Linhas e Entrelinhas
Janine Milward
Com a contribuição da única
linha diferenciada de cada Trigrama Primordial dos Filhos do Céu e da Terra é
formado o Hexagrama Chi Chi, Após a Conclusão, Água sobre Fogo, Alma sobre
Espírito, Sopro Primordial sobre Consciência:
___ ___ Linha Yin, do Céu, de
Tui, O Lago
_______ Linha Yang , do Homem, de K'an, A Água
___ ___ Linha Yin, da Terra, de Sun, O Vento
_______ Linha Yang, do Céu, de Ken, A Montanha
___ ___ Linha Yin, do Homem, de Li, O Fogo
_______ Linha Yang, da Terra, de Chen, O Trovão
_______ Linha Yang , do Homem, de K'an, A Água
___ ___ Linha Yin, da Terra, de Sun, O Vento
_______ Linha Yang, do Céu, de Ken, A Montanha
___ ___ Linha Yin, do Homem, de Li, O Fogo
_______ Linha Yang, da Terra, de Chen, O Trovão
Lao Tsé nos diz, em seu Capítulo 25:
O
homem se orienta pela Terra
A Terra se orienta pelo Céu
O Céu se orienta pelo Tao
O Tao se orienta
Por sua própria natureza
A Terra se orienta pelo Céu
O Céu se orienta pelo Tao
O Tao se orienta
Por sua própria natureza
A partir do Hexagrama Chi Chi, Após a Conclusão, que possui a
composição ideal de linhas, podemos, então, descrever cada linha, em
suas linhas e entrelinhas...
As linhas vão sendo formada a
partir do rés do chão do Trigrama da Terra até alcançarem o alto dos céus no
Trigrama do Céu.
Lao Tsé nos diz, em seu Capítulo
64:
Uma
torre de nove andares
levanta-se
de um acúmulo de terra
Primeira Linha
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A primeira linha do hexagrama, a
linha Yang da Terra, por pertencer ao rés do chão da Terra, o Trigrama da Terra
ou Interior, é idealmente Yang ao nos revelar a Luz de Ch’ien, O Criativo,
penetrando a Terra, K’un, A Não-Luz, e fecundando-a, trazendo a renovação da
vida.
A primeira linha é a base da
construção do hexagrama a vir-a-ser, é seu alicerce – sendo por isso nomeada de
Linha da Terra do Trigrama da Terra. É a estrutura do hexagrama. Dessa forma, é
idealmente Yang.
Dentro do hexagrama, existe a
correspondência e inter-relação entre as linhas. A primeira linha se
corresponde sempre com a quarta linha, já no Trigrama do Céu - por serem ambas
as iniciadoras dos Trigramas.
Também a primeira linha se
inter-relaciona com a sexta linha – por serem ambas pertencentes às fronteiras,
aos limites do hexagrama, sendo que a primeira linha sempre fala dos primórdios
do hexagrama enquanto a sexta linha sempre fala do término do mesmo.
De qualquer maneira, a primeira
e a sexta linhas estarão sempre interligadas porque uma é fruto da outra, ou
seja, quando um hexagrama termina, a sexta linha aparece novamente como
primeira linha de um novo hexagrama – é a eterna mutação - I, mutação.
Segunda Linha
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A segunda linha do hexagrama,
linha Yin do Homem do Trigrama da Terra ou Interior, nos traz a fecundidade de
K’un, A Mãe, A Terra, mergulhando no centro de Ch’ien, O Céu, o Criativo. Assim
nascem os olhos de Li, o Fogo, A Lucidez, A Clareza, A Compreensão.
Sendo a linha do Homem do
Trigrama da Terra, essas qualidades mencionadas são agregadas às qualidades
primordiais da linha Yin: Abnegação, Receptividade, Simplicidade, Humildade,
Abrangência, Coletividade.
