A Consciência Cósmica e A Criação da Natureza



A Consciência Cósmica e A Criação da Natureza

Janine Milward

O Mundo da Não-Manifestação e o Mundo da Manifestação podem ser chamados de Nirguna Brahma (Consciência Cósmica não-manifesta) - e Saguna Brahma (a Consciência Cósmica manifesta) sob o Tantra – ou como o Wu Chi e o Tai Chi, sob o Tao... bem como Céu Anterior e Céu Posterior.

Deus, ou o Criador, pode ser chamado de Paramapurusa no Tantra ou de Tao da Criação, o Absoluto, no Tao. Também podemos denominar esse sentimento de Princípio Primordial, Consciência Cósmica ou Suprema Consciência.

A verdade e que, não importando o nome – por isso o Tao também e chamado de Sem-Nome.... – o Principio Primordial é revelado através de sua Interiorização Absoluta. Para Deus, para Paramapurusa, para o Tao da Criação, não existe qualquer exterioridade, apenas interioridade.

Assim, os universos são criados sempre dentro da Absoluta Interiorização de Deus, de Paramapurusa, do Tao da Criação.

O Tao da Criação, ou Paramapurusa, ou Deus, em sua plenitude de interiorização, faz nascer o Mundo da Não-Manifestação – que também poderemos chamar de o Tudo.

O Mundo da Manifestação – o universo como o conhecemos seja em seu sentido subjetivo ou seja em seu sentido objetivo – o Todo – é criado com exteriorização plena e certamente com interiorização plena também. Mas sempre esse Todo cabe dentro do Tudo, do Principio Primordial, de Deus, de Paramapurusa, do Tao da Criação.

Esse nascimento pode também ser compreendido por Prakrti, – A Energia Cósmica – ou Esplêndido Sôpro, fazendo com que tudo passe a se manifestar a partir do desejo de criação advindo do Mundo da Não-Manifestação – Maya. A energia criativa, o desejo da criação.

Maya, passa então a fazer as vezes de Prakrti, realizando o Mundo da Manifestação através da junção e inter-relação das três energias primordiais da criação, ou três Gunas:

Força Sutil – Sattvaguna – Eu Sou: Eu Farei; a realização voltada para o futuro
Força Mutativa – Rajoguna; força que causa movimento, atividade, agitação – Eu Faço; a realização voltada para o presente
Força Estática – Tamoguna – Eu Fiz; a realização voltada para o passado

Com essas três energias, é manifestada a realização da primeira figura geométrica dentro d Mandala do Mundo da Manifestação: o triângulo. Esse primeiro triângulo passa a estruturar dentro do Mundo da Manifestação tudo aquilo que é inspirado a partir do Mundo da Não-Manifestação: Assim na Terra como no Céu.

No momento em que a Criação no Mundo da Manifestação passa a espelhar o Mundo da Não-Manifestação, estão realizadas e concretizadas estas três forças da natureza. Podemos, então, qualificar este triângulo como Descendente, ou seja, do Céu para a Terra, o triângulo invertido.

No entanto, o Ciclo de Brahma, Brahmacakra, é a revelação da lei da natureza em sua Não-Mutação: a Eterna Mutação, o Eterno Retorno. É o Revirão.

"O Retorno é o movimento do Caminho (Tao)"

– já nos dizia Lao Tsé em seu Capítulo 40 do Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Virtude.

Havendo o Retorno dentro da lei imutável da Eterna Mutação dentro do Mundo da Manifestação, passa a existir também o triângulo Ascendente, ou seja, da Terra para o Céu – do denso para o sutil, do Mundo da Manifestação para o Mundo da Não-Manifestação.

O enlace desses dois triângulos forma a Estrela de Seis Pontas, o casamento entre o Céu e a Terra em perfeito equilíbrio, o Sublime Yang plenamente fusionado ao Sublime Yin, o Mundo da Manifestação entranhado com o Mundo da Não Manifestação, a Luz mesclada à Não-Luz.

O homem é aquele que liga o Céu à Terra por se assemelhar à Consciência Cósmica, ou seja, por realizar o desenvolvimento de sua mente, de sua consciência. A estrela que representa esse homem é a Estrela de Cinco Pontas. No entanto, a Estrela de Cinco Pontas ainda está contida dentro da Estrela de Seis Pontas.

Aquela ponta que resta entre essas duas estrelas é o Caminho da Iluminação e da Liberação. Esse Caminho é trilhado a partir do desejo de expansão da consciência (Tantra quer dizer Libertação das amarras da ignorância, da escuridão) e do retorno e fusão com o Tao, com Paramapurusa, com a Consciência Cósmica.

Com um abraço estrelado,
Janine Milward
extraído de minha Página http://cosmologiaespiritual.blogspot.com.br/