O Caminho Espiritual



O CAMINHO ESPIRITUAL

Wu Jyh Cherng

Mestre Maa sempre nos explica que o caminho espiritual tem que se estruturar sobre quatro pontos:
- é preciso que haja uma base teórica e filosófica, onde se explica o que se faz, porque se faz e como se faz.
- É preciso que haja prática. Toda a teoria tem que ter um meio de ser exercitada e vivida.
- É preciso que tenha um resultado. Podemos ter uma base teórica e a praticarmos disciplinadamente porém sem atingir qualquer resultado.
Obviamente, o resultado nos leva ao quarto elemento:
- É preciso ter um freio de mão, uma segurança. Não adiante seguir a teoria e através de uma prática atingir um resultado se este resultado não for seguro.
Acredita-se na filosofia e pratica-se uma prática mística alcançando fenômenos e o resultado de tais fenômenos deixa-nos num confusão mental porque não foi evidenciada a segurança.
Para se poder realizar uma prática estruturada nesses quatro pontos, temos que ter três fundamentos; o Caminho Individual, a Leitura oferecida por todos os mestres iluminados anteriores e mestres vivos que passem a tradição. Isso tudo porque dentro da Tradição mística, acima desses três fundamentos, existem dois pontos fundamentais: as partes exotérica e esotérica. Questões que podemos encontrar nos livros e questões que jamais serão encontradas nos livros.
Aquilo que não pode ser encontrado nos livros, pode ser de dois tipos: os detalhes explicativos e os segredos. A palavra tem sua limitação. Muitas coisas podem ser explicadas mas, ao se ver, viver, olhar, assimilar, aprende-se coisas que são passadas apenas de pessoa para pessoa. N ao são exatamente segredos, são apenas coisas da vida que não podem ser passadas através dos livros. Por mais que um livro seja bem escrito, e bem explicado, ele apenas responde a questões genéricas, sem responder a questões individuais.
Outra questão são os segredos e as tradições chamadas ‘iniciáticas’. Cada Escola possui sua técnica, suas chaves. É preciso ter uma peça-chave para encaixar determinados conceitos. Essa peça-chave, normalmente, é passada de geração para geração: é o que chamamos de ‘elementos verbais’, que só os mestres podem passar para seus discípulos.


A TRADIÇÃO DOS MESTRES
Assim, o Taoísmo se apóia em três pontos: no Caminho - O Tao, na Sagrada Leitura e no Mestre. Para que o caminho espiritual seja seguro, tenha um objetivo, uma prática e um resultado, esses três fundamentos são essenciais.
Esses três fundamentos são inspirados no conceito da Tríplice Transparência, o conceito da busca dos Três Absolutos.
No Taoísmo, se considera - mitologicamente ou misticamente falando - que todos os grandes patriarcas sejam manifestações físicas da Terceira Transparência ou Sublime Transparência e se considera Lao Tse como a grande manifestação desse Terceiro Absoluto aqui na Terra. Por isso, Lao Tse representa o Mestre.
A Tradição dos Mestres, dentro do Taoísmo, nos últimos três mil anos, vem de Lao Tse. Ele não é o único e também não será o único. Anterior a Ele existiram outros mestres de outros tempos que também são documentados como manifestações desse Terceiro Absoluto - a representação do Caminho e da Virtude.


O QUE SÃO O CAMINHO E A VIRTUDE?
O Caminho é a realização da pessoa, é uma pessoa que se realiza. A Virtude é a pessoa que demonstra em sua pessoa física essa realização. Esse é o Mestre.
O mestre espiritual é aquele que faz o caminho espiritual e demonstra em sua virtude o que ele faz. Então, podemos nos inspirar e aprender com os mestres. Por isso, o Caminho e a Virtude representam os Mestres. O mestre é um exemplo vivo e por ser vivo pode se tornar possível de ser seguido. Se não for vivo, pode se tornar psicologicamente impossível para as outras pessoas.
O Taoísmo é bastante liberal. Esses exemplos vivos existem em inúmeros seres ou seja, o Taoísmo não se fundamenta em um único mestre. Existem inúmeros mestres e qual quer um de nós - ao abraçarmos o Caminho e a Virtude - pode se tornar a própria manifestação e representação do Terceiro Absoluto, que é a Sublime Transparência. Portanto, no Taoísmo, qualquer um de os, potencialmente, pode se tornar um Mestre.
Precisamos apenas é buscar aprender e realizar o Tao e nos tornar o próprio Tao, ou seja, buscar esse Caminho; tentar estudar sobre esse Caminho e finalmente realizar esse Caminho. É preciso que nos tornemos o próprio Caminho para que outros possam caminhar a partir daquilo que nós tornamos como Caminho.
....................................... (conitnua esta aula)

Transcrição da Aula ministrada e gravada
Por WU JYH CHERNG
Na Sociedade Taoísta do Brasil, Rio de Janeiro, em 25 de outubro de 1994
Na primeira parte da Aula daquele dia.
Transcrição e Síntese de Janine Milward
FOTO; SÍTIO DAS ESTRELAS, Janine Milward