O Tao, em suas várias designações





O Tao, em suas várias designações

Janine Milward 

A Suprema Consciência, o Tao, o Princípio Primordial, o Absoluto, Paramapurusa, a Mente Cósmica, a Mente Suprema, Deus, Alah, e tantas outras designações manifestadas ou não-manifestadas (apenas pressentidas) falam da energia absolutamente pura e primordial da natureza: a mente. 

Assim, as palavras ou designações acima podem significar algo plenamente impessoal para ocupar o status de Criador bem como algo plenamente pessoal – porém divino. Penso que a designação Tao bem preenche este sentimento de impessoalidade enquanto Deus, por outro lado, a mim me parece a designação do Homem Divino, a perfeição da pessoalidade do Criador. Assim como Brahma ou Alah. A meu ver, Tao – O Caminho - bem preenche a qualidade de impessoalidade advinda do Mundo da Não-Manifestação, bem como Princípio Primordial, Paramapurusa, a Suprema Consciência, a Suprema Mente, a Consciência Cósmica, a Mente Cósmica.

Acredito também que algumas designações, principalmente aquelas mais impessoais, estejam contidas dentro do Mundo da Não-Manifestação enquanto outras designações, principalmente aquelas mais pessoais, estejam contidas dentro do Mundo da Manifestação.

Existem circunstâncias que expressam o Tao como absolutamente indefinível ou nomeável e outras aonde o Tao seja expresso de maneira mais objetivada – dentro da interação constante entre os Mundos da Não-Manifestação e da Manifestação.

A questão que permanece, seja dentro da impessoalidade absoluta ou seja dentro da pessoalidade do ser divino, é que tudo é apenas mente.

Dessa forma, podemos inferir a mente que cabe no Mundo da Não-Manifestação e a mente que é espelhada para ser realizada dentro do Mundo da Manifestação.

Neste aspecto, estarei usando quase todas as designações acima, sendo que algumas estarão mais bem colocadas dentro do Céu Anterior, ou Mundo da Não-Manifestação, e outras dentro do Céu Posterior, ou Mundo da Manifestação. (Possivelmente também o caro leitor poderá contribuir com suas próprias designações).


Com um abraço estrelado,
Janine Milward

Foto: Sítio das Estrelas, janine milward


O texto acima é de autoria de Janine Milward  e extraído de seu livro O Caminhante Caminhando seu Caminho - http://ocaminhantecaminhandoseucaminho.blogspot.com.br/

Você pode copiar ou reproduzir 
desde que sempre na íntegra 
e mencionando sua autoria e seus créditos.