O Processo da Meditação e A Alquimia do Tao em seus Princípios e suas Categorias, Parte II


Caro Caminhante do Céu e da Terra:

Este é um longo texto
- é a transcrição realizada por mim, Janine,
de uma aula ministrada pelo Mestre do Tao,
Wu Jyh Cherng, 
na Sociedade Taoísta do Rio de Janeiro,
em 24 de maio de 1994.

Escolhi este texto
para trazê-lo a você,
Caro Leitor,
nestes tempos de Páscoa da Ressurreição
de Mestre Jesus
- porque penso que ele já nasceu Iluminado
e na encarnação que o conhecemos,
alcançou sua Imortalidade.

Nesta longa aula,
Cherng nos falou sobre
todo o processo da Alquimia Taoísta.

A Parte I, 
já publicada anteriormente,
trouxe 
A Sagração do Homem.

Na Parte II, nesta Postagem,
Caro Leitor,
encontre mais e mais 
informações técnicas
e pormenorizadas
sobre
A Alquima do Tao:

- Três Princípios e Três Cateforias:
Princípios Celestial, Humano, Terrestre;
Categorias Inferior, Mediana, Superior.

- O Elixir
- A Tomada de Residência
- O Feto Sagrado
- O Corpo de Luz

- Os Três Caminhos, OsTrês Tesouros:
 a afetividade
a simplicidade
a humildade






A Alquimia Taoísta

Parte II

Princípios e Categorias

O Processo da Meditação


Wu Jyh Cherng



Tecnicamente falando, a Alquimia divide-se em três princípios e em três categorias.

Os três princípios são:

-          Alquimia do Princípio Celestial
-          Alquimia do Princípio Humano
-          Alquimia do Princípio Terrestre


As três categorias são:

-          Inferior
-          Mediana
-          Superior


O Princípio Terrestre é a Alquimia que começa seu processamento a partir das matérias terrestres.  São práticas que realmente constroem um Caldeirão, com matérias químicas, vegetais e minerais, horários calculados astrologicamente, até se conseguir, se forjar, um Elixir da Imortalidade.  Ao se beber este Elixir, seu poder de penetrar no corpo vai purificando-o e transmutando corpo e alma e a pessoa se torna Imortal.

Comumente, alquimistas falharam e morreram por intoxicação, apenas uma pequena minoria foi bem-sucedida.

Este grande estudo gerou a química e a farmacopéia.


A Alquimia Humana é o que hoje chamamos de Alquimia Inferior.  São práticas de Alquimia trabalhadas no interior da pessoa, no Caldeirão, a matéria prima não é composta de coisas externas, nem de mercúrio nem de chumbo, nem enxofre, nem zinabre, nada disso.  Nem ervas, nem raízes.  Não se bebe nada.  Trabalha-se com a energia, com a consciência interior e se forja assim um Elixir interior.  É a Alquimia mais praticada - pelo menos, na China.

Seu nível mais rasteiro deu lugar às práticas de terapia de saúde.

Muitos desses alquimistas não se tornaram Imortais mas tanto que trabalharam esses canais de energia e a consciência interior que se tornaram grandes mestres.


A Alquimia do Princípio Celestial é uma parte secreta, a mais secreta entre as três categorias ou os 3 princípios.  Ela pressupõe que exista uma maneira de se extrair do macrocosmo as forças imortais para injetá-las dentro da pessoa e transmutá-la por inteiro, de uma só vez.  Não dá para explicar muito como é.


Dá para entender que a Alquimia Terrestre usa matéria comum como matéria prima para fazer o Elixir da Imortalidade.  A Alquimia Humana usa a energia como matéria-prima que se transmuta em Elixir.  A Alquimia Celestial extrai algo do macrocosmo e traz pra dentro da pessoa e é formado o Elixir, transmutando totalmente a pessoa.

Esses são os três princípios.  Na China, ainda hoje, muita gente ainda pratica o Princípio Humano.  Raríssimas pessoas praticam o Princípio Terrestre.  A Alquimia Celestial é pratica por uma pequena minoria de mestres de alto nível, que possuem esses segredos.



Em termos das três categorias veremos que:

A Categoria Inferior começa o trabalho a partir do nível físico subindo para o nível mais energético e finalmente atingindo um nível mais espiritual.

