Chuang Tzu diz: “Não busque o valor nas coisas que não têm valor”
Wu Jyh Cherng
Os bens de difícil aquisição
tornam a caminhada do homem prejudicada
Chuang
Tzu diz: “Não busque o valor nas coisas
que não têm valor”.
O diamante é valioso. No
entanto, é uma pedra, apenas uma pedra.
É um conceito artificial criado em cima de uma coisa natural.
Quando se cria um valor em cima de alguma coisa, passa-se a
ser obcecado por esse mesmo valor, por
essa coisa. Cria-se um valor para então
se tornar escravo dele. Algo valioso
para ser guardado exige sacrifício, tanto para tê-lo quanto para mantê-lo. Isso torna o Caminho do homem prejudicado
porque ele não caminha com naturalidade, nem com suavidade, nem com facilidade.
O homem pensa que precisa ter prestígio social e por isso precisa
ter recursos, ser famoso e poderoso.
Quando o homem precisa ter aquilo que não tem, ele se sacrifica
para ter. ele tem que trabalhar em
excesso para ganhar dinheiro. Ou talvez
tenha que roubar, fazer truques, mentir.
O homem paga com sua vida aquilo que ele pensa ser valioso. Quando
conquista tudo, perde o objetivo da vida e pensa na morte.
É isso
o que Lao Tse chama de ‘caminho prejudicado’.
Em resumo, nestas cinco primeiras frases Ele diz para que tentemos
nos interiorizar, para que procuremos não sermos seduzidos pelas formas
externas, para não nos desgastarmos, não alterarmos a consciência através da
euforia, e para não procurarmos pelos falsos valores.
Para não vermos/ nos defrontarmos com a nossa realidade, ficamos
projetando mil coisas para fóra, para nos distrair. Tudo isso é exteriorização da
consciência. Podem ser cores, sons,
sabores, prazeres, valores, criamos coisas e corremos atrás delas.
Por que o Taoísmo acha que a meditação é fundamental?
Pelo menos quinze minutos por dia, a gente deve se sentar, em
silêncio, no silêncio e esquecermo-nos de tudo e voltarmo-nos para nós mesmos,
dedicando-nos a nós mesmos. Não pensar
em ninguém, nem no trabalho, nem na buzina.
Prestar atenção só em nós mesmos, no nosso corpo e depois, na
respiração.
Esse processo de interiorização é fundamental para nos colocarmos
diante de nós mesmos e não nos distraindo com outras coisas.
Por isso, nós dizemos que a meditação do silêncio é a base de toda
a prática espiritual Taoísta. Esse é o
meio de nos colocarmos diante de nós mesmos, sem julgamentos, sem pensamentos,
sem querer nada, sem querer de querer nada.
Ficamos quietinhos, restabelecendo a consciência transparente, nos
reestruturando, trazendo a paz interior e a tranqüilidade.
No final, Ele diz:
Por isso,
O Homem Sagrado se realiza
pelo ventre e não pelo olho
Assim,
Afasta aqueles e escolhe este.
O ventre refere-se ao interior.
Os olhos, ao exterior.
Olha-se para algo que está lá fora.
No ventre, os filhos são gerados.
Uma vez, se perguntou qual era a diferença entre a arte do crítico
e a arte do artista?
A arte do crítico é a arte de criticar. A arte do artista é a arte do fazer. O crítico olha e o artista faz.
Por isso, Lao Tse diz:
O Homem Sagrado se realiza
pelo ventre e não pelo olho
O Homem Sagrado produz. Ele
se volta para dentro. Ele cria Arte....
ao invés de olhar a Arte para se distrair.
Quem apenas olha, não faz.
Na fase inicial da busca espiritual, faz-se de tudo. Mas, a partir do momento em que se percebe
uma profunda afinidade com uma determinada linguagem espiritual, a busca cessa
e o homem volta-se para dentro. Não se
pode distrair demais. Não se pode saber
de tudo.
O Taoísta não deve ter orgulho.
Porém, nosso maior orgulho é o de pertencer à Escola dos realizadores e
não à escola dos teóricos.
Essa foi a aula de hoje.
Voltem para casa e meditem.
...........................................................
Capítulo 12
As cinco cores tornam os olhos do homem cegos
As cinco notas tornam os ouvidos do homem surdos
Os cinco sabores tornam a boca do homem insensível
Carreiras de caça no campo tornam o coração do homem enlouquecido
Os bens de difícil aquisição tornam a caminhada do homem prejudicada
As cinco notas tornam os ouvidos do homem surdos
Os cinco sabores tornam a boca do homem insensível
Carreiras de caça no campo tornam o coração do homem enlouquecido
Os bens de difícil aquisição tornam a caminhada do homem prejudicada
Por isso,
O Homem Sagrado se realiza pelo ventre e não pelo olho
Assim,
Afasta aqueles e escolhe este
O Homem Sagrado se realiza pelo ventre e não pelo olho
Assim,
Afasta aqueles e escolhe este
.................................................................
FOTO: SÍTIO DAS ESTRELAS, Janine Milward
Este texto é extraído da transcrição da gravação da Aula ministrada por Wu Jyh Cherng, em agosto/setembro, sobre o Capítulo 12 do Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Virtude, de Lao Tse - com Tradução e Interpretação do Mestre Cherng.
Esta Aula foi transcrita e sintetizada por Janine Milward.
O Título deste texto
foi idealizado por Janine e não faz parte do texto original.
Esta Aula foi transcrita e sintetizada por Janine Milward.
O Título deste texto
foi idealizado por Janine e não faz parte do texto original.
TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o Mestre do Tao
Tradução e Interpretação do Capítulo 12
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em agosto/setembro de 1994
Rio de Janeiro, em agosto/setembro de 1994
Transcrição e Síntese de Janine Milward
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Nesta mesma Editora, encontra-se
a realização da publicação das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching
a realização da publicação das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching