BABA NAM KEVALAM

Mantra Universal
Existem os mantras vários chamados de "universais", ou seja, que podem ser entoados em voz alta, em grupos ou solitariamente, privadamente ou socialmente.
Srii Srii Anandamurti nos ensina o mantra universal para o Caminho da Bem-Aventurança:
BABA NAM KEVALAM
que significa Somente a Suprema Consciência Existe
 – A Suprema Consciência a tudo permeia
 – Somente existe amor divino......

 Baba quer dizer "pai amado".

Esse é um mantra para ser entoado a todo momento, em todos os lugares, em voz alta, cantando, tornando-o letra de todas as peças musicais, dançando o Kiirtan (uma dança sagrada preparatória para o sentar-se em meditação)... ou mesmo apenas entoando o mantra interiormente.

Este Mantra apresenta toda a síntese daquilo que o Mestre do Tantra, Srii Srii Anandamurti ,  a meu ver, compreendeu enquanto a Semente do Desejo da Criação, ou seja, em palavras simples: a partir do momento em que a Suprema Consciência, Paramapurusa, manifesta-se para fazer espelhar o Mundo da Não-Manifestação, Nirguna Brahma, em Mundo da Manifestação, Saguna Brahma, faz nascer a Semente do Desejo - Iccha’Biija, em Sânscrito.

Compreende-se, então, que esta Semente do Desejo tem seu berço dentro do Amor Divino - uma outra possibilidade de nomearmos a Suprema Consciência, Brahma, Paramapurusa. E Somente Existe Amor Divino - Baba Nam Kevalam - remete a Criação - nós e o restante dos seres e a natureza, como um todo - a reverenciar o Verdadeiro Pai, Baba, aquele a quem Srii Srii Anandamurti nos revela o porquê de nossa existência e o porquê de nossa verdadeira natureza:
A meta da vida humana é fusionar-se a Paramapurusa, à Suprema Consciência.

E por que o Mestre do Tantra nos diz isso? Porque, a meu ver, este deve ser nosso único desejo, ou seja, nosso único desejo deve ser nos fusionarmos à Semente do Desejo da Criação, o Princípio Primordial, o Retorno à Fonte Original, o retorno ao Verdadeiro Amor - aquele que realiza a Ponte entre o Mundo da Não-Manifestação, a Consciência Suprema, e o Mundo da Manifestação, a Criação.


COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward