Eu Sou: Eu Farei, Eu Faço, Eu Fiz



Eu Sou: Eu Farei, Eu Faço, Eu Fiz

Janine Milward 


 O que for a profundeza do teu SER, assim será teu DESEJO
O que for teu DESEJO, assim será a tua VONTADE
O que for tua VONTADE assim serão teus ATOS
O que forem teus ATOS, assim será teu DESTINO.
(Upanishad IV ,V)



O SER é a Consciência Cósmica, o Tao, Paramapurusa, a Suprema Mente: Eu Sou não-manifestado
O DESEJO é aquele que manifesta o Ser Primordial: Eu Sou manifestado
A VONTADE é aquela que idealiza a realização do movimento da Criação: Eu Farei
Os ATOS são aqueles que realizam o movimento da Criação: Eu Faço
O DESTINO é aquele que manifesta o movimento da Criação: Eu Fiz


O Ser é a mente: Mente Cósmica em sua Unicidade, Shiva, e mente cósmica em sua coletividade, Jiva.

O Desejo é manifestado através de Prakrti – o Princípio Operativo, a Energia Cósmica formada através do Mundo da Não-Manifestação e concretizada através do Mundo da Manifestação.

Prakrti, a energia cósmica, é concretizada, então, através de uma triangulação de forças que manifestam o ciclo de Brahma -Brahmacakra:

Força Sutil – Sattvaguna –: Eu Farei; a realização voltada para o futuro - A VONTADE
Força Mutativa – Rajoguna; força que causa movimento, atividade, agitação – Eu Faço; a realização voltada para o presente - Os ATOS
Força Estática – Tamoguna – Eu Fiz; a realização voltada para o passado - O DESTINO

Podemos ver, dessa maneira, a mente manifestada através da Criação advinda do Mundo da Manifestação como espelhamento do Tao do Mundo da Não-Manifestação.


A mente em sua qualidade de unicidade, Shiva, é a Mente Cósmica. 

A mente em sua qualidade de coletividade, Jiva, é a mente da Criação que vai deslizando e condensando dentro do Mundo da Manifestação até expandir-se em sua plenitude de infinitude e de iluminação, através da eterna mutação da Criação até retornar à sua sutileza essencial dentro do Mundo da Não-Manifestação, quando volta a ser Shiva, a Mente Cósmica.

Com um abraço estrelado,
Janine Milward

Foto: Sítio das Estrelas, janine milward


O texto acima é de autoria de Janine Milward  e extraído de seu livro O Caminhante Caminhando seu Caminho - http://ocaminhantecaminhandoseucaminho.blogspot.com.br/

Você pode copiar ou reproduzir 
desde que sempre na íntegra 
e mencionando sua autoria e seus créditos.