A TRÍPLICE TRANSPARÊNCIA

A TRÍPLICE TRANSPARÊNCIA
Os Três Representantes do Absoluto
Os Três Tesouros
Wu Jyh Cherng

Através da Tríplice Transparência surge o conceito dos três representantes do Absoluto. Cada um dos três representa uma virtude e um conceito.
O Primeiro Absoluto chama-se Yu Chin Yuen Tse Tien Djuen, que literalmente significa o Princípio Inicial. É a razão e é a causa primordial de todas as coisas. É a condição anterior a qualquer coisa. Representa o próprio Tao, ou seja, o Caminho.
O Segundo Absoluto chama-se San Chin Nim Bao Tien Djuen, que significa o Tesouro do Espírito. Nin é Espírito, espírito coletivo, união de todos os espíritos. Bao é Tesouro e significa sopro. É a união de todos os sopros. _______________ significa ‘união de todas as consciências e de todas as energias”. Portanto, Nin Bao é o Tesouro do Espírito.
O Terceiro Absoluto é a Sublime Transparência. Chama-se Tao Te, que, literalmente, significa Caminho e Virtude. O Caminho é a trajetória que o homem segue; é a realização do Taoísmo. Te significa Virtude. A Virtude significa a realização do homem, ou seja, o Caminho do Universo e a realização do homem. É preciso seguir o Caminho para poder se realizar: o fruto é a Virtude. Tudo aquilo que está de acordo com o Caminho de Realização, todos os frutos que estão de acordo com o Caminho da Realização, se chamam Virtude - que é a palavra Te.
Do mesmo modo que o Primeiro Absoluto é fundamentado na Tradição como o Tao, o Segundo Absoluto é fundamentado na Tradição como a Sagrada Leitura. O Terceiro Absoluto é fundamentado na Tradição como as palavras Tai Chin Tao Te Tien Djuen ou ___________, que significam “Mestre”.
Dessa maneira, a Tradição Taoísta se apóia em três pontos: o Caminho Individual, a Sagrada Leitura revelada e a orientação dos Mestres, a Linhagem dos Mestres.
Se não tivermos um Caminho, se não nos realizarmos por nós mesmos, não adiante termos um mestre. Também não adiante tentarmos seguir um Caminho e um Mestre se não estudarmos. Poderemos até estaremos realizando algo mas sem sabermos onde queremos chegar. Também não adiante tentarmos o auto-didatismo: muitas vezes temos livros e fórmulas mas se não tivermos um orientador, podemos até chegar a conclusões mas o caminho pode se tornar mias difícil e bem menos seguro.
A CANÇÃO DOS TRÊS TESOUROS
SAN BAO TZE BEI TZUEI DHIA HU
Saúdo ao Princípio
E refugio-me reverentemente ao Caminho
O Caminho está no Monte Cidade de Jade
No Monte Cidade de Jade a Lei foi revelada
A revelação da Lei é para favorecer aos homens e aos seres celestiais
Saúdo ao Princípio
E refugio-me reverentemente à Sagrada Leitura
O Tesouro da Leitura se transforma em Escritos do Espírito Coletivo
Os Escritos do Espírito Coletivo estão sob a forma de ideograma de fênix
E os ideogramas de fênix devem ser amplamente revelados
Refugio-me ao Grande Venerável Senhor Celeste do Tesouro do Espírito Coletivo
Saúdo ao Princípio
E refugio-me reverentemente ao Mestre
O Coração do Mestre assemelha-se à transparência da água
A transparência da água permite a revelação da lua de outono
A revelação da lua é ampla e infinita
Refugio-me ao Grande Venerável Senhor Celeste do Caminho e da Virtude
Os Três Tesouros
Com sua Compaixão
Atribuem e acrescentam sua proteção.
SAN BAO TZE BEI TZUEI DHIA HU
San Bao Tze Bei Tzuei Djia Hu
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A TRÍPLICE TRANSPARÊNCIA
E
A CANÇÃO DOS TRÊS TESOUROS
Transcrição da Aula ministrada e gravada
Por WU JYH CHERNG
Na Sociedade Taoísta do Brasil, Rio de Janeiro, em 25 de outubro de 1994
Na primeira parte da Aula daquele dia.
Transcrição e Síntese de Janine Milward