A Liberação das Ataduras da Mente


"A Liberação das Ataduras da Mente

“”Qual é o propósito da vida e como atingir esse propósito?

A meta da vida humana é alcançar a Consciência Suprema e para isso é preciso trilhar o Caminho da Liberação, Mukti.

Os vários seres do universo, o coletivo, são denominados, Jiiva, em sânscrito.  O Uno, a Suprema Consciência, é Shiva...  Quando estamos sob as limitações, em nossa mente, somos Jiiva.  Quando ultrapassamos essas limitações e alcançamos a liberação da mente, somos Shiva

A mente humana é a causa das limitações bem como a causa da Liberação.  Então existem técnicas para que esta mente possa realizar a meta de sua vida.

É a mente que realiza a ação – assim é a mente que desfruta das  vicissitudes e das virtudes das ações realizadas

A mente não pode existir sem o pensamento, sem que esteja ocupada, sem estar em constante movimentação... como exemplo temos uma bola de assoprar, que mesmo cheia, quando pressionada, se torna deformada... no entanto, sua tendência é voltar ao normal...  Assim acontece também com a mente – sua tendência é retornar à sua normalidade - sua Liberação.

Ação é Karma e o resultado das ações se chama Samskara.  Samskara é a tendência da mente a retornar à sua forma original, a Shiva, à Suprema Consciência.  Quando todos os Samskaras são exauridos, neste momento Jiiva retorna a Shiva.

A meditação  cotidiana faz com que os Samskaras se manifestem intensamente: bem como a Iniciação Espiritual também amadurece os Samskaras mais profundamente. Na verdade, faz parte do Caminho Espiritual o fato de o aspirante se defrontar mais intensamente com seus Samskaras...

Qual é a causa de nossas limitações?  A mente.  A mente é limitada pelos Samskaras.

Os Samskaras se apresentam de três formas: os inatos, os adquiridos e os impostos.

Os Samskaras inatos são reações de ações já acontecidas anteriormente a esse nosso nascimento, a essa nossa vida de agora.

Os Samskaras adquiridos são as reações de ações acontecidas nessa vida de agora.

Como então podemos nos liberar desses dois tipos de Samskaras? – através do desenvolvimento da consciência.

            Consciência é discernimento, Viveka.

 Esta consciência discriminativa, esse discernimento, sempre está entre a escolha de realizar uma ação boa ou ruim.  Quando faz a coisa certa, a consciência está regendo a mente  - Vidya.  Quando fazemos a coisa erra, isso causa degradação – Avidya.

O Karma, a Ação, tem dois aspectos:

O karma onde se tem independência se chama `ação original ´.

O Karma onde não se tem independência se chama `ação reativa’.

O sofrimento, por exemplo, é o resultado de uma ação original.  Como aspirantes espirituais temos que ser sábios para utilizarmos o discernimento em nossa vida.

A consciência discriminativa, o discernimento – Viveka – traz em si cinco aspectos:

.  O eterno e o transitório. – na vida apenas uma coisa é eterna – é a Suprema Consciência – todo o resto é transitório.

.  A dualidade e a singularidade – a escolha da singularidade nos leva ao eterno, á Suprema Consciência.  A dualidade nos leva apenas ao transitório.

.  Atma e Anatma   - todas nossas ações devem sempre ser direcionadas para Atma, a Suprema Consciência.

-  As cinco camadas da mente – durante a realização do Caminho Espiritual, o aspirante pode ficar iludido, embevecido, enganado pelos poderes que vai conhecendo e desenvolvendo em sua mente... é preciso ultrapassar todos esses obstáculos para tornar-se Uno com Paramapurusa.

-  Finalmente, Conhecimento, Ação e Devoção – Jinana, Karma e Bhakti. Nas quatro etapas iniciais a mente funcionou através do intelecto. O conhecimento, Jinana, é muito importante porque é o instrumento que nos ajuda a identificar nossa meta e como alcançá-la.

Conhecendo nossa meta é preciso a Ação, Karma.  A ação, sem reação, sem Samskara – é Karma.  No entanto, apenas a ação por si só não nos leva ao aprofundamento de nossa essência espiritual – é preciso então, Bhakti,  A Devoção.

Uma vez tenhamos obtido a plenitude do Conhecimento, podemos jogá-lo fora, prescindir dele, porque o mais importante em nossa Caminho para a Liberação é a Ação plena de Devoção.  Dessa forma, A Devoção, Bhakti, é a meta final a ser atingida para que o aspirante espiritual possa vivenciar e ultrapassar seus Samskaras inatos e adquiridos.

  Devemos ir além do intelecto, então, que é extremamente limitado e realizar os três princípios fundamentais : Conhecimento, Ação e Devoção.  Este é o Caminho da Liberação.

