A TRÍPLICE TRANSPARÊNCIA
Os Três Representantes do Absoluto
Os Três Tesouros
Os Três Tesouros
Wu Jyh Cherng
Através da Tríplice Transparência surge o conceito dos três representantes do Absoluto. Cada um dos três representa uma virtude e um conceito.
O Primeiro Absoluto chama-se Yu Chin Yuen Tse Tien Djuen, que literalmente significa o Princípio Inicial. É a razão e é a causa primordial de todas as coisas. É a condição anterior a qualquer coisa. Representa o próprio Tao, ou seja, o Caminho.
O Segundo Absoluto chama-se San Chin Nim Bao Tien Djuen, que significa o Tesouro do Espírito. Nin é Espírito, espírito coletivo, união de todos os espíritos. Bao é Tesouro e significa sopro. É a união de todos os sopros. _______________ significa ‘união de todas as consciências e de todas as energias”. Portanto, Nin Bao é o Tesouro do Espírito.
O Terceiro Absoluto é a Sublime Transparência. Chama-se Tao Te, que, literalmente, significa Caminho e Virtude. O Caminho é a trajetória que o homem segue; é a realização do Taoísmo. Te significa Virtude. A Virtude significa a realização do homem, ou seja, o Caminho do Universo e a realização do homem. É preciso seguir o Caminho para poder se realizar: o fruto é a Virtude. Tudo aquilo que está de acordo com o Caminho de Realização, todos os frutos que estão de acordo com o Caminho da Realização, se chamam Virtude - que é a palavra Te.
Do mesmo modo que o Primeiro Absoluto é fundamentado na Tradição como o Tao, o Segundo Absoluto é fundamentado na Tradição como a Sagrada Leitura. O Terceiro Absoluto é fundamentado na Tradição como as palavras Tai Chin Tao Te Tien Djuen ou ___________, que significam “Mestre”.
Dessa maneira, a Tradição Taoísta se apóia em três pontos: o Caminho Individual, a Sagrada Leitura revelada e a orientação dos Mestres, a Linhagem dos Mestres.
Se não tivermos um Caminho, se não nos realizarmos por nós mesmos, não adiante termos um mestre. Também não adiante tentarmos seguir um Caminho e um Mestre se não estudarmos. Poderemos até estaremos realizando algo mas sem sabermos onde queremos chegar. Também não adiante tentarmos o auto-didatismo: muitas vezes temos livros e fórmulas mas se não tivermos um orientador, podemos até chegar a conclusões mas o caminho pode se tornar mias difícil e bem menos seguro.
A CANÇÃO DOS TRÊS TESOUROS
SAN BAO TZE BEI TZUEI DHIA HU
Saúdo ao Princípio
E refugio-me reverentemente ao Caminho
O Caminho está no Monte Cidade de Jade
No Monte Cidade de Jade a Lei foi revelada
A revelação da Lei é para favorecer aos homens e aos seres celestiais
E refugio-me reverentemente ao Caminho
O Caminho está no Monte Cidade de Jade
No Monte Cidade de Jade a Lei foi revelada
A revelação da Lei é para favorecer aos homens e aos seres celestiais
Saúdo ao Princípio
E refugio-me reverentemente à Sagrada Leitura
O Tesouro da Leitura se transforma em Escritos do Espírito Coletivo
Os Escritos do Espírito Coletivo estão sob a forma de ideograma de fênix
E os ideogramas de fênix devem ser amplamente revelados
Refugio-me ao Grande Venerável Senhor Celeste do Tesouro do Espírito Coletivo
E refugio-me reverentemente à Sagrada Leitura
O Tesouro da Leitura se transforma em Escritos do Espírito Coletivo
Os Escritos do Espírito Coletivo estão sob a forma de ideograma de fênix
E os ideogramas de fênix devem ser amplamente revelados
Refugio-me ao Grande Venerável Senhor Celeste do Tesouro do Espírito Coletivo
Saúdo ao Princípio
E refugio-me reverentemente ao Mestre
O Coração do Mestre assemelha-se à transparência da água
A transparência da água permite a revelação da lua de outono
A revelação da lua é ampla e infinita
Refugio-me ao Grande Venerável Senhor Celeste do Caminho e da Virtude
E refugio-me reverentemente ao Mestre
O Coração do Mestre assemelha-se à transparência da água
A transparência da água permite a revelação da lua de outono
A revelação da lua é ampla e infinita
Refugio-me ao Grande Venerável Senhor Celeste do Caminho e da Virtude
Os Três Tesouros
Com sua Compaixão
Atribuem e acrescentam sua proteção.
Com sua Compaixão
Atribuem e acrescentam sua proteção.
SAN BAO TZE BEI TZUEI DHIA HU
San Bao Tze Bei Tzuei Djia Hu
San Bao Tze Bei Tzuei Djia Hu
.................................................
A TRÍPLICE TRANSPARÊNCIA
E
A CANÇÃO DOS TRÊS TESOUROS
E
A CANÇÃO DOS TRÊS TESOUROS
Transcrição da Aula ministrada e gravada
Por WU JYH CHERNG
Na Sociedade Taoísta do Brasil, Rio de Janeiro, em 25 de outubro de 1994
Na primeira parte da Aula daquele dia.
Por WU JYH CHERNG
Na Sociedade Taoísta do Brasil, Rio de Janeiro, em 25 de outubro de 1994
Na primeira parte da Aula daquele dia.
Transcrição e Síntese de Janine Milward