mente e
Mente
consciência
e Consciência
Janine
Milward
É
fundamental que o Caminhante possa compreender que existe um certo tom de
diferenciação entre mente e Mente e entre consciência e Consciência e entre
Mente e Consciência.
Se
o Caminhante bem se apercebeu, o Princípio Inicial pode ser nomeado como a
Suprema Consciência. A Suprema
Consciência se traduz enquanto Nirguna Brahma, o Mundo da Não-Manifestação, a
Consciência não-manifestada mas que é a verdadeira única realidade, o Uno, o
Absoluto.
A
Mente Cósmica pode ser compreendida enquanto uma expressão mais objetivada,
digamos assim, mais manifestada, daquilo que entendemos como a Suprema
Consciência - a qual não se tem palavras, não se tem linguagem para falar
sobre.
A
Mente Cósmica - por advir da Suprema Consciência, do Mundo da Não-Manifestação,
e por, de alguma maneira, já poder expressar sobre sua descendência, sobre sua
Criação, digamos assim - pode ser compreendida como a expressão da Suprema
Consciência que transita entre os dois Mundos, da Não-Manifestação e da
Manifestação: é o Portal.
Esta
Mente Cósmica expressa-se através Purusa, o Eu ou Eu Sou Primordial, e é, como
vimos anteriormente, advinda da Suprema Consciência, Paramapurusa, e é aquela
que, em fusionada à Prakrti, o Princípio Operativo, a Energia Cósmica, fazem
ambas acontecer o Princípio da Movimentação, princípio esse que dá berço à
Criação através o Ciclo da Vida, o Ciclo de Brahma, onde tudo começa a partir
do Sutil, Eu Sou já expresso no Eu Farei - que habita o Portal - e alcança sua
objetividade máxima no denso, Eu Sou já expresso pelo Eu Farei seguido do Eu
Faço... e torna-se Mutativo e já voltado para assumir seu Eu Sou expresso pelo
Eu Fiz (em seu Princípio Estático) e em seu retorno à Fonte Primordial, ao
lugar onde Purusa, o Eu Sou Primordial, e Prakrti, o Princípio Operativo da
Criação, se encontram, se unem e se desunem, se unem...
A
Suprema Consciência e o Mundo da Não-Manifestação podem ser traduzidos por
Interiorização absoluta e por Constância da Vida.
A
Mente Cósmica habita, por assim dizer, o Portal entre os Mundo da
Não-Manifestação e da Manifestação e pode ser traduzida por Interiorização e
Exteriorização e por Constância da Vida já orientada para atuar enquanto
duração da vida.
Ou
seja, a Mente Cósmica é como se fosse o Diplomata que atua entre a Suprema
Consciência e Purusa, a Mente Cósmica já podendo ser manifestada através o Eu
ou o Eu Sou - porque será o entrelaçamento entre Purusa e Prakrti, o Princípio
Operativo que trará a expressão Sou para ser agregada ao Eu manifestado por
Purusa, a expressão mais próxima da Mente Cósmica.
Sendo
assim, quando a Mente Cósmica volta-se para a Suprema Consciência, ela pode ser
expressa pela Interiorização absoluta e
pela Constância da Vida. Quando a Mente
Cósmica volta-se para Purusa, a Mente Manifestada, ela pode ser expressa pela
Interiorização já voltada para fazer acontecer a Exteriorização e pela
Constância da Vida já voltada para fazer acontecer a Criação através o Ciclo da
Vida - que traz em si mesmo a movimentação em três partes principais e estas
três partes já apresentam a duração da vida, saindo da sutileza e se
encaminhando para a densidade da matéria e se transmutando de maneira a
novamente retornar à sutileza.
Podemos,
então, compreender que, por fazermos
parte da Criação e, consequentemente, do Ciclo da Vida, do Ciclo de Brahma,
Brahmacakra, possuímos mente que é traduzida enquanto duração da vida. Quando passamos a nos conscientizar mais e
mais sobre nosso Retorno à Fonte Primordial, temos a potencialidade de
expandirmos nossa mente (de duração de vida) em Mente voltada para se fusionar
com a Mente Cósmica, dessa forma nos proporcionando uma Mente que pode ser
traduzida enquanto duração de vida e enquanto busca de Constância da Vida.
No
momento em que passamos a nos conscientizar mais e mais sobre o fato de que o
verdadeiro Retorno à Fonte Primordial pressupõe encontrarmos e nos fusionar à
Suprema Consciência, à Constância da Vida, ao Mundo da Não-Manifestação, então,
estaremos potencialmente voltados para transmutarmos nossa consciência em
Consciência.
Srii Srii
Anandamurti está sempre nos relembrando:
A meta da vida humana é fusionar-se a Paramapurusa, à Suprema
Consciência.