Capítulo II
O Tao e o Te, O Caminho e a Virtude
O Fio da Meada
Janine Milward
Primeiro Volume
O Fio da Meada
Primeiro Volume
O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
Janine Milward
Primeiro Volume
Conceitos Fundamentais sobre I Ching,
o Livro das Mutações
o Livro das Mutações
Editora Estrela do Belém
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada
Primeiro Volume
Conceitos Fundamentais sobre I Ching, o Livro das Mutações
Janine Milward
Capítulo II
O Tao e o Te, O Caminho e a Virtude
A Constância e a Linha Contínua
A Duração e a Linha Vazada
Linha do Céu, Linha do Homem e Linha da Terra: O Trigrama
Iluminação e Imortalidade
O Tao e o Te, O Caminho e a Virtude
Janine Milward
Tao é o Caminho.
O Caminho gera o Um
O Um gera o dois
O dois gera o três
O três gera os dez mil seres.
Os dez mil seres se cobrem com o obscuro e abraçam o claro.
E se harmonizam através do esplêndido sopro.
O Tao gera o Um, o Princípio Primordial, O Sopro do Tao, a energia do Absoluto.
O Um – advindo do Absoluto – gera o Dois, o Tai Chi: O Yang, o claro, e o Yin, o obscuro.
O Dois gera o Três: O Céu, A Terra e toda a natureza sintetizada no Homem.
O Céu revela o Princípio Primordial, a Terra revela o Tesouro do Espírito, A Sagrada Leitura; o Homem revela o Mestre, aquele que retorna ao Princípio Primordial através do Tesouro do Espírito.
O Princípio Primordial é o Tao: A Virtude, Te, é o Tesouro do Espírito. Assim, o Homem, o Mestre, é aquele que busca o Tao através de sua ação, a virtude, Te. Dessa maneira, o Três gera os dez mil seres, o universo.
Os dez mil seres fazem-se mas não para se realizar
Iniciam a realização mas não a possuem
E justamente por realizar sem apego
Não passam (1)
Porque "não passam", porque perduram, os dez mil seres, dentro do universo do Mundo da Manifestação ou Céu Posterior, fazem significar ou imajar, a totalidade do universo através das linhas contínuas ou vazadas: é a Mutação, I.
A constância de Ch’ien, O Céu, o Yang absoluto, é simbolizada pela linha contínua:
________
A duração de K’un, A Terra, o Yin absoluto, é simbolizada pela linha vazada
___ ___
A constância de Ch’ien, O Céu, revela a unidade, O Uno. A duração de K’un, A Terra, revela a multiplicidade, a partir da dualidade do Yin e do Yang.
Sendo o Céu, o Tao, o Princípio Primordial: sendo a Terra, o Te, o Tesouro do Espírito; sendo o Homem o Mestre que realiza em si mesmo o Tao e o Te....dentro de Ch’ien, O Pai, O Céu, A Luz, o Criativo, O Sublime Yang da Luz Suprema, encontraremos:
________
uma linha contínua para o Céu (contendo a revelação do Princípio Primordial, O Tao, em sua manifestação Yang)
________
uma linha contínua para o Homem (contendo a revelação do Mestre em sua
manifestação Yang)
________
uma linha contínua para a Terra (contendo a revelação do Tesouro do Espírito, O Conhecimento, O Te, A Virtude, em sua manifestação Yang)
Assim, surge o Trigrama Primordial do Céu, Ch’ien, O Criativo, o Sublime Yang da Luz Suprema:
A linha do Céu ________
A linha do Homem ________
A linha da Terra ________
Em K’un, A Mãe, A Terra, O Receptivo, O Vazio, O Abranger, O Devocional, O Sublime Yin da Não-Luz Suprema, encontraremos:
____ ____
uma linha para o Céu (contendo a revelação do Princípio Primordial, O Tao, em sua manifestação Yin)
____ ____
uma linha para o Homem (contendo a revelação do Mestre em sua
manifestação Yin).
____ ____
uma linha para a Terra (contendo a revelação do Tesouro do Espírito,
O Te, A Virtude, em sua manifestação Yin)
Surge, então, o Trigrama Primordial da Terra, K’un, O Receptivo, O Sublime Yin da Não-Luz Suprema:
A linha do Céu ____ ____
A linha do Homem ____ ____
A linha da Terra ____ ____
Nos Trigramas Primordiais imajados do Tao e do Te, o céu está acima e a terra está abaixo. O céu é constante e a terra é duradoura.
O homem, por se encontrar na transição entre o céu e a terra, faz a ligação entre a constância e a infinitude do céu com a duração e a finitude da terra.
Esta ligação ou re-ligare, é a busca do homem pelo Tao. O encontro com o Tao é realizado através da virtude, e libertá-lo da Roda da Vida, Te.
Quando o Homem Sagrado consegue realizar em si mesmo o Tao e o Te, O Caminho e a Virtude, ele se torna constante e infinito... É a Imortalidade: "Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer".
Conhecer a constância se chama iluminação
Desconhecer a constância é a impropriedade que provoca o infortúnio.
Quem conhece a constância é abrangente
Quem é abrangente pode ser coletivo
O coletivo tem o poder da criação
A criação tem o poder do céu
O céu tem o poder do Caminho
O Caminho tem o poder do eterno.
Assim, mesmo perdendo o corpo, não irá perecer. (2)
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward
Tao Te Ching - O Livro do Caminho e da Virtude - Lao Tsé
- Capítulo 2
- Capítulo 16
Tradução de Wu Jyh Cherng - Editora Ursa Maior, SP. Atualmente, este Livro é publicado pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
Sítio das Estrelas - foto de Janine Milward
O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
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Conceitos Fundamentais sobre I Ching,
o Livro das Mutações
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Editora Estrela do Belém
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
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Direitos Reservados © 1997
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