A palavra ‘inferior’ não quer expressar que essa Alquimia seja de pouca expressão.  Na verdade, para a pessoa atingir o estágio da Alquimia em si já é um grande avanço.

A Alquimia Inferior coloca a transformação primeiramente em nível físico, depois energético e por último, espiritual.


A Alquimia Mediana enfatiza a primeira transformação que já se dará em nível mais energético.  Uma vez esse nível é transmutado, o nível físico, conseqüentemente, também é transmutado.  E mais tarde, o nível espiritual.


A Alquimia Superior considera que o mais importante é a transformação da consciência, agindo diretamente no espírito.  Uma vez conseguindo-se transmutar o espírito, conseqüentemente a energia estará transmutada e o corpo físico também.



Na Alquimia Inferior, a mais comumente conhecida entre a maioria dos estudiosos, em seus primeiros passos, trabalha-se diretamente com os 8 vasos energéticos que existem em nosso corpo.  (Nosso corpo possui 8 vasos energéticos e 12 meridianos).

Através da concentração da consciência com a energia em determinados centros energéticos de nosso corpo, passarmos a criar um Elixir.  Esse Elixir é uma espécie de energia misturada com fluido e consciência juntos.  Quando está pronto e perfeito, torna-se vibrante e essa energia vibrante começa a percorrer o corpo como se fosse um “roto-rooter”, desentupindo os nossos canais fechados ou contraídos.

Normalmente, na maioria das Escolas, quando se trabalha essa energia, surge algo na região do baixo abdômen.  Cada Escola tem um fenômeno diferente e uma técnica diferente.  Essa referência se faz em relação ao primeiro estágio da Alquimia Inferior.

Esse algo é uma ‘bola’ que se chama Elixir.  Esse Elixir não é pura energia, é uma mistura de energia com fluido.  Ou seja, meio material, meio energético e meio consciencial.  Uma mistura de fluidos que é uma coisa energética e uma consciência juntos, formando um só elemento.

Essa ‘bola’ passa a vibrar dentro do baixo abdômen e normalmente ao evacuarmos - tendo os canais inferiores mais abertos, ligados à uretra ou ao reto - essa energia desce pelo canal do meio, o vaso despertador e vai até o ________________ e se não se tomar cuidado, será expelida pelo órgão genital ou pelo ânus.

Ao perder essa energia, a pessoa sente uma prostração muito grande.  Normalmente, existem técnicas específicas para se deter essa perda e a energia inverte para cima, começando a subir pelo meio do corpo de uma maneira efervescente, como se fosse uma coisa meio líquida, meio vapor, que  tem uma consciência - que é a nossa consciência - que está dentro dessa ‘bola’.

Essa subida dá uma sensação de que o corpo é uma montanha, a energia vai subindo, subindo, atingindo normalmente a altura da garganta, para depois descer.  Faz-se a quietude, então.  E no dia seguinte, começa tudo novamente.

Esse fenômeno pode se repetir por vários dias.

Ao se iniciar a prática, essa energia vai limpando os canais, primeiramente o canal do eixo do corpo, vai para trás, entra para dentro da coluna vertebral e sobe.  Parece um líquido morno subindo a coluna e indo até o topo da cabeça.  Posteriormente, essa energia desce pela frente.  Nessa hora, se corre o risco de que o Elixir escape pelas narinas ou pela boca.  Novamente, existem técnicas para esse controle.

A energia desce então pela frente, através do vaso de concepção e volta ao interior do corpo.

Esse primeiro estágio concluído chama-se O Pequeno Círculo Celestial.

Posteriormente, trabalha-se até que todos os 8 vasos energéticos do corpo sejam desbloqueados.


Na Alquimia Taoísta, o Elixir tem três qualidades:

-          é fluido, ou seja, uma matéria física
-          é energético, feito um vapor
-          e ao mesmo tempo, é uma consciência.


quando acontece, a consciência, nós, estaremos dentro dessa ‘bola’.  A partir desse momento, não existe qualquer emoção no corpo físico.  Nos sentimos como se estivéssemos dentro de um grande caminho, e flutuando.

Para que tudo isso aconteça, é preciso que haja a prática da meditação.

E também essa prática tem que ser trabalhada nessa vida, porque trazemos muito pouca energia da encarnação anterior.  Podemos ter tido uma consciência bastante desenvolvida, mas não trazemos essa força junto conosco.

