Yama e Niyama, Princípios para uma melhor condução de vida



Yama e Niyama,
Princípios para uma melhor condução de vida

Janine Milward

Ainda juntamente com a Primeira Iniciação, o Caminhante é ensinado por seu Acarya, seu professor de espiritualidade e representante do Mestre Iluminado e/ou Liberado, a compreender sobre alguns bons preceitos a serem realizados para uma melhor condução de vida e uma melhor ética social e espiritual e pessoal. E é também importante que o Caminhante passe a compreender que sem os Princípios de Yama e Niyama, a Sadhana, o trabalho espiritual, torna-se precário.

Os Princípios da Yama nos falam sobre como o Caminhante pode se harmonizar com os demais Caminhantes, com a sociedade, como um todo:
- Guiar a conduta e o pensamento cuidadosamente de modo a evitar qualquer intenção de causar danos a outros seres.
- Uso benevolente de palavras e de pensamentos.
- Não se apropriar daquilo que, por direito, pertence a outros.
- Criar a conscientização de um relacionamento cósmico entre o Caminhante e o universo.
- Conscientização acerca tudo aquilo que é necessário para a sobrevivência e as próprias necessidades e desapego e rejeição a tudo aquilo que pode ser considerado como supérfluo, excessivo.


Os Princípios da Niyama nos falam sobre como o Caminhante pode se harmonizar consigo mesmo:
- Manutenção de limpeza corporal, física, psíquica e mental bem como do ambiente.
- Aprender a manter a mente em estado de paz ou de felicidade independentemente das condições externas.
- Desenvolver o interesse pelo bem-estar de outros e o esforço de tomar para si a responsabilidade de aliviar seu sofrimento. Sobre este Tema, Srii Srii Anandamurti nos diz: “Aquele que considera a pessoa a quem ajuda como expressão do Cosmos apenas, e que desinteressadamente se preocupa com o seu bem-estar, em pouco tempo desenvolve devoção e amor pela Bem-aventurança Suprema”.
- Praticar a mente através o estudo da filosofia espiritual. Fazendo assim, o Caminhante pode aliar a ampliação de sua consciência intelectual no mesmo ritmo de crescimento da intuição advinda de sua meditação.
- Aceitação da Consciência Cósmica como o ideal ou meta da existência.

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward
FOTO: Sítio das Estrelas, Janine Milward
Texto extraído do meu livro O Caminhante Caminhando seu Caminho -http://ocaminhantecaminhandoseucaminho.blogspot.com.br/