Quando a mão da pessoa segura-se no Guru






Quando a mão da pessoa segura-se no Guru, Ele simultaneamente segura a sua mão, travando ambas as mãos em uma ligação amorosa. Este é o ponto inicial da sádhaná.
Sádhaná é um processo científico pelo qual a mente unitária pode fundir-se com a Mente Cósmica e finalmente com a Consciência Suprema.
Para fazer qualquer coisa com sucesso, você precisa de três coisas: confiança; a utilização de objetos materiais; e a Sua graça. Se você fizer qualquer trabalho físico, tal como cortar madeira, você pode ter fé Nele ou não. Isto não afeta o resultado do seu trabalho físico. Mas os primeiros dois pontos devem estar muito claros na sua mente, para que tenha sucesso na tarefa. Suponha que você queira dirigir um carro. Se você não tiver confiança e se você não sabe como dirigir um carro, então você não conseguirá dirigí-lo. Você pode ter fé Nele ou não.
Você pode ter algum sentimento especial pelo Guru, ou não. Não importa. Mas no caminho espiritual, auto-confiança e objetos materiais não são muito importantes. Guru krpa, a graça do Guru, é a única coisa que os aspirantes espirituais precisam. O caminho deles, desde a iniciação até nirvikalpa samadhi, é chamado de sádhaná. Para tarefas ordinárias, uma pessoa precisa ter confiança em si mesma e contar com a ajuda de objetos materiais. Mas na espiritualidade, somente uma qualidade é necessária – entrega completa ao Guru. Uma pessoa pode saber técnicas muito detalhadas e difíceis de sádhaná.
Uma pessoa pode ter conhecimento profundo da ciência da meditação. Mas isto não significa necessariamente que a pessoa terá qualquer progresso no caminho espiritual. Contudo, no caminho espiritual, se uma pessoa somente entregar-se ao Guru, ela conseguirá qualquer coisa.
É por essa razão que o caminho espiritual é ao mesmo tempo muito simples e muito duro. Ele é o caminho da síntese, e não da análise. Se você simplesmente entregar-se a Ele, Ele irá assumir responsabilidade completa por você – seja nos níveis mundano, físico, mental ou espiritual.

Este texto apresenta uma conversa entre Dada e Baba, Srii Srii Anandamurti

“Living with Baba”, Dada Tapeshvarananda


Foto: Vizinhança do Sítio das Estrelas