O Renascimento do Universo - Capítulo I
Capítulo I
O Renascimento do Universo
O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
Janine Milward
Primeiro Volume
Conceitos Fundamentais sobre I Ching,
o Livro das Mutações
o Livro das Mutações
Editora Estrela do Belém
O Fio da Meada
I Ching do Caminho do Céu
Janine Milward
Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada
Primeiro Volume
Conceitos Fundamentais sobre I Ching, o Livro das Mutações
Janine Milward
Capítulo I
O Renascimento do Universo
O Yin e o Yang Primordiais – O Tai Chi
K’un, A Terra, A Não-Luz, A Mãe, O Vazio, O Receptivo, O Espaço, A Duração,
O Yin Supremo
Ch’ien, O Céu, A Luz, O Pai, O Criativo, O Tempo, A Constância,
O Yang Supremo
Mundo da Não-Manifestação ou Céu Anterior
Mundo da Manifestação ou Céu Posterior
O Céu e o Princípio Primordial
A Terra e o Tesouro do Espírito
O Homem e o Mestre
O Tao e o Te, O Caminho e a Virtude
O Renascimento do Universo
Janine Milward
Dentre as várias lendas que remontam ao dilúvio, existe uma que narra a estória de um homem e uma mulher que deram início ao universo, como o conhecemos.
O dilúvio havia arrasado tudo, no céu e na terra. Não restara nada, a não ser o barro que surgia enquanto as águas iam escorrendo e desaparecendo, baixando, buscando os vales.
O homem e a mulher salvaram-se porque se refugiaram no cume da mais alta montanha. Eles eram tudo o que restou do Yang e do Yin, do Tai Chi, da multiplicidade de existências do universo anterior.
E todo aquele Vazio de existências era o Uno, o princípio inicial de tudo o que haveria de ser re-criado a partir de então.
O que poderia criar o universo manifestado?
A inspiração soprada pelo Absoluto do universo não-manifestado.
O retorno é o movimento do Caminho
A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres sob o céu nascem da existência
E a existência nasce da não-existência (1)
Do alto da montanha, o homem, que chamaremos de Criativo, e a mulher, que chamaremos de Receptivo, sentaram-se para primeiramente contemplarem o vir-a-ser, o início de um novo processo de criação
Podemos dizer, sim, que esta estória se passa no Planeta Terra, nossa terra.
K'un, O Receptivo, o Abranger, O Vazio, A Não-Luz, tomou do barro, moldando com suas mãos ágeis as estrelas que foram colocadas no céu, uma a uma, tantas que nem deu para contar.................................................................................................................................................................................menos uma, que deixou na Terra, a seu lado.
Ch'ien, O Criativo, A Luz, permanecia sentado em seu silêncio interior, em profunda meditação, criando assim a constância da luz que permite a criação existir.
Dessa maneira, a cada estrela que aparecia no céu, Ch'ien, O Criativo, criava nela A Luz que a fazia novamente resplandecer; e logo logo, toda a imensidão do universo brilhava com o pisca-pisca das estrelas...
K'un, A Terra, tornou-se a Abrangência do próprio Vazio - o Yin Supremo.
Ch'ien, O Céu, tornou-se o Criativo da Luz que preenche esse Vazio - o Yang Supremo.
Através do Vazio, encontra-se A Luz
Do barro que sobrou, K'un, A Terra, começou a fazer seus próprios filhos... E usou um pouquinho do barro daquela estrela que havia ficado na terra, que não fôra para o céu, para fazer o coração dos seres e de toda a natureza.
K'un, A Terra, quis dar a seus filhos o sentimento de poderem olhar para as estrelas e o resto da natureza do universo como se fizessem parte desse todo.... e fazem, de coração e mente.
Assim, em nosso coração, bate aquele minúsculo pedaço de barro – que é a nossa parte nas estrelas e no universo.
O que quero que me distinga dos demais
é valorizar o alimentar-se da Mãe. (2)
Assim, surgiram o Céu e a Terra e toda a criação.... Do Mundo da Não-Manifestação ou Céu Anterior, Wu Chi, surge o Mundo da Manifestação ou Céu Posterior, Tai Chi.
Sem-Nome é o princípio do céu e da terra
Com-Nome é a mãe das dez mil coisas (3)
K'un, A Terra, identificava-se com a multiplicidade, a amplidão, o Espaço, o Vazio do Espaço. Ch'ien, O Céu, identificava-se com a unidade, a continuidade, o Tempo.
O Céu é constante, a terra é duradoura
O que permite a constância e a duração do céu e da terra
É o não criar para si
Por isso são constantes e duradouros. (4)
Da Não-Luz e da Luz – dessa cópula do universo em seus primórdios – o Yin foi se mesclando ao Yang, o Yang foi se mesclando ao Yin....
A Luz constante de Ch'ien, O Céu, O Criativo, e a criação duradoura de K'un, A Terra, O Receptivo, surgem do Tao.
Tao é o Caminho.
O Caminho gera o Um
O Um gera o dois
O dois gera o três
O três gera os dez mil seres.
Os dez mil seres se cobrem com o obscuro e abraçam o claro.
E se harmonizam através do esplêndido sopro. (5)
O Tao gera o Um, o Princípio Primordial, O Sopro do Tao, a energia do Absoluto.
O Um – advindo do Absoluto – gera o Dois, o Tai Chi: O Yang, o claro, e o Yin, o obscuro.
O Dois gera o Três: O Céu, A Terra e toda a natureza sintetizada no Homem.
O Céu revela o Princípio Primordial, a Terra revela o Tesouro do Espírito, A Sagrada Leitura; o Homem revela o Mestre, aquele que retorna ao Princípio Primordial através do Tesouro do Espírito.
imagem extraído de https://www.facebook.com/SociedadeTaoistaDoBrasil |
O Princípio Primordial é o Tao: A Virtude, Te, é o Tesouro do Espírito. Assim, o Homem, o Mestre, é aquele que busca o Tao através de sua ação, a virtude, Te. Dessa maneira, o Três gera os dez mil seres, o universo.
Os dez mil seres fazem-se mas não para se realizar
Iniciam a realização mas não a possuem
E justamente por realizar sem apego
Não passam (6)
Com um abraço estrelado,
Janine Milward
Texto extraído do Capítulo 1 do meu Livro O Fio da Meada, Primeiro Volume
– Os Conceitos Fundamentais do I Ching, o Livro das Mutações ©1997
Tao Te Ching - O Livro do Caminho e da Virtude - Lao Tsé
1. Capítulo 40
2. Capítulo 20
3. Capítulo 1
4. Capítulo 7
5. Capítulo 42
6. Capítulo 2
Tradução de Wu Jyh Cherng - Editora Ursa Maior, SP. Atualmente este Livro é publicado pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil
O Fio da Meada
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O Fio da Meada
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Sítio das Estrelas - foto de Janine Milward
O Fio da Meada
Sexta Linha ___ ___ O
Quinta Linha ___ ___ I Ching
Quarta Linha ___ ___ do
Terceira Linha _______ Caminho
Segunda Linha _______ do
Primeira Linha _______ Céu
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Conceitos Fundamentais sobre I Ching,
o Livro das Mutações
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Editora Estrela do Belém
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I Ching do Caminho do Céu
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Direitos Reservados © 1997
Registro 142.090 Livro 230 Folha 433
Segunda Edição Revisada
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Conceitos Fundamentais sobre I Ching, o Livro das Mutações
Janine Milward
http://conceitosfundamentaissobreoiching.blogspot.com.br/