O Tao e o Te, O Caminho e a Virtude


Capítulo II

O Tao e o Te, O Caminho e a Virtude







O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward



Primeiro Volume


Conceitos Fundamentais sobre I Ching, 
o Livro das Mutações



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada



Primeiro Volume


Conceitos Fundamentais sobre I Ching, o Livro das Mutações

Janine Milward


Capítulo II


O Tao e o Te, O Caminho e a Virtude

A Constância e a Linha Contínua
A Duração e a Linha Vazada
Linha do Céu, Linha do Homem e Linha da Terra: O Trigrama
Iluminação e Imortalidade






O Tao e o Te, O Caminho e a Virtude

Janine Milward 


Tao é o Caminho.
O Caminho gera o Um
O Um gera o dois
O dois gera o três
O três gera os dez mil seres.
Os dez mil seres se cobrem com o obscuro e abraçam o claro.
E se harmonizam através do esplêndido sopro.


O Tao gera o Um, o Princípio Primordial, O Sopro do Tao, a energia do Absoluto.

O Um – advindo do Absoluto – gera o Dois, o Tai Chi: O Yang, o claro, e o Yin, o obscuro.

O Dois gera o Três: O Céu, A Terra e toda a natureza sintetizada no Homem.

O Céu revela o Princípio Primordial, a Terra revela o Tesouro do Espírito, A Sagrada Leitura; o Homem revela o Mestre, aquele que retorna ao Princípio Primordial através do Tesouro do Espírito.

O Princípio Primordial é o Tao: A Virtude, Te, é o Tesouro do Espírito. Assim, o Homem, o Mestre, é aquele que busca o Tao através de sua ação, a virtude, Te. Dessa maneira, o Três gera os dez mil seres, o universo.


Os dez mil seres fazem-se mas não para se realizar
Iniciam a realização mas não a possuem
E justamente por realizar sem apego
Não passam (1)


Porque "não passam", porque perduram, os dez mil seres, dentro do universo do Mundo da Manifestação ou Céu Posterior, fazem significar ou imajar, a totalidade do universo através das linhas contínuas ou vazadas: é a Mutação, I.


A constância de Ch’ien, O Céu, o Yang absoluto, é simbolizada pela linha contínua:
________

A duração de K’unA Terra, o Yin absoluto, é simbolizada pela linha vazada
___ ___


A constância de Ch’ienO Céu, revela a unidade, O Uno. A duração de K’unA Terra, revela a multiplicidade, a partir da dualidade do Yin e do Yang.

Sendo o Céu, o Tao, o Princípio Primordial: sendo a Terra, o Te, o Tesouro do Espírito; sendo o Homem o Mestre que realiza em si mesmo o Tao e o Te....dentro de Ch’ien, O Pai, O Céu, A Luz, o Criativo, O Sublime Yang da Luz Suprema, encontraremos:

________

uma linha contínua para o Céu (contendo a revelação do Princípio Primordial, O Tao, em sua manifestação Yang)

________

uma linha contínua para o Homem (contendo a revelação do Mestre em sua
manifestação Yang)

________

uma linha contínua para a Terra (contendo a revelação do Tesouro do Espírito, O Conhecimento, O Te, A Virtude, em sua manifestação Yang)


Assim, surge o Trigrama Primordial do Céu, Ch’ien, O Criativo, o Sublime Yang da Luz Suprema:

A linha do Céu               ________
A linha do Homem          ________
A linha da Terra             ________




Em K’unA Mãe, A Terra, O Receptivo, O Vazio, O Abranger, O Devocional, O Sublime Yin da Não-Luz Suprema, encontraremos:

____ ____      

 uma linha para o Céu (contendo a revelação do Princípio Primordial, O    Tao, em sua manifestação Yin)

____ ____        

 uma linha para o Homem (contendo a revelação do Mestre em sua
manifestação Yin).

____ ____

uma linha para a Terra (contendo a revelação do Tesouro do Espírito,
O Te, A Virtude, em sua manifestação Yin)



Surge, então, o Trigrama Primordial da Terra, K’unO Receptivo, O Sublime Yin da Não-Luz Suprema:
A linha do Céu          ____ ____
A linha do Homem    ____ ____
A linha da Terra       ____ ____


Nos Trigramas Primordiais imajados do Tao e do Te, o céu está acima e a terra está abaixo. O céu é constante e a terra é duradoura.

O homem, por se encontrar na transição entre o céu e a terra, faz a ligação entre a constância e a infinitude do céu com a duração e a finitude da terra.

Esta ligação ou re-ligare, é a busca do homem pelo Tao. O encontro com o Tao é realizado através da virtude,  e libertá-lo da Roda da Vida, Te.

Quando o Homem Sagrado consegue realizar em si mesmo o Tao e o Te, O Caminho e a Virtude, ele se torna constante e infinito... É a Imortalidade: "Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer".

Conhecer a constância se chama iluminação
Desconhecer a constância é a impropriedade que provoca o infortúnio.
Quem conhece a constância é abrangente
Quem é abrangente pode ser coletivo
O coletivo tem o poder da criação
A criação tem o poder do céu
O céu tem o poder do Caminho
O Caminho tem o poder do eterno.
Assim, mesmo perdendo o corpo, não irá perecer. (2)


COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward




Tao Te Ching - O Livro do Caminho e da Virtude - Lao Tsé
  1. Capítulo 2
  2. Capítulo 16


Tradução de Wu Jyh Cherng - Editora Ursa Maior, SP.  Atualmente, este Livro é publicado pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil


Sítio das Estrelas - foto de Janine Milward






O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward



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Conceitos Fundamentais sobre I Ching, 
o Livro das Mutações



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
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Conceitos Fundamentais sobre I Ching, o Livro das Mutações

Janine Milward