Três Grandes Portais - Entradas e Saídas - de Energia
Wu Jyh Cherng
Na prática espiritual do Taoísmo, consideramos que nosso corpo tenha três grandes portais - entradas e saídas - de energia. Eles são:
Os olhos - relacionados à visão
Os ouvidos - relacionados à audição
Os olhos e as narinas - relacionados ao paladar
São três portais que se relacionam com o mundo externo.
Quando uma pessoa é atraída excessivamente por algo externo que chame a atenção, sua energia vital é puxada para fora.
Quando olhamos diretamente para algo, nossa energia vital é sugada para aquilo que se olha.
Por isso, Lao Tse diz:
As cinco cores tornam os olhos do homem cegos
Na pratica da meditação, a gente traz a energia para o interior. Os olhos ficam fechados para que a energia não se esvaia pelos olhos.
Quando se ouve muitos sons, a energia vital é puxada por esse mesmo som, para fora. Então, se perde a energia vital.
Temos Três Tesouros, os quais chamamos de Essência, Sopro e Espírito.
O Espírito é a Consciência.
O Sopro é a energia vital do nosso corpo.
Essência são os fluídos do nosso corpo.
Quando toda a nossa consciência está ligada com as várias coisas externas, os fluidos evaporam para fora. As energias vitais vão abandonando o corpo. A consciência fica pressionada pelas formas externas; começa a se esvaziar interiormente e esse esvaziamento vai prejudicar a capacidade mental, vai alterar a capacidade emocional, e vai reduzir a capacidade física da pessoa. É um esvaziamento.
A prática da meditação é exatamente o contrário disso.
A visão é trazida para o interior, a audição e a respiração também. Dessa maneira, a energia toda é trazida para dentro.
Se a atenção está no ar em que respiramos, então a energia também virá através do ar que respiramos.
Quando estamos como uma estátua erguida em um lugar evidente, num lugar que todos vêem, a energia se volta para nós.
Quando olhamos uma imagem - como no Corcovado -, uma parte dessa energia - mesmo que seja minúscula e invisível -, vai para essa imagem.
Sendo a imagem colocada num local bem visível, ela sofre as energias advindas de todas as direções. E aquele local acaba se tornando um centro de forças.
São como os missionários que chegaram à América. Construíram cruzeiros e igrejas em lugares que chamavam a atenção. E o índio que não entendia nada daquilo, se sentia atraído; e quando olhava, sua energia se dirigia para o cruzeiro e para a igreja, criando, assim, força. Dessa maneira, isso é involuntário.
Estamos o tempo todo voltados para as coisas que nos chamam a atenção externamente. Mais ainda na sociedade moderna em que vivemos. Os meios de comunicação, o marketing, tudo isso chama sua atenção e retira sua energia.
O mesmo princípio de algo evidente que chame a atenção de todos, serve como meio de descarrego de energia.
Um vaso de flor numa mesa de trabalho em local muito tenso, atrai para si a energia dos olhares.
Existem Mestres Sábios que criam coisas em regiões de energia negativa e prejudicial, para trazerem o descarrego.
Como também existem pessoas espertas que usam as energias acumuladas nas imagens e se apropriam delas, para mau uso.
Tudo aquilo que se vê, absorve energia.
Algo extremamente evidente, atrai energia.
A medalha de proteção traz uma divindade, uma imagem, que representa uma crença sua. Pode ser uma crença filosófica ou religiosa. Traz um fortalecimento interior. Por outro lado, a medalha de proteção é um pára-raios: quando um ‘mau-olhado’ atingir a pessoa, ‘baterá’ na medalha de proteção e lá descarregará.
Normalmente, a medalha de proteção é colocada na altura do peito, do coração.
Normalmente, a energia ruim atinge a pessoa na altura do coração ou do umbigo, na altura do estomago ou na nuca.
Os maus-olhados nem sempre são conscientes.
A inveja pode ser inconsciente, incontrolável.
