Ação, conhecimento e Devoção




Ação, conhecimento e Devoção

Janine Milward 

Karma, Jinana e Bhakti


O homem é aquele que funciona sua mente através do intelecto – que é extremamente limitado...Quando a mente consegue ultrapassar a limitação do intelecto, ela atinge a plenitude do Conhecimento.

O Conhecimento, Jinana, é muito importante porque é o instrumento que nos ajuda a identificar nossa meta e como alcançá-la.

Conhecendo nossa meta, é preciso a Ação, Karma, para se chegar até a ela. A Ação, sem reação, sem Samskara, é Karma. Apenas agir oKarma, a Ação, mecanicamente não nos leva ao aprofundamento em nossa essência espiritual – é preciso então, Bhakti, a Devoção.

Uma vez tenhamos obtido a plenitude do Conhecimento, podemos jogá-lo fora, prescindir dele, porque o mais importante em nosso Caminho para a Liberação é a Ação plena de Devoção.

Assim, o Conhecimento apenas não é suficiente para se alcançar Paramapurusa, A Suprema Consciência, O Tao da Criação. O Conhecimento tem que ser aliado à Ação, Karma, e fundamentalmente, à Devoção, Bhakti.


Dessa forma, a Devoção, Bhakti, é a meta final a ser atingida para que o aspirante espiritual possa vivenciar e ultrapassar seus Samskarasadquiridos.

Em suma, a essência de tudo é conseguirmos usar nossa mente, nossa consciência discriminativa, nosso discernimento, nosso julgamento –Viveka – para irmos além do intelecto, que é extremamente limitado. Assim fazendo, conseguimos realizar os três princípios fundamentais – Conhecimento, Ação e Devoção – de maneira plena para alcançarmos nossa meta, a Consciência Suprema . Esse é o Caminho da Liberação.

Assim, a conclusão é: enquanto existirem Samskaras, não existe Liberação. Qualquer ação, seja boa ou seja ruim, cria Samskaras. Se praticamos uma boa ação, trazemos boas reações, bons Samskaras para nossa vida: se praticamos uma má ação, trazemos Samskaras ruins para nossa vida....



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Então, como podemos ir além desse ciclo de Samskaras? Qual é a saída?

Primeiramente, temos que compreender que devemos realizar nossas ações pela sua realização intrínseca e não pelos seus resultados. Assim, não procurar pelos resultados de nossas ações é a primeira saída para irmos além do ciclo de Samskaras, sejam bons ou ruins. A ação correta certamente trará o resultado correto – mas isso não deverá fazer parte de nossa preocupação, de nossa intenção. Quando existe a preocupação ou intenção, o esforço não é completo. A ação deve sempre ser realizada sem expectativas de seus resultados. É oWei Wu Wei, a Ação através da Não-Ação.

"O Caminho é uma constante não-ação
que nada deixa por realizar" (2)
"A boa caminhada não deixa rastros ou pegadas" (3)
"O Grande Caminho é vasto
.................
Conclui a obra sem mostrar sua existência
........
Assim, o Homem Sagrado nunca age como grande
Por isso pode atingir sua grandeza" (4)

Em segundo lugar, devemos abandonar o ego, o autor das ações realizadas. Apenas realizar a ação correta sem manter expectativas quanto ao resultado, não é ainda o suficiente: é preciso também abandonar o eu, o ego, a expectativa do reconhecimento do trabalho realizado .

"Concluir o nome, terminar a obra, retirar o corpo
Este é o Caminho do Céu". (5)
"As pessoas tem um ego
Somente eu o ignoro considerando-o precário
O que quero que me distinga dos demais
É valorizar o alimentar-se da Mãe" (6)

Finalmente, devemos oferecer tudo em nossa vida à Paramapurusa, ao Tao da Criação, à Suprema Consciência. Esse oferecimento acontece através da realização de nosso Dharma, ou seja, da realização plena de nossa essência primordial.

Com um abraço estrelado,
Janine Milward

Foto: Sítio das Estrelas, janine milward

Texto extraído do meu livro
O Caminhante Caminhando seu Caminho
http://ocaminhantecaminhandoseucaminho.blogspot.com.br/