As Seis Direções

As Seis Direções

Janine Milward de Azevedo

O Céu, A Terra, o leste (O Começo), o oeste (O Retiro), o sul (As Raízes, O Discípulo) e o norte (A Meta, O Mestre)

Primordialmente, dentro do Mundo da Manifestação, o homem sempre se direcionou através o mundo que existe ao redor de si mesmo - fazendo desse homem o centro do universo.

Assim, existem inicialmente o céu e a terra, o espaço acima de mim e o espaço abaixo de mim, revelando o verdadeiro posicionamento do homem, aquele que usa sua mente, ou seja, aquele que se mantém verticalmente, tornando-se o preenchimento do espaço entre a terra e o céu, sua verdadeira ligação.

Depois, existem os lugares aonde o sol nasce e aonde o sol se põe - o leste e o oeste, que passam também a preencherem os lugares em torno ao homem, revelando os posicionamentos-guia do homem a nível horizontal - sua interligação com todos os outros seres à sua volta.

O fato de a terra girar em torno de si mesma, em torno de um eixo inclinado em 23 graus e que aponta de um lado para o outro do céu e em direção quase 90 graus em relação ao leste e ao oeste.... nos revelam as direções norte e sul, novamente trazendo ao homem seu total equilíbrio a nível horizontal - sua inter-ligação consigo mesmo e com suas metas

O leste, o ponto aonde o sol nasce, nos traz O Começo. O oeste, o ponto aonde o sol se põe, nos traz A Retirada, O Retiro, O Repouso.

Dentro das direções norte e sul, o magnetismo fundamental da Terra corre de sul a norte.
O sul é o lugar aonde nossas raízes são encravadas, é nosso berço primordial, o ponto aonde nos firmamos para vivenciar nossa vida e nosso mundo.

O norte é o lugar dos mestres.... Não é o mestre aquele que possui a iluminação e a liberação, podendo, portanto, magnetizar seus discípulos apenas por existir? E mais ainda, não é o mestre aquele que pode liberar seus discípulos de seus Karmas e Samskaras, aprontando-os para vivenciarem seus Dharmas ainda nesta vida? Não é o mestre aquele que simboliza a estrela triangular celeste e que se encontra, em perfeita união, com seu discípulo, a estrela triangular terrestre?

A estrela triangular é sempre composta da trindade primordial: o céu, o homem (aquele que possui a consciência), e a terra.


A Estrela de Seis Pontas

Janine Milward de Azevedo

Ação, Conhecimento e Devoção, Karma, Jinana e Bhakti - Mente, Intelecto e Consciência - O homem e o Homem Sagrado - O Caminho da Iluminação e o Caminho da Liberação

Existe uma estrela no céu que possui sua correspondência na terra. Essa estrela se manifesta em cada um de nós - seres com o desenvolvimento da mente que acolhem a expansão da consciência. A verdade é que cada um de nós somos um pedaço de estrela, somos feitos todos de poeira de estrelas, somos compostos da mesma composição primordial e mutante do nosso universo. Nosso universo é uma alma somente - O Uno - que, ao explodir para fazer sua vida surgir, se desfez em mil pedaços de pequenas almas que viajam suas existências mutantes e vivenciam e fazem esse universo existir até o seu final, quando novamente se reúnem num imenso abraço... até que novamente uma nova primavera venha acordar esse universo a vir-a-ser... É o Eterno Retorno.

"O retorno é o movimento do Caminho" (1)

Então, inicialmente, esta estrela que desce até nós, que somos nós, é composta da trindade inicial: o céu, a terra e o homem celestes. Objetivamente, é o Triângulo com o vértice apontando para o céu.

Num segundo momento, esta estrela que sobe a partir de nós, que somos nós, é composta da trindade já mutante: o céu, a terra e o homem terrestres. Objetivamente, é o Triângulo com o vértice apontando para a terra.

O entrelaçamento destas duas trindades, a celeste e a terrestre, ou dos dois Triângulos, existe a partir do desenvolvimento da mente e da expansão da consciência, fundamentalmente, e coloca o homem marcado pela estrela de seis pontas, a união, a Yoga, perfeita e plena, entre o homem, o céu e a terra. É a Sagração do Homem.

A estrela celeste, em sua trindade, desce à Terra trazendo a alma infinita e universal do homem que aqui se une com o corpo físico, formando a trindade terrestre, a estrela terrestre.

A partir da fusão das duas trindades, concretiza-se o Espírito, aquele que possui seu cordão umbilical diretamente ligado ao Tao da Criação - anterior à própria criação que é pelo Tao gerada através do Criador que cria a Criação.

Esse cordão umbilical que liga o espírito ao Tao da Criação é simbolizado pela corrente - Guruampara - que se instaura através a mutação da vida bem como através das heranças doadas e recebidas entre mestre e discípulo.

A plenitude da realização da estrela de seis pontas, é portanto, o retorno à Fonte Primordial: é o Homem Sagrado que, após trilhar seu Caminho da Iluminação e seu Caminho da Liberação, torna-se uma verdadeira estrela - objetiva ou subjetiva - ou seja, torna-se um mestre, aquele que possui luz própria e assim pode guiar e iluminar seus planetas, ou melhor, seus discípulos.

................

As três palavras ou conceitos que acompanham ambas as trindades são as mesmas, variando apenas suas formas de se apresentarem enquanto trindade celeste ou enquanto trindade terrestre - Triângulo do Céu e Triângulo da Terra:

Elas são: Ação, Conhecimento e Devoção. Em sânscrito, Karma, Jinana e Bhakti.

A Ação é a prática do homem a se tornar Homem Sagrado. O Conhecimento pertence à Terra. E a Devoção pertence ao Céu.

Obviamente, o Conhecimento da Terra é advindo do Céu e realizado pelo homem. A Devoção do homem é advinda do Céu e praticada na Terra através da Ação do Homem Sagrado.

Sob o Tao, existem, como composição da estrela triangular primordial ou a Sublime Tríplice Transparência, O Princípio Inicial (que é a imagem do próprio Tao), A Sagrada Leitura (que são os conhecimentos sagrados) e o Mestre (o homem já tornado Homem Sagrado).

Na estruturação primordial das linhas Yin e Yang do I Ching, O Livro das Mutações que contém toda a estrutura da relação céu, homem e terra, as três linhas que compõem os Oito Trigramas fundamentais da Família do Céu e da Terra (Pai e Mãe e seus Seis Filhos), também seguem o caminho indicado através da Tríplice Transparência.

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
JANINE MILWARD
texto extraído de minha Página Cosmologia Espiritual ou A Metafísica
http://cosmologiaespiritual.blogspot.com.br/2010/07/consciencia-cosmica-e-criacao-da.html