Os Samskaras impostos nos acontecem independente de nossa vontade ou ação porque são manifestados através da sociedade em que vivemos...  Eles são:

-  A mundanidade – nosso inter-relacionamento com a vida social como um todo.

- O ambiente – tudo aquilo que nos envolve, seja físico mental ou espiritual.  A criação de ambientes neo-humanistas e espiritualizados deve ser a meta dos aspirantes espirituais...

- A educação e a  profissão e os deveres.  Desenvolvermos uma boa educação para conseguirmos uma boa profissão e realizar nossos deveres sociais e pessoais também são pontos fundamentais.

-  Finalmente, existem as propensões psíquicas – quando as etapas anteriores mostram muitas dificuldades, a pessoa poderá desviar-se mental e psiquicamente, trazendo-lhe conseqüências difíceis para sua vida pessoal, social e espiritual.  Dessa maneira, devemos nos desenvolver e fortalecer espiritualmente de forma individual primeiramente para então também fortalecermos a sociedade em seu desenvolvimento espiritual.

Assim, a conclusão é: enquanto existirem Samskaras, não existe Liberação.

            Qualquer  ação, boa ou ruim, cria Samskaras.  Uma pomba presa em uma gaiola – seja uma gaiola de ouro ou de ferro – mesmo assim a pomba está presa!.

Se praticamos uma boa ação, trazemos boas reações, bons Samskaras para nossa vida: se praticamos uma má ação, trazemos Samskaras ruins para nossa vida... 

Qual é a saída?

- Primeiramente, temos que entender que devemos realizar nossas ações pela sua realização intrínseca e não pelos seus resultados.  A ação deve ser sempre realizada sem expectativas de seus resultados.

- Em segundo lugar, devemos abandonar o ego, o autor das ações realizadas.

-  Finalmente, devemos oferecer tudo em nossa vida à Paramapurusa, ao Supremo.

Agindo assim, estaremos em nosso caminho de ir além o ciclos dos Samskaras para alcançarmos a Liberação, Mukti, e nos fundirmos à Suprema Consciência, Atma, e nos tornamos Unos com Paramapurusa.” ”

.............................................

Síntese da palestra matinal realizada em 20 de julho de 2001 durante o Retiro Espiritual da Ananda Marga na Fazenda Ananda Kiirtan em Belmiro Braga, MG.
Palestra gravada e sintetizadamente transcrita por Janine

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward

FOTO: SÍTIO DAS ESTRELAS, Janine Milward"

A Liberação das Ataduras da Mente

“”Qual é o propósito da vida e como atingir esse propósito?

A meta da vida humana é alcançar a Consciência Suprema e para isso é preciso trilhar o Caminho da Liberação, Mukti.

Os vários seres do universo, o coletivo, são denominados, Jiiva, em sânscrito. O Uno, a Suprema Consciência, é Shiva... Quando estamos sob as limitações, em nossa mente, somos Jiiva. Quando ultrapassamos essas limitações e alcançamos a liberação da mente, somos Shiva

A mente humana é a causa das limitações bem como a causa da Liberação. Então existem técnicas para que esta mente possa realizar a meta de sua vida.

É a mente que realiza a ação – assim é a mente que desfruta das vicissitudes e das virtudes das ações realizadas

A mente não pode existir sem o pensamento, sem que esteja ocupada, sem estar em constante movimentação... como exemplo temos uma bola de assoprar, que mesmo cheia, quando pressionada, se torna deformada... no entanto, sua tendência é voltar ao normal... Assim acontece também com a mente – sua tendência é retornar à sua normalidade - sua Liberação.

Ação é Karma e o resultado das ações se chama Samskara. Samskara é a tendência da mente a retornar à sua forma original, a Shiva, à Suprema Consciência. Quando todos os Samskaras são exauridos, neste momento Jiiva retorna a Shiva.

A meditação cotidiana faz com que os Samskaras se manifestem intensamente: bem como a Iniciação Espiritual também amadurece os Samskaras mais profundamente. Na verdade, faz parte do Caminho Espiritual o fato de o aspirante se defrontar mais intensamente com seus Samskaras...

Qual é a causa de nossas limitações? A mente. A mente é limitada pelos Samskaras.

Os Samskaras se apresentam de três formas: os inatos, os adquiridos e os impostos.

Os Samskaras inatos são reações de ações já acontecidas anteriormente a esse nosso nascimento, a essa nossa vida de agora.

Os Samskaras adquiridos são as reações de ações acontecidas nessa vida de agora.

Como então podemos nos liberar desses dois tipos de Samskaras? – através do desenvolvimento da consciência.

Consciência é discernimento, Viveka.