O Homem do Trigrama da Terra é o
homem simples, o homem do povo... Sendo a segunda linha idealmente Yin, esse
homem procura seguir seu Caminho de devoção, trabalho e humildade. Ao mesmo
tempo, a Clareza e a Lucidez de Li, O Fogo, dotam esse homem de força e
perseverança para alcançar o Trigrama do Céu, já trazendo consigo o Tesouro do
Espírito adquirido na linha primeira.
Dentro da correspondência de
linhas, a segunda linha, a do Homem do Trigrama da Terra se relaciona
diretamente com a quinta linha, a do Homem do Trigrama do Céu. Neste caso, a
segunda linha é o funcionário do reino e a quinta linha, o rei. A segunda linha
é o discípulo perseverante e humilde, e a quinta linha é o mestre que lhe
ensina o Caminho a ser realizado através do alcance do Princípio Primordial da
Terra (terceira linha) e da estruturação em nível espiritualmente e
conscientemente mais elevado com o Tesouro do Espírito do Trigrama do Céu (a
quarta linha).
Idealmente, a segunda linha é
Yin (o Homem da Terra) e almeja alcançar a quinta linha (o Homem do Céu) –
idealmente Yang, como oposto complementar - e se tornar o Homem Sagrado.
Terceira Linha
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A terceira linha do hexagrama,
linha Yang do Princípio Primordial do Trigrama da Terra, é a linha que nos
revela a ponte entre o mundo da matéria e o mundo do espírito, entre o Trigrama
da Terra ou Interior e Trigrama do Céu ou Exterior.
Por se encontrar na transição
entre a Terra e o Céu, a terceira linha precisa ser Yang, forte, forte e
determinada para poder superar todos os obstáculos inerentes a essa transição
A terceira linha, o Princípio
Primordial do Trigrama da Terra, O Tao da Terra, corresponde-se com a sexta
linha, o Princípio Primordial do Céu, O Tao do Céu. Ambas são linhas de
finalização e transição. A terceira
linha, pode – e deve – ascensionar ao Céu. A sexta linha –a linha do sábio –
pode retornar ao próprio hexagrama (como veremos em várias fases) ou pode
mergulhar no Vazio para se tornar a primeira linha de um novo hexagrama.
A terceira linha, linha Yang do
Céu do Trigrama da Terra, também se relaciona com a quarta linha – linha da
Terra do Trigrama do Céu. Ambas são linhas de transição, apenas que nesse caso,
a transição pode acontecer com as linhas evoluindo ou involuindo...
No entanto, sempre a terceira
linha, sendo Yang, estará idealmente se relacionando com seu oposto
complementar, ou seja, as linhas Yin que ocupam o quarto e o sexto lugares no
hexagrama.
Quarta Linha
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A quarta linha do hexagrama é a
linha Yin do Tesouro do Espírito do Trigrama do Céu, a linha da Terra do
Trigrama do Céu, e nos revela os primórdios, a estruturação do Trigrama do Céu
para que o Homem Sagrado possa, corrigindo seu destino, seguir seu rumo certo
em direção ao Tao.
Sendo uma linha idealmente Yin,
a quarta linha deve atuar com humildade e abnegação, realizando a ponte de
transição entre o Trigrama da Terra e o Trigrama do Céu.
O I Ching a denomina de linha do
ministro, aquele que está ao lado do rei, fazendo cumprir suas ordens. Assim, a
linha do ministro é Yin e abnegada enquanto a linha do rei, a quinta linha, é
forte e magnífica, sendo idealmente Yang. O rei é a consciência iluminada
enquanto o ministro é aquele que já realizou a transição entre a Terra e o Céu
mas que ainda se encontra na posição de discípulo, de aprendiz, de servidor de
seu mestre.
Assim, a quarta linha, mesmo
sendo Yin e suave, faz a ponte entre a consciência iluminada, o rei, como
também entre a sabedoria realizada na sexta linha e tudo aquilo que existe no
Trigrama da Terra: o Conhecimento, o Homem e o Tao da Terra.
A quarta linha é a guardiã do
Tesouro do Espírito do Céu: são os ensinamentos e sabedoria contidos nos Textos
Sagrados, pertencente ao Trigrama do Céu.
Neste aspecto, a quarta linha se
corresponde com a primeira linha. Ambas são guardiães do Tesouro do Espírito. A
primeira linha, no entanto, guarda a sabedoria e os ensinamentos contidos nos
livros da Terra, pertencentes aos conhecimentos da Terra.
Fundamentalmente, a quarta linha
se relaciona intensamente com a quinta linha. A quarta linha nos ensina a
Virtude da Humildade e o curvar-se diante da consciência iluminada.
Quinta Linha
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A quinta linha do hexagrama é a
linha Yang do Homem Sagrado do Trigrama do Céu. O Homem Sagrado é aquele que
possui a consciência iluminada A consciência iluminada, no I Ching, é
denominada de rei. O rei reina sobre seu reino enquanto a consciência iluminada
reina sobre o corpo que recebe a Alma que o protege e guarda.
A quinta linha é a linha Yang e
contínua que Ch’ien, O Pai, O Céu, doa ao seu Filho, K’an, A Água, A Lua, A
Alma, O Sopro Primordial, Os Segredos, Os Mistérios, O Abismal, A Sabedoria.
A quinta linha é a linha do
Homem Sagrado, aquele que se encontra rumo ao Tao. Potencialmente, ele já
possui a Iluminação, a consciência iluminada e por isso, quase sempre, a quinta
linha é a governante do hexagrama.
O Homem Sagrado é bem sucedido
em ter elaborado e vivenciado todas as linhas anteriores do hexagrama e por
isso mesmo é o responsável por todos aqueles que estão atrás de si como também
por aquele que se encontra á frente de si, o sábio da sexta linha, que já está
prestes a se retirar do hexagrama.
Sendo o Homem do Trigrama do
Céu, a quinta linha, Yang, se corresponde naturalmente com a segunda linha,
Yin, do Homem do Trigrama da Terra.
Também essa correspondência é
importante porque a linha Yang da quinta linha aliada à linha Yin da segunda
posição formam os ouvidos e olhos atentos do Homem Sagrado, aquele que a tudo
vê e a tudo ouve – tanto no Trigrama do Céu quanto no Trigrama da Terra, em
virtude de sua ampliação de consciência..
Sexta Linha
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A sexta linha do hexagrama é a
linha Yin do Princípio Primordial do Trigrama do Céu, estando, assim, muito
próxima ao sopro do Tao.
É a linha do sábio, aquele que,
por ter percorrido todas as linhas do hexagrama, possui a consciência iluminada
e infinita, podendo, então, processar seu corpo, seu Caldeirão, até
transmutar-se em Corpo de Luz e alcançar a Imortalidade.
No entanto, a sexta linha é Yin
e por isso, precisa trazer para si os atributos da Humildade e Devoção
Sendo o ápice do hexagrama, a
sexta linha encontra-se diante da Roda da Vida. Dependendo de como as linhas
são estruturadas dentro do hexagrama, a sexta linha pode culminar sua sexta
etapa do ciclo de vida como um sábio que se apronta para ascender aos céus, bem
como pode apenas deixar que seu caminho se esvaia, termine por si mesmo,
carente de cuidados e atenção.
Também a sexta linha pode –
dentro da Roda da Vida – retornar, na sétima etapa de seu ciclo, formando a
primeira linha de um novo hexagrama. Dessa forma, a primeira e a sexta linhas
se correspondem através de suas posições limítrofes – embora uma represente o
começo e a outra represente o término de uma situação imajada pelo hexagrama..
Como já vimos anteriormente,
também a sexta linha se relaciona com a terceira – devido ao fato de ambas representarem
o Céu do trigrama e o Princípio Primordial do mesmo.
Em relação à quinta linha, a
linha do rei, da consciência iluminada, sendo a sexta linha a linha do sábio,
muitas vezes ambas as linhas se inter-relacionam, uma dando suporte e conselhos
à outra.
Com um abraço estrelado,
Janine Milward
foto: Sítio das Estrelas, Janine