Existe, dentro da Alquimia, uma técnica que se chama “Tomada da Residência”.  É para uma pessoa que já tenha o Elixir pronto, mas não reprocessado, ainda perecível.  Essa pessoa já tem a idade bastante avançada e o corpo físico não mais agüenta ser utilizado como Caldeirão.  Então, com a ajuda de alguns mestres de níveis superiores, pode-se transferir o Elixir adquirido para outro corpo.  Normalmente, se escolhe uma outra pessoa que já esteja morrendo por causa de alguma doença, mas que noventa por centro de seu corpo ainda esteja em bom estado.  Na hora que a alma da outra pessoa sai, toma-se seu corpo.  Isso se chama Tomada da Residência.


O Autêntico Despertar começa com a existência do Elixir.  O Elixir é a união da energia com a consciência e com o fluido, ou seja, é um elemento que ao mesmo tempo é a consciência, ao mesmo tempo é uma energia e, ao mesmo tempo, é um fluido.

-          consciência que pensa, que sabe das coisas
-          energia que pensa, o pensamento com energia
-          fluido, matéria que pensa, que sente, que é energia, tudo ao mesmo tempo.


Porém, o Elixir não é isoladamente uma energia
                        não é isoladamente uma consciência
                        não é isoladamente um fluido
é um outro elemento mais potente.


Existem grandes diferenças entre o elixir e as práticas de Chi Kun, Hatha Yoga e outras quando a consciência está de fóra, olhando tudo.

No Elixir, a consciência está dentro dele.  A consciência é o próprio Elixir.

Nessa hora, espiritualmente falando, o macrocosmo e o microcosmo estão no mesmo ponto.  A sensação é que estamos flutuando num grande espaço, num grande Caminho.

Esse é o verdadeiro despertar do Elixir.  É o primeiro passo e é um fenômeno físico que pode proporcionar inúmeros resultados como rejuvenescimento, revitalização, os cabelos brancos voltam a ficar pretos, o tecido do corpo revitaliza-se.


Na Alquimia Inferior, o primeiro passo é a transmutação física.  Depois que a transformação física acontece, entra-se no segundo processamento onde deverá ser transmutada grande quantidade de matéria física em matéria energética.

Antes, era fluido associado com a energia e a consciência.  esses fluidos também serão transmutados em energia: chega-se a um ponto onde o fluido torna-se a própria energia.  O corpo fica mais Yang, mais energético.

Depois disso, existe a Grande Circulação e mais tarde se transmutam os fluidos somados com a consciência em pura consciência.  a partir desse momento, se consegue o Elixir no nível do Corpo de Luz.

Esse Corpo de Luz, quando estiver maduro, torna-se o Feto Sagrado.  O Feto Sagrado, ao sair do corpo, torna-se o Corpo Solar.

O Corpo Solar traz o que restou do corpo físico e o incorpora para si.  Processando esse corpo físico, restará apenas uma luz.  A matéria é pura luz.

 ..................................................................

PERGUNTA:  (inaudível)

RESPOSTA:  inúmeras religiões pregam a importância da abstinência sexual para a pessoa poder transmutar a energia sexual em energia espiritual.

A Alquimia não prega a abstinência sexual.  Na própria transformação, a necessidade sexual desaparece.  E como conseqüência, o prazer sexual que é normalmente sentido, é sentido interiormente.

Quando toda a energia está dentro da pessoa, todo o prazer sexual é incomparavelmente menor do que o prazer espiritual.  Normalmente, quando a pessoa chega neste ponto, ela não tem mais a necessidade sexual de fazer sexo com outra pessoa.

Essa é a diferença entre a transmutação e a abstinência.

A pessoa se transforma, ela muda suas necessidades, muda sua consciência, muda sua emoção, muda seu corpo físico, energético, etc.

Ou seja, no final da obra, nós seremos outra pessoa.  Não somos mais a nossa antiga pessoa, mesmo que continuemos com uma aparência semelhante, parecida com a anterior.


PERGUNTA;  (inaudível)

RESPOSTA;  No Taoísmo, tanto existem homens mestres como mulheres mestres.  Considera-se que tanto o Yin como o Yang, ou seja, tanto a mulher como o homem, ambos fazem parte do Tai Chin, que é a união do Yin e do Yang.

E a união do Yin e do Yang nasce do Absoluto, que é Wu Chi.

Da dualidade, nasce a Unidade.  A Unidade veio do Absoluto, que é o zero.  Portanto, se ambos nascem da mesma Unidade, são expansão da mesma Unidade i- então ambos têm a mesma igual condição para retornar à Unidade.

Quem alcança o nível do Imortal não é homem nem é mulher.  Alcança a androgenia, alcança o estado Uno.  Portanto, não é homem nem é mulher.  A aparência não muda muito mas a energia interior, a consciência, já não mais tem polarização.


PERGUNTA;   (inaudível)

RESPOSTA;  a Iluminação é contemplar a realidade do Universo com uma lucidez e uma transparência interior plenas.

Na Sagração, se alcança a plenitude de tudo, da consciência, do corpo, da energia.  A pessoa se transforma.

O Caminho da Imortalidade é o que chamamos de Sublime Caminho.

O Taoísmo oferece os mais diversos caminhos, dos mais difíceis aos menos difíceis.  Nem todas as pessoas fazem votos iguais.

De qualquer maneira, todos os caminhos funcionam dentro de um mesmo princípio filosófico, dentro do mesmo princípio de trabalho, a maneira de conduzir a vida.

Para isso, uma pessoa que não tenha tanta ambição espiritual, pode achar que o Caminho da Imortalidade seja um caminho longo demais, como se fosse uma grande carga para uma pequena caminhonete......   mas se for começado com passos bem iniciais e ao se seguir os passos iniciais, simplesmente caminhando, um dia acabamos chegando lá, queiramos ou não.

Esse é o Caminho do Tao.


Existem muitas coisas a serem feitas que representam a preparação do território para a Alquimia.  No caminho espiritual, vive-se mais solto, mais feliz, com maior tranqüilidade, com paz interior.  Morre-se com tranqüilidade e se nasce para a próxima vida com felicidade.


PERGUNTA;   (inaudível)

RESPOSTA;  O Taoísmo trabalha com três elementos:

-          trabalha com nossa transformação em nós próprios:  melhorando nossos costumes, minorando nossos apegos, trabalhando nossa loucura, nos trabalhando.  Isso é a transformação interior.
-          Trabalha com a devoção, isto é, devemos nos ligar aos mestres superiores para que tenhamos mais luz, mais ensinamentos, mais ajudas espirituais.
-          Trabalha com a doação ao próximo, a fraternidade.

Dessa forma, trabalhando-se com a transformação em si próprio, com a devoção ao superior e a doação ao próximo, já se tem um Caminho Espiritual.

Esse Caminho Espiritual pode ser trabalhado tanto pelo alquimista quanto pelo não-alquimista.

 ............................................................



Para se fazer esses Três Caminhos, existem outros três princípios que Lao Tse no Tao Te Ching chama de Três Tesouros:

-          a afetividade
-          a simplicidade
-          a humildade

A afetividade é a própria compaixão.  Saber tratar as coisas e todas as pessoas com afeto, ser atencioso, cuidar bem de nossa vida e da vida que está em torno de nós.  Isso nos torna felizes e os outros também.

A simplicidade torna a vida mais simples, sem complicações.

A humildade é saber se colocar humildemente perante qualquer outro, para aprender, para respeitar.

Esses três princípios - Os Três Tesouros - dentro de os nos transmutam aos poucos, em nosso comportamento, em nossos costumes, em nossa vida, dentro daquilo que é possível.


Na prática, pode-se trabalhar com o Canto Sagrado, com a meditação simples que traz a paz interior, recitar os Mantras que criam forças interiores e de proteção.

Todas essas técnicas são mais simples do que praticar a Alquimia.

E se trabalharmos bem o simples, estaremos prontos para trabalharmos a Alquimia.

Mestre Maa, nosso mestre, conseguiu forjar seu Elixir com aproximadamente 30 anos de idade e conseguiu reprocessar esse Elixir entrando na floresta e ficando por lá durante um longo tempo.  reprocessou o Elixir e teve o Corpo Solar pronto antes dos quarenta anos.

E nós ainda estamos engatinhando!

..................................................................................

PERGUNTA;  (inaudível)

RESPOSTA:  Para se fazer a verdadeira Alquimia, é preciso que tenhamos uma iniciação.  Essa iniciação segue vários pontos:

-          a iniciação da Alquimia só pode ser dada por um mestre em Alquimia Realizada - uma pessoa que já tenha o Elixir processado ou reprocessado.
-          O mestre tem que ser correto.
-          Tem que haver um método de emergência em caso de algum incidente.
-          Tem que haver estudo teórico.
-          Tem que ter recurso financeiro para se possuir um local próprio.