Esta consciência discriminativa, esse discernimento, sempre está entre a escolha de realizar uma ação boa ou ruim. Quando faz a coisa certa, a consciência está regendo a mente - Vidya. Quando fazemos a coisa erra, isso causa degradação – Avidya.

O Karma, a Ação, tem dois aspectos:

O karma onde se tem independência se chama `ação original ´.

O Karma onde não se tem independência se chama `ação reativa’.

O sofrimento, por exemplo, é o resultado de uma ação original. Como aspirantes espirituais temos que ser sábios para utilizarmos o discernimento em nossa vida.

A consciência discriminativa, o discernimento – Viveka – traz em si cinco aspectos:

. O eterno e o transitório. – na vida apenas uma coisa é eterna – é a Suprema Consciência – todo o resto é transitório.

. A dualidade e a singularidade – a escolha da singularidade nos leva ao eterno, á Suprema Consciência. A dualidade nos leva apenas ao transitório.

. Atma e Anatma - todas nossas ações devem sempre ser direcionadas para Atma, a Suprema Consciência.

- As cinco camadas da mente – durante a realização do Caminho Espiritual, o aspirante pode ficar iludido, embevecido, enganado pelos poderes que vai conhecendo e desenvolvendo em sua mente... é preciso ultrapassar todos esses obstáculos para tornar-se Uno com Paramapurusa.

- Finalmente, Conhecimento, Ação e Devoção – Jinana, Karma e Bhakti. Nas quatro etapas iniciais a mente funcionou através do intelecto. O conhecimento, Jinana, é muito importante porque é o instrumento que nos ajuda a identificar nossa meta e como alcançá-la.

Conhecendo nossa meta é preciso a Ação, Karma. A ação, sem reação, sem Samskara – é Karma. No entanto, apenas a ação por si só não nos leva ao aprofundamento de nossa essência espiritual – é preciso então, Bhakti, A Devoção.

Uma vez tenhamos obtido a plenitude do Conhecimento, podemos jogá-lo fora, prescindir dele, porque o mais importante em nossa Caminho para a Liberação é a Ação plena de Devoção. Dessa forma, A Devoção, Bhakti, é a meta final a ser atingida para que o aspirante espiritual possa vivenciar e ultrapassar seus Samskaras inatos e adquiridos.

Devemos ir além do intelecto, então, que é extremamente limitado e realizar os três princípios fundamentais : Conhecimento, Ação e Devoção. Este é o Caminho da Liberação.

Os Samskaras impostos nos acontecem independente de nossa vontade ou ação porque são manifestados através da sociedade em que vivemos... Eles são:

- A mundanidade – nosso inter-relacionamento com a vida social como um todo.
- O ambiente – tudo aquilo que nos envolve, seja físico mental ou espiritual. A criação de ambientes neo-humanistas e espiritualizados deve ser a meta dos aspirantes espirituais...
- A educação e a profissão e os deveres. Desenvolvermos uma boa educação para conseguirmos uma boa profissão e realizar nossos deveres sociais e pessoais também são pontos fundamentais.
- Finalmente, existem as propensões psíquicas – quando as etapas anteriores mostram muitas dificuldades, a pessoa poderá desviar-se mental e psiquicamente, trazendo-lhe conseqüências difíceis para sua vida pessoal, social e espiritual. Dessa maneira, devemos nos desenvolver e fortalecer espiritualmente de forma individual primeiramente para então também fortalecermos a sociedade em seu desenvolvimento espiritual.
Assim, a conclusão é: enquanto existirem Samskaras, não existe Liberação.
Qualquer ação, boa ou ruim, cria Samskaras. Uma pomba presa em uma gaiola – seja uma gaiola de ouro ou de ferro – mesmo assim a pomba está presa!.

Se praticamos uma boa ação, trazemos boas reações, bons Samskaras para nossa vida: se praticamos uma má ação, trazemos Samskaras ruins para nossa vida...

Qual é a saída?
- Primeiramente, temos que entender que devemos realizar nossas ações pela sua realização intrínseca e não pelos seus resultados. A ação deve ser sempre realizada sem expectativas de seus resultados.
- Em segundo lugar, devemos abandonar o ego, o autor das ações realizadas.
- Finalmente, devemos oferecer tudo em nossa vida à Paramapurusa, ao Supremo.

Agindo assim, estaremos em nosso caminho de ir além o ciclos dos Samskaras para alcançarmos a Liberação, Mukti, e nos fundirmos à Suprema Consciência, Atma, e nos tornamos Unos com Paramapurusa.” ”
.............................................
Síntese da palestra matinal realizada em 20 de julho de 2001 durante o Retiro Espiritual da Ananda Marga na Fazenda Ananda Kiirtan em Belmiro Braga, MG.
Palestra gravada e sintetizadamente transcrita por Janine
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward
FOTO: SÍTIO DAS ESTRELAS, Janine Milward