O descarrego pode ser feito através das forças móveis: vento, água, água corrente, fogo, banhos. Nunca se deve dormir sem banho. O banho antes de dormir descarrega o corpo de tudo o que ele teve que passar durante o dia.
Quando estamos lúcidos, a energia está muito mais ativa. Quando se relaxa, o campo de defesa fica menos ativo, portanto, toda aquela energia que está contida pela parte externa da aura, entra no corpo relaxado.
Durante o dia, num corpo ativo, a energia vai de dentro para fora. Ao dormir e relaxar, a energia retorna para dentro. Portanto, nessa hora, se o corpo não estiver descarregado, vai entrar toda a energia cumulada na periferia.
É bom comer bem, dormir bem, caminhar, tomar banho de sol, ter menos desgastes emocionais.
Os amuletos e as medalhas de proteção devem ser descarregados debaixo da torneira de água, com fumaça de incenso. Também na cachoeira, no mar.
No banho de sal grosso, como acontece no Brasil, deve-se depois tomar o banho normal.
Quando a pessoa fica todo o tempo voltada para o chamariz exterior, através da visão, do som, dos sabores, sua energia vai se desgastando.
Por isso, Lao Tse, no primeiro trecho, aconselha às pessoas a evitarem os excessos.
Os três portais podem ser de saída ou de entrada.
Quando se inspira, o ar entra.
Quando se come, a energia dos alimentos entra.
Quando se fecha a atenção para o interior, a energia entra dentro de nós.
Quando se deixa de ouvir o som externo para se ouvir o som interno, trazemos a energia para o interior e nos fortalecemos.
Quanto mais a consciência se interioriza, maior centralização de forças dentro de nós.
Isso é exatamente o que Lao Tse diz na última frase:
Por isso,
O Homem Sagrado se realiza pelo ventre e não pelo olho
Assim,
Afasta aqueles e escolhe este
...........................................................
Capítulo 12
As cinco cores tornam os olhos do homem cegos
As cinco notas tornam os ouvidos do homem surdos
Os cinco sabores tornam a boca do homem insensível
Carreiras de caça no campo tornam o coração do homem enlouquecido
Os bens de difícil aquisição tornam a caminhada do homem prejudicada
As cinco notas tornam os ouvidos do homem surdos
Os cinco sabores tornam a boca do homem insensível
Carreiras de caça no campo tornam o coração do homem enlouquecido
Os bens de difícil aquisição tornam a caminhada do homem prejudicada
Por isso,
O Homem Sagrado se realiza pelo ventre e não pelo olho
Assim,
Afasta aqueles e escolhe este
O Homem Sagrado se realiza pelo ventre e não pelo olho
Assim,
Afasta aqueles e escolhe este
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FOTO: SÍTIO DAS ESTRELAS, Janine Milward
Este texto é extraído da transcrição da gravação da Aula ministrada por Wu Jyh Cherng, em agosto/setembro, sobre o Capítulo 12 do Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Virtude, de Lao Tse - com Tradução e Interpretação do Mestre Cherng.
Esta Aula foi transcrita e sintetizada por Janine Milward.
O Título deste texto
foi idealizado por Janine e não faz parte do texto original.
Esta Aula foi transcrita e sintetizada por Janine Milward.
O Título deste texto
foi idealizado por Janine e não faz parte do texto original.
TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
Lao Tse, o Mestre do Tao
Tradução e Interpretação do Capítulo 12
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
do Tao Te Ching, de Lao Tse,
por WU JYH CHERNG
Transcrição e Síntese de Aula Gravada na Sociedade Taoísta do Brasil,
Rio de Janeiro, em agosto/setembro de 1994
Rio de Janeiro, em agosto/setembro de 1994
Transcrição e Síntese de Janine Milward
A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
do chinês para o português,
e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
sendo hoje publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Nesta mesma Editora, encontra-se
a realização da publicação das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching
a realização da publicação das interpretações de Wu Jyh Cherng
acerca os 81 Capítulos da obra máxima de Lao Tse, o Tao Te Ching