A partir daí, pode-se entrar na prática da Alquimia.


PERGUNTA;    (inaudível)

RESPOSTA;    chega-se a um certo estágio quando se medita por muitas horas.

Qualquer meditação, seja da Alquimia ou não, começa com 15 minutos.  Depois, entramos em estágios onde consegue-se “fixar” por aproximadamente duas horas, sem esforço, sem angústia, sem mal-estar físico.

Naturalmente, uma pessoa que alcança um estado avançado de meditação, medita de seis a oito horas por dia.

É a prática.

Depois disso, entra-se num estado mais avançado, onde se precisa de recursos financeiros, acompanhantes que cuidem da vida da pessoa porque ela vai meditar sem parar, direto.  E se retira para o reprocessamento.  Seu corpo ainda é um Caldeirão.  Ela ainda precisa do corpo físico, mortal, para fazer a obra do Imortal.

Para isso, existem as práticas espirituais, as práticas místicas.


PERGUNTA;   (inaudível)

RESPOSTA;  O tempo para isso acontecer depende de cada pessoa.  Engatinhando, quando a máquina começar a andar sozinha, entra-se em automação.

No princípio da meditação, o corpo dói, coça, não se consegue ficar parado, não se consegue entrar naquele estado de êxtase, não se consegue entrar no que chamamos de Fixação.

Sem entrar na Fixação, não se faz a obra.

E quando começa a obra?

No momento em que somos ‘o pilôto automático’.  Aí então podemos considerar que estamos fazendo a Alquimia.

Antes disso, toda a luta é para tentar proporcionar uma condição mínima para que a Alquimia se instale.

A partir daí, se tem o Corpo Solar instaurado num período de cinco a dez anos.  A partir da Fixação.


PERGUNTA;  (inaudível)

RESPOSTA:   Bem, se falarmos de Destino e Livre-Arbítrio, ficaremos horas e horas discutindo sobre isso.

Chegarei apenas às conclusões:

O Taoísmo considera que tudo o que existe na vida está marcado no Destino.  Então, onde está o Livre-Arbítrio?

O Livre-Arbítrio, aparentemente, não existe.  Até mesmo qualquer direito nosso de escolher se vamos para a direita ou para a esquerda, está dentro do Destino.

O Livre-Arbítrio é tentar fazer o melhor possível de nossas vidas, dentro do possível.  E isso é exatamente a transmutação de nossa qualidade de ser.

Qualquer um pode ser um mendigo ou um presidente, rico ou pobre, homem ou mulher, branco ou preto, não  importa.

Obviamente, variam as chances de uma pessoa saber de coisas e outras, não.  Teoricamente, todos, pelo menos uma vez na vida, têm chance  de ouvir alguma coisa para que se dediquem ao processo de transformação.

A questão é que todos ouvem mas 99.999 por cento não se interessar em transformar.

Ou até se interessam, mas não querem fazer, porque requer muita dedicação.  Porque mudar é difícil, mais ainda mudar sentimentos, mudar pensamentos, mudar comportamentos, mudar nosso espírito, nossos apegos.

Tudo isso é muito difícil.


PERGUNTA:   (inaudível)

RESPOSTA:  Quando o Taoísmo fala de naturalidade, Ele diz que não se luta contra o Destino.  Tenta-se fazer uma transformação no Destino.

Para se transformar o Destino, é preciso primeiramente aceitar esse Destino.

Todas as imperfeições da nossa vida são exatamente os recursos a serem transformados.  Se não os aceitarmos, não transmutaremos nada.

A primeira coisa é procurar ver a vida como ela é.

A partir daí, se faz alguma coisa.

..............


A Alquimia Taoísta

Aula Ministrada e Gravada
Por WU JYH CHERNG

Transcrição e Síntese da Aula ministrada e gravada
na Sociedade Taoísta do Brasil, Rio de Janeiro, em 24 de maio de 1994

Esta Aula foi dividida em duas partes:
A Primeira Parte trata sobre a Comemoração do Aniversário de Lü Tzu
A Segunda Parte trata sobre A Alquimia Taoísta

Transcrição e Síntese de Janine Milward