com a sexta linha, o Princípio Primordial do Céu, O Tao do Céu. Ambas são linhas de finalização e transição.  A terceira linha, pode – e deve – ascensionar ao Céu. A sexta linha –a linha do sábio – pode retornar ao próprio hexagrama (como veremos em várias fases) ou pode mergulhar no Vazio para se tornar a primeira linha de um novo hexagrama.

A terceira linha, linha Yang do Céu do Trigrama da Terra, também se relaciona com a quarta linha – linha da Terra do Trigrama do Céu. Ambas são linhas de transição, apenas que nesse caso, a transição pode acontecer com as linhas evoluindo ou involuindo...

No entanto, sempre a terceira linha, sendo Yang, estará idealmente se relacionando com seu oposto complementar, ou seja, as linhas Yin que ocupam o quarto e o sexto lugares no hexagrama.


Quarta Linha
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A quarta linha do hexagrama é a linha Yin do Tesouro do Espírito do Trigrama do Céu, a linha da Terra do Trigrama do Céu, e nos revela os primórdios, a estruturação do Trigrama do Céu para que o Homem Sagrado possa, corrigindo seu destino, seguir seu rumo certo em direção ao Tao.

Sendo uma linha idealmente Yin, a quarta linha deve atuar com humildade e abnegação, realizando a ponte de transição entre o Trigrama da Terra e o Trigrama do Céu.

O I Ching a denomina de linha do ministro, aquele que está ao lado do rei, fazendo cumprir suas ordens. Assim, a linha do ministro é Yin e abnegada enquanto a linha do rei, a quinta linha, é forte e magnífica, sendo idealmente Yang. O rei é a consciência iluminada enquanto o ministro é aquele que já realizou a transição entre a Terra e o Céu mas que ainda se encontra na posição de discípulo, de aprendiz, de servidor de seu mestre.

Assim, a quarta linha, mesmo sendo Yin e suave, faz a ponte entre a consciência iluminada, o rei, como também entre a sabedoria realizada na sexta linha e tudo aquilo que existe no Trigrama da Terra: o Conhecimento, o Homem e o Tao da Terra.

A quarta linha é a guardiã do Tesouro do Espírito do Céu: são os ensinamentos e sabedoria contidos nos Textos Sagrados, pertencente ao Trigrama do Céu.

Neste aspecto, a quarta linha se corresponde com a primeira linha. Ambas são guardiães do Tesouro do Espírito. A primeira linha, no entanto, guarda a sabedoria e os ensinamentos contidos nos livros da Terra, pertencentes aos conhecimentos da Terra.
Fundamentalmente, a quarta linha se relaciona intensamente com a quinta linha. A quarta linha nos ensina a Virtude da Humildade e o curvar-se diante da consciência iluminada.


Quinta Linha
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A quinta linha do hexagrama é a linha Yang do Homem Sagrado do Trigrama do Céu. O Homem Sagrado é aquele que possui a consciência iluminada A consciência iluminada, no I Ching, é denominada de rei. O rei reina sobre seu reino enquanto a consciência iluminada reina sobre o corpo que recebe a Alma que o protege e guarda.

A quinta linha é a linha Yang e contínua que Ch’ien, O Pai, O Céu, doa ao seu Filho, K’an, A Água, A Lua, A Alma, O Sopro Primordial, Os Segredos, Os Mistérios, O Abismal, A Sabedoria.

A quinta linha é a linha do Homem Sagrado, aquele que se encontra rumo ao Tao. Potencialmente, ele já possui a Iluminação, a consciência iluminada e por isso, quase sempre, a quinta linha é a governante do hexagrama.

O Homem Sagrado é bem sucedido em ter elaborado e vivenciado todas as linhas anteriores do hexagrama e por isso mesmo é o responsável por todos aqueles que estão atrás de si como também por aquele que se encontra á frente de si, o sábio da sexta linha, que já está prestes a se retirar do hexagrama.

Sendo o Homem do Trigrama do Céu, a quinta linha, Yang, se corresponde naturalmente com a segunda linha, Yin, do Homem do Trigrama da Terra.

Também essa correspondência é importante porque a linha Yang da quinta linha aliada à linha Yin da segunda posição formam os ouvidos e olhos atentos do Homem Sagrado, aquele que a tudo vê e a tudo ouve – tanto no Trigrama do Céu quanto no Trigrama da Terra, em virtude de sua ampliação de consciência..

Sexta Linha
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A sexta linha do hexagrama é a linha Yin do Princípio Primordial do Trigrama do Céu, estando, assim, muito próxima ao sopro do Tao.

É a linha do sábio, aquele que, por ter percorrido todas as linhas do hexagrama, possui a consciência iluminada e infinita, podendo, então, processar seu corpo, seu Caldeirão, até transmutar-se em Corpo de Luz e alcançar a Imortalidade.
No entanto, a sexta linha é Yin e por isso, precisa trazer para si os atributos da Humildade e Devoção

Sendo o ápice do hexagrama, a sexta linha encontra-se diante da Roda da Vida. Dependendo de como as linhas são estruturadas dentro do hexagrama, a sexta linha pode culminar sua sexta etapa do ciclo de vida como um sábio que se apronta para ascender aos céus, bem como pode apenas deixar que seu caminho se esvaia, termine por si mesmo, carente de cuidados e atenção.

Também a sexta linha pode – dentro da Roda da Vida – retornar, na sétima etapa de seu ciclo, formando a primeira linha de um novo hexagrama. Dessa forma, a primeira e a sexta linhas se correspondem através de suas posições limítrofes – embora uma represente o começo e a outra represente o término de uma situação imajada pelo hexagrama..

Como já vimos anteriormente, também a sexta linha se relaciona com a terceira – devido ao fato de ambas representarem o Céu do trigrama e o Princípio Primordial do mesmo.

Em relação à quinta linha, a linha do rei, da consciência iluminada, sendo a sexta linha a linha do sábio, muitas vezes ambas as linhas se inter-relacionam, uma dando suporte e conselhos à outra.


Com um abraço estrelado,
Janine Milward

foto: Sítio das Estrelas, Janine