O Renascimento do Universo



O Renascimento do Universo - Capítulo I

Capítulo I

O Renascimento do Universo






O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward



Primeiro Volume


Conceitos Fundamentais sobre I Ching, 
o Livro das Mutações



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada




Primeiro Volume


Conceitos Fundamentais sobre I Ching, o Livro das Mutações

Janine Milward


Capítulo I

O Renascimento do Universo

O Yin e o Yang Primordiais – O Tai Chi
K’un, A Terra, A Não-Luz, A Mãe, O Vazio, O Receptivo, O Espaço, A Duração,
O Yin Supremo
Ch’ien, O Céu, A Luz, O Pai, O Criativo, O Tempo, A Constância,
O Yang Supremo
Mundo da Não-Manifestação ou Céu Anterior
Mundo da Manifestação ou Céu Posterior
O Céu e o Princípio Primordial
A Terra e o Tesouro do Espírito
O Homem e o Mestre
O Tao e o Te, O Caminho e a Virtude







O Renascimento do Universo


Janine Milward



Dentre as várias lendas que remontam ao dilúvio, existe uma que narra a estória de um homem e uma mulher que deram início ao universo, como o conhecemos.

O dilúvio havia arrasado tudo, no céu e na terra. Não restara nada, a não ser o barro que surgia enquanto as águas iam escorrendo e desaparecendo, baixando, buscando os vales.

O homem e a mulher salvaram-se porque se refugiaram no cume da mais alta montanha. Eles eram tudo o que restou do Yang e do Yin, do Tai Chi, da multiplicidade de existências do universo anterior.

E todo aquele Vazio de existências era o Uno, o princípio inicial de tudo o que haveria de ser re-criado a partir de então.

O que poderia criar o universo manifestado?
A inspiração soprada pelo Absoluto do universo não-manifestado.


O retorno é o movimento do Caminho
A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres sob o céu nascem da existência
E a existência nasce da não-existência (1)


Do alto da montanha, o homem, que chamaremos de Criativo, e a mulher, que chamaremos de Receptivo, sentaram-se para primeiramente contemplarem o vir-a-ser, o início de um novo processo de criação

Podemos dizer, sim, que esta estória se passa no Planeta Terra, nossa terra.
K'unO Receptivo, o Abranger, O Vazio, A Não-Luz, tomou do barro, moldando com suas mãos ágeis as estrelas que foram colocadas no céu, uma a uma, tantas que nem deu para contar.................................................................................................................................................................................menos uma, que deixou na Terra, a seu lado.






Ch'ienO Criativo, A Luz, permanecia sentado em seu silêncio interior, em profunda meditação, criando assim a constância da luz que permite a criação existir.







Dessa maneira, a cada estrela que aparecia no céu, Ch'ienO Criativo, criava nela A Luz que a fazia novamente resplandecer; e logo logo, toda a imensidão do universo brilhava com o pisca-pisca das estrelas...









K'unA Terra, tornou-se a Abrangência do próprio Vazio - o Yin Supremo.

Ch'ienO Céu, tornou-se o Criativo da Luz que preenche esse Vazio - o Yang Supremo.

Através do Vazio, encontra-se A Luz

Do barro que sobrou, K'un, A Terra, começou a fazer seus próprios filhos... E usou um pouquinho do barro daquela estrela que havia ficado na terra, que não fôra para o céu, para fazer o coração dos seres e de toda a natureza.

K'un, A Terra, quis dar a seus filhos o sentimento de poderem olhar para as estrelas e o resto da natureza do universo como se fizessem parte desse todo.... e fazem, de coração e mente.

Assim, em nosso coração, bate aquele minúsculo pedaço de barro – que é a nossa parte nas estrelas e no universo.

O que quero que me distinga dos demais
é valorizar o alimentar-se da Mãe. (2)



Assim, surgiram o Céu e a Terra e toda a criação.... Do Mundo da Não-Manifestação ou Céu Anterior, Wu Chi, surge o Mundo da Manifestação ou Céu Posterior, Tai Chi.

Sem-Nome é o princípio do céu e da terra
Com-Nome é a mãe das dez mil coisas (3)

K'un, A Terra, identificava-se com a multiplicidade, a amplidão, o Espaço, o Vazio do Espaço. Ch'ienO Céu, identificava-se com a unidade, a continuidade, o Tempo.

O Céu é constante, a terra é duradoura
O que permite a constância e a duração do céu e da terra
É o não criar para si
Por isso são constantes e duradouros. (4)


Da Não-Luz e da Luz – dessa cópula do universo em seus primórdios – o Yin foi se mesclando ao Yang, o Yang foi se mesclando ao Yin....







A Luz constante de Ch'ien, O Céu, O Criativo, e a criação duradoura de K'un, A Terra, O Receptivo, surgem do Tao.

Tao é o Caminho.
O Caminho gera o Um
O Um gera o dois
O dois gera o três
O três gera os dez mil seres.
Os dez mil seres se cobrem com o obscuro e abraçam o claro.
E se harmonizam através do esplêndido sopro. (5)







O Tao gera o Um, o Princípio Primordial, O Sopro do Tao, a energia do Absoluto.

O Um – advindo do Absoluto – gera o Dois, o Tai Chi: O Yang, o claro, e o Yin, o obscuro.

O Dois gera o Três: O Céu, A Terra e toda a natureza sintetizada no Homem.

O Céu revela o Princípio Primordial, a Terra revela o Tesouro do Espírito, A Sagrada Leitura; o Homem revela o Mestre, aquele que retorna ao Princípio Primordial através do Tesouro do Espírito.



imagem extraído de https://www.facebook.com/SociedadeTaoistaDoBrasil



O Princípio Primordial é o Tao: A Virtude, Te, é o Tesouro do Espírito. Assim, o Homem, o Mestre, é aquele que busca o Tao através de sua ação, a virtude, Te. Dessa maneira, o Três gera os dez mil seres, o universo.

Os dez mil seres fazem-se mas não para se realizar
Iniciam a realização mas não a possuem
E justamente por realizar sem apego
Não passam (6)


Com um abraço estrelado,
Janine Milward


Texto extraído do Capítulo 1 do meu Livro O Fio da Meada, Primeiro Volume
 – Os Conceitos Fundamentais do I Ching, o Livro das Mutações ©1997




Tao Te Ching - O Livro do Caminho e da Virtude - Lao Tsé
1.     Capítulo 40
2.    Capítulo 20
3.    Capítulo 1
4.    Capítulo 7
5.    Capítulo 42
6.    Capítulo 2

Tradução de Wu Jyh Cherng - Editora Ursa Maior, SP.  Atualmente este Livro é publicado pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil



Sítio das Estrelas - foto de Janine Milward






O Fio da Meada







Sexta Linha      ___  ___               O
Quinta Linha         ___  ___          I Ching
Quarta Linha                ___  ___               do
Terceira Linha       _______          Caminho
Segunda Linha      _______               do
           Primeira Linha    _______              Céu





Janine Milward



Primeiro Volume


Conceitos Fundamentais sobre I Ching, 
o Livro das Mutações



Editora Estrela do Belém




O Fio da Meada


 I Ching do Caminho do Céu

Janine Milward

Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada




Primeiro Volume


Conceitos Fundamentais sobre I Ching, o Livro das Mutações


Janine Milward

http://conceitosfundamentaissobreoiching.blogspot.com.br/