A Páscoa da Ressurreição: A Sagração do Homem - Mestre Jesus realizando seu Caminho da Imortalidade ou Liberação

Os Caminhos da Iluminação e da Liberação ou Imortalidade

O Caminho da Iluminação pressupõe a expansão da mente em consciência e, finalmente, em Consciência, tornando infinita e iluminada.

O Caminho da Liberação ou Imortalidade pressupõe que, a partir da conclusão última do Caminho da Iluminação, a própria Mente infinita e iluminada trabalhe o corpo físico do homem para torná-lo um Corpo de Luz, trazendo ao Homem Sagrado vida infinita e iluminada.


A Imortalidade é a conscientização do Ciclo de Brahma e sua realização.





Mestre Jesus 
realizando seu Caminho da Imortalidade ou Liberação
 - A Páscoa da Ressurreição: A Sagração do Homem

Janine Milward


Caro Leitor, Caro Caminhante do Céu e da Terra,

A meu ver, Jesus teria nascido já tendo realizado - em vidas anteriores - a conclusão de seu Caminho da Iluminação, caminho esse que traz ao homem as realidades de Mente Iluminada e Infinitizada...., porém ainda não a realidade de Vida e Mente Iluminadas e Infinitizadas - porque a questão de Vida Iluminada e Infinitizada acontece somente quando da conclusão do Caminho da Imortalidade e Liberação.

Em nossas Postagens anteriores desses dias mais recentes e concluindo o tempo chamado de Quaresma - a preparação para a Páscoa do Renascimento -, viemos comentando sobre as questões que vão acontecendo ao homem tornando-se Homem Sagrado através seus processos nos Caminhos da Iluminação e da Imortalidade ou Liberação.

A grande questão que diferencia Mestre Jesus e o traz de maneira mais intensa para o nosso conhecimento - para o conhecimento espraiado ao mundo inteiro! - é o fato de que sua Ressurreição foi comprovada, muito provavelmente, assim como a história nos conta através os relatos dos discípulos, de sua mãe, Maria, de sua amiga, Maria Madalena, após a morte e o fato de que o corpo não foi encontrado no lugar onde havia sido deixado e o aparecimento do Corpo de Luz ressuscitado de Mestre Jesus a estas pessoas mais chegadas em sua vida na Terra.

O Caminho da Imortalidade se dá quando, ao morrer, o Iluminado não deixa seu corpo na terra para ser cremado ou enterrado...ele ascende para o céu com seu Corpo de Luz exteriorizado e seu corpo físico interiorizado e totalmente alquimizado – tudo é Corpo de Luz - tornando-se, então, um Imortal. 

Mestre Jesus foi um claro exemplo de Ascensão aos Céus.

Essa é a Sagração do Homem, esse é o Homem Sagrado, mostrada por Lao Tse em seu Capítulo 16:

O Caminho tem o poder do eterno
Assim,
Mesmo perdendo o corpo, não irá perecer


O Caminho da Imortalidade é muito mais além do que O Caminho da Iluminação – desde que traz a Infinitude da Consciência e da Vida, A Imortalidade, e não somente a Infinitude da Consciência, A Iluminação.

O Iluminado ainda continua atado à Roda da Vida, retornando à encarnação para continuar processando seu Elixir da Vida. Ele possui a consciência infinita mas ainda não possui, em si mesmo, a própria Luz. Luz é matéria. É somente dentro da encarnação que o processamento da própria Luz pode ser realizado e a Alquimia do Tao pode ser completada. Sobre isso, Lao Tse nos fala no Capítulo 9:

Concluir o nome, terminar a obra, retirar o corpo
Este é o Caminho do Céu


O Imortal não mais continua atado à Roda da Vida, não mais precisando retornar à encarnação.... No entanto, muitos Imortais assumem o compromisso de retornar á encarnação e atuarem como mestres até que o último ser alcance sua Iluminação e Imortalidade... Eis o Capítulo 77:

Mas quem pode possuir sobra para oferecer ao mundo?
Somente aquele que possui o Caminho
Por isso, o Homem Sagrado
Age sem querer para si
Conclui a obra mas não se apega
E não deseja mostrar sua eminência


A conclusão do Caminho da Imortalidade ou Liberação lega ao Caminhante - agora traduzido enquanto Homem Sagrado - a possibilidade de não mais encarnar, a liberação de seu enlace com a Roda da Vida.... porque agora, o Homem Sagrado é pura Luz Infinitizada e pura Vida Infinitizada e herdeiro da Mente Cósmica e pode optar por sustentar espiritualmente um Planeta de vida materializada (como nosso Planeta Terra, por exemplo), todo um sistema solar, uma galáxia, um universo; pode tornar-se uma nova estrela, um novo universo, se assim quiser - porque o Homem Sagrado é co-criador da Criação, junto ao Tao da  Criação. 

O Homem Sagrado, O Imortal ou O Liberado, é também  chamado de Semente Queimada, Dagdhabiija, aquela que não mais renasce. O Homem Sagrado não mais está atado à Roda da Vida, não mais precisa renascer dentro da encarnação, assim como a conhecemos.

Porém o Homem Sagrado pode optar por retornar à encarnação: é o Bodhisattva, aquele que se propõe a retornar à encarnação e a despertar todos os seres que ainda permanecem não-despertos, até que a última alma consiga encontrar seu Caminho da Iluminação e Caminho da Liberação.  O Bodhisattva é o ser que possui todos os seres em seu coração, em seu amor, em sua plenitude de compaixão.

Todos os seres são Budas adormecidos.  E todos os Budas são homens despertados - sempre nos relembra Wu Jyh Cherng.


Nem sempre o retorno à encarnação do Homem Sagrado o leva a atuar como uma figura de grande expressão - pelo contrário, muitos podem optar por viverem na maior discrição.... porém sempre espargindo suas Mentes Iluminadas e Infinitizadas e suas Vidas Iluminadas e Infinitizadas através seus trabalhos e no cumprimento de suas missões de vida, dentro dos três tesouros que Lao Tse nos aponta em seu Capítulo 67: a humildade, simplicidade e afetividade.

Eu tenho três tesouros
Que valorizo e preservo:
O primeiro chama-se afetividade
O segundo chama-se simplicidade
E o terceiro chama-se
Não encorajar ser o dianteiro sob o céu

Assim
Através da afetividade pode-se ter coragem
Através da simplicidade pode-se ter amplitude
Não encorajando ser o dianteiro sob o céu
Pode-se concluir o instrumento do eterno.

            E Wu Jyn Cherng nos explica que  “Não encorajar a ser o dianteiro sob o céu” representa a humildade.”


Lao Tse bem nos descreve o Iluminado e o Imortal quando qualifica ambos de "Grande", sendo que o primeiro é o "Ir" e o segundo o "Retornar" bem como ambos são "O rei", ou seja, aquele que possui em si (o Iluminado) e é em si (O Imortal) a Consciência do Tao: :O Espírito e O Sopro Primordial da Criação. Eis o Capítulo 25:

Eu não conheço seu nome
Chamo-o de Caminho

Esforçando-me por denominá-lo, chamo-o de Grande
Grande significa Ir
Ir significa Distante
Distante significa Retornar

O Caminho é grande
O céu é grande
A terra é grande
O rei é grande
Dentro do universo há quatro grandes,
E o rei é um deles.

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
O Tao se orienta por sua própria natureza


 COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward

Foto: Sítio das Estrelas

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TAO TE CHING
O LIVRO DO CAMINHO E DA VIRTUDE
LAO TSE, o mestre do Tao

Tradução
WU JYH CHERNG

Transcrição e Síntese de Janine Milward

A tradução dos Capítulos do Tao Te Ching foi realizada por Wu Jyh Cherng,
do chinês para o português,
 e foi primeiramente publicada pela Editora Ursa Maior,
sendo hoje  publicada pela Editora Mauad, São Paulo, Brasil