O CAMINHO ESPIRITUAL
Wu Jyh Cherng
Mestre Maa sempre nos explica que o caminho espiritual tem que se estruturar sobre quatro pontos:
- é preciso que haja uma base teórica e filosófica, onde se explica o que se faz, porque se faz e como se faz.
- É preciso que haja prática. Toda a teoria tem que ter um meio de ser exercitada e vivida.
- É preciso que tenha um resultado. Podemos ter uma base teórica e a praticarmos disciplinadamente porém sem atingir qualquer resultado.
- É preciso que haja prática. Toda a teoria tem que ter um meio de ser exercitada e vivida.
- É preciso que tenha um resultado. Podemos ter uma base teórica e a praticarmos disciplinadamente porém sem atingir qualquer resultado.
Obviamente, o resultado nos leva ao quarto elemento:
- É preciso ter um freio de mão, uma segurança. Não adiante seguir a teoria e através de uma prática atingir um resultado se este resultado não for seguro.
- É preciso ter um freio de mão, uma segurança. Não adiante seguir a teoria e através de uma prática atingir um resultado se este resultado não for seguro.
Acredita-se na filosofia e pratica-se uma prática mística alcançando fenômenos e o resultado de tais fenômenos deixa-nos num confusão mental porque não foi evidenciada a segurança.
Para se poder realizar uma prática estruturada nesses quatro pontos, temos que ter três fundamentos; o Caminho Individual, a Leitura oferecida por todos os mestres iluminados anteriores e mestres vivos que passem a tradição. Isso tudo porque dentro da Tradição mística, acima desses três fundamentos, existem dois pontos fundamentais: as partes exotérica e esotérica. Questões que podemos encontrar nos livros e questões que jamais serão encontradas nos livros.
Aquilo que não pode ser encontrado nos livros, pode ser de dois tipos: os detalhes explicativos e os segredos. A palavra tem sua limitação. Muitas coisas podem ser explicadas mas, ao se ver, viver, olhar, assimilar, aprende-se coisas que são passadas apenas de pessoa para pessoa. N ao são exatamente segredos, são apenas coisas da vida que não podem ser passadas através dos livros. Por mais que um livro seja bem escrito, e bem explicado, ele apenas responde a questões genéricas, sem responder a questões individuais.
Outra questão são os segredos e as tradições chamadas ‘iniciáticas’. Cada Escola possui sua técnica, suas chaves. É preciso ter uma peça-chave para encaixar determinados conceitos. Essa peça-chave, normalmente, é passada de geração para geração: é o que chamamos de ‘elementos verbais’, que só os mestres podem passar para seus discípulos.
A TRADIÇÃO DOS MESTRES
Assim, o Taoísmo se apóia em três pontos: no Caminho - O Tao, na Sagrada Leitura e no Mestre. Para que o caminho espiritual seja seguro, tenha um objetivo, uma prática e um resultado, esses três fundamentos são essenciais.
Esses três fundamentos são inspirados no conceito da Tríplice Transparência, o conceito da busca dos Três Absolutos.
No Taoísmo, se considera - mitologicamente ou misticamente falando - que todos os grandes patriarcas sejam manifestações físicas da Terceira Transparência ou Sublime Transparência e se considera Lao Tse como a grande manifestação desse Terceiro Absoluto aqui na Terra. Por isso, Lao Tse representa o Mestre.
A Tradição dos Mestres, dentro do Taoísmo, nos últimos três mil anos, vem de Lao Tse. Ele não é o único e também não será o único. Anterior a Ele existiram outros mestres de outros tempos que também são documentados como manifestações desse Terceiro Absoluto - a representação do Caminho e da Virtude.
O QUE SÃO O CAMINHO E A VIRTUDE?
O Caminho é a realização da pessoa, é uma pessoa que se realiza. A Virtude é a pessoa que demonstra em sua pessoa física essa realização. Esse é o Mestre.
O mestre espiritual é aquele que faz o caminho espiritual e demonstra em sua virtude o que ele faz. Então, podemos nos inspirar e aprender com os mestres. Por isso, o Caminho e a Virtude representam os Mestres. O mestre é um exemplo vivo e por ser vivo pode se tornar possível de ser seguido. Se não for vivo, pode se tornar psicologicamente impossível para as outras pessoas.
O Taoísmo é bastante liberal. Esses exemplos vivos existem em inúmeros seres ou seja, o Taoísmo não se fundamenta em um único mestre. Existem inúmeros mestres e qual quer um de nós - ao abraçarmos o Caminho e a Virtude - pode se tornar a própria manifestação e representação do Terceiro Absoluto, que é a Sublime Transparência. Portanto, no Taoísmo, qualquer um de os, potencialmente, pode se tornar um Mestre.
Precisamos apenas é buscar aprender e realizar o Tao e nos tornar o próprio Tao, ou seja, buscar esse Caminho; tentar estudar sobre esse Caminho e finalmente realizar esse Caminho. É preciso que nos tornemos o próprio Caminho para que outros possam caminhar a partir daquilo que nós tornamos como Caminho.
....................................... (conitnua esta aula)
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Transcrição da Aula ministrada e gravada
Por WU JYH CHERNG
Na Sociedade Taoísta do Brasil, Rio de Janeiro, em 25 de outubro de 1994
Na primeira parte da Aula daquele dia.
Por WU JYH CHERNG
Na Sociedade Taoísta do Brasil, Rio de Janeiro, em 25 de outubro de 1994
Na primeira parte da Aula daquele dia.
Transcrição e Síntese de Janine Milward
FOTO; SÍTIO DAS ESTRELAS, Janine Milward