Questões que Lesam os Cinco Elementos
Wu Jyh Cherng
Mestre Maa diz que para podermos fundir as cinco energias em
uma - juntando Metal com Madeira, Fogo com Água - é preciso ter essas cinco
forças psíquicas dentro de nós, essas cinco energias, de forma bem preservada,
pouco lesada.
Esses cinco elementos são lesados por sete questões:
-
A euforia e a ira são prejudiciais ao elemento Madeira, à força do
elemento Madeira que existe dentro de nós.
-
O susto e o terror prejudicam nosso elemento Metal.
-
A angústia e a depressão lesam o elemento Fogo.
-
A dispersão, a falta de concentração, prejudica o elemento Terra.
-
A perversão e a volúpia prejudicam as essências vitais, o elemento
Água.
Uma pessoa que fique todo o tempo irada, prejudica sua alma; se
assustando ou vivendo em terror, prejudica seu corpo, seu elemento Metal. Uma pessoa que fica todo o tempo sob
depressão e angústia, vai prejudicar seu coração, seu elemento Fogo. Uma pessoa que está todo o tempo se
desgastando na volúpia, ou seja, com excesso de prazeres sensoriais ligados à
comida, ao sexo, enfim, tudo em excesso, está prejudicando suas essenciais
vitais, seu elemento Água. A dispersão
vai fazendo com que nossa força de vontade decresça, prejudicando o elemento
Terra, a vontade que está no centro.
Mestre Maa nos diz que antes de quereremos ser super-homens com
Rodas de Moinho, corpos de luz, deveríamos tentar ser homens comuns e para
sermos homens comuns temos que evitar esses desgastes para que as energias
permaneçam equilibradas dentro de nós.
A partir do equilíbrio das cinco energias, é que conseguimos
juntá-las dentro de nós para encontrarmos o Um, a unidade do ser. É a partir da unidade do ser que conseguimos
nos transformar.
Na prática cotidiana, é preciso se tomar cuidado para não se deixar
cair no desequilíbrio dos cinco elementos. Como fazer isso? Não criando oportunidades para se aborrecer,
não criando chances para ficar depressivo, arrasado. Se não criar, não acontecerá, e,
conseqüentemente, não será preciso reprimir.
Todas as iras, angústias, já são grandes vícios que trazemos da
infância ou mesmo de vidas anteriores.
Vício é personalidade. Combatendo
o vício, também se reformula o estar social e os amigos através de um novo
comportamento, uma nova conduta.
Por isso, Lao Tse diz:
Quem conduz a realização do
corpo por abraçar a Unidade, pode tornar-se indivisível
“pode
tornar-se indivisível” - indivisível significa as cinco forças numa só: Consciência do
Céu Anterior e do Céu Posterior, Sopro do Céu Anterior e do Céu Posterior, como
uma só coisa. Estaremos em toda a parte
e também não estaremos aprisionados em parte alguma.
Capítulo 10
Quem conduz a realização do
corpo por abraçar a Unidade,
Pode tornar-se indivisível;
Quem respira com pureza por
alcançar a suavidade,
Pode tornar-se criança;
Quem purifica através do
conhecimento do Mistério,
Pode tornar-se imaculado.
Ame o povo e governe o reino
através do “não-conhecimento”;
Ilumine e clareia os quatro
cantos através da “não-ação”;
Abra e feche a porta do Céu
através da “ação feminina”.
O que gera e cria,
Gera mas sem se apossar
Age sem querer para si
Cultiva mas sem dominar
Chama-se Misteriosa Virtude.
Este texto é extraído da
transcrição da gravação da Aula ministrada por Wu Jyh Cherng, em 09 e 16
de agosto de 1994, sobre o Capítulo 10
do Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Virtude, de Lao Tse - com Tradução e
Interpretação do Mestre Cherng.
Esta Aula foi transcrita e
sintetizada por Janine Milward.
O Título deste texto
foi idealizado por Janine e
não faz parte do texto original.
A tradução dos Capítulos do
Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora
Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo,
Brasil
Na Editora Mauad, São Paulo, Brasil,
encontra-se ainda no prelo a
realização da publicação, em breve,
das interpretações de Wu Jyh
Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao
Tse, o Tao Te Ching
FOTO: SÍTIO DAS ESTRELAS,
JANINE